Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • [Insólito]Síndrome rara fez americana ser atacada pela própria mão
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.084 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Karen Byrne disse que ficava com o rosto inchado após agressões



Imagina seres atacado por uma das tuas próprias mãos, que tenta repetidamente esbofetear e socar-te. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de tuas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos.

Essa realidade é bem conhecida da americana Karen Byrne, de 55 anos, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome da Mão Alheia.

A síndrome de Byrne é fascinante, não somente por ser tão estranha, mas também por ajudar a explicar algo surpreendente sobre como nossos cérebros funcionam.

O problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar a sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.

A cirurgia para curar a epilepsia normalmente envolve identificar e depois cortar um pequeno pedaço do cérebro no qual os sinais eléctricos anormais se originam.

Quando isso não funciona, ou quando a área danificada não pode ser identificada, os pacientes precisam de passar por uma solução mais radical.

No caso de Byrne, seu cirurgião cortou o seu corpo caloso, um feixe de fibras nervosas que mantém os dois hemisférios do cérebro em permanente contacto.



Novo problema



O corte do corpo caloso curou a epilepsia de Byrne, mas a deixou com um problema totalmente diferente.

Ela conta que inicialmente tudo parecia bem, mas que então os médicos começaram a notar um comportamento extremamente estranho.

'O médico me disse: 'Karen, o que estás a fazer? a tua mão está a despir-te'. Até ele dizer isso eu não tinha percebido que a minha mão esquerda estava abrindo os botões da minha camisa", diz.

"Então eu comecei a abotoar a camisa novamente com a mão direita, mas assim que eu terminei, a mão esquerda começou a desabotoar de novo. Então o médico fez uma chamada de emergência para um outro médico e disse: 'Mike, você precisa vir aqui imediatamente, temos um problema'."

Karen Byrne havia saído da operação com uma mão esquerda que estava fora de controlo.

"Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha mala sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que acontecia", diz.

Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a esbofeteá-la, sem controlo. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes.



Luta de poder



O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça.

Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.

O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas.

O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.

Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas acções que desempenhamos.

A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.

Após a recuperação, os pacientes pareciam normais. Mas nos círculos psicológicos eles se tornaram lendas.

Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível – que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.



Experiências



O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry.

Num estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.

O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões numa imagem.

Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso.

Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.

A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.

Experiências como essa levaram Sperry a concluir que "cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando".

Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída nos seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.



Medicação



A maioria das pessoas que tiveram seus corpos calosos cortados parecem normais posteriormente. Vocês poderiam cruzar-se com eles na rua e não saberiam que algo havia acontecido.

Karen Byrne teve azar. Após a operação, o lado direito de seu cérebro se recusava a ser dominado pelo lado esquerdo.

Ela sofreu com a Síndrome da Mão Alheia por 18 anos, mas felizmente para ela seus médicos encontraram uma medicação que parece ter trazido o lado direito de seu cérebro de volta ao controlo.

A história de Byrne foi contada no último programa da série da BBC The Brain (O Cérebro), que foi ao ar na Grã-Bretanha.


fonte:arquivos do insólito

Será que era desta doença que o Devon Sawa sofria no Idle Hands ::)?
"só se desilude, quem se ilude"

A filha do Kennedy, tambem fez uma lobotomia e ficou com o mesmo problema. E interessante ser o lado esquerdo, mais interessante ainda quando dar-se quando se cortam os lóbulos cerebrais

Uau, que interessante!
O cérebro é uma coisa fascinante.

Pobre mulher... O que terá passado... :-\


Apesar de ser da area da saude, como sabem, desconhecia este sindrome.

Estamos sempre a aprender, nunca sabemos tudo.
Nice Nita já mereces um bjitu e um chicolati. =>
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

então pelo raciocínio lógico trollista, se uma pessoa der doar um hemisfério do cerbero a alguém sem cerbero...passam a existir 2 pessoas, ou seja, o meu signo e gémeos e também e o signo de toda a gente porque dentro de nos temos 2 pessoas ;D

coitada da senhora. ser espancada pela propria mao.. pode dar muitos problemas, e se a mao decide "gamar" ou apalpar alguem a senhora é que "leva" sempre as culpas..
believe in yourself.. no matter what!!