Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Caixa de Pandora
    Iniciado por pipacarvaçho
    Lido 8.542 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa Ideia :)
Espero la o teu Post.
Até Já então ;)

#16
Olá!

Li este mito directamente da obra de Hesiodo,"Teogonia,trabalhos e dias".
Mas outros autores gregos e latinos se referem a ele.

O dilema é,depois de aberta a caixa de Pandora,todos os males vieram ao mundo só lá ficou a "esperança".

Como esta estava contida com os males do mundo,esta,a "esperança" não será também um mal??? .O mal menor?

Vejam lá...
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#17
Oi, então estão aqui a falar de mitologia grega e não chamam o Jack para cá vir?? Eu que estudo Grécia Antiga à mais de 6 anos na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa e há mais de 50 anos na faina!!!  ;D ai ai...  ;) (mas a parte dos 6 anos é mesmo verídica!  ;))

Bom, vou vos contar melhor o que sei de Promoteu, mas já que falaram em titãs vou então falar mais do que era pretendido:



Há muito tempo, mesmo antes de Zeus se quer existir (o pai de todos! ;D) quando não havia universo, não havia nada, só escuridão, havia um titã (e por favor não misturem titãs com deuses! Não têm nada haver! NADA!), na versão de Hesíodo  todos surgem de um rio que era o único que cruzava o mundo, límpido e cristalino. Já com Ovidío surgem de um ovo de prata. Há esta é a versão de Homero (Homem do séc XII ou X a.c segundo Heródoto, o grande autor da Ilíada (guerra de Tróia) e Odisseia – em estimadas 46 obras só chegaram hoje 3!=S ).  Só muda é como tudo começa de resto é sempre tudo igual em qualquer versão, porém atenção que só Homero é grego os outros são só romanos influenciados!). Distingam que antes de Zeus ou eram titãs (Gaia, Oceanus, Crono, são personagens que estão mais directamente ligados a explicações da física) ou deuses primordiais (não referirei todos, pois são mais de 86! Fora os deuses ctónicos (da terra, daí o termo placas tectónicas) ou aquáticos já fazem mais de 150... =S.


Bom...


havia um titã chamado Caos (derivado aos inúmeros significados, os romanos assim o apelidaram, derivado a significar tanta coisa num só personagem mítico e nada se sabe sobre o nome original...) que certa altura se fragmentou dando origem a vários titãs

Gaia (ou  Gea=Terra, daí o nome de geo de geógrafo!) mãe de todos ("mãe natureza!") e detentora das  grandes visões. Caracterizada por grandes seios simbolizando os grandes recursos naturais (ouro, solos férteis, água abundante, etc.).

OceanusO 1º Senhor dos mares, que ao acasalar com Gaia fez surgir os Oceanos, mares, rios e lagos. Meio homem meio caranguejo (não tinha tridente, tinha outra coisa qualquer...)

Eros (Nota: existem duas versões de origem, ou era filho de Afrodite e Ares, deus da guerra ou surgiu com o Caos, mistério para arqueólogos...) é do termo eros que vem a palavra erótica, sendo este quem irá dar coragem a Gaia a acasalar com Úrano seu irmão... É este indivíduo quem geriu todos os acasalamentos e amores entre deuses primordiais (todos os deuses que surgem antes de Zeus!) e titãs. Tal como Afrodite (cuja origem também é incerta!), é um deus primordial da caracterização irracional.

Éter+nix etér: luz (estrelas na noite) e nix noite, gémeos que simbolizam a noite (como ainda não havia sol e recordo que éter e Hélio são gases originário do sol, estrelas e big bang), filhos de Gaia com Urano (céu) que quando este se ía embora vinha nix+éter=noite para o pé da sua mãe! =D


(Continuarei noutro tópico que agora tenho de sair, alguma coisa ou dúvida é só chamar!)

Baril, mas BUÉ de Bié confuso!!
Continua logo que possas :)

Citação de: AbelhaMaia em 08 agosto, 2009, 21:16
uma conclusão que tirei a partir deste que dá pra justificar as desigualdades entre os sexos e vê-se isso nos mitos: a culpa de todos os males é das mulheres. (mas não e claro)

Realmente desde sempre existe uma descriminação entre os sexos...sendo sempre dada como culpadas as mulheres.... temos o exemplo da Biblia, este exemplo da caixa de pandora... e deve haver mais mas dos quais não tenho conhecimento...

Citação de: BreakGirl em 02 julho, 2010, 03:44
Baril, mas BUÉ de Bié confuso!!
Continua logo que possas :)


Se tens dúvidas perguntavas, eu só poderei continuar no Domingo, portanto aproveita para te esclareceres!  ;)

#21
Olá!

Ainda bem que conheces mitologia,mas também não és o único.


Quanto á "esperança" que ficou na caixa,será o menor dos males???

Quanto ao facto de aparentemente as mulheres serem as culpadas de tudo é metafórico.

Isto é assim.

No imaginario do homem existe uma mulher,bem definida, na mulher um homem também bem definido
A  este par chama-se Sizigia
Acontece que ambos.Estes nossos "habitantes"  são "primitivos" e responsáveis pelos relacionamentos.

Como estas historias são contadas por homens é claro que culpam as mulheres de serem frívolas,mas estão é a falar da sua mulher interior que é primitiva.

Como na mulher,o homem interior o que predomina é um "Logos",inferior.No homem o que predomina é uma mulher com um "Eros" inferior com tendência para se deixar seduzir.

Poderia desenvolver esta ideia mas é demasiado complexa para a inserir aqui.

Mas fiquemos descansados os mitos não falam de homens ou mulheres reais,os mitos são erupções do inconsciente como dizia,Joseph Campbell,um dos maiores mitolgos.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#22
bom continuando que não tenho muito tempo:

tártaro--> deus do inferno (Hades é apenas o porgatório), ao acasalar com gaia deu origem aos maiores monstros da mitologia grega: O Cérbero (cão de Hades), Feia (um javali gigante), mantícora, Tífon  (deus dos tufões destruidores), finge, leão de nemeia, hidra (se não estiver em erro), e entre muitos outros...


Urano-->titã dos céus, senhor supremo de tudo, estando constantemente a violar sua irmã Gaia, com medo de um novo súbdito enterrava-os todos útero a dentro e com isto Gaia farta suplica aos seus poucos filhos que foram permitidos, mas só Crono se chegou à frente! Deus primordial do tempo cujo qual aguardara que este volta-se a abusar de sua mãe lhe corta os "anõezinhos" do meio das pernas, e com isto o esperma que caiu ao mar na espuma se formou e deu à costa Afrodite!


Crono-->um dos poucos filhos de Gaia, que sobe no poder, este é o deus do tempo (cronómentro ou cronologia), casa-se com Rea e dos vários filhos que teve foram Zeus, Posídon, Hades, Hera, Métis e Tétis (mãe de Aquiles e Atena). Contudo este com o mesmo receio do pai, este devora-os (o tempo tudo consome!). Mas eis que Rea troca o lugar de Zeus por uma pedra e este passou a ser criado na Terra pela mãe-Natureza (Gaia). E é quando este se torna adulto que se dá a famosa guerra dos titãs (isto após libertar seus irmãos...).


(até aqui como não quis falar dos 86 deuses primordiais, deixo assim mais resumido...)

Durante a guerra entre os deuses e os titãs se determinou o inicío de uma nova era (até Crono se explicava o Big Bang, formação da Terra, etc.) agora chegou o momento de uma hera de criação e desenvolvimento! Os deuses atiravam rochas uns aos outros, mas sem qualquer efeito, ninguém se danificava e ninguém era corrido, dada a situação Zeus foi para o tártaro onde Crono encarserou três ciclopes e outras criaturas que ajudaram Zeus na batalha, e assim foi, com ajuda tudo se facilitou para o lado dos deuses Olímpicos, com os ciclopes se forjou o Tridente de Poseídon, o elmo de invisiblidade de Hades e os relâmpagos de Zeus! =D

Com isto também Crono buscou um bichos esquesitos, mas pelo que me recordo também não ajudaram muito... Então Crono joga a sua última carta: o Tífon! no qual se decidia de certa forma o bem e o mal, tanto um como outro eram deuses do céu, mas Zeus era justo e Tífon era o deus dos tufões! ;D Com isto na luta assim que Zeus derruba Tífon este cai em Delfos, onde ele cai diz-se que se enterrou dentro do solo e foi dar ao tártaro de novo... Com isto Zeus se torna rei dos céus, o que tudo vê de cima; a Poseídon lhe coube o mar, sendo o senhor que sempre compreende as  dificuldades das minorias, das profundezas (as profundezas do mar são metáfora das profundezas do psicológico do individuo já Zeus da sociologia que tudo de cima vê, mas superficialmente...) e Hades o mundo dos mortos (este ou segue caminhos do ódio ou da depressão extrema, sempre pelo caminho mais doloroso): céu, água e terra.


(contínuo amanhã)











Citação de: BreakGirl em 08 agosto, 2009, 16:19
LOOOL!!!
Engraçado, a lenda q eu conheço é um Bocado diferente.
É assim:
Durante a Guerra entre os Titãs e os Deuses Gregos, os Titãs aperceberam-se que apesar de serem mto mais avantajados que os Deuses, não eram dotados de nem 1 terço da inteligência dos seus Adversários. Através de uma relaçao entre um Titã e uma Deusa, ou pela Obra dos Deuses, o Humano foi Criado, e a Guerra cecida, chegando-se a um acordo.
Prometeu, (um Titã), sentindo um grande afecto pelos Humanos, sempre os protegeu.
E de facto houve um dia em que o apreço de Prometeu foi posto à prova. Os humanos estavam a fazer descobertas magnificas, e Zeus, afrontado com a sua inteligência, tirou lhes o Fogo. Prometeu foi pedir auxilio à Deusa Minerva, ou Atena, (nao me recordo), pois uma delas é a Deusa da Sabedoria. Como a Deusa lhe disse que nada poderia fazer em afronta à ira de Zeus, Prometeu roubou uma Tocha do Olimpo, e levou o fogo de Volta aos Humanos. Mais irado ainda, Zeus condenou Prometeu a ficar acorrentado, mãos e pés, nas montanhas do Tártaro, onde todos os dias aparece um Corvo que lhe come o Fígado, e todas as noites o seu Fígado reconstitui-se.
Nao suficiente, Zeus procura Hefestos, o Deus da Forja, e pede-lhe para Forjar uma Mulher humana com a Beleza de uma Deusa. E assim Hefestos Cria, em Ouro, Uma Mulher Perfeita, a qem chama de Pandora.
E Pandora foi a oferta ao Rei dos Humanos, Epimeteu, Irmão de Prometeu. Todos os Homens suspiravam à sua passagem, encantavam-se com o seu mais vulgar e rude gesto, e todos Riam às suas Piadas, e as gargalhadas duravam durante varios Minutos. Mas as Piadas de Pandora nao tinham realmente Graça nenhuma. E Epimeteu orgulhava-se da sua Mulher apenas pela sua Beleza extraordinária, pqe Pandora era Oca, Futil.
E Epimeteu, no seu Enorme Palacio, tinha uma Sala em que nngm entrava sem ser ele, e a Unica coisa Presente nessa Mesma Sala, era uma caixa pequena, mto velha, de Madeira escura, de Ébano.
Epimeteu nnca disse a Pandora o que estava dentro da Caixa, apenas q era uma caixa perigosa que nnca devia ser aberta. Mas morta de Curiosidade, Pandora roubou a chave da Sala a Epimeteu enquanto este Dormia, e ficou surpreendida qndo viu uma caixa tao peqena e tao Velha. A fechadura da peqena caixa era em forma de Caveira. Mas mesmo assim, Pandora Abriu a Caixa, MORTA DE CURIOSIDADE. E de lá Sairam todos os Males do Mundo em forma de Insectos, numa algazarra enorme, e Pandora ficou assustadissima a olhar para toda a especie de Bichos que saíram daqela Caixa.
Epimeteu apenas teve tempo de Fechar coisa qndo já só Restava lá o Unico Bem Precioso Contido Nela: A Esperança.
Tbm sñ fosse isso, o que seriamos sem ela? ;)

Esta foi a que Li num Livro da Biblioteca da Minha Cidade :)



sim sim,isso ta quase tudo certo os erros q vi sao q pelo o que sei é que Zeus criou os homens e Prometeu q era um titã do bem deu aos mesmos o fogo