Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Os chamados "Endireitas"
    Iniciado por Raedon
    Lido 8.512 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Raedon
Alguém sabe como funciona o dom desses homens / mulheres?

Eu duvidava deles, mas o certo é que eles curam mesmo algo quando estamos com algo torcido, ou fora do sítio por aí.
E mesmo sem estudos do corpo humano, eles sabem onde está cada tendão, cada coisa fora do lugar, lá que é estranho é!

Compartilhem experiências e coisas que saibam!

Cumprimentos

AndreiaLi
A mim parece-me ser uma mistura de Reiki com outras coisas pois eles mexem torcem etc...

Há largos anos existia um endireita famoso em Lisboa - O endireita da Esperança - era ao lado ´da casa dos Caracóis da esperança.  Para quem não sabe, perto da Assembleia da República . Este homem, penso que já morreu, conseguia fazer milagres quando algúem sofria de uma dor de costas, pé torcido....

Penso que nem sempre é dom, mas uma questão de prática...

Conheço 2 pessoas que sem conhecimentos nenhuns também se safam muito bem, uma delas é o meu pai, que de tantas vezes a ver a fazerem isso, acabou por aprender. A outra pessoa já tinha uma técnica mais complexa, pois além de tratar membros deslocados, também fazia massagens e afins... chegou a ser massagista de um clube de futebol e não tinha curso nenhum... neste caso talvez seja mesmo dom.

#4
Citação de: Raedon em 27 outubro, 2010, 22:45
Alguém sabe como funciona o dom desses homens / mulheres?

Endireitas são na realidade o nome popular que se da a pessoas que aplica técnicas manipulativas, tais como osteopatas, massagistas,...  Hoje em dia existem de dois tipos com estudos e sem estes. Normalmente os segundos aprenderam com alguém como o pai ou um conhecido que já fazia.
São optimos para as dores de costas e outras lesões musculares (quando sabem o que fazem!!!! e aqui é que é precso ter cuidado!!!).

Não têm exactamente a ver com um dom espiritual, mas mais com uma "habilidade manual"!!!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

alem do que foi dito anteriormente,
acho que tambem tem haver com a experiencia da pessoa, da primeira vez que tentaram "compor" algum osso nao deve ter saido bem

eu se torcer um pe, se a lesao é pequena, para mim é facil de compor, basta por a mao onde doi e massagar e tentar esticar o que saiu do sitio, eu ja torci mt coisa ao longo da vida, de tanto ver, ja sei como fazer -.-"

Ainda agora fui levar o meu pai ao endireita....eheh
A senhora a que foi já é bem conhecida aqui na zona, e aquilo é tudo uma questão de prática.
Não nos esqueçamos na medicina popular, onde pessoas da aldeia, e até mais para o interior, sabem muito. Elas sabem as ervas que nos vão melhor da gripe, etc etc. Os endireitas são a mesma coisa. É uma prática social antiga, que se vai passando de pai para filho, e com a prática de vários anos, os endireitas conseguem fazer várias coisas. Que eu saiba, não existem endireitas com 20 anos. Precisam de prática e experiência. É quase como um reinado. O pai morre, e o filho aí pega no trabalho que o pai deixou.  ;)