Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A Verdade Sobre os Lobisomens...
    Iniciado por ElFog
    Lido 12.309 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sou do Baixo Alentejo e por aqui os lobisomens também são burros, o que vai de encontro aos ditos do A. Herculano (poder ser um animal qualquer, na prática).

Os meus avós têm algumas histórias de encontros com esses "seres", sempre na presença de
outras pessoas... Mas como tudo o que diz respeito aos folclores (ou não), são coisas que "deixaram de aparecer" e há muitos anos que nunca mais ninguém viu lobisomens naquelas bandas  :-\

lol, mas que lendas de Lobisomens!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Citação de: OvniTuga em 15 janeiro, 2011, 23:44
Isso parece-me a descrição dos homens das cavernas ou índios...

concordo  ;D

#18
Eu gostaria de saber mais sobre esse tipo de assunto mas nunca consigo encontrar uma tese completa se alguem conseguir me ajudar e ter uma conclusao completa eu adoraria saber mais sobre o assunto.



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


#19
Ha uns anos uma pessoa minha conhecida contou-me que quando era miudo numa vila do destrito de santarem numa fim de tarde estava ele a jogar a bola com uns amigos e entretanto decidiram descansar e ficaram surpresos quando olharam para tras e viram um burro no meio do campo vindo do nada. Eles foram ate junto do animal e tentaram move-lo para fora do campo, o que aconteceu é que o burro nao se mexia sequer. Decidiram deixar o burro em paz, entao foram buscar as mochilas as bancadas do campo e quando se voltaram o burro tinha desaparecido sem ninguem dar conta e o mais estranho é que no local onde o burro esteve estava no chao as patas marcadas. Gostaria de saber a voça opiniao acerca desta minha historia, sera que este burro em questao era uma apariçao de algum lobisomem?
Ilasa micalazoda olapireta Ialpereji beliore: das odo Busadire Oiad ouoaresa caosago: casaremeji Laiada eranu berinutasa cafafame das ivemeda aqoso adoho Moz, od maof-fasa. Bolape como belioreta pamebeta. Zodacare od Zodameranu! Odo cicale Qaa. Zodoreje, lape zodiredo Noco Mada, hoathahe Saitan!

A minha bisavó é de penalva do castelo e falou-me de pessoas que se transformavam em cavalos. Pena já não me lembrar dos pormenores todos  :(. Mas sinto-me sortudo porque apesar de ser do Porto tenho família do interior e que são bibliotecas ambulantes destes assuntos :)

chacalnegro
Nas zonas rurais de Portugal o lobisomen é um conceito muito flexivel e estende-se a todo o humano que tem a faculdade de se transformar num animal, independentemente de qual seja.
Na minha terra acredita-se que o "lobisomem" se transforma no animal em cujos excrementos se roçar.

A. Herculano está certo no que diz, à exepção do espojar e das luzes que se apagam por sopros ou assobios. As luzes por vezes apagam-se sim.
Na questão da transformação poderá ser em qualquer animal, isso depende do qual estamos a pensar no momento da transformação.
Seria optimo saber ao certo como acabar com a sina, sinto que em saberes bastante antigos, escondidos em algures, estará a solução para este incomodo estado.
É mais antigo do que se possa imaginar.

Interessante. Em sempre achei que um lobisomem era uma homem que se transformava num lobo na noite de lua cheia, dai o nome. Então deveria de ser burrisomem não é   :-\
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

#24
burrisomem  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D

Tal como disse o chacal:
Citação de: chacalnegro em 19 março, 2012, 01:01
Nas zonas rurais de Portugal o lobisomen é um conceito muito flexivel e estende-se a todo o humano que tem a faculdade de se transformar num animal, independentemente de qual seja.

Isto é, a definição de lobisomem em Portugal passava por um homem ou mulher (que não se chama lobimulher, mas peeira ou fada dos lobos) que se transformava em besta à noite quer por meio de maldição (homem) quer por meio de magia (mulher).

Ora besta, podia ser muitos animais, até agora já ouvi de tudo: cavalos, burros, cabras, porcos, pássaros, cães e lobos.
Mas do que a minha avó me contou aqui da zona só se referiram cabras, cães selvagens e lobos.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Citação de: dark draco em 28 fevereiro, 2011, 23:57
 
achei um texto da wikipédia
Lenda portuguesa
No século XIX, Alexandre Herculano escreveu assim sobre o lobisomem português: "Os lubis-homens são aqueles que têm o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chão em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pré-espojado. Esta pobre gente não faz mal a ninguém, e só anda cumprindo a sua sina, no que têm uma cenreira mui galante, porque não passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senão dando grandes assopros e assobios para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais fácil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde ele pudesse sair do sítio em que fosse pressentido. É verdade que nenhum dos que contam semelhantes histórias fez a experiência". (A. Herculano, Opúsculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, p. 176-177).

Muito interessante, foi algo em que nunca acreditei, porém, hoje à hora do almoço calhou em conversa com uma colega, falavamos de uma casa que está por alugar e ela disse.

"- Aquela mesmo ao pé da que está em ruínas, que era do Lobisomem!"

Eu ri-me pensando que estava a brincar, mas ela acredita mesmo, assim como talvez todas as pessoas lá da terriola, pois ao que parece a história é recente;

"Aqui à uns anos estavam na taberna dois amigos, um deles de repente começou a mostrar-se nervoso e cheio de pressa, disse rapidamente ao amigo que tinha de ir tratar de um assunto e saíu, o outro foi logo atrás dele mas quando chegou à porta já não o viu, quando passou pela casa do primeiro (que hoje está em ruínas) viu a luz acesa e ouviu uma porta bater, viu um vulto sair e dirigir-se para a mata..."

A minha colega depois continuou:
"- Pois então não moras na rua das bruxas? Já te tinha dito que ali era uma encruzinhada, onde elas se encontravam para bailar e cantar, enganavam os moços que por ali passavam na altura das festas, abusavam deles a atiravam-nos às silvas!"

Agora pergunto eu, seriam esses moços que apareciam nús e todos arranhados, os lobisomens que iam ter à encruzilhada e depois davam como desculpa que as bruxas tinham abusado deles?

Ser ou não ser, eis a questão... Então mas afinal não acredito em bruxas, mas que o nome da rua está lá gravado, está sim senhora! Que logo abaixo se encontra uma estrada de terra batida com uma encruzilhada e rodeada de silvas sim, além dos barulhos do meu sótão que, tal como eu previra foram muito insistentes este mês que passou quando a casa do lado ficou vaga de novo, este fim de semana deixou de estar, não pára lá ninguém, vamos ver como corre desta vez, a minha filha ficou muito admirada da minha admiração, perguntei-lhe se ouvia barulhos vindos do sótão e ela disse que não, que a única coisa que via era a menina que costumava brincar com a gata no tapete e a senhora velhota que se sentava em cima da secretária a ver... Fiquei parva!

Logo à tarde, se conseguir, tiro fotos à tal casa em ruínas, que, evidentemente dizem que está assombrada e depois coloco aqui a ver se tem orbes ou lobisomens.

Até logo!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Bem, eu sou de uma aldeia de Braga, e segundo a minha avó no tempo dela havia lobisomens, ela contou-me que para ser lobisomem um casal teria de ter 6 filhas e o 7º tinha de ser um rapaz que era o lobisomem, e que se fosse o contrario ,ou seja 6 rapazes e o 7º fosse uma rapariga ela seria uma bruxa.
  E a minha avó conhecia uma família assim com 6 raparigas e 1 rapaz, e todos na aldeia diziam que ele era lobisomem, diziam até que o viram a transformar-se.
  Embora não acredite muito nisso, quis contar o que a minha avó me disse XP

Citação de: JirayaSennin em 04 setembro, 2013, 11:01
Bem, eu sou de uma aldeia de Braga, e segundo a minha avó no tempo dela havia lobisomens, ela contou-me que para ser lobisomem um casal teria de ter 6 filhas e o 7º tinha de ser um rapaz que era o lobisomem, e que se fosse o contrario ,ou seja 6 rapazes e o 7º fosse uma rapariga ela seria uma bruxa.
  E a minha avó conhecia uma família assim com 6 raparigas e 1 rapaz, e todos na aldeia diziam que ele era lobisomem, diziam até que o viram a transformar-se.
  Embora não acredite muito nisso, quis contar o que a minha avó me disse XP

Não deixa de ser curioso ouvir essas versões! :)
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

dartz
voce é de alcacer? na verdade isso nao funciona assim...