Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.437
Total de mensagens
369.491
Total de tópicos
26.921
  • [Outro] A importância da esterilização dos animais domésticos.
    Iniciado por Marlene
    Lido 8.921 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A esterilização é a forma mais eficaz e humana de contribuir para minorar o sofrimento dos animais de companhia.

A maior parte do sofrimento dos animais de companhia é, de longe, resultado da sua superpopulação, situação que leva a que todos os dias cães e gatos sejam vítimas de abandono, maus-tratos, morte por atropelamento e abate nos canis e gatis municipais portugueses.

Combater esta triste realidade está nas mãos de todos nós, evitando que os nossos animais de companhia se reproduzam e educando os nossos vizinhos e conhecidos para a importância da esterilização.

A esterilização não só combate o trágico sofrimento associado à superpopulação de cães e gatos, como também aumenta a esperança de vida dos animais e elimina ou reduz os comportamentos incomodativos associados ao cio nas fêmeas e à marcação de território nos machos.

Fonte: Esteriliza-me.org

Acho bem que se faça a esterilização dos animais porque evitava a superpopulação mas principalmente os assassinatos dos animais ainda bebés. O problema é que a esterilização não é nada barata e não está ao alcance de todos. Segundo o que li pela net custa em volta de 100€ a 150€!


Tomei consciência da esterilização dos animais quando trouxe para casa dois gatinhos abandonados. Comigo desde à dois anos, já se encontram esterilizados. Infelizmente, a esterilização é muito cara. Tenho imensa pena de qualquer animal que viva na rua. Por mim, levava-os todos para casa  :-[

DiogoM
Citação de: anascorpion em 07 agosto, 2011, 11:20
Acho bem que se faça a esterilização dos animais porque evitava a superpopulação mas principalmente os assassinatos dos animais ainda bebés. O problema é que a esterilização não é nada barata e não está ao alcance de todos. Segundo o que li pela net custa em volta de 100€ a 150€!

O preço da esterilização varia conforme a raça. :)

É um bocado contra natura, mas é sem duvida um método eficaz. Tem prós e contras.

Penso que através de associações protectoras dos animais se consigam efectuar esterilizações a preços mais simpáticos, é uma questão dos interessados se informarem. Se não estou em erro, a Associação Animais de Rua tem acordos com veterinários e consegue esterilizações de gatos por 15€ e gatas por 30€.

O meu gato,ja esta vacinado e esterilizado,contra qualquer risco de saúde  :D

Mutilar os animais só para conforto dos donos é preferível não ter.

Já vi animais antes e depois de serem esterilizados ou capados e ficaram com a personalidade complectamente diferente, ficam moles e quase sem reacção como alguns donos preferem, dão menos trabalho e dinheiro aos veterinários.

No meu caso revolta-me mas é a minha opinião.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Azarenta em 01 dezembro, 2012, 11:51
Mutilar os animais só para conforto dos donos é preferível não ter.

Já vi animais antes e depois de serem esterilizados ou capados e ficaram com a personalidade complectamente diferente, ficam moles e quase sem reacção como alguns donos preferem, dão menos trabalho e dinheiro aos veterinários.

No meu caso revolta-me mas é a minha opinião.


Sim, os animais ficam mais pachorrentos mas não é para ter menos trabalho que a maior parte das pessoas os esterilizam. Já reparaste na quantidade de animais vadios e doentes que deambulam pelas ruas? Não sei como é aonde moras, mas junto a minha casa existe uma colónia enorme de gatos, é ninhadas atrás de ninhadas... o problema é que é um local aonde passam carros e, volta e meia, tenho eu que ir recolher um gatinho morto da estrada para o enterrar. Bem tento arranjar donos quando eles ainda são bebés, mas poucas pessoas os querem por não serem de raça.

Mas cada qual tem a sua opinião.

Citação de: Marlene em 02 dezembro, 2012, 16:45
Sim, os animais ficam mais pachorrentos mas não é para ter menos trabalho que a maior parte das pessoas os esterilizam. Já reparaste na quantidade de animais vadios e doentes que deambulam pelas ruas? Não sei como é aonde moras, mas junto a minha casa existe uma colónia enorme de gatos, é ninhadas atrás de ninhadas... o problema é que é um local aonde passam carros e, volta e meia, tenho eu que ir recolher um gatinho morto da estrada para o enterrar. Bem tento arranjar donos quando eles ainda são bebés, mas poucas pessoas os querem por não serem de raça.

Mas cada qual tem a sua opinião.

Uma coisa são os animais domésticos, outra são os animais vadios porque há gente criminosa que abandona os seus animais. Devia de haver uma lei que responsabilizasse os donos que abandonam os seus animais. Na minha opinião esterilizar os animais para que não se reproduzam na rua depois de abandonados ou ficam mais mansinhos não elimina o mal pela raiz .... Alem disso todos os animais deviam de ser identificados electronicamente como é suposto, ai sim uma boa sensibilização. Se encontrassem um animal abandonado uma multa ao dono e acabava-se a tosse.

Citação de: Marlene em 06 agosto, 2011, 15:59

A esterilização não só combate o trágico sofrimento associado à superpopulação de cães e gatos, como também aumenta a esperança de vida dos animais e elimina ou reduz os comportamentos incomodativos associados ao cio nas fêmeas e à marcação de território nos machos.

Fonte: Esteriliza-me.org

Quem esteriliza um animal porque o incomoda é melhor não ter, na minha opinião.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Azarenta em 03 dezembro, 2012, 13:41
Uma coisa são os animais domésticos, outra são os animais vadios porque há gente criminosa que abandona os seus animais. Devia de haver uma lei que responsabilizasse os donos que abandonam os seus animais. Na minha opinião esterilizar os animais para que não se reproduzam na rua depois de abandonados ou ficam mais mansinhos não elimina o mal pela raiz .... Alem disso todos os animais deviam de ser identificados electronicamente como é suposto, ai sim uma boa sensibilização. Se encontrassem um animal abandonado uma multa ao dono e acabava-se a tosse.

Quem esteriliza um animal porque o incomoda é melhor não ter, na minha opinião.

Sim, tens razão, mas a questão não é essa, estou a falar em esterilizar para controlo da população de gatos (ou cães, é igual).
Os animais domésticos também podem dar uma escapadinha na altura do cio, por uma porta ou janela aberta por esquecimento, daí a necessidade.

Citação de: Marlene em 03 dezembro, 2012, 17:54
Sim, tens razão, mas a questão não é essa, estou a falar em esterilizar para controlo da população de gatos (ou cães, é igual).
Os animais domésticos também podem dar uma escapadinha na altura do cio, por uma porta ou janela aberta por esquecimento, daí a necessidade.


Compreendo o ponto de vista, mas isso acontece porque há animais abandonados na rua e é isso que na minha opinião é necessário combater. A identificação electrónica é obrigatória, alem disso é proibido haver animais vadios e isso é da responsabilidade das autoridades competentes. Esterilizar não vai resolver o problema porque estéril ou não é um animal abandonado. Fiscalização para quem tem animais e multas para por os donos na linha.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Os gatos quando esterilizados ficam mais pachorrentos, porque ficam sem toda a vontade de fazer sexo, não vejo mal nenhum nisso, antes pelo contrario, se o bicho nunca vai fazer sexo, para que ter o desejo de o fazer? De qualquer maneira os animais dependendo também da alimentação podem ganhar problemas urinários...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Pois passam de brincalhões a pachorrentos e moles, eu já vi isso numa cadela e sinceramente chocou-me bastante.
Era brincalhona, interagia com as pessoas, depois de esterilizada engordou e passava o dia a dormir, coitado do bicho.
Mas cada um que faça o que acha melhor, quem sou eu!
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2