Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • [Tomar] Subterrâneos Místeriosos [Com desafio!]
    Iniciado por semrosto
    Lido 10.487 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Hoje venho falar-vos de um assunto muito delicado, um pouco controverso.
Desde muito cedo, que se ouve falar nas bocas das gentes de Tomar que existe uma serie de túneis, construídos sob as ordens dos Templários, aquando a construção do castelo. Desde sempre que ilustres pessoas da terra e de fora procuram exaustivamente estes ditos subterrâneos.
A existência dos subterrâneos, julga-se que é devido ao facto de os Templários terem escondido o seu tesouro em Tomar, mas nada pode provar isso, além das teorias.
Sabemos (segundo a historia) que os Templários quando foram executados em França que na mesma noite, alguns mestres (?) fugiram com uma parte dos bens que eles tinham numa carroça até ao porto naval (que não me recordo de momento), e de lá foram em direcção a algum lado, onde não se sabe! Julga-se muito, talvez Escócia ou Portugal, pois em Espanha não porque estavam em guerra civil, Inglaterra não porque eram o braço direito do rei Filipe de França. Na Escócia muito a sobre estes cavaleiros, mas o maior belo está em Portugal, julga-se que tenha sido mesmo para aqui que tenham vindo. Deveram ter desembarcado no porto Templário de Peniche (hoje abandonado como já aqui foi referido num post) e feito a viagem até Tomar.
Isto é tudo o que se julga na história, nada em concreto.
Mas vocês perguntam mas afinal o que é que tem Tomar a haver?
Simples, Tomar foi e será sempre a sede Templária em Portugal, (ainda hoje muito merecido o facto de ser capital mundial dos Templários 'consagrada em 2010')
Tomar tem a ligação a muitos mundos, seja religiosos, espirituais, etc.

Desafio o pessoal do esoterismo a elaborar um trabalho sobre Tomar, e se houver alguém ligado ai a alquimia melhor, segundo o que sei Tomar está sob os cinco elementos da alquimia 'Terra, Fogo, Agua, Ar e Eter' (?) (julgo serem estes pois não estudo essas matérias). Desde ovos até balões alquímicos aqui se encontra tudo.
Para quem estuda sobre misticismo e exoterismo, indico que Tomar está sobre a influência do número 7 (numero da perfeição e do sagrado).
Não é por acaso que Tomar tem sete colinas, tal como Jerusalém, Lisboa e possivelmente a Atlântida (?). Estamos perante solo sagrado!


Deixo um texto da minha autoria abaixo sobre o mistério dos túneis de Tomar:

CitaçãoA grande maioria das lendas que focam os subterrâneos de Tomar aponta para a existência de um entre o castelo a famosa igreja de Santa Maria do Olival.
Mas com tanto rebuliço em volta de uns simples túneis, esquecem-se de outras localizações também importantes que raramente são mencionadas como o que irei transcrever:

"As mesmas lendas dizem que esses subterrâneos conduziam os neófitos até uma câmara de iniciação que estaria sob o refeitório que está virado para o jardim. Existem provas muitos factuais da existência destes subterrâneos. Durante a reconstrução da igreja de Santa Maria dos Olivais, nos anos quarenta, foi colocada uma lápide na entrada do túnel que se bifurcava até ao mosteiro feminino de Santa Iria (Irene) e até à Praça da República. Passando debaixo do rio Nabão, este troço está actualmente inundado devido à construção da nova ponte. Não longe de Nossa Senhora das Oliveiras encontrava-se o domínio senhorial do nobre visigodo Gastinaldo e da sua esposa Cassia. Investigações feitas na década de 70 levaram à descoberta do subterrâneo que ligava a casa ducal ao Convento de Santa Iria, passando por Nossa Senhora das Oliveiras. Nas pedras que o sustentam podem ser vistos símbolos visigóticos, na forma de cabeças bovinas. O túnel deve ter sido reforçado em várias épocas visto que em diversos pontos do subterrâneo aparecem abóbodas ogivais, possivelmente de origem templária. A entrada deste subterrâneo encontra-se sob uma lápide rectangular que pode ser vista no chão da capela, cuja orientação a distingue das demais e que está virada para o poço de ventilação que se encontra nas proximidades da capela."

Muita desta informação que relembrei em cima está mais do que provada, por quem já viu e por os poucos que têm acesso a certos lugares quase que restritos em Tomar.
Talvez tenham receio algumas entidades de meter estes assuntos a descoberto, ou será que ainda acreditam que quando fizeram as escavações a meia dúzia de anos na Rua Carlos Campeão ao lado dos bombeiros municipais, não foram mais alem do metro e meio de profundidade do alcatrão porque já não tinha mais nada que interessa-se?
Se nessa mesmo rua se localiza o famoso fórum de Sellium (Romano) que ainda hoje se mantém ao abandono, seria mais que obvio que abaixo daquele metro e meio de terra, se garante a 99% que existe mais alguma coisa, ou tiveram medo de lá mexer?
Mistérios e mais mistérios.

[Grupo de Estudos TomarTemplo]


Opiniões e expedições aceitam-se, tenho muito material sobre o tema para partilhar fotos e documentos.
Mas não posso partilhar isso aqui como é obvio, tudo no devido local. É só pedirem!
"Estuda o passado se queres prognosticar o futuro." by:Confúcio

Nas escavações ao lado dos bombeiros, apareceu o forum romano, se os Visigodos vieram depois seria lógico que esse espólio estivesse antes do Romamo, no entanto só se vê o Romano.

Blumah

chacalnegro
Olá devo dizer que boa parte desses aspectos de Tomar são meramente lendários e sem fundamento. Os nomes dos senhores visigodos são inventados pela hitoriografia dos sécs. XVII e XVIII para fundamentar a antiguidade cristã da cidade. De facto a cidade romana tem ocupação visigótica posterior, mas o crescimento da vila a partir do séc. XII absorveu todos esses elementos. Podem ver-se pedras visigóticas reaproveitadas na torre de menagem do castelo, ao lado do Convento de Cristo. A escolha de Tomar para sede da Ordem do Templo foi acidental, porque o seu início deveria ter sido no castelo de Ceras. A sede da Ordem só não permaneceu em Ceras porque o castelo desta localidade estava muito arruinado e havia pouco espaço para construir. Os templários preferiem transferir-se para Tomar optando por construir tudo de raiz, num espaço mais desafogado e com abundância de pedra já talhada, proveniente da cidade romana arruinada.

Há histórias de túneis "secretos" em todas as povoações antigas. E diz-me a experiência que quando não são só histórias provenientes de uma imaginação fértil, são minas de água ou caneiros de esgoto, muitos com pouco menos de 200 anos.
Algumas das hipóteses de túneis, muitas vezes com dezenas de quilómetros eram completamente impossíveis de realizar com os meios que tinham à disposição (picos, picaretas e pás de ferro). Não nos esqueçamos que não havia tuneladoras como nas obras do metro. ;)

Quando alguém queria evacuar uma fortificação ou um grande edifício recorria ao que se chama "porta da traição" que nada mais é que um postigo ou uma pequena porta das traseiras que dá para uma estrada ou um rio, para facilitar a fuga.
O melhor exemplo de um sistema de evacuação encontra-se no castelo de Ourém, em que havia um passadiço coberto directamente da alcáçova para uma pequena porta abaixo da torre direita, que saía na encosta abaixo.


No entanto, é sempre importante recordar estas lendas porque, no fundo aumentam a beleza dos sítios, momeadamente Tomar, que é uma localidade esplêndida.


chacalnegro

há um membro do nosso site que é especialista de assuntos sobre os Templários, ele vai de certeza ler este tópico e irá tecer uma boa opinião, boa Noite!
Blumah

o chacal tem toda a razão no que disse.

Posso também acrescentar que alguns dos túneis criados ao longo do país, foram destruídos acidentalmente (ou por falta de cuidado) na construção de estradas e saneamentos.

#7
Informação no fórum TomardosTemplários:

CitaçãoUma representação simbólica que ornamenta uma das chaves de abóbada de uma sala do Covento de Cristo, que faz parte do Castelo de Tomar, é interpretada por Maurice Guinguand (O Ouro dos Templários: Gisors ou Tomar) como a representação de Hermes Trismegisto, considerado o fundador da alquimia. Esta poderá significar que esta «arte» era praticada no convento, o que também poderia ser testemunhado pela presença de um ovo alquímico que ainda pode ser visto na parte ocidental do castelo. Lembremos que na Idade Média e no Renascimento, a alquimia constituía uma verdadeira filososfia da matéria, cujos adeptos procuravam desvendar os mistérios da natureza. O aspecto misterioso que lhe é geralmente atribuído estava relacionado com a codificação da linguagem utilizada, uma vez que só era conhecida pelos iniciados.

Esta efígie de três rostos encontra-se junto ao refeitório do Convento de Cristo, bem oculta (e, actualmente, escondida dos visitantes), mas posicionada de tal forma que se fosse retirada, não só faria desabar o tecto, como todo o piso superior. Podemos encontrar exactamente a mesma cabeça esculpida na parte inferior de um pilar da Catedral de Sées, em França. Segundo M. Guinguand, estas duas esculturas indicam a localização do mesmo tesouro (o dos Templários), mas em duas épocas distintas.

Segundo ele, os bens preciosos da Ordem do Templo tinham sido reunidos e guardados em segurança em Sées, num local extremamente secreto que poderá estar relacionado com o poço que se encontra no interior da catedral. Quando Filipe, o Belo, decidiu prender os Templários, em 1307, Jacques de Molay, então Grão-Mestre da Ordem do Templo, teria confiado a um dos seus cavaleiros a missão de salvar o tesouro. Este é transportado para o Norte da França, onde o espera uma parte da frota templária, vinda de La Rochelle. O precioso carregamento é então transportado para Portugal, desembarcando no porto de Serra d'El Rei, próximo de Óbidos. A partir daí, o transporte até Tomar é feito sem quaisquer problemas.

Recentemente, especialistas internacionais quiseram conhecer o que existe no subsolo de Tomar, pois sabe-se que existem entradas, mas seladas, e, que noutros locais, os Templários construiram túneis com trinta metros por baixo da terra. Os especialistas recorreram ao Instituto de Geofísica e, graças aos métodos da geoelectricidade e do georradar, poderiam detectar as cavidades subterrâneas até 40 metros de profundidade, sem efectuar aberturas, sem tocar em nada e sem danificar nada. Mas o Ministério da Cultura português proibiu a pesquisas.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Puca
Ora aqui está um grande tópico. Desafio aceite!

Vivo na zona de Dornes onde existe um Torre dos Templários, segundo as vozes do povo existe um túnel que liga essa Torre ao Convento de Cristo, no entanto não encontro nenhuns dados a esse respeito. Mesmo que exista, o mais provável é ter ficado submerso com a subida das águas de Castelo de Bode. Essa torre está construída sobre ruinas romanas, mas nem isso está devidamente documentado.

Por outro lado conheço bem o Convento de Cristo, participei numa peça de teatro que ainda podem lá ver "O nome da Rosa" de Humberto Eco. Ora nessa participação conheci zonas do convento de acesso restrito e conheci muito bem as 3 faces de Hermes Trismegisto, a charola e inclusive o caminho espiral para o sino. Uma enorme simbologia a nível de conhecimento gnóstico é encontrada ao longo de todo este espaço, os poços de água que no seu interior têm portinholas para possíveis tuneis, tudo cheio de mistério que necessita de mentes muito abertas e libertas de dogmas para poder ser compreendido. :)






francamente... o pouco que conheço de tomar, são as tascas do tempo da tropa, pois era a vila mais próxima de onde estava colocado... e agora provavelmente até já devem estar fechadas...  ::)

mas... a nossa história diz-nos que Portugal ofereceu terras aos templários em troca da ajuda deles a reconsquistar isto aos mouros... isso não são lendas... é história...

Também sabemos que as construções eram normalmente feitas em cima de outras já existentes... por isso temos igrejas e outros monumentos com vários estilos de arquitetura...

Também sabemos que TODAS as construções dos tempos mediévais, com finalidades "bélicas", como castelos... dispunham de tuneis secretos, normalmente usados para pedir ajuda ou para fugir durante os cercos...

Sabemos também que os templários eram ricos...  ::)

Não sei onde é que alguém vê lendas nisto...

o que falta saber-mos é onde são as entradas e se os tuneis ainda não abateram... se descubrirem algum... eu sou gajo para entrar la...  ;)

a minha religião é a verdade...

#10
eu tenho interesse em investigar este assunto ... alguém sabe de informações ou "uma equipa de investigação" ?

BlackMiau
Não se podem deixar endereços de email ou links...


BlackMiau
Agora já sabes ;)

Se alguém souber alguma informação ou houver uma equipa de investigação, certamente te enviarão uma mensagem privada :)

Sou novo aqui, mais uma vez desculpa, espero e ficar a guardar por ela :p