Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • DEUS existe
    Iniciado por ganancia
    Lido 18.756 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gostei do que dizes   gostei muito mesmo amigo....

Olá

Quando dizemos "Deus", devemos concretizar o que queremos dizer com "essa" palavra. Se queres dizer que a ciência não aceita Deus, isso não é verdade. A ciência tem uma posição neutra. Nem afirma nem desmente a existência de Deus, mas nunca O excluiu definitivamente como hipótese. Para a ciência e para a humanidade, em geral, a existência de Deus tem uma credibilidade infinitamente maior do que as bruxas, admitindo que as bruxas teriam poderes sobrenaturais. Também podemos admitir que há bruxas que usam fenómenos naturais simulados (ilusionismo) ou ainda não conhecidos da ciência. Nessa medida já poderão ser credíveis, mas isso já não seria bruxaria...

Algumas pessoas, com dúvidas, desejam profundamente saber se Deus existe, mas ainda desejam mais saber se o homem é um espírito eterno e individual. Naqueles momentos que estão muito insatisfeitos com a vida, para saber se o suicídio é uma saída viável e definitiva. Quando estão numa fase de satisfação com a vida, têm a expectativa da continuação da felicidade relativa que vivem, de uma forma ainda mais intensa. A maioria das pessoas talvez não pense nisso, até ao dia em que surge alguma contrariedade mais forte. O jovem tem a ilusão de que a vida nunca mais acaba. Muitos jovens só se apercebem do que é este mundo, quando sentem a dor.

O espiritismo tem a particularidade de não querer ser dogmático. Allan Kardec dizia mais ou menos assim: quando a ciência disser, de forma credível, que aquilo que eu penso é falso, eu desisto das minhas ideias. Ele sabia que a própria ciência está sempre em evolução e que o conhecimento humano sobre o espiritismo também não é uma obra acabada.         

A fé e a forma de encarar a vida é um fenómeno complexo. Vemos pessoas em situações de extremo sofrimento com muita fé e resignação (eu conheço casos) e pessoas que à mínima contrariedade perdem a fé e a alegria de viver. À medida que vamos amadurecendo vemos que a realidade que imaginávamos como uma coisa certa e fixa, é algo estranho e fugidio. Penso que a lei da vida aqui na Terra, para já e por muito tempo ainda, é que não teremos a certeza absoluta de nada, até ao último dia.  Será que alguém pode dizer que tem a certeza absoluta de alguma coisa?

bem hajas

Olá!

Estava agora  a ouvir The Host of Seraphim dos Dead Can Dance,e a ler alguns topicos do forum e tropecei neste que já em tempos comentei e lembrei de,ao som deveras inspirador acrescentar alguns pontos mais.
Direi que o conseito de Deus é simplesmente uma função psicologica necessaria,de natureza irracional,que absolutamente nada tem a ver com a questão da existencia de Deus.O intelecto humano,nossa parte cognitiva,jamais encontrará uma resposta para esta questão.
Muito menos pode haver qualquer prova da existencia de Deus,o que ,aliás,é superfulo porque
a ideia de um ser todo poderoso,divino,existe em toda a parte.Quando a mesma não é consciente,é inconsciente,visto que seu fundamento é primordial,arquetipo.
Existe alguma coisa em nossa alma que tem um poder superior,que lhe permite intuir sem ter que provar.Por isso acho mais sabio reconhecer conscientemente a IDEIA DE DEUS caso contrario  outra coisa fica em seu lugar,em geral algo sem importancia,uma invenção de consciencias "esclarecidas".
Nosso intelecto sabe perfeitamente que não tem capacidade para pensar Deus e muito menos para imaginar que ele existe realmente como quer que seja.

A questão da existencia de Deus não têm resposta racional possivel,porém o consenso dos povos fala de deuses há milenios e por milenios ainda deles falará.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

chacalnegro
Citação de: Paraphenomenal em 03 julho, 2011, 12:12
O errado é cada país incluir um tipo de religião na educação de cada criança!
Mas penso que essa palavra "Deus" não se enquadra aí... principalmente no final da tua citação... revolta-me ver uma série de gente a rezar não sei para quem, dar dinheiro a uma instituição que nem eles sabem para onde vai aquele dinheiro... é tudo um negócio... Mas percebo o teu ponto de vista.
Estas a confundir Deus com religião. Também não concordo que deva existir educação religiosa nas escolas públicas. Para isso é que existem a catequese e os seminários.

Se Deus existe, então somos todos umas marionetas a Seu dispor, sem liberdade e sem livre-arbitrio, destinados a uma existencia à Sua vontade.
Eu, pessoalmente, não acredito.
Mas, citando uma passagem do livro sagrado, se fomos criados à sua imagem e semelhança, logo, cada um é o seu próprio Deus, criando o nosso próprio destino e caminho.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.

Citação de: raindogs em 18 fevereiro, 2012, 03:32
Se Deus existe, então somos todos umas marionetas a Seu dispor, sem liberdade e sem livre-arbitrio, destinados a uma existencia à Sua vontade.
Eu, pessoalmente, não acredito.
Mas, citando uma passagem do livro sagrado, se fomos criados à sua imagem e semelhança, logo, cada um é o seu próprio Deus, criando o nosso próprio destino e caminho.


Espero que não leves a mal o meu comentário, mas fiquei aqui a matutar no que disseste ...

Começo por dizer que sou Agnóstico, e graças ao amigo chacalnegro, aprecio a forma de estar dos sufis.

Em relação ao teu comentário raindogs, pensa lá um bocadinho no que acabaste de dizer ...

Se consideras a hipótese de  marioneta, sem liberdade, como escolhes não acreditar ??
Se fores uma criação à imagem e semelhança, não significa que sejas um igual na acepção da palavra ...
É quando muito, para dar um exemplo mais "alargado", imagina a água ... doce e salgada, são ambas água, mas não são iguais.

Portanto, convém que faças uma reflexção sobre isto, e que decidas qual a tua posição, senão apesar de mencionares,
uma contradição, pela citação anterior, cais no erro de não ser nem frio, nem quente ...

Fica bem
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

INCUBUS
Existe um "Deus" para qualquer pessoa...mas que somos marionetas dele estou completamente em desacordo.
Todos nós precisamos de nos "agarrar a algo quando achamos que estamos em desespero, mas Deus assume várias formas, em várias culturas.

Citação de: INCUBUS em 18 fevereiro, 2012, 11:42
Existe um "Deus" para qualquer pessoa...mas que somos marionetas dele estou completamente em desacordo.
Todos nós precisamos de nos "agarrar a algo quando achamos que estamos em desespero, mas Deus assume várias formas, em várias culturas.


Sim, e para quem se considera uma marioneta, Deus assume a forma de "saco de pancada", desculpem a expressão.

Citação de: raindogs em 18 fevereiro, 2012, 03:32
Se Deus existe, então somos todos umas marionetas a Seu dispor, sem liberdade e sem livre-arbitrio, destinados a uma existencia à Sua vontade.
Eu, pessoalmente, não acredito.
Mas, citando uma passagem do livro sagrado, se fomos criados à sua imagem e semelhança, logo, cada um é o seu próprio Deus, criando o nosso próprio destino e caminho.

É a tipíca "idade do armário", ou seja, são os mimos, as birras, e o não saber estar nem pensar,
que dão nesta "rebeldia do porque sim" ... (sem ofensas em concreto).
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

INCUBUS
Deus existe pois, para nos castigar por todos os erros cometidos....para nos lembrar dos 7 pecados.... >:D

Citação de: INCUBUS em 18 fevereiro, 2012, 12:10
Deus existe pois, para nos castigar por todos os erros cometidos....para nos lembrar dos 7 pecados.... >:D

Depende do que consideras pecados ..., pode ser 7 ou nenhum ... enfim !!  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

INCUBUS
Citação de: Seth em 18 fevereiro, 2012, 12:17
Depende do que consideras pecados ..., pode ser 7 ou nenhum ... enfim !!  ;D
Para ter que aceitar os 7 pecados impostos por Deus tinha que aceitar uma quantidade de imposições da igreja católica. ;D

Citação de: INCUBUS em 18 fevereiro, 2012, 13:21
Para ter que aceitar os 7 pecados impostos por Deus tinha que aceitar uma quantidade de imposições da igreja católica. ;D


Isso mesmo !!  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá

A afirmação de que o homem foi feito à semelhança de Deus, não tem sentido do ponto de vista material. De um ponto de vista espiritual, ou seja, se nos considerarmos um espirito eterno, provisóriamente num corpo de carne, essa afirmação significa que os espiritos que somos têm uma semelhança com Deus: são inteligentes e não são materiais, pelo menos no sentido da palavra matéria habitualmente usado.

Do meu ponto de vista, nós não somos marionetas. Mas também não somos completamente livres. Deus concebeu o universo de tal forma que a natureza não funciona de forma aleatória. Existem leis da natureza, tanto da natureza material, como da natureza espiritual. As leis da natureza material a ciência confirma que existem. As leis de natureza espiritual, a ciência não confirma nem desmente que existem.

Assim, nós actuamos num palco em que podemos decidir, mas dentro das leis naturais que Deus determinou, ao criar o universo. Mas a maior parte da nossa falta de liberdade e do nosso sofrimento, é imposto por nós mesmos e pelas outras pessoas, e não pelas leis de Deus.

Entre as leis espirituais, existe uma que diz: nós (espiritos) só podemos evoluir e largar a influência de mundo inferiores, como a Terra, quando estivermos preparados para isso. Nos mundos mais evoluidos que a Terra existe a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas. Criaturas egoistas não têm lá lugar, pois iriam perturbar as pessoas felizes que lá vivem. OS mundos são como as classes de uma escola. Só passa para classe seguinte, quem tem aproveitamento para o efeito.

Por outro lado, se não houvesse sofrimentos impostos pela natureza, incluindo as doenças, e as vicissitudes impostas pelos nossos semelhantes, a tendência dos espiritos seria acomodarem-se em mundos inferiores e não evoluir. A lei do progresso espiritual é uma das leis da natureza. Quando as pessoas partem deste mundo, se ficam conscientes de que é possivel progredir para estados bem mais felizes, arrependem-se de não ter tido uma vida mais adequada ao progresso. E pedem para reencarnar de novo, para que lhe seja dada nova oportunidade. Aqueles que são espiritos mais atrasados, têm de reencarnar compulsivamente. Caso contrário ficariam a vaguear no espaço, infelizes para a eternidade e a perturbar outros espiritos encarnados ou desencarnados.

Quando encarnamos num mundo inferior, mas também somos espiritos atrasados, estamos num mundo adequado para nós, e não nos sentimentos infelizes. Os selvagens sentem-se bem na selva. Aqueles que são repetentes e não passam de classe são aqueles que estão em expiação. Estão num mundo inferior, sentem-se mal lá, mas são fracos, falharam as provas e não conseguiram progredir para um mundo melhor.

bem hajam             

Bom post _vitor_ ,  ;)

Mas segundo a Biblía existe o valôr material, se a Biblía tem algum valôr, diz que nós somos à imagem e semelhança de Deus.
Após o Dilúvio, Deus diz:
"Não se contenderá mais o meu espirito, contra o homem, pois ele também é carne."  :o

Já agora, como é "medido", ou defenido por exemplo, um "espirito mais atrasado" ??

De onde e como surge essa medição, qual a tabela ??

Como já questionei antes, também há os que nao tem memória ou tempo para fazer a diferença, então nesse caso,
ou até condições de vida, pois tudo é um novo ciclo, como pode haver evolução linear e justa.
Tem que ser justa, pois é por essa "régua" que supostamente somos medidos ... estou errado ??

Não estou, logo, creio que é mais uma questão de fé, e não um facto concreto ...

Todos lembram-se de vidas anteriores, mas nenhuma futura, entao como dizem que vamos para mundos melhores se evoluirmos.
Como podem fazer esta afirmação ??
Se evolui, não retrocede, se não há retrocedimento, como chega a informação até nós ?

Poderia haver o conceito de evolução, seguindo uma ascenção linear, logo os selvagens sentem-se bem na selva, porque é natural.
Caso contrário, e supondo uma reencarnação em retrocesso, era injusta e desigual, e dificilmente haveria evolução.

Fica bem


Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá Seth

A reencarnação é uma crença, não há dúvida. Na verdade não conheço ninguém que nos possa dar provas inequivocas da mesma. Eu tenho as minhas convicções que têm uma base, que o uso da razão não me desmente, mas não quero nem as posso impor a ninguém. Cada uma tem a sua cabeça (e para alguns o seu espirito), para pensar por si...

O Antigo Testamento não tem, para mim, o mesmo valor do que o Novo testamento da Biblia. Eu não acredito que foi Deus que disse o que está na Biblia. A Biblia é apenas um registo da interpretação dos homens das mensagens que outros homens professavam, não estando livre de erros.

O Velho Testamento foi escrito por tribos ainda com alguns costumes semi-selvagens. No entanto, os dez mandamentos, de Moisés, são uma prova de elevação, que ainda é válida nos dias de hoje.

O Novo Testamento, para quem o leu e não para quem o cita através da leitura alheia, continua a ser uma obra dos homens, mas a palavra de Jesus de Nazaré tem um teor muito mais espiritual, enquanto ao antigo Testamento era um livro religioso, mas também uma espécie de código civil primitivo.

Para Jesus a intenção é mais importante do que o acto. O mal ou o bem que fazemos é um problema da nossa própria consciência. A moral é para aplicar a nós mesmos e parte do principio de que, para Deus, todos somos igualmente importantes.

Em consequência, o nosso comportamento é agradável a Deus quando não fazemos aos outros aquilo que não gostavamos que nos fizessem a nós e/ou aqueles que amamos mais, mas pelo contrário, quando fazemos aos outros o que achariamos digno para nós mesmos e/ou para aqueles a quem amamos mais. Quando não fazemos o que reprovamos nos outros. Mas Deus não julga nem castiga ninguém. As suas leis naturais são de tal modo que, mais tarde ou mais cedo compreendemos o que é realmente melhor para nós mesmos e fazemos o que é agradável a Deus, porque é o nosso interesse. É um processo natural e inevitável. Quanto mais depressa compreendemos, mais depressa evoluimos para estados mais felizes.

O Evangelho de S.João, na parábola de Nicodemos, explica a reencarnação. Explica a dualidade corpo/alma: "o que nasce da carne é carne, o que nasce do espirito, é espirito". Enquanto seres encarnados somos uma unidade carne+espirito, mas quando o corpo morre, deixamos de ser carne, mas continuamos espirito.

Allan Kardec conhecia profundamente as palavras de Jesus. E ajuda-nos a compreende-las, numa perspectiva espiritual. De outra forma, algumas das palavras de Jesus não teriam muito sentido. Jesus falava para os homens de há mais de 2000 anos...O espiritismo é uma doutrina ditada pelos espiritos. Kardec não foi o autor, mas o realizador da obra. As verdadeiras revelações dos religiosos também foram transmitidas pelos espiritos, mas alguns chamam-lhe anjos, outros deuses, etc.

Por fim, o espiritismo captou as palavras de Jesus para si, mas não exclui outros grandes mestres da humanidade, como Sidarta Guatama (conhecido por Buda - não sei se se escreve bem assim o nome) e outros. Falavam para povos diferentes, com outros costumes, mas, do ponto de vista a moral, as suas lições eram mais ou menos comuns. 

Mas o que interessa mais no mestre é o exemplo que deixa. Eu não sou católico, mas não posso deixar de enquadrar Teresa de Calcutá, por exemplo, entre os mestres da humanidade. O que interessa não são os nomes, mas o que disseram e o que fizeram pela humanidade.

bem hajam