Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Prisão de Stanford, a Experiência que correu mal
    Iniciado por Zühl
    Lido 3.357 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
( Não sabia qual o melhor local para colocar o tópico,então coloquei-o aqui.Se quiserem podem meter noutro sitio ;) )

Em 1971 cientistas fizeram uma experiência para tentar identificar de onde vinha o clima tenso e de violência das prisões de todo o mundo. Para isso anunciou o experimento convocando pessoas comuns como voluntárias para serem guardas e prisioneiros, ganhando 15 doláres por dia.
Nunca se imaginou que essa fosse uma das piores experiências da ciência!

Os guardas e os prisioneiros foram divididos aleatoriamente, os guardas foram informados da experiência ganhando o direito de fazer qualquer coisa com os prisioneiros menos agressões fisicas. Já os prisioneiros ficaram em casa à espera de serem convocados sem saber bem como seria a experiência.
No dia de inicio os "prisioneiros" foram presos em casa pela polícia de verdade que ajudou para dar mais veracidade à experiência, acusando-os de roubo.



Os guardas tinham bastões de madeira, uniformes e óculos de sol espelhados para evitar o contacto visual. Já os prisioneiros vestiam roupões ao estilo do médio-oriente, sem roupa de baixo, chinelos de borracha e usavam meias-calças apertadas feitas de nylon nas cabeças, além das correntes amarradas nos tornozelos.

Mas a experiência saiu de controlo rapidamente, explodindo já no segundo dia. Os prisioneiros sofriam tratamentos humilhantes e sádicos por parte dos guardas e começaram a apresentar severos distúrbios emocionais. Os guardas maltratavam os prisioneiros e davam-lhes castigos físicos. A comida era frequentemente negada, assim como o uso do banheiro.

À medida que a experiência prosseguia, os guardas iam dando mostras de um crescente sadismo, especialmente à noite, quando eles pensavam que as cameras estavam desligadas.

Choro incontrolável e pensamento desorganizado foram sintomas comuns entre os prisioneiros. Um dos participantes começou a ter erupções na pele por causa do stress excessivo.

Quando Zimbardo resolveu abortar a Experiência, foi chamada uma pesquisadora para fazer entrevistas com os participantes e dentre todas as 50 pessoas que visitaram a "prisão", a única pessoa que questionou a ética da experiência foi ela. O que havia sido planeado para durar duas semanas durou apenas seis dias.

Stanford Prison Experiment


Filme baseado na Prisão de Stanford chamado: A EXPERIÊNCIA (Das Experiment)

Believe to see...

DiogoM
CitaçãoOs guardas maltratavam os prisioneiros e davam-lhes castigos físicos. A comida era frequentemente negada, assim como o uso do banheiro.

Realmente existe muitos mal tratos por parte dos guardas prisionais não só nessa prisão como em muitas outras, vemos muitos exemplos no youtube.
Ainda não vi o filme, mas deve ser interessante. :)