Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Paralisia do Sono ou Kanashibari
    Iniciado por SerpentRouge
    Lido 6.330 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho lido neste fórum alguns relatos de 'supostos' espíritos que causam paralisia ou ausência de movimento muscular durante uma fase do sono. Não é nada mais nem nada menos do que paralisia do sono, ou kanashibari, como os japoneses denominam este fenómeno.

Passo a citar:

"Paralisia do Sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer.
Fisiologicamente, ela é directamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas*.
Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objectos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objectos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenómeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Os sintomas da paralisia do sono incluem:

  Abrir os olhos, mas eles não se moverem.
  Mexer alguma parte do corpo, mas não conseguir.
  Gritar ou pedir ajuda, mas não sair nenhum som.
  Enrijecimento dos membros
  Insensibilidade
  Alucinações

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

Percepções: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode sentir presenças atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As percepções parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objecto pesado estivesse pressionando-o. Há também pessoas que relatam terem saído do corpo, ou até "flutuar". Em projeciologia, este fenómeno natural é chamado de catalepcia projectiva, que são os momentos que precedem ou sucedem a projecção da consciência. Normalmente estamos inconscientes durante a projecção da consciência que ocorre durante o sono do corpo físico, mas alterações no padrão de sono, ou exercícios metódicos podem despertar a lucidez e trazer domínio da projecção da consciência.
Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

Formas de induzir o "despertar": Respirar lentamente durante alguns segundos seguido de um repentina aspiração profunda.

Causas: A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já sugeriu-se que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurónios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em actividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Referências culturais: Na cultura Hmong, paralisia do sono descreve uma experiência chamada "dab tsog" ou "demónio apertador" da frase composta "dab" (demónio) e "tsog" (apertar, esmagar). Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
    Na cultura vietnamita, a paralisia do sono é conhecida como "ma de", que significa "segurado por um fantasma". Muitas pessoas nesta cultura acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas causando a paralisia.
    Na China, paralisia do sono é conhecida como "鬼压身" (pinyin: guǐ yā shēn) ou "鬼压床" (pinyin: guǐ yā chuáng), o que pode ser traduzido literalmente como "corpo pressionado por um fantasma" ou "cama pressionada por um fantasma".
    Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari (金縛り, que significa literalmente "atado ao metal".
    Na cultura popular húngara a paralisia do sono é chamada "lidércnyomás" ("lidérc pressionante") e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como "lidérc" (aparições), "boszorkány" (bruxas), "tündér" (fadas) ou "ördögszerető".[3]
    Na cultura brasileira, a paralisia do sono pode ter originado a lenda da Pisadeira, segundo a qual, durante o sono, uma mulher lendária pisa sobre o peito da pessoa que está dormindo, enquanto essa vê tudo e não pode fazer nada."


*"Alucinações visuais ou hipnagógicas – percepções visuais de objetos que não existem, tão reais que dificilmente são removíveis pela argumentação lógica – alguns autores propõem o termo "alucinose" para designar as falsas percepções onde o sujeito tem consciência da natureza imaginária ( um mundo não real ) de sua vivência. Quanto ao conteúdo podem não ter uma forma específica: clarões, chamas, raios, vultos, sombras, experiência caleidoscópica semelhantes à mandalas etc, ou têm formas definidas, tais como pessoas, monstros, demónios, animais, santos, anjos, bruxas, essas últimas geralmente são integradas a um processo interpretativo delirante nas psicoses."

in Wikipédia

Pode ser que este tópico elucide a maioria das pessoas em relação às experiências a que são sujeitas durante o sono, e que as referem como sendo paranormais.

Resta-me dizer que também já tive algumas experiências de paralisia do sono e nem por isso as encarei como manifestações de ordem espiritual. E considero que as explicações mais óbvias, geralmente são também as mais correctas.   
"Tenho mais medo dos vivos, do que tenho dos mortos."

muito boa esta eplicação.por acaso ja me aconteceu varias vezes..mas assusta me mesmo sabendo do que se trata..numa das vezes que me senti assim assustei me ainda mais.eu tinha uma vizinha ja velhota e com a qual me dava bastante bem..quando era pekena ia muito a casa dela passava muito tempo com ela.ela morreu..mas nunca me eskeci dela..mudei de casa e nunca me tinha acontecido..eu sonhava muitas vezes com ela, nao tinha medo e nos sonhos nem havia dialogo..via-a viva como outra pesasoa qualquer.mas houve um dia que me senti "presa",(lol, é como lhe xamo) e quando me senti assim ouvi a sua voz,e dizia me:" a vizinha nao te quer fazer mal..da beijinhos ao teu pai".ate me arrepio de pensar, tive tanto medo que corri po quarto dos meus pais..e xorei sem parar..ate a minha mae teve medo.doutra vez pareceu m ver o vulto duma mulher perto do roupeiro,parecia ter uma camisa de noite branca e o cabelo comprido,ma n tinha um rosto definido via assim parece uma imagem com interferencias.espero que seja mesmo so a paralisia do sono....lol. :laugh:

hugo marques
boas.só vi agora este tópico.posso te dizer que já passou isso comigo,mas por incrível que pareça deixou de acontecer.normalmente acontecia sempre perto das 02.00 da manha e as vezes acontecia me 2 e 3 vezes seguidas.tinha que dar um passeio pela casa e la passava:)

mas é natural que volte a acontecer..ás vezes tou muito tempo sem ter mas depois lá vem outro dia que tenho.mas agora não tenho á muito..mas a mim custa me muito,acho que sou um bocado claustrofobica, e sentir me assim presa e não puder mexer me fico com falta de ar.mas para mim sentir me assim já é horrivel,e ainda ouvir a voz da minha vizinha que já morreu.... ;)