Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Processo RVCC 12ºano (Novas Oportunidades)
    Iniciado por Ghost_messenger
    Lido 8.099 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas...
Eu estou a pensar em inscrever-me no Centro Novas Oportunidades para poder concluir o 12º ano de escolaridade através do processo RVCC. Irei demorar no máximo cerca de 18 meses (uma vez por semana) para concluir o 12º ano se tudo correr bem!
Agora a minha questão é a seguinte... Quando concluir o 12º ano ano através do processo RVCC, terei os meus direitos que uma pessoa que estudou durante 12 anos para concluir o 12º ano de escolaridade? Eu já estive na escola, e sei que no 10º ano existem 4 áreas e apenas poderei optar uma delas para depois dar continuidade numa carreira profissional. Mas o processo RVCC já é bem diferente! Apenas tenho que escrever sobre a história da minha vida e fazer outros trabalhos e apresentações, tal como eu fiz para concluir o 9º ano! Será mesmo que eu terei o mesmo direitos, ou isto é mais um esquema do governo para aumentar os niveis de qualificação escolar na União Europeia?

Alguém que já tenha concluido o 12º ano através do processo RVCC, gostaria muito que partilhasse a sua experiência e  dessem algumas dicas para mim e para outros colegas do forum que estejam interessados em saber mais sobre este processo!

peace  :angel:
Sunderlandz

Eu aconselhava-te a tirar o 12º ano através de um curso técnico-profissional, tipo de pasteleiro, electrecista, ou algo do género (sei que também existe de agente funerário, se gostares  :laugh:) e ainda te pagam um ordenado ou subsídio qualquer, se não estou em erro. Não me acredito que dêem tanto valor a um 12º ano tirado por RVCC como dão a um tirado por curso profissional ou geral (se dessem, tal até seria injusto, na minha opinião).


DiogoM
Eu também aconselhava um curso técnico-profissional, tens mais vantagens tanto a nível de estagio como monetário.

#4
Não concluí o 12º por esse processo, mas, ao que sei, actualmente existem dois métodos dentro do RVCC. Um que inclui formação profissional em que cada escola possui determinadas áreas pelas quais podes optar e depois existe um outro que não inclui formação e que se denomina, salvo erro, RVCC Escolar.

Ao concluíres assim o 12º, as habilitações são totalmente equivalentes ao processo escolar "normal", no entanto, o que pode existir é um certo preconceito por parte das empresas, porque pelo que me disseram, vai especificado no certificado que tiraste o 12º pelo programa "Novas Oportunidades", o que nem sempre é visto com bons olhos.

Convém referir que o novo processo de RVCC do 12º não é tão facilitado como o processo para completar o 9º ano. O processo de RVCC para o Ensino Secundário não consiste meramente em escrever a história de vida, trata-se de apresentar um portfólio com a história de vida sim, mas encadeada a uma série de aprendizagens em contexto privado e profissional que reflectem as competências de cada aluno e que são obtidas através do processo RVCC. E tens também balanço de língua estrangeira, que será encadeado no portfólio com a tradução de um texto completo.

Concluído o 12º por este processo, podes entrar na universidade através do programa para alunos com mais de 23 anos e não precisas de média.

Portanto o meu conselho é para que, se puderes e estiveres disposto a isso, optes pelo processo regular de ensino, pois a verdade é que é mais bem aceite pelas empresas, sais com carteira profissional e a maioria é subsidiado.