Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.624
Total de tópicos
26.967
  • Avant-Garde: Surgimento das Vanguardas
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 4.221 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O termo Avant-Garde nasceu em 1916 para denominar um movimeno artistico que surgiu na altura: O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo. Foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, no chamado Cabaret Voltaire, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.

Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris.

A principal caracteristica do Dadaismo era a posição a qualquer tipo de equilíbrio. - combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical. - ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.

Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.

Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.

O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

   

A partir do movimento assim denominado Dadaista, este termo extendeu-se em outros movimentos da altura. É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõem às tendências CULTURAIS, principalmente no campo das artes. Os textos seguintes registram alguns dos princípios fundamentais dos movimentos de vanguarda europeus do início do século XX. Cronologicamente, tais manutenções artísticas surgiram em torno da 1º Guerra Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que a sucedeu - quando então o mundo já se preparava para a 2º Guerra Mundial.


Vanguarda positiva

    * Cubismo
    * Construtivismo
    * Neoplasticismo
    * Suprematismo
    * Abstracionismo
    * Concretismo

Vanguarda negativa

    * Futurismo
    * Surrealismo

Estas vaguardas foram evoluindo, estagnando, readaptando-se até a modernidade, se bem que a area onde esta se destaca mais é na música, que é o caracter artistico mais difundido e comercializado no mundo.

FAITH NO MORE

Faith No More - Midlife Crisis

Faith No More: Ricochet

Faith no More the Morning After

A primeira banda de musica com a denominação Avant-Garde. Eles inovaram no sentido de misturarem imensos estilos musicais e quebrarem com todos os canones musicais até a altura. Contratempos espontaneos, variações drasticas de tom, composições que roçavam o complexo-simplista, ou seja, sons tao simples que era tão complexo compreender como estes soavam musicalmente aceitaveis, ou tão complexos que no entanto eram simples de ouvir. Vivem de um historial marcante no mundo do Rock, e esse lugar nunca ira ser desocupado, pois eles influenciaram imensas bandas mundialmente conhecidas, desde Korn, a Sistem of a Down, até Mushroomhead, e respectivos estilos musicais: New metal, Alternativo e Industrial.

CELTIC FROST

CELTIC FROST - A Dying God Coming Into Human Flesh (OFFICIAL VIDEO)

Celtic Frost- Progeny

Celtic Frost - Into The Crypt Of Rays (Wacken 2006)

Celtic Frost - Necromantical Screams (Live Wacken 2006)

A primeira banda de metal com o label Avant-garde, e um dos grandes percursores do Black Metal, Doom e Death Metal. O seu genero musical sempre foi marcado pela composição muito orientada por ritmos ora agressivos e martelantes, ora lentos e dramaticos, experimentalistas por natureza, tentaram abordar o já alternativo metal e torna-lo algo que desfragmentasse o proprio estilo musical e construisse uma linha de pensamento humana, essa inconsistente e intuitiva, reprimia o sentimento ate este explodir de varias maneiras para assim implodir em inumeros fragmentos, cada um unico a sua maneira. Marcaram o seu lugar no mundo do metal como uma banda que influenciou muitas outras, e que pertenceu a primeira das 3 grandes fases do Black Metal.

THE KILIMANJARO DARKJAZZ ESSEMBLE

The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble - Lobby (Live)

The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble - Goya (Live)

The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble-The Nothing Changes (Live)

Um grupo de musicos dentro do genero do jazz questionaram-se porque é que todas as vertentes do jazz eram alegres, satiricas, ritmicas, e claro, porque ninguem agarrou nos elementos que fazem o jazz e fazer algo que se contrapusessem ao proprio estilo? Assim nasceu The Killimanjaro Darkjazz Essemble. Este faz o jazz ser uma viajem ambiental pelos cantos mais obscuros da mente do ouvinte, um eco que transmite uma paz sombria que é elevada a beleza transcendental, algo que não é comum nem no jazz, nem no swing, ou blues. É ouvir e apreciar o ambiente de arrepiar...

DIABLO SWING ORCHESTRA

Diablo Swing Orchestra - A Tap Dancer's Dilemma + LYRICS

Diablo Swing Orchestra - Stratosphere Serenade + LYRICS

Diablo Swing Orchestra - Ballrog Boogie

Diablo Swing Orchestra - Heroines

Diablo Swing Orchestra - Zodiac Virtues

Intervention Opera, tal como eles se auto-caracterizam, misturam inumeros estilos musicais que, historicamente não tem nada a haver, mas que no entanto conjugados tornam-se em algo que apesar de por em causa tudo o que ouvimos até hoje. Como devem calcular, esta é uma das minhas bandas favoritas =D e não morrerei sem os ver ao vivo lol

THE AXIS OF PERDITION

The Axis of Perdition - Pendulum Prey (Second Incarceration)

Axis of Perdition - Heaving Salvation in the Paradise of Rust

The Axis Of Perdition - In The Hallway Of Crawling Filth

Axis of Perdition- Entangled in Mannequin limbs

Esta banda, já notificada num tópico anterior, é especial no sentido transecndental, ou seja, ultrapassa o reino dos vivos. A banda puramente experimental abraçou o ocultismo e a paranormalidade ao ponto de incluirem EVP's nas musicas e gravarem o album numa cave de um Hospital abandonado, onde se acredita existir assobraçoes. A banda assim quis transmitir de um modo geral o que é a transcomunicação instrumental,e e quem sabe comunicar com o alem.


DEATHSPELL OMEGA

DEATHSPELL OMEGA - Blessed Are The Dead Whiche Dye In Lor

Deathspell Omega - Kénôse I

Deathspell Omega - Abscission

Deathspell Omega - Abscission

Deathspell Omega - A Chore for the Lost (HD+Subs)

Deathspell Omega - Carnal Malefactor (Lyrics) Part 1/2

DEATHSPELL OMEGA - The Shrine Of Mad Laughter

Uma banda de um black metal altamente filosófica e experimental vinda da França, Deathspell Omega abordou o genero do black metal sob um ponto de vista Humanista e Metafisico, criticando as actuais bandas de black serem simplorias e somente tratarem satanás como um personagem de um conto. Para eles, satanas e deus são os pratos da balança mental que definem o ser humano, e que nos fazem pender a medida que evoluimos. Nunca promoveram a imagem, nunca revelando sua exata formação, somente promovendo seu trabalho através de um website oficial, tanto a nivel musical como a nivel lirico. Interpretações biblicas, profundas reflexoes do que é ser humano, DSO coloca essas questoes na famosa triologia que lançaram, constituida pelos albuns Si Monvmentvm Reqvires, Circvmspice, Fas - Ite, Maledicti, in Ignem Aeternum e por fim, Paracletus. O grupo lançou seu material pelo selo Norma Evangelium Diaboli, e discutia seu trabalho em entrevistas em um tom sério e ideológico, de modo quase acadêmico.

E assim eles terminam a viagem metafisica do ser humano com esta composição dramatica que leva qualquer um a verter lagrimas por nos mesmos, seres que nos criamos, que evoluimos, e que agora nos auto-destruimos...

Deathspell Omega - Apokatastasis Pantōn

Este topico foi feito as 3 pancadas, mas agora requer pesquisa da vossa parte ;)

Fontes: Lastfm, Wikipedia
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

ena,muito interessante ;)
tópico muito completo,parabéns ;)

#2
Tópico excelente e muito interessante! ;D

Excelente escolha de bandas e de músicas! ;D Parabéns! (já tenho playlist para ouvir hoje ;))

E deixo também um exemplo de uma banda portuguesa considerada Avant-Garde e que eu gosto bastante:

ThanatoSchizO - L.

#3
Muito bom =) estão aqui mais exemplos:

MAUDLIN OF THE WELL

Maudlin of the Well - Stones of October's Sobbing

maudlin of the Well - Excerpt from 6,000,000,000,000 Miles Before the First,...

Maudlin of the Well "Gleam in Ranks"

maudlin of the Well (normalmente abreviada como motW) é uma banda de Avantgarde Progressive Metal de Boston. Sua música contém elementos de vários gêneros, tais como doom metal, indie rock, new age, death metal e progressive metal. Eles lançaram três álbuns de estúdio antes de finalizar carreira em 2003. Os álbuns foram:

My Fruit Psychobells… A Seed Combustible (1999)
Bath (2001)
Leaving Your Body Map (2001)

E depois voltaram em 2009 para gravar um album que foi pago com a colaboração de 87 fãs da banda, o genial, Part The Second sendo o album com grande influencia de música Classica e Jazz.

A banda manteve um núcleo consistente que consiste de Jason Byron, Greg Massi e Toby Driver. Durante sua carreira, uma espécie de “porta giratória” de membros e musicistas de estúdio/shows envolvidos na mesma.
Suas músicas e letras, aliadas a atmosfera concernem predominantemente a projecão astral.

HYUBRIS

Orpheu - Hyubris (Forja-2009)

Hyubris - Mulher do Rio

Hyubris - Cançao de Embalar @ Portugal No Coração RTP1

Hyubris - Mulher do Rio @ Portugal No Coração RTP1

Hyubris, nome que provém do termo grego “Hybris” que significa “Desafio aos Deuses” é uma Banda portuguesa de heavy/folk/metal, com raízes celtas, do Tramagal.
Formada em 1998, inicialmente com o nome de “Lupakajojo” (iniciais dos seus menbros), os Hyubris contam na sua discografia com o EP “Desafio” e o álbum “Hyubris”, que têm vindo a ganhar reconhecimento do público muito por culpa de um som muito pŕoprio e original.
Caracterizados por abordarem um vasto leque de influencias portuguesas, nomeadamente folk celta, fado, etc, tocam um rock/metal que é unico pelo mundo inteiro. A Filipa tem uma voz brutal!!!

O orgulho nacional *.*

RAM-ZET

RAM-ZET- Queen (OFFICIAL VIDEO)

Ram-Zet - The Fall

Ram-Zet - And Innocence video

MyMETAL #33 -Ram zet (Claustrophobic journey)

Ram-Zet - 222

Ram-zet, um genero musical que é tão difiçil de descrever que nem o Mr.Zet, o seu criador, consegue arrangar termo para descrever o que cria. Diz que é algo que lhe sai simplesmente. E sai muitissimo bem!!!

SPIRITUAL

Spiritual - Pulse (A must see music video) (Embedding disabled, limit reached)

Spiritual - Nahash (Embedding disabled, limit reached)

SpiRitual - Symphony of Life (Embedding disabled, limit reached)

Spiritual - This Battle Is Yours (HQ) (Embedding disabled, limit reached)

Arrepiante...! Que tal a junção de musica industrial com musica espiritual das antigas civilizações a america central, e juntar um dos maiores compositores musicais do mundo: Stefan Hertrich.

Um projecto a solo em que maioritariamente é formado por musicos convidados, com ele no centro e compositor principal. Este ja com o historial do seu projecto inicial Darkseed, aqui revelou uma enorme sensibilidade para a melodia, e respeito pelas antigas culturas azteca, maia e inca.

NE OBLIVISCARIS

Ne Obliviscaris - As Icicles Fall (Embedding disabled, limit reached)

Ne Obliviscaris - Forget Not (Embedding disabled, limit reached)

Ne Obliviscaris - Tapestry Of The Starless Abstract (Embedding disabled, limit reached)

Ne Obliviscaris - Xenoflux (Live) (Embedding disabled, limit reached)

Ne Obliviscaris - Of the Leper Butterflies (Embedding disabled, limit reached)

Um caso especial. 6 Jovens prodigios juntam-se e criam a sua primeira banda, e que no qual surge isto... Ne Obliviscaris,provenientes da Australia, é um caso de lus e sombra, epico, melodico, melancolico, forte, brutal. Só lancaram uma EP e dao alguns concertos na Australia, mas ja estão a marcar o seu nome no mundo da musica.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...