Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho
    Iniciado por Arph
    Lido 9.949 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Castelo de Montemor-o-Velho é muito antigo, remontando ao Séc.IX, ou até antes.
Foi muito importante na época da reconquista cristã. A ele está associada a lenda das duas arcas que se encontram enterradas no interior das suas muralhas, sendo uma de peste, e se abrirem recairão os seus males sobre as gentes; e a outra estará repleta de riquezas.
Bom, mas este castelo tem associado a si um outro acontecimento histórico: a morte de D. Inês de Castro.
Foi lá que se reuniu D. Afonso IV (O Bravo), com os seus conselheiros, para decidirem da sorte de Inês Pereira. Tendo sido lá que tomaram a decisão de a matar.
Essa decisão teria sido tomada, precisamente, na igreja do castelo.
Diz-se que essa igreja, que vemos em baixo na foto, está assombrada. Já lá estive e nunca senti nada de especial. Tem lá vários túmulos no chão da Igreja, deles muito antigos, remontando ao Séc. XV, e outros muito mais antigos, certamente, e por estarem gastas as lajes não se conseguem ler as datas.

Há uns anos atrás, não sei precisar, embora a notícia tenha saído em todos os telejornais, andavam a fazer umas filmagens no castelo. Era para uma novela da TVI, em que entrava a Sofia Alves e o Pedro Cerdeira, entre outros.
Quando se encontravam dentro da Igreja de Stª Maria da Alcáçova (alcáçova = castelo, fortaleza), a igreja do castelo, com toda a aparelhagem pronta para filmar, eis que as máquinas de filmar deixaram de filmar inexplicavelmente, e os técnicos diziam que nada tinha que ver com humidades ou deficiências dos aparelhos. Quando o equipamento estava operacional, tentavam filmar e ficava o ecrã todo vermelho, ou cinzento e deixava de funcionar. Uma das atrizes, salvo o erro a Sofia Alves, começou a sentir-se mal e desmaiou, outros também se sentiram indispostos. Aquilo foi uma confusão geral que tomou de pânico aquela gente toda.
Vocês de certeza que se lembram disso. Foi muito falado na altura.

Devem ter ido para lá calcar as sepulturas, sem respeito nenhum, a fazer uma festa e levaram pela medida grande.


Castelo de Montemor-o-Velho:




A Igreja de Stª Maria da Alcáçova:




Uma das regras do fórum é identificar o lugar. Parece-me desnecessário, já que a referência a Castelo de Montemor-o-Velho por si só basta para identificar. No entanto acrescento que Montemor-o-Velho se situa do Distrito de Coimbra e fica entre a cidade de Coimbra e a Figueira da Foz. O Castelo é o mais visível da localidade de Montemor-o-Velho.

#1
Quando comei a ler, pensei de imediato nessa história e não, não foi a Sofial Alves, foi a Patrícia Tavares, que entrou numa série bem apimentada da sic. Embora ela, depois, publicamente, tivesse negado tudo.
Templa - Membro nº 708

#2
Totalmente correcto, obrigado!

Foi no dia 5 de Novembro de 2003. A novela da TVI era "O Teu Olhar"

NOVELA DA TVI ATACADA PELO SOBRENATURAL

Um fenómeno considerado sobrenatural afectou, quarta-feira, as gravações da novela "O Teu Olhar" que a TVI está a exibir em horário nobre e do qual são principais protagonistas os actores Sofia Alves, António Pedro Cerdeira e Patrícia Tavares.

Primeiro, todos os equipamentos deixaram de funcionar e ficaram com fundos estranhamente vermelhos, quando o habitual é a cor verde ou azul, provocada pela humidade ou o calor. Sem explicação, nem os melhores técnicos chamados ao local conseguiram resolver o problema. Depois, alguns actores e membros da equipa sentiram-se mal, entre eles Patrícia Tavares, que teve de voltar para o hotel, onde, segundo a TVI, se sentiu mal e terá tido, de acordo com testemunhas no local, comportamentos estranhos de alteração de personalidade.
Tudo aconteceu na capela do castelo de Montemor-o-Velho, perto de Coimbra, local que a NBP, produtora responsável pela 'saga', escolheu para 'celebrar' o casamento de 'Miguel' e 'Daniela' (António Pedro Cerdeira e Joana Seixas).
VÓMITO DE SANGUE NEGRO
Um local cheio de lendas e com muita humidade. O ambiente pesado serviu para a maioria explicar os fenómenos estranhos que obrigaram a suspender as gravações, que só ontem foram retomadas, obrigando todos a trabalhos forçados.
Foi mesmo chamado ao local um padre, o pároco de Montemor-o-Velho, José Carraco, que desvalorizou os fenómenos: "Para mim é tudo normal. Este é um local de muita humidade, com uma grande energia histórica, e nada me parece estranho. Eles estão sob muito stresse, andam de um lado para o outro".
Também Patrícia Tavares, que ontem celebrou o seu 26.º aniversário, desvalorizou a situação e disse não se lembrar da tal transfiguração que pessoas do hotel dizem ter observado, entre elas ter ficado com voz de homem, vomitado sangue negro e serem necessárias duas pessoas para a segurarem.
"Senti-me apenas indisposta. E parece-me mau gosto especularem sobre mais alguma coisa. Não houve nada. Fui para o hotel, vomitei, descansei e juntei-me de novo à equipa. Tudo normal". Ontem, ainda sem qualquer explicação dos técnicos, o material voltou a trabalhar a cem por cento por si próprio, e sem necessidade de qualquer arranjo ou vestígios de avaria. Um padre voltou ao local e muitos dos actores foram pedir-lhe a bênção. "Só porque sou católica", explicou Patrícia Tavares.
Segundo avançou ao CM Ana Ferreira, mãe da popular actriz, a ideia de Patrícia Tavares ser abençoada foi sua. "A minha filha telefonou-me e disse-me que estava bem, mas sentia algo de estranho no ar. Eu então disse-lhe para ela falar com um padre", explicou ontem a mãe da actriz. "Estou ansiosa que ela chegue a Lisboa para festejar os anos", frisou Ana Ferreira.


In, "Correio da Manhã", edição de 7 Nov.2003


gabriellus
#4
O aspecto da igreja é mesmo fantasmagorico...
censurado



Atenção à linguagem usada. Consultar Regras Gerais do Fórum. Obrigado. (Raedon)


em todas as vezes que lá estive, nunca senti nada de mais! mas fico sempre fascinada! acho-a linda!
Cumps, Kikka

Citação de: Arph em 18 setembro, 2010, 22:44
O Castelo de Montemor-o-Velho é muito antigo, remontando ao Séc.IX, ou até antes.
Foi muito importante na época da reconquista cristã. A ele está associada a lenda das duas arcas que se encontram enterradas no interior das suas muralhas, sendo uma de peste, e se abrirem recairão os seus males sobre as gentes; e a outra estará repleta de riquezas.
Bom, mas este castelo tem associado a si um outro acontecimento histórico: a morte de D. Inês de Castro.
Foi lá que se reuniu D. Afonso IV (O Bravo), com os seus conselheiros, para decidirem da sorte de Inês Pereira. Tendo sido lá que tomaram a decisão de a matar.
Essa decisão teria sido tomada, precisamente, na igreja do castelo.
Diz-se que essa igreja, que vemos em baixo na foto, está assombrada. Já lá estive e nunca senti nada de especial. Tem lá vários túmulos no chão da Igreja, deles muito antigos, remontando ao Séc. XV, e outros muito mais antigos, certamente, e por estarem gastas as lajes não se conseguem ler as datas.

Há uns anos atrás, não sei precisar, embora a notícia tenha saído em todos os telejornais, andavam a fazer umas filmagens no castelo. Era para uma novela da TVI, em que entrava a Sofia Alves e o Pedro Cerdeira, entre outros.
Quando se encontravam dentro da Igreja de Stª Maria da Alcáçova (alcáçova = castelo, fortaleza), a igreja do castelo, com toda a aparelhagem pronta para filmar, eis que as máquinas de filmar deixaram de filmar inexplicavelmente, e os técnicos diziam que nada tinha que ver com humidades ou deficiências dos aparelhos. Quando o equipamento estava operacional, tentavam filmar e ficava o ecrã todo vermelho, ou cinzento e deixava de funcionar. Uma das atrizes, salvo o erro a Sofia Alves, começou a sentir-se mal e desmaiou, outros também se sentiram indispostos. Aquilo foi uma confusão geral que tomou de pânico aquela gente toda.
Vocês de certeza que se lembram disso. Foi muito falado na altura.

Devem ter ido para lá calcar as sepulturas, sem respeito nenhum, a fazer uma festa e levaram pela medida grande.


Castelo de Montemor-o-Velho:




A Igreja de Stª Maria da Alcáçova:




Uma das regras do fórum é identificar o lugar. Parece-me desnecessário, já que a referência a Castelo de Montemor-o-Velho por si só basta para identificar. No entanto acrescento que Montemor-o-Velho se situa do Distrito de Coimbra e fica entre a cidade de Coimbra e a Figueira da Foz. O Castelo é o mais visível da localidade de Montemor-o-Velho.

Sim, a Igreja aparentemente é linda. Mas se sente a presença de algo muito negativo, que provoca vómito. Um aparelho de EVP profissional ia bem. Mas é preciso ter cautela com essas entidades, que me pareceram esqueletos.

#7
Fui lá a 2 casamentos e das duas vezes houve 3 pessoas a desmaiarem, duas em Junho de 2017 e uma em Setembro de 2019, que chegou a ter uma convulsão associada ao calor (a pessoa também fazia medicação para a ansiedade, que baixa a tensão).

Claro que tudo foi atribuído ao calor (Junho e Setembro) e à falta de descanso.

Pessoalmente, senti-me extremamente cansado durante todo o tempo que lá estive e com dores nas costas ao respirar durante uns dias. As fotos mostram enormes olheiras em quase todas as caras dos convidados.

Agora a ler isto, fiquei a pensar ainda mais no assunto.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa