Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Exorcistas em Portugal
    Iniciado por misshyde
    Lido 68.027 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
fialves
Kiva,

ninguém te está a ridicularizar.

Tu próprio é que te ridicularizas ao não fundamentar a tua posição. Se estás tão certo do que defendes, porque não fundamentas com argumentos? Porque não respondes às perguntas que te coloquei?

Dizes que achas ridículas as crenças católicas. OK. É-me igual ao litro. Gostava era de aprender algo contigo. Gostava que me fizesses pensar no fundamento das minhas crenças.  Mas com o tipo de "argumentação" que apresentaste, isto torna-se frustrante.

Até porque os mesmos revelam que de cristianismo, meu amigo, não percebes muito. Tens uma visão caricatural, que infelizmente muita gente tem. Não conheces aquilo que criticas. E não digo isto para te ofender.

Não se trata de convertermos os outros às nossas crenças, mas de todos aprendermos algo uns com os outros.

Espero que reconsideres.





Citação de: Kiva84 em 15 novembro, 2012, 23:47
mas quem esta a dizer isso???
eu apenas estou um pouco farto de aqui andarem constantemente a ridicularizar que pensa de forma contraria a vocês...que eu saiba nunca faltei ao respeito aqui a ninguém seja de que maneira for...quem começou a ser ofendido fui eu ofendido nao na minha pessoa mas na minha fé coisa que nunca fiz de volta a não ser dar a minha opinião, por acaso será mentira que por exemplo a igreja católica inventou a seu belo prazer o que quis acerca por exemplo de Maria Madalena???
Digo mesmo que acho RIDICULO o facto da Igreja católica fazer de Jesus uma espécie de super herói, Jesus era sim um ser muito iluminado, muito a frente de seu tempo, com uma capacidade mediunica tremenda mesmo mas era um homem e sim teve uma mulher que amou mais que os restantes apostolos e era Maria Madalena, vem referencias disso na Biblia é só ir ler.
Acho RIDICULO o acto da igreja catolica mudar os chamados 10 mandamentos e pecados mortais conforme lhes dava na veneta conforme lhes interessava...
e que dizer da "santa inquisição"??
Vou deixar de cá vir ao forum pelo menos...
O mais ridiculo disto tudo é que nem um grande amigo meu que é Padre da Igreja do Barreiro pensa desta forma que muitos daqui pensam e se for a ver bem ainda seriam capazes de ridicularizar o padre enfim nada a fazer...fiquem bem.

#46
Citação de: fialves em 16 novembro, 2012, 00:09
Kiva,

ninguém te está a ridicularizar.

Tu próprio é que te ridicularizas ao não fundamentar a tua posição. Se estás tão certo do que defendes, porque não fundamentas com argumentos? Porque não respondes às perguntas que te coloquei?

Dizes que achas ridículas as crenças católicas. OK. É-me igual ao litro. Gostava era de aprender algo contigo. Gostava que me fizesses pensar no fundamento das minhas crenças.  Mas com o tipo de "argumentação" que apresentaste, isto torna-se frustrante.

Até porque os mesmos revelam que de cristianismo, meu amigo, não percebes muito. Tens uma visão caricatural, que infelizmente muita gente tem. Não conheces aquilo que criticas. E não digo isto para te ofender.

Não se trata de convertermos os outros às nossas crenças, mas de todos aprendermos algo uns com os outros.

Espero que reconsideres.


quando me refiro às energias refiro-me à luz de cada um pois é isso que é feita a nossa alma a nossa essência.
quando me referi que no caso de um banimento de uma energia nefasta as orações, mantras etc são maneiras de por a pessoa num estado mental neutro de modo a servir de veículo para entidades de luz poderosas se servirem de nós para os expulsar daí todas as religiões os tem cada um do seu jeito não há nenhum tipo de magia nem nada transcendental assim é até bastante bonito e simples.
amigo eu nasci católico, frequentei a catequese e fui baptizado mas por pensar e questionar certas coisas fui "cordialmente" convidado a deixar de ir pelas pessoas de lá por estar a fazer demasiadas perguntas, isto com um miúdo de 5 anos é bonito :)...não sou ninguém para fazer seja quem for mudar de fé até porque ninguém o é amigo cada um fortalece a sua alma de acordo com o que lhe dá mais segurança espiritual e a tua fé é forte fico feliz por ti amigo.
the question is not do you believe but why don't you believe!

ricardocosta28
Citação de: fialves em 15 novembro, 2012, 23:24
Kiva,

Quem te ofendeu? Estamos apenas a discutir de forma civilizada.

não respondeste às questões que coloquei:

1) se o que conta sao as tais energias e nao a fe e as boas obras, tanto faz ser bom ou mau?

2) O que quer Deus da Humanidade? Que facamos o bem ou o mal?

3) Se nao ha pecado, qual e a diferenca entre Bem e Mal?

4) Deus existe, mas nao auxilia aqueles que a Ele recorrem para se livrarem de problemas espirituais? Deixa nos entregues ao mal?



A obra que citas sobre Jesus ter visitado o Tibete e de ter sido essénio não prova nada. Além de que assenta em factos históricos falsos: o Tibete só se tornou budista a partir do século V. No tempo de Jesus não havia budismo no Tibete...

 É uma questão de crença: tu preferes acreditar nisso, porque consideras que essas fontes são mais credíveis e próximas da verdade do que os Evangelhos canónicos. Eu acredito no oposto: que os Evangelhos e os escritos dos Apóstolos são mais fiéis à verdade teológica e mesmo histórica do que os textos gnósticos e afins. É verdadeiramente uma questão de fé.´

Além disso, há outra razão, essa mais do domínio da lógica, que me leva a rejeitar a tese gnóstica é o facto de esta assentar na crença de que a mensagem de Jesus estava reservada a meia dúzia de iniciados. Ora a mensagem de Jesus era e é universal, para que todos compreendam.

Quanto a Maria Madalena -- e aqui respondo também ao Ricardo --, pessoalmente não me faz diferença se foi ou não mulher de Jesus. O que não vejo é que diferença faria em termos da doutrina de Jesus. Em todo o caso, os evangelhos apócrifos têm o valor que lhes quisermos dar.

abraço
Eu vou te dar a minha opinião em relação as perguntas que fizeste ao Kiva

1) se o que conta são as tais energias e não a fé e as boas obras, tanto faz ser bom ou mau?
Claro que não, se vais fazer um exorcismo por exemplo não vais usar o mal, porque assim é se não podes com ele, junta-te.
2) O que quer Deus da Humanidade? Que façamos o bem ou o mal?
Deus quer que façamos o bem. Amar o próximo como a nós mesmos.
3) Se não há pecado, qual e a diferença entre Bem e Mal?
O mal não existe. O mal é a ausência do bem, não foi Deus que criou o mal.
4) Deus existe, mas não auxilia aqueles que a Ele recorrem para se livrarem de problemas espirituais? Deixa nos entregues ao mal?
Claro que Deus não nos deixa entregues ao mal, ele sabe o que a gente precisa, mas se pedimos com Fé, não pedir quando só realmente se necessita, ativa-se a providência Divina. As vezes são provações que temos que passar.

Em relação ao casamento de Jesus com Maria, tanto tu como eu sabemos bem que a igreja não aceita esse fato. o papiro que foi encontrado que data Séc V, o Vaticano não o aceita. Também sabemos bem que a igreja usa e manipula os seus fieis desde sempre, escreve e diz o que lhes convém. Quantos registos o Vaticano tem guardado e os que destruiu para que as pessoas não lhe chegassem a ver e a abrir os olhos? Para estar ligado a Deus e ao nosso mestre Jesus não é preciso seguir qualquer religião que seja, como a igreja o diz. Também diz que Jesus é o único filho de Deus o que é uma mentira do pior, somos todos filhos de Deus. Mas o pior é dizer que Maria é mãe de Deus ;D. Eu percebo bem o que o Kiva quer dizer, a igreja sempre manipulou e continua a manipular os fieis, fazendo-se donos da verdade, votando a baixo todas as outras religiões. Jesus também nos diz que não devemos assalariar os sacerdotes para eles orarem por nós. o que faz a igreja? Poderia enumerar mais coisas que não sairia daqui tão cedo.

Ceinwyn

Kiva84

Relativamente ás tuas criticas sobre as «praticas» da igreja católica assino em baixo ;).


fialves
#49
Olá Kiva,

Desculpa insistir, mas ainda não respondeste às minhas questões. Peço-te que o faças uma a uma, se tiveres disponibilidade e paciência para tal...

1. Se o que conta sao as tais energias e nao a fe e as boas obras, tanto faz ser bom ou mau?

2) O que quer Deus da Humanidade? Que façamos o bem ou o mal?

3) Se nao ha pecado, qual e a diferenca entre Bem e Mal?

4) Deus existe, mas nao auxilia aqueles que a Ele recorrem para se livrarem de problemas espirituais? Deixa nos entregues ao mal?

5) Achas que é a mesma coisa, do ponto de vista ético, de efeito e de consequência, invocar Deus ou Lucífer?




Se não quiseres responder respeitarei a tua vontade, como é evidente, mas peço te que pelo menos medites um pouco nisto. Porque fico com a ideia que te focas na mecânica das coisas -- a "energia", a "luz" -- mas não te preocupas em saber de onde vem essa "energia" e essa "luz". E pelo que percebi, rejeitas qualquer interpretação "transcendental" e qualquer código moral vindo de Deus.

Vou te dar agora a minha visão do tema:
Claro que a fé e a oração são formas de canalizar energia. OK. Mas de onde vem essa energia? Para mim, a resposta é simples: vem de Deus. E quanto mais pura a pessoa for, mais energia tem. Mais "luz" tem. Teremos quanta mais "luz" quanto mais próximos estivermos de Deus.

O que nos leva para outro ponto. Como é que podemos estar mais próximos de Deus? A meu ver, só há uma forma: procurando amar a Deus sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, e ao próximo como a nós mesmos. Em suma, cumprindo os dez mandamentos, que no fundo se resumem àqueles dois. Quem ama a Deus sobre todas as coisas não segue outros deuses, sejam eles entidades espirituais ou coisas terrenas como o dinheiro, o prazer, a vaidade ou o status social. Quem tenta amar o próximo como a si mesmo não mente, não trai, não usa as outras pessoas como objectos para ter prazer sexual; não rouba, não destrói casamentos ou relações por cobiçar o marido ou a mulher alheios, tem respeito por si e pelos outros, não prejudica o ambiente. Procura levar a luz onde existem trevas, levar a paz onde há guerra e a alegria onde há tristeza, como disse São Francisco de Assis.  

O Cristianismo é isto: amor a Deus e ao próximo, castidade, humildade e generosidade. E é por acreditar que a salvação passa por aqui que sou cristão e católico, não porque considere que a Igreja é perfeita ou composta por gente santa. A Igreja é uma organização humana e como tal está sujeita à fraqueza da condição humana. Está cheia de gente imperfeita. Mas achas que és mais perfeito do que os católicos? Quem és tu para julgar os teus irmãos? Chamas-nos "maluquinhos das missas" e "ridículos", mas que sabes tu, que és apenas de carne e osso, como todos nós?

O mesmo se pode dizer aos católicos que têm por hábito julgar os seus semelhantes, porque só Deus conhece o interior do coração do Homem e tem autoridade para julgar. Seremos julgados na medida em que julgarmos os outros.

Dizes que tens por hábito fazer muitas perguntas, mas parece-me que não estás a fazer as perguntas certas.  

Quanto aos exorcismos e às outras religiões, já aqui o disse várias vezes: o que conta, para Deus, é sempre a intenção. E Ele não rejeita nem deixa desamparados aqueles que O buscam com coração puro.

E como é evidente, perante um problema espiritual, quem ama a Deus pede-Lhe ajuda a Ele e não a espíritos ditos superiores, a deuses pagãos ou a demónios.

abraço


Olá Ricardo:


Em relação às respostas que deste às perguntas que fiz ao Kiva, estou mais ou menos de acordo contigo, como seria de esperar, já que a tua posição corresponde à da doutrina espírita que, como sabes, se assume como uma filosofia de inspiração cristã.

Quanto ao resto, vamos por partes (a itálico estão as tuas frases):

"Em relação ao casamento de Jesus com Maria, tanto tu como eu sabemos bem que a igreja não aceita esse fato. o papiro que foi encontrado que data Séc V, o Vaticano não o aceita".Mas o facto de um papiro dizer que Jesus casou com Maria Madelena prova alguma coisa? Também há papiros dessa era que dizem que o cristianismo é uma doutrina falsa. Ou outros que dizem que Deus não existe. Isso prova alguma coisa? Esses documentos têm o valor que lhes quisermos dar: se preferes acreditar mais nesse papiro e noutros produzidos por seitas da época do que nos quatro evangelhos canónicos que foram adoptados como textos sagrados pela maioria dos cristãos no século III, OK. É uma questão de fé, não de rigor histórico ou científico.

Mas porque dás mais valor a esse papiro do que a esta frase de Jesus, por exemplo: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" ( Mt 16:18 )


"Também sabemos bem que a igreja usa e manipula os seus fieis desde sempre, escreve e diz o que lhes convém."
Que a Igreja não é perfeita, evidentemente que não o é. É feita de gente de carne e osso e erra. Erra muito. Mas acredito que o que verdadeiramente interessa é a doutrina, que considero ser a que se encontra mais próximo da verdade. O resto é entre cada um de nós e Deus.

Além disso, se "escreve e diz o que lhe convém", não se poderá dizer o mesmo do movimento espírita, que cita com fervor certas partes da Bíblia que dão a entender que a invocação de espíritos é lícita aos olhos de Deus, mas ignora todas as outras, bem mais numerosas, que proíbem essa prática de forma veemente e clara? E não fazem isso aqueles que dizem ter um Deus "pessoal", 'à la carte', só com as partes boas mas sem as partes chatas, nomeadamente a obrigação de de amar ao próximo, mesmo aos inimigos, e de viver de forma casta e humilde?


"Quantos registos o Vaticano tem guardado e os que destruiu para que as pessoas não lhe chegassem a ver e a abrir os olhos?"Não sei. Diz-me tu. Se ninguém os viu como sabes que existiram e foram destruídos?

"Para estar ligado a Deus e ao nosso mestre Jesus não é preciso seguir qualquer religião que seja, como a igreja o diz" Estás A Igreja Católica não diz isso. Aliás, admite que as pessoas de outras crenças ou religiões podem ser salvas se agirem de coração puro e se praticarem o Bem. E em relação às outras igrejas cristãs, a atitude tem sido de crescente abertura, reconhecendo inclusivé como válidos os sacramentos ministrados por algumas dessas igrejas. E reconhecendo-lhes igual vínculo apostólico, isto é, igual ligação ao grupo original dos Doze.

No entanto, a Igreja Católica considera-se a si própria como aquela cuja doutrina é mais próxima da de Jesus, como fazem, de resto, as outras igrejas cristãs e, a partir do século XIX, o Espiritismo, cujo codificador, Allan Kardec, chegou ao ponto de escrever um livro chamado "O Evangelho e o Espiritismo" para legitimar o Espiritismo como a derradeira etapa do Cristianismo. Aquilo que criticas à Igreja Católica é também feito pelo teu próprio movimento espírita, Ricardo.


"Também diz que Jesus é o único filho de Deus o que é uma mentira do pior, somos todos filhos de Deus" Mais uma vez, estás enganado sobre a doutrina católica. Uma coisa é Jesus ser o Filho de Deus enquanto segunda pessoa da Trindade, isto é, enquanto ser simultaneamente humano e divino. Outra é ser filho de Deus na acepção mais vasta da palavra. Para o catolicismo, todos somos filhos de Deus, até os demónios são, embora O tenham rejeitado.


"Mas o pior é dizer que Maria é mãe de Deus"Maria é mãe de Jesus, que é simultaneamente humano e divino. Não é mãe de Deus Pai.


"Eu percebo bem o que o Kiva quer dizer, a igreja sempre manipulou e continua a manipular os fieis, fazendo-se donos da verdade, botando a baixo todas as outras religiões".
Então e tu, que estás a fazer, ao impor a tua visão como a mais próxima da Verdade? Não estás a deitar abaixo todas as outras crenças? Porque é que todos podem fazer isso, mas a Igreja não? E mais: achas que o Espiritismo não tem, também, telhados de vidro? Que dizer da idolatria que muitos espíritas dedicam a certos médiuns brasileiros, quase como se fossem profetas encarnados? Que dizer da falta de caridade de muitos centros espíritas, que em vez de ajudarem as pessoas em sofrimento procuram transformá-las em médiuns e convertÊ-las à sua causa? Que dizer da falta de caridade dos espíritas para com os cristãos, tratando-os como menos evoluídos, quando o próprio Kardec disse que o Espiritismo veio confirmar a religião cristã, não derrubá-la?

Em suma, ninguém é perfeito e existem muitos caminhos para Deus. O que interessa é que O procuremos com fé e com vontade de sermos pessoas melhores.

abraço

Ceinwyn
Citação de: fialves em 16 novembro, 2012, 10:15

Em suma, ninguém é perfeito e existem muitos caminhos para Deus. O que interessa é que O procuremos com fé e com vontade de sermos pessoas melhores.


Ora nem mais...

ricardocosta28
#51
Mas Jesus sendo casado ou não, o que importa? Foi um homem maravilhoso e iluminado que viveu na terra. Atenção que eu não estou contra as pessoas que seguem a religião católica mas sim contra a instituição. A minha revolta é de não puder mudar as coisas, porque as pessoas estão cegas. É mentiras atrás de mentiras, mas desde já te digo amigo fialves, que eu não imponho nada a ninguém. Dou-te a palavra se quiseres aceitar, aceitas se não amigos há mesma lol. O papa é o único "ser" religioso que comanda um país que é o Vaticano. Já viste os luxos que eles tem? Com tanta gente na miséria e eles só se preocupam com o bem estar deles! Tu não vês isso? Volto a frisar que sou contra a instituição em si. Conheço pessoas católicas, como jeovas que são excelentes pessoas. O santuário de Fátima é outra farsa para eles encherem os cofres. Tu tens noção os milhões em esmolas que o santuário recebe? Para que? Para enviar mais de metade para o Vaticano. Temos que ser realistas e realmente ver as coisas como elas são. O que me interessa é a minha fé, para ter fé e acreditar não é preciso seguir qualquer religião que seja. Quanto as invocações espirituais vou voltar a explicar e não me vou pronunciar mais sobre esse assunto. A bíblia proibi as invocações dos mortos, porque naquele tempo eles usavam isso para tentar fazer perguntas sobre o futuro. Deus não condena a comunicaçao com os mortos, condena sim quem o faz por curiosidade.
"Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês."(Levítico 19:31)
"Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo." (Levítico 20:6)
"Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte." (Levítico 20:27)

Ou seja Deus condena as invocações por curiosidade, que se paguem por essas comunicações ou qualquer tipo de ajuda prestada por essas pessoas. Temos que ver que isto era uma das maneiras para as pessoas cumprirem a lei de Deus.
Os espíritos quando se querem comunicar eles fazem-no, se o fazem é porque Deus o permite. Então iria Deus violar a sua própria lei ao permitir que os espíritos se comunicassem com os vivos mas ao contrario, os vivos não podem comunicar com os mortos?
"Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas." (Deuteronômio 18:9-14)
Onde está o nosso Deus soberanamente justo e bom? Eternamente misericordioso? Achas que é este o nosso Deus? Um Deus vingativo? Sem justiça? Pois é isso que a biblia nos dá a parecer

fialves
Olá Ricardo,

vou responder-te novamente por partes, sendo as tuas frases assinaladas a itálico e a negrito:


"Mas Jesus sendo casado ou não, o que importa? Foi um homem maravilhoso e iluminado que viveu na terra".-
Tens toda a razão. A própria doutrina da Igreja não seria afectada por isso (até porque mesmo que tivesse filhos, seriam filhos da sua natureza humana, não da natureza divina). Quem teria problemas teológicos com isso seriam os cristãos monofisitas (os coptas do Egipto e da Etiópia), que negam a natureza humana de Jesus, não os católicos e os restantes cristãos seguidores das decisões do Concílio de Calcedónia (ortodoxos e protestantes).

Ou seja, só me dás razão: que diferença faria? Nenhuma. E então qual seria a importância do tal sinistro encobrimento da "verdade" sobre Maria Madalena por parte da Igreja? Para além do folclore "new age" das teorias do "sagrado feminino", nenhuma. E então porque razão haveria a Igreja de esconder esse facto? Nenhuma.

Uma nota sobre a teoria do "sagrado feminino": a ordenação exclusiva de homens, na Igreja Católica, apesar do Vaticano dizer que é "matéria de fé" e por isso "inalterável", é como o celibato dos padres: é uma questão de disciplina do que de dogma, que poderá um dia ser alterada sem que isso obrigue a uma revisão da fé cristã (ao contrário, por exemplo, da proibição do divórcio, a que Cristo se opôs textualmente com a célebre frase "não separe o homem aquilo que Deus uniu").

"Atenção que eu não estou contra as pessoas que seguem a religião católica mas sim contra a instituição. A minha revolta é de não puder mudar as coisas, porque as pessoas estão cegas." - A Igreja não é a "instituição" ou a chamada hierarquia, mas sim o conjunto dos cristãos católicos (no sentido da palavra grega "ecclesia", ou "assembleia"). Não leves a mal porque não te quero ofender, mas acho que quem está realmente cego és tu, porque tens uma visão incompleta da Igreja. Eu sou católico porque acredito que a doutrina católica é a que está mais próxima da Verdade transmitida por Jesus e não porque considere que o Papa e os restantes bispos são santos. Isso não existe. Existem sim homens e mulheres que dão o seu melhor, que umas vezes fazem bem e noutras mal. Tal como no movimento espírita também há quem ponha a caridade cristã na gaveta e deturpe a mensagem original de Allan Kardec. Ou não é verdade?

"É mentiras atrás de mentiras, mas desde já te digo amigo fialves, que eu não imponho nada a ninguém. Dou-te a palavra se quiseres aceitar, aceitas se não amigos há mesma lol." - Claro que aceito a tua palavra. Como já aqui o disse várias vezes, considero possível que duas pessoas de boa fé possam discordar. Ninguém é dono da verdade e temos de saber aceitar a forma dos outros pensarem.


"O papa é o único "ser" religioso que comanda um país que é o Vaticano. Já viste os luxos que eles tem? Com tanta gente na miséria e eles só se preocupam com o bem estar deles! Tu não vês isso?"
-
Sobre o estatuto político do Vaticano, é preciso ter em conta o enquadramento histórico em que surgiu o estado da Santa Sé (herdeiro dos Estados Pontifícios). MAs sobre os luxos do Vaticano, parece-me que as pessoas exageram muito. Os alojamentos pessoais do Papa, por exemplo, não são propriamente o cúmulo do luxo.

Como disse, as instituições humanas cometem erros. Mas também fazem bem. Não tenho a menor dúvida de uma coisa: sem a Igreja Católica e as restantes Igrejas Cristãs, a mensagem de Jesus não teria sobrevivido durante 2.000 anos. É para isso que servem as igrejas: para darem testemunho. Apesar dos seus defeitos, a religião organizada é a melhor forma de transmitir ideias, valores e princípios que norteiam a fé. Basta ver que as únicas religiões que sobreviveram de forma estruturada e coerente, ao longo de milénios, foram precisamente as organizadas. Mesmo os povos animistas e xamânicos têm, desde povos imemoriais, classes sacerdotais encarregues de preservar o conhecimento das coisas sagradas.

Repara: o Estado português também cometeu e comete muitos erros e injustiças. Vou deixar de ser português por causa disso? Claro que não: vou tentar melhorar a forma como funciona o Estado. No caso da Igreja, que como disse, é a assembleia dos cristãos, vou tentar fazer com que ela se torne melhor. Até porque eu, mesmo não sendo padre, sou membro de pleno direito desta igreja.

Além disso, é falso que a Igreja Católica não faça nada pelas pessoas necessitadas. Vê em Portugal, por exemplo. Imagina como seria se não existisse Cáritas, Misericórdias (que são instituições católicas, apesar de não tuteladas pelos bispos), o banco alimentar, as conferências vicentinas e as várias centenas de IPSS espalhadas de Norte a Sul. Mais de 80 pct da acção social portuguesa é levada a cabo por instituições ligadas, de uma forma ou outra, à Igreja.


"Volto a frisar que sou contra a instituição em si. Conheço pessoas católicas, como jeovas que são excelentes pessoas. O santuário de Fátima é outra farsa para eles encherem os cofres"
-- É normal que uma instituição que representa mil milhões de pessoas tenha dinheiro. Mas a Igreja Católica não cobra dízimos e não deixa de ajudar quem a ela recorre, por falta de dinheiro. Alguns padres podem fazer isso a título individual, mas esses são maçãs podres. E há sempre outros padres que fazem um casamento, um baptizado ou um funeral de graça para quem não pode pagar.

Quanto às esmolas, não te esqueças que cada um só dá algo se quiser. Ninguém é obrigado a dar esmola à Igreja.

"O que me interessa é a minha fé, para ter fé e acreditar não é preciso seguir qualquer religião que seja" - Se essa forma de pensar te satisfaz, continua assim. Há vários caminhos para chegar a Deus. Mas não te esqueças que o espiritismo veio confirmar a religião, não derrubá-la, segundo Kardec.

"Quanto as invocações espirituais vou voltar a explicar e não me vou pronunciar mais sobre esse assunto. A bíblia proibi as invocações dos mortos, porque naquele tempo eles usavam isso para tentar fazer perguntas sobre o futuro" - E achas que agora isso não acontece, isto é, que as pessoas não vão aos médiuns perguntar pelo futuro?

Deus condena a invocação dos mortos porque:

1) Os humanos podem tornar-se joguetes nas mãos de entidades espirituais que por essa via os enganam com o objectivo de os afastar de Deus e levá-los à desgraça moral, pessoal, económica, etc. Há entidades que se divertem e tiram prazer de nos ver sofrer e afastados de Deus, como bem sabes.

2) A invocação dos mortos pode ser utilizada para tentar adivinhar o futuro (que, na verdade, só Deus conhece), o que constitui um acto de rebeldia contra a Providência divina e contra as provações que temos de enfrentar na vida.

3) Porque os mortos não têm nada a ensinar-nos que já não esteja no Evangelho.

4) Porque o demónio pode fazer-se passar por uma força do Bem (um anjo, a Virgem ou mesmo Jesus) para enganar os médiuns. Eu próprio vi isso acontecer com uma senhora que dizia receber mensagens de Deus e que alegadamente encarnava o próprio Jesus. Essa senhora levou muita gente à desgraça e à ruína moral e financeira.


"Deus não condena a comunicaçao com os mortos, condena sim quem o faz por curiosidade" - Não é verdade. A Bíblia é bem clara neste aspecto, como aliás referem as passagens que citaste. Não vejo aqui qualquer distinção entre os que invocam os mortos para aprender alguma coisa e aqueles que invocam os mortos para tentar saber o futuro:

""Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês."(Levítico 19:31)"


"Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte." (Levítico 20:27)

"Os espíritos quando se querem comunicar eles fazem-no, se o fazem é porque Deus o permite. Então iria Deus violar a sua própria lei ao permitir que os espíritos se comunicassem com os vivos mas ao contrario, os vivos não podem comunicar com os mortos?" --
Porque são coisas muito diferentes. O que Deus proíbe é a invocação dos mortos, não os contactos dos mortos aos vivos.

Se uma pessoa vê espíritos de mortos e dele recebe comunicações, sem que os invoque, não está a cometer um pecado contra Deus. É inocente disso. Mas se uma pessoa invoca espíritos de mortos voluntariamente,então sim, está a cometer um pecado. Não me refiro a situações em que, por exemplo, uma casa está assombrada e a pessoa consulta um médium para saber o que se passa; nesse caso, a pessoa está apenas a responder à comunicação de um falecido, não o procurou.


"Onde está o nosso Deus soberanamente justo e bom? Eternamente misericordioso? Achas que é este o nosso Deus? Um Deus vingativo? Sem justiça? Pois é isso que a biblia nos dá a parecer"
-- Não te esqueças que a Lei de Moisés era também o "código civil" e "penal" dos antigos hebreus. Portanto era natural que incluísse castigos para as infracções. E naquele tempo não havia prisões, só havia três castigos possíveis: multas, amputações e outros castigos físicos e a morte.  O próprio Jesus disse que a dureza da Lei de Moisés apenas foi permitida por Deus devido à "dureza do coração" das gentes da altura.

Felizmente, vivemos em tempos mais evoluídos e há muito que o Estado se deixou de pronunciar sobre questões religiosas.

No entanto, o aspecto central está lá: é errado invocar mortos.

Além disso, reitero a pergunta: o que é que os espíritos dos mortos nos podem ensinar que já não esteja no Evangelho?

Saudações

Mephisto
#53
Caríssimos, o off-topic vai longo e da minha parte será a última mensagem fora de contexto, aqui.  ;)

A conversa vai muito interessante mas acho que já é altura de sairmos do carrossel e começarmos a jogar roleta-russa. Perdoem a tirada mas muito se tem dito sem chegar a lado nenhum. Há que dar forma à critica e sustentar os argumentos como deve ser. Não é chegar aqui dizer a Igreja é isto e aquilo mas quanto a factos está de chuva.

Eu também tenho as minhas visões negativas da igreja tal como também tenho espelhos em casa, conseguindo reconhecer no reflexo da minha pessoa os defeitos e as virtudes. Coisa que alguns teimam fechar os olhos. A vida é mesmo assim e pouco me incomoda isso, embora não seja um comentário pessoal concreto acerca de um membro, não me passa ao lado a infantilidade, passe a expressão, de algumas crispações.

Por este motivo, decidi colocar a bola a meio campo, para não ferir susceptibilidades. Criei um tópico que acho de sumo interesse para todos os que se interessam pelo tão mal-amado assunto Igreja e companhia. Espero que este ajude a esclarecer as origens daquilo que hoje prolifera a pontapé. Não é ciência exacta mas é mais do que muitos experts académicos tiveram coragem de falar ou vontade de fazer.


Agora perdoem o que se segue pois vou ser muito seco e directo: Kiva84, espero que tenhas a decência de ler algo que me obrigou a andar um dia inteiro a pastar entre livros com o intuito de conseguir a melhor analogia daquilo que podes verificar ser de colossal complexidade. Já que não respeitas a boa-intenção daqueles que perdem tempo a tentar fazer-te compreender que há uma imensidão de conhecimentos antigos por detrás das tuas crenças, respeita o tempo perdido porque ele é pouco e eu tenho mais que fazer. Se é verdade que não pediste nada, também é verdade que é um direito meu. Não andas a "inventar" nada de novo e eu fico de consciência tranquila.  ;)

Peço-te especial atenção ao segundo capitulo em: SÓCRATES, PROVA O PERIGO DA MEDIUNIDADE DESTREINADA.

Porque é que bato nesta tecla? Há algo no mundo ocultista chamado de loucura de Cthulhu. Sugiro-te a leitura de H.P. Lovecraft para ver se consegues extrair a mensagem.

Médiuns como tu, têm invariavelmente a mania que são as lanternas do mundo, permitem-se divagar tanto na sua "luz" que acabam cegos, e, na cegueira das suas inverdades acabam tentando cegar todos os que se lhe atravessam. Como convivi anos suficientes com alguém parecido, fartei-me de tanta luz, comprei uns óculos de sol e fui-me pôr à sombra, a descansar as ideias e a vista.

Vê se fazes o mesmo por ti.  ;)

Queres ler lê não queres temos pena.

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,22991.msg204576.html#msg204576

Se houver interesse demonstrado por alguém completarei os volumes.

Cumprimentos.

ricardocosta28
Amigo Fialves mas eu não sou a favor da invocação dos mortos e claro que nos dias de hoje há bastantes pessoas que ainda recorrem a isso para saber o futuro mas é  um tiro no escuro. As pessoas serias como eu, não precisamos de invocar nada, as mensagens chegam-nos sozinhas, se nos tem algo a dizer eles procuram-nos. Se reparares os Mediuns sérios não invocam nenhum tipo de espírito eles próprios se manifestam, seja por pensamento , psicografia, manifestações físicas... Etc O próprio Allan Kardec não os invocava, eles "deram-lhe" a dica para eles chegar onde chegou. Se não sabes Allan Kardec antes disso era Cetico. Os espíritos é que se manifestavam a dar o seu testemunho. E se ele fez perguntas foi porque teve autorização para isso. Mas eu não estou a tentar derrubar a religião, simplesmente a dar  a conhecer o que penso sobre a instituição em si que fez milhares de mortes com a inquisição em nome de Deus. Gosto de frequentar as igrejas sinto uma paz enorme quando elas estão vazias, (quando digo vazias refiro-me sem missa). Volto a Dizer que só sou contra as atitudes das pessoas que a gerem , não com os fieis. Tudo bem que queiras defender aquilo que acreditas, como eu o faço, mas temos que ser coerentes  e ver as coisas como elas são. como tu mesmo dizes o espiritismo só veio reforçar a religião, não derrubar-lha, mas igreja não acredita no espiritismo, nem o que ele diz. E o que faz o Espiritismo? Veio reforçar a igreja apoiando-a e "abrir-lhes" os olhos para aquilo que eles não sabiam.

fialves
Não disse que acredito que o Espiritismo tenha vindo confirmar a religião cristã.

O que disse é que Allan Kardec escreveu isso, mas que muitos espíritas se esquecem disso!


Citação de: ricardocosta28 em 17 novembro, 2012, 02:33
Amigo Fialves mas eu não sou a favor da invocação dos mortos e claro que nos dias de hoje há bastantes pessoas que ainda recorrem a isso para saber o futuro mas é  um tiro no escuro. As pessoas serias como eu, não precisamos de invocar nada, as mensagens chegam-nos sozinhas, se nos tem algo a dizer eles procuram-nos. Se reparares os Mediuns sérios não invocam nenhum tipo de espírito eles próprios se manifestam, seja por pensamento , psicografia, manifestações físicas... Etc O próprio Allan Kardec não os invocava, eles "deram-lhe" a dica para eles chegar onde chegou. Se não sabes Allan Kardec antes disso era Cetico. Os espíritos é que se manifestavam a dar o seu testemunho. E se ele fez perguntas foi porque teve autorização para isso. Mas eu não estou a tentar derrubar a religião, simplesmente a dar  a conhecer o que penso sobre a instituição em si que fez milhares de mortes com a inquisição em nome de Deus. Gosto de frequentar as igrejas sinto uma paz enorme quando elas estão vazias, (quando digo vazias refiro-me sem missa). Volto a Dizer que só sou contra as atitudes das pessoas que a gerem , não com os fieis. Tudo bem que queiras defender aquilo que acreditas, como eu o faço, mas temos que ser coerentes  e ver as coisas como elas são. como tu mesmo dizes o espiritismo só veio reforçar a religião, não derrubar-lha, mas igreja não acredita no espiritismo, nem o que ele diz. E o que faz o Espiritismo? Veio reforçar a igreja apoiando-a e "abrir-lhes" os olhos para aquilo que eles não sabiam.

ricardocosta28
Citação de: fialves em 17 novembro, 2012, 15:29
Não disse que acredito que o Espiritismo tenha vindo confirmar a religião cristã.

O que disse é que Allan Kardec escreveu isso, mas que muitos espíritas se esquecem disso!


E a igreja também se esquece disso ao negar o espiritismo :)

chacalnegro
Citação de: ricardocosta28 em 17 novembro, 2012, 15:33
E a igreja também se esquece disso ao negar o espiritismo :)
A Igreja não nega o Espiritismo, nega sim que se trate de uma prática salutar.

fialves
Precisamente, é a velha máxima paulina, "tudo me é permitido, mas nem tudo me é lícito"...


Citação de: chacalnegro em 17 novembro, 2012, 17:08
A Igreja não nega o Espiritismo, nega sim que se trate de uma prática salutar.

Peço-lhe por favor o contacto dos exorcistas que conhece, conheço um caso muito perto de mim e já estamos fartos de fazer tratamentos, mas nenhum tem resultado, penso que a única solução será o exorcismo. Por favor ajude-me, estamos desesperados.