Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Acham que qualquer pessoa possui capacidades para realizar um exorcismo?
    Iniciado por Jack Gordon
    Lido 11.381 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Qualquer pessoa possui capacidades para realizar um exorcismo?

sim
20 (16.7%)
não
66 (55%)
é complicado
19 (15.8%)
subjectivo
10 (8.3%)
é preciso uma outra lógica!
3 (2.5%)
Outro
2 (1.7%)

Número de membros que votaram: 92

Eu não acredito que qualquer pessoa possa realizar um exorcismo...
[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

Eu acho que sim, qualquer pessoa pode realizar um exorcismo, desde que esteja preparada, seja firme e tenha muita força de vontade ;)

O EXORCISMO, sob o ponto de vista religioso, é um "sacramental", e na Igreja Catóilica só é permitido fazê-los aos padres credenciados pelo Bispo da Diocese respectiva. Fazer um exorcismo é assunto muito sério, nada simples por vezes. Não é o mesmo que tirar um dente à moda da idade média.
Raramente de uma só vez se consegue concluir o trabalho. Há exorcismos que duram semana, meses e até anos, com sessões semanais.
Exorcizar exige conhecimentos de psicologia, teologia, etc., e toda uma preparação específica, mormente ter perfil para o efeito. Muita vez além do exorcista convém ter a presença de um médico para dar assistência clínica se necessário. Os espíritos malígnos sabem reconhecer se quem exorciza tem ou não potestade (autoridade) para o fazer. Anda por aí muita gente vivendo à custa disto, se auto proclamando disto e daquilo, fazendo muita gente vítima do seu oportunismo, ganância e desqualificação, se enchendo de dinheiro e que não passam de charlatães.
Este assunto é tão sério e delicado que na Igreja todo o padre ao receber o Sacramento da Ordem adquire potestedade canónica para exorcizar, contudo a Igreja apenas autoriza esta missão a muito poucos (raros mesmo), em cada Diocese.
Aquilo que se vê nos filmes não passa muitas vezes de um "papel" representado, cheio de efeitos especiais, quantas vezes bem longe da verdade. Quem não domina a matéria, julga, após lido um ou outro livro ou ter visto uns quantos filmes, já ter qualificação para se pronunciar doutoralmente, no fundo é como porteiro de hospital falando em técnicas de cirurgia.

Citação de: AndreiaLi em 06 setembro, 2010, 00:47
Pelo que eu percebi, a tua duvida prende-se com o facto de quereres saber se realizar um exorcismo está nas mãos de qualquer pessoa ou se: são necessárias condições especiais, ou se a pessoa em si tem de ter algo extra, tipo ser padre, capacidades mediunicas conhecimentos espirituais etc?


Para mim é óbvio que, para que alguém possa realizar um exorcismo necessita:

1. Tem de ter a certeza absoluta se se trata realmente de um caso de possessão ou se é um distúrbio psicológico ou inclusive se a pessoa está apenas a fingir para chamar a atenção;

2. Não necessita de ser um padre, mas sim de ter conhecimentos de Magia, sobretudo Alta Magia;

3. Deve conseguir compreender com que tipo de ser está a lidar (o que está a possuír a pessoa em questão, se é um espírito humano, um demónio etc) e consoante a entidade escolher o "ritual" de exorcismo mais adequado caso contrário as consequências podem ser devastadoras para si próprio e para a pessoa;

4. Deve ser uma pessoa "dualmente" equilibrada;

5. Deve ter ao seu alcançe o material necessário e acima de tudo ser paciente

etc etc. É claro que não é qualquer um que pode realizar um exorcismo! na minha opinião deve cumprir as condições que referi, para além de dever ter sido ensinado/a previamente por alguém que já realizou muitos exorcismos, alguém experiente digamos.



Acho que não. Alias, acho que é subjectivo. Não tenho conhecimentos de livros nem daquilo que se diz, tudo o que sei é como se ja soubesse desde sempre e no entanto já expulsei demonios / espiritos maus de casas e de pessoas. O mais engraçado é que são pessoas que já tentaram de tudo, recorrer a bruxos e magias e no entanto continuam com os mesmos problemas. É preciso ter espirito forte até porque o que me costuma acontecer é, durante o 'ritual' começar a ver coisas que me deixam apavorada (aranhas enormes a subir nas paredes, ou a propria cara da pessoas a desfigurar-se) tudo para que eu fuja e deixe tudo a meio.

Abraço

chacalnegro
Citação de: sissi em 15 setembro, 2010, 01:20
eu já fiz um pseudo-exorcismo numa pessoa que se comportava como que se estivesse possuida, fi-lo frente a um grupo de pessoas, mais ou menos 10, e tudo o que fiz foi convencer-los de que sabia o que estava a fazer, comecei por imitar um ritual que tinha visto num filme à alguns anos atrás, e segui para a benção com água benta (da torneira) e um crucifixo de madeira antigo (da minha avó). Resultado, o "demonio" saiu e evaporou-se, e eu fui a salvadora !

Claro que depois, repus a verdade na integra e ficamos todos conscientes que na verdade tudo se passa na mente humana e no nosso sistema de crenças (claro que eu já acreditava nisso).

Sei que parece que faltei ao respeito, mas na verdade foi o unnico recurso que encontrei para ajudar uma pessoa que se encontrava num sofrimento angustiante.

Assim sendo, pela minha própria experiencia, acho que qualquer pessoa capaz de encenar bem, é capaz de fazer um exorcismo.
Ora aqui está um bom post que explica bem o que pode ser um exorcismo: Crença!!! Logo, todas a pessoas que acreditem, tenham uma intenção honesta e uma boa capacidade de concentração podem fazer um exorcismo. Para isso também é necessário que a pessoa que está possessa também partilhe o mesmo sistema de crença ou esteja familiarizada com ele.

fabiana
#35
quando acontece isso com a gente não sabemos como reagir...nem o que fazer pois se não tivemos capacidade de expulsar aquele espirito  ele mesmo vem contra nós e nos agride com violência.



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


Um Exorcismo, em geral, não se conclui apenas numa sessão, pois muito raramente isso acontece. Uma sessão pode levar um hora ou até mais. Pode parecer na altura que tudo ficou bem, mas a prática demonsta que não foi bem assim: até solucionar o problema pode levar semanas, meses, e por vezes até anos e casos há que vão até à morte. Há sitiações muito complicadas. Há muito charalatão vivendo à conta dos exorcismos, dizendo-se que faz e pode, e depois não resolve, as coisas não melhoram, o problemase arrasta, e a coisa vira na "história da carrraça" - enquanto houver carraça o "negócio" vai resultando. Anda por aí muito falso exorcista vivendo à conta.
Os espíritos sabem e reconhecem se o Exorcista tem ou não potestade para tal, este é um dos principais aspectos a saber. Outro aspecto importante é que o Exorcista tem de estar bem protegido e devidamente escudado, tem de ser alma piedosa, de oração, ter uma relação íntima com Deus. O Exorcista age invocando o poder de Deus, e não a sua vontade pessoal. Não é por acaso que a Igreja apenas confia esse trabalho a raríssimos padres, escolhidos a dedo. Pelo sacramento da Ordem, em princípio, todo o padre pode exorcizar, contudo os Bispos só a alguns atribuem essa função, a qual exige conhecimentos profundos na matéria.

É preciso ter grande preparação espiritual , e entender muito sobre o assunto. Não é qualquer pessoa que pode realizar um exorcismo, pode ser muito perigoso.
B.S

Citação de: BrunaBr em 31 janeiro, 2012, 16:36
É preciso ter grande preparação espiritual , e entender muito sobre o assunto. Não é qualquer pessoa que pode realizar um exorcismo, pode ser muito perigoso.

Concordo.  :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

anderson4657
#39
Cara eu acho que isso nao tem nada a ver se a pessoa é padre ou nao, se é de religiao ou nao..

tipo na minha opinião qualquer pessoa pode exorcizar um demonio desde que se tenha certeza do que se está querendo
fazer.

Na Biblia diz que Jesus podia expulsar demonios apenas com o olhar :o :o :o
Há até uma passagem na biblia em que os discipulos de jesus lhe perguntaram
porque eles nao podiam expulsar um certo demonio.
jesus lhes respondeu que por falta de oraçao e fé eles nao conseguiam...

Desde que cumpra alguns requisitos como :

1º Ter se preparado para o exorcismo
2º Ter muita mas muita fé, pois nao adianta querer expulsar um demonio sem acreditar que ele possa ser expulso
3º Entender sobre o assunto
4º Como o atanasio disse tem que ter uma relaçao profunda com deus

Eu já ouvi falar de uns pastores que quando eles chegavam na presença do espirito, o espirito começava a gritar e gemer pedindo muitas vezes misericordia
isso sem o pastor falar nada...

#40
Só os padres é que podem praticar um exorcismo? Só os padres católicos?
Então e onde não existe catolicismo? Não há necessidade de exorcizar? só os crentes católicos é que são vitimas de possessão? E os hindus, os maometanos, os judeus, os tibetanos, esses estão livres da possessão? Ou são eternamente possuídos, já que não têm ali à mão um padre católico para os exorcizar?

Godtaria que alguém sabedor destas "artes" me pudesse elucidar.

Muito obrigado
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
Não Salomé, qualquer pessoa conhecedora de teologia, com uma moral sólida e uma determinação e fé inabaláveis podem fazer um exorcismo. O exorcismo não é exclusivo das religiões cristãs. Vai ao youtube e vês exorcismos (independentemente da sua veracidade) dos mais variados credos.

Por um lado fiquei mais descansada, mas por outro fiquei ainda mais apreensiva.

"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Lilicas em 06 setembro, 2010, 14:46
Não são só os padres que podem exorcizar pessoas. Esses muitas vezes, em vez de exorcizar, acabam por trancar os espíritos dentro da pessoa, o que torna a situação bem pior. Já tive 2 casos na família assim e acreditem que foi muito mau. Poucos foram os padres honestos que disseram logo se tinham ou não capacidade para o fazer. E acreditem que um dos padres nos levou uma pipa de massa e só piorou as coisas.
Hoje em dia, conheço métodos e técnicas bem mais eficazes do que os antigos exorcismos. As coisas evoluem, tal como a ciência, e a arte da magia/feitiçaria também. Felizmente  :angel:
Concordo plenamente. Mas deve-se procurar uma pessoa séria e honesta para o efeito. É que o mundo espiritual é mais complexo que o nosso. É essa a minha opinião e vale o que vale.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Mephisto
Citação de: Salomé em 01 maio, 2012, 16:58
Por um lado fiquei mais descansada, mas por outro fiquei ainda mais apreensiva.

Então porquê?