Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Avanca: História, Lendas e Mitos
    Iniciado por joaocaixinha
    Lido 8.360 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Avanca é uma freguesia portuguesa do concelho de Estarreja, com 21,54 km² de área e 6 474 habitantes (2001). Densidade: 300,6 hab/km².
Avanca é conhecida pelo leite, pelo ferro e por aqueles que aqui nasceram e / ou viveram e que se distinguiram nas mais diversas temáticas.

História:
Abanca, Ananqua, Vanca, Vanqua e Avanca são diferentes grafias do vocabulário Avanca. A origem deste é obscuro, no entanto, "basta o topónimo para garantir ao território desta freguesia uma antiguidade pré-nacional (sufixo Anco-origem pré-romana). A restante toponímia da freguesia é também muito importante pelo medievalismo pré e pós nacional" ex. Água Levada, Arada, Gonde, etc. Avanca, tal como hoje é escrita, começou a usar-se no século XVII, mas apareceu, escrita pela primeira vez no ano de 1046, numa carta de testamento "Avanca, tres villas que comparavimus". Existem igualmente teorias, que defendem que antigamente terá aqui existido uma vila com o nome de Banca, outros há que defendem que Avanca é a corrupção de avenca, planta medicinal.


Lendas:
A vila de Avanca era fértil em sítios ligados a histórias de «bruxas», «mouras encantas» e «grades de ouro». Já são poucas as pessoas que teêm conhecimento destas lendas, pois deixaram de ser transmitidas de geração em geração e são poucos os registos escritos das mesmas.
A noite de S. João é uma noite muito caracterizada nas lendas de Avanca, pois nessa noite, segundo o que se dizia, aparecia uma grade de ouro no fundo do Poço dos Chavões (situado nas Chousinhas - era uma zona profunda do Rio Gonde) e, para a tirar do rio, era preciso uma junta de bois negros.
Nessa mesma noite, diz-se também, que no Pinhal do Engelim (ainda não foi possível determinar a localização deste pinhal) aparecia uma «moura encantada», e que na ponte da Várzea (também no Rio Gonde a nascente da Nestlé) apareciam «bruxas» à meia noite.
Diz-se que no lugar do Fojo, a mina da Água Nova, também chamada a Mina dos Nove, teria como origem uma nascente que brotou subitamente do sulco do arado ou da charrua, quando uma lavrador andava a lavrar o terreno.
Fonte: "Subsídios para uma Monografia Histórica e Descritiva da Freguesia de Avanca" de Carlos Santos Cardoso, 1961

Mitos:
2.ª Invasão Francesa - Durante a 2.ª Invasão Francesa (General Soutt - 1809), as tropas francesas com cerca de 1200 homens passaram por Avanca, e grande parte da população fugiu para as marinhas de sal de Aveiro, levando ou escondendo todos os objectos de valor, incluindo até o crucifixo do Altar-mor da Igreja, que foi escondido num poço e até hoje nunca encontrado.
Mosteiro de Santa Marinha do Antuã - Havendo dúvidas quanto à sua localização, terá existido em Avanca o Mosteiro de Santa Marinha, que o rei D. Ordonho II doou em 922 ao Bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestuma "Et in ripa de Antoana Monasterio Sancta Marina... illum obtinuit dommus Salomon". Apesar de alguns historiadores apontarem para a localização deste mosteiro em Santiago de Riba Ul e outros para as margens do rio Antuã, uma estranha rede de túneis existentes no lugar do Fojo levam a querer que faziam parte do mosteiro e que do mesmo só existem ruínas dos alicerces enterrados sobre uma zona florestal, demarcada por três pequenas elevações.
Povoação muçulmana - Considerado um dos pontos negros na história de região e que segundo alguns Médium, situava-se cerca de 5 kms a norte do Mosteiro de Santa Marinha do Antuã, nas margens do rio Gonde, foi palco duma das mais violentas batalhas na região, motivada pela beleza de uma «moura encantada» que terá levado dois dos mais fiéis homens de seu pai a lutar entre si e ao extermínio de uma importante povoação muçulmana aqui situada. Pensa-se que daí provêm a lenda referida acima.
Poço sem fundo - No lugar de Fontela, situado poucos metros a norte da capela da Senhora da Saúde, existe um buraco considerado poço sem fundo, pois nunca foi possível medir o mesmo, devido às energias negativas que o mesmo emana por causa dos cultos aí praticados em tempos e ao mortos aí depositados.

Rodeada de outras localidades místicas, Avanca é considerada uma terra de muitas sobrecargas negativas, levando alguns dos seus habitantes a dedicarem ao ocultismo. Como já referi noutro tópico, alguns destes habitantes podem-se transformar pela noite em animais e pelo facto de existirem dois machos dominantes entre estes animais nesta localidade, a localidade nunca terá descanso.

Interessante! A verdade é que "não há fumo sem fogo". Em todas as lendas e mitos há sempre um fundo de verdade que lhes deu origem.

Sou de perto e tenho uma colega de turma que é daí.

Tenho que perguntar se sabe de alguma coisa !  :P