Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • DEUS existe
    Iniciado por ganancia
    Lido 18.753 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Maçonaria não diz nada disso... Aliás a Maçonaria até aceita ateus, as crenças de cada um não tem a ver com a Maçonaria...Acho eu...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 28 agosto, 2011, 23:07
A Maçonaria não diz nada disso... Aliás a Maçonaria até aceita ateus, as crenças de cada um não tem a ver com a Maçonaria...Acho eu...

O Grande Oriente lusitano não aceita ateus...
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 28 agosto, 2011, 23:10
O Grande Oriente lusitano não aceita ateus...

é exactamente ao contrario... embora na constituição de Andersen esteja que não se deve ser um ateu estúpido nem um crente crédulo (por outras palavras mas é isto...)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 28 agosto, 2011, 23:17
é exactamente ao contrario... embora na constituição de Andersen esteja que não se deve ser um ateu estúpido nem um crente crédulo (por outras palavras mas é isto...)

Tanto quanto sei o Grande Oriente não aceita ateus, foi até dito em entrevista pelo Grão-Mestre, já a Loja Mercúrio aceita ateus a agnósticos. De resto, a Maçonaria é gnóstica. O «outro lado» prova-se com o desenvolvimento espiritual.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 28 agosto, 2011, 23:27
Tanto quanto sei o Grande Oriente não aceita ateus, foi até dito em entrevista pelo Grão-Mestre, já a Loja Mercúrio aceita ateus a agnósticos. De resto, a Maçonaria é gnóstica. O «outro lado» prova-se com o desenvolvimento espiritual.

Não o Grande Oriente Lusitano, aceita ateus. O GOL não é a chamada maçonaria irregular ou coisa que o valha... Na regular é que tens obrigatoriamente de ter uma crença...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Para voces o que é ser ateu?  :-\
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais.[1] O ateísmo é contrastado com o teísmo,[2][3] que em sua forma mais geral é a crença de que existe pelo menos uma divindade.[3][4][5][6] Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não há divindades.[7]

O termo ateísmo, proveniente do grego clássico ἄθεος (transl.: atheos), que significa "sem Deus", foi aplicado com uma conotação negativa àqueles que se pensava rejeitarem os deuses adorados pela maioria da sociedade. Com a difusão do pensamento livre, do ceticismo científico e do consequente aumento do criticismo à religião, a aplicação do termo foi reduzida em seu escopo. Os primeiros indivíduos a identificarem-se como "ateus" surgiram no século XVIII.[8]

Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais, citando a falta de evidências empíricas. Os ateus têm oferecido vários argumentos para não acreditar em qualquer tipo de divindade. Estes incluem o problema do mal, o argumento das revelações inconsistentes e o argumento de descrença. Outros argumentos do ateísmo são filosóficos, sociais e históricos. Embora alguns ateus adotem filosofias seculares,[9][10] não há nenhuma ideologia ou um conjunto de comportamentos a que todos os ateus aderem.[11] Na cultura ocidental, assume-se frequentemente que os ateus são irreligiosos embora outros ateus sejam espiritualistas.[12] Ademais, o ateísmo também aparece em certos sistemas religiosos e de crenças espirituais, como o jainismo, budismo e hinduísmo.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo
ILYM

Até porque não é sobre um livro sagrado que se fazem os rituais...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: Gens em 28 agosto, 2011, 23:10
O Grande Oriente lusitano não aceita ateus...

Caros,

Peço a vossa atenção para o seguinte tópico:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,15004.new.html#new

Tem sido notório em alguns tópicos alguma falta de clarificação sobre a Maçonaria.
Espero que o tópico venha contribuir para o vosso esclarecimento.

parsifal


#39
Os agnósticos são, por definição, aqueles que entendem ser impossível comprovar a existência de Deus (provas científicas, evidentemente): e os que Nele acreditam basear-se-iam em critérios estritamente religiosos: a Fé.
Os ateus, pura e simplesmente, não acreditam na Sua existência.
As ordens secretas acreditam numa entidade a que chamam de Grande/Supremo Arquitecto: Inteligência responsável pela criação dos mundos e pelas suas extraordinárias diversidades e leis imutáveis, a qual surge a cada crente conforme a respectiva capacidade para o entender, passando a ser um Deus Pessoal, embora com dimensão Colectiva (definição que perfilho).

Porém, não sou ateu porque, de modo íntimo/pessoal/particular, acredito na existência de Deus... mas não o faço apenas por uma questão de Fé.
Sou agnóstico, na exacta medida em que, para comprovar a existência de Deus, eu não posso usar o método científico da experimentação. Deus não é um fenómeno mensurável em laboratório. Daí a falta de provas... científicas.
Mas há outro tipo de provas, as quais são pessoais. São as provas dum outro tipo de experimentação, a que chamaria Provas Místico/Empíricas, ou seja, as que nos chegariam pelos dados da nossa experiência mística. E neste campo, quantos de nós já não teve experiências tão estranhas, tão insólitas e singulares que outra proveniência não poderiam ter tido senão duma Fonte para lá das nossas Nascentes.
E depois, há um outro argumento: Sendo o Homem um ser inteligente, por que motivo tem concedido tantos milhares de anos ao estudo da ideia de Deus? Simples masoquismo? Mais nada que fazer? Uma mera criação mental para servir de estratégia para dominar as massas pelo medo dum castigo Divino? Não me parece que tenha sido essencialmente isso.
A existência da simples ideia de Deus, já é intrigante. A pequenez intelectual humana é confrangedora. A imensidão do Cosmos e das suas maravilhas, apresentam-se ao pequeno mamífero Homem duma forma assustadora, avassaladora. Ainda não conseguimos compreender absolutamente nada de relevante sobre o mistério dos mundos, pelo que ainda é cedo para dizermos, em Absoluto, se Deus existe ou não existe.


Arph há maços ateus... É facto... Como não sei... ;D Mas que há, há...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: Arph em 31 agosto, 2011, 20:48
Os agnósticos são, por definição, aqueles que entendem ser impossível comprovar a existência de Deus (provas científicas, evidentemente): e os que Nele acreditam basear-se-iam em critérios estritamente religiosos: a Fé.
Os ateus, pura e simplesmente, não acreditam na Sua existência.
As ordens secretas acreditam numa entidade a que chamam de Grande/Supremo Arquitecto: Inteligência responsável pela criação dos mundos e pelas suas extraordinárias diversidades e leis imutáveis, a qual surge a cada crente conforme a respectiva capacidade para o entender, passando a ser um Deus Pessoal, embora com dimensão Colectiva (definição que perfilho).

Porém, não sou ateu porque, de modo íntimo/pessoal/particular, acredito na existência de Deus... mas não o faço apenas por uma questão de Fé.
Sou agnóstico, na exacta medida em que, para comprovar a existência de Deus, eu não posso usar o método científico da experimentação. Deus não é um fenómeno mensurável em laboratório. Daí a falta de provas... científicas.
Mas há outro tipo de provas, as quais são pessoais. São as provas dum outro tipo de experimentação, a que chamaria Provas Místico/Empíricas, ou seja, as que nos chegariam pelos dados da nossa experiência mística. E neste campo, quantos de nós já não teve experiências tão estranhas, tão insólitas e singulares que outra proveniência não poderiam ter tido senão duma Fonte para lá das nossas Nascentes.
E depois, há um outro argumento: Sendo o Homem um ser inteligente, por que motivo tem concedido tantos milhares de anos ao estudo da ideia de Deus? Simples masoquismo? Mais nada que fazer? Uma mera criação mental para servir de estratégia para dominar as massas pelo medo dum castigo Divino? Não me parece que tenha sido essencialmente isso.
A existência da simples ideia de Deus, já é intrigante. A pequenez intelectual humana é confrangedora. A imensidão do Cosmos e das suas maravilhas, apresentam-se ao pequeno mamífero Homem duma forma assustadora, avassaladora. Ainda não conseguimos compreender absolutamente nada de relevante sobre o mistério dos mundos, pelo que ainda é cedo para dizermos, em Absoluto, se Deus existe ou não existe.



O Hermetismo dá muitas respostas.
C'est dans l'air.

#42
eu sempre tive uma grande fé... desde pequeno pois tive desde muito novo coisas acontecerem...

coisas que ninguém me conseguia explicar...   à pouco tempo comecei a estudar o espiritismo em que  a  matéria de Alan Kardec me deu ainda mais fé e acreditar em Deus...




todos nos iremos  nos elevar agora cada um trepa a sua escada...

no caminho de Deus...

Mensagem alterada devido à falta de utilização do Verificador Ortográfico
(por favor nandolux, tem atenção a isto:P

Olá Nandolux

Deus é independente das organizações religiosas e dos conceitos obtusos que os homens fazem Dele. A ideia de um Deus antropomórfico, ou seja, imaginado à semelhança dos homens, é uma das razões do ateísmo.

Eu também comecei a estudar as obras de Allan kardec, já lá vão mais de 10 anos. Nessas obras define-se Deus, de uma forma muito mais credível e liberta de preconceitos e superstições: "Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas". Acreditar em Deus, neste sentido, é acreditar que, por detrás da concepção do universo existe uma inteligência, ou melhor, uma intenção inteligente. Essa intenção inteligente está impressa nas leis da natureza, que o homem vai descobrindo e das quais só conhece uma ínfima parte.   

Quando vemos uma obra genial do homem, não hesitamos em classificá-la de "obra inteligente". Não compreendo porque razão, ao contemplar um corpo humano, ou outra obra complexa da natureza, muitas pessoas se recusam a encontrar a Inteligência Suprema nessa obra. Por que razão custa tanto ao homem admitir a existência de algo acima de si mesmo? Só o orgulho, essa praga de que todos somos sofremos, pode justificar tal cegueira.

Se, por um lado, o orgulho dificulta ao homem reconhecer a Inteligência Suprema por detrás das leis universais, também é o orgulho que leva alguns de nós a ter a pretensão de compreender o Criador, face à limitada inteligência que caracteriza o nosso estado actual.

bem hajam

ricardocosta28
Eu acredito em Deus , desde muito novo tenho imensa fé, um colega do fórum disse que ao ler as obras de allan kardec aumentou a sua fé por incrível que pareça a mim aconteceu -me o mesmo , encontrei as respostas ao que procurava  , perdi o medo á morte porque acredito que depois do físico há um outro lado melhor que este, Deus é soberanamente justo e bondoso . Então  as pessoas pergunta-se porque sofrem?Sofremos porque nos temos livre arbítrio  e nem sempre fazemos as melhores escolhas  .Somos expiados desde que nascemos até a morte.Não é preciso ver para acreditar , isso são os humanos, se fazemos o bem teremos coisas boas se fazemos o mal teremos coisas más