Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Face de nariz vermelho
    Iniciado por Damiano
    Lido 8.637 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Estive indeciso se valeria a pena publicar esta fotografia.

A gravação e a foto são feitas apenas comigo na sala de estar.
A foto foi guardada em anexo ao ficheiro da gravação no computador, não me tendo apercebido de nada. Apenas quando fazia uma arrumação dos ficheiros e fui rever esta foto descobri o que não tinha reparado antes - a face de nariz vermelho.
A foto foi sempre um um meio complementar de prova da metodologia seguida na gravação da EVP e, independentemente, do que lá estiver continuará a valer como uma fotografia do aparelho de TV e da imagem reproduzida no momento da gravação.


Estou disponível para ler todos os comentários fundamentados, mas agradeço que não lancem palpites que nada explicam a foto apresentada.


Enquadramento da foto:


Máquina de filmar: Ligada mas não filmou por ter sido ligada na opção "fotografia";

Objectivo da foto: Ilustrar a "estática" criada em canal de TV;

EVP: das 04,25 às 04,29h de 14/2/2010;

Análise da EVP: Dos 3' 52" da gravação só se aproveitam os dois primeiros segundos (01-02") onde se ouve distintamente uma voz que diz «Pouco trabalhem aí». Depois e até ao final fiz meia dúzia de perguntas intercaladas de cerca de 30" de silêncio sem obter qualquer som.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Não havia nenhuma fonte de luz acesa no local?
De facto é fácil de ver uma espécie de cara, mas parecendo uma máscara torna a "aparição" um bocado "diferente". Um nariz vermelho, uma boca amarela luminosa, dois olhos estranhos.
Com um pouco de imaginação a parte vermelha poderá ser o tapa-luz de um candeeiro, a boca a parte de baixo desse mesmo candeeiro e os olhos projecções da luz na parede.
Mas lá está, é preciso eliminar as possibilidades de reflexo que possam existir no local da fotografia...

Citação de: celegorm em 09 agosto, 2010, 09:30
Não havia nenhuma fonte de luz acesa no local?
(...)
Mas lá está, é preciso eliminar as possibilidades de reflexo que possam existir no local da fotografia...

A única fonte de iluminação da sala no momento gravação da EVP e da foto era a televisão.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Nesse caso realmente o que aparece é estranho. Contudo, não me parece que seja um rosto...

dis-me uma coisa, a tua câmara nao tem uma luzinha vermelha quando está a gravar?

Também pensei na luz de gravação da câmara também, Exdissound, mas:
1º- Ele diz que a câmara estava apenas a fotografar;
2º- Mesmo em modo fotografia muitas câmaras têm uma luz avermelhada que acende durante a focagem mas apaga no momento da fotografia;
3º- A foto parece estar bem centrada na televisão, sem inclinações, pelo que a luz de gravação, a aparecer, deveria aparecer mais no centro do ecrã e não numa extremidade...

#6
Citação de: Exdissound em 09 agosto, 2010, 15:38
dis-me uma coisa, a tua câmara nao tem uma luzinha vermelha quando está a gravar?

Citação de: celegorm em 09 agosto, 2010, 15:45
Também pensei na luz de gravação da câmara também, Exdissound, mas:
1º- Ele diz que a câmara estava apenas a fotografar;
2º- Mesmo em modo fotografia muitas câmaras têm uma luz avermelhada que acende durante a focagem mas apaga no momento da fotografia;
3º- A foto parece estar bem centrada na televisão, sem inclinações, pelo que a luz de gravação, a aparecer, deveria aparecer mais no centro do ecrã e não numa extremidade...

A câmara de filmar, em termos práticos, ficou desligada, isto é, não chegou a funcionar. O modo 'fotografia', nunca permitiria fazer um filme.
Não me recordo se havia ou não luz vermelha (ou outra) a indicar que a máquina estaria pronta ou simplesmente ligada.

Creio, no entanto, que essa questão seja irrelevante, porquanto, a câmara estava de lado, isto é a, pelos menos, 45º da TV, Ora não estando de frente e estando a cerca de 1 metro do lado esquerdo de quem olha de frente para a TV dificilmente poderá reflectir o quer quer que seja.

A questão essencial da fotografia, a meu ver, é a seguinte: o está na fotografia e como foi lá parar. O resto, ainda que interessante, é pouco relevante.

Reafirmo - e, por isso a minha indecisão inicial - o meu interesse na fotografia, mostrar como estava a televisão quando efectuei uma EVP nesse dia.

(Esta EVO não foi a primeira nem a última efectuada nas mesmas condições embora não disponha de fotografias semelhantes a esta).
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

ola.já vi alguns comentarios a dizer que tem boca amarela etc... mas eu veijo tudo vermelho.mais alguem ve outra cor?

o nariz parece um sino daqueles das igrejas e a boca um pedaço grande em baixo "um sorriso de orelha a orelha"

Olá Damiano.
Na minha opinião, parece ser um candeeiro e o resto que se vê (olhos e boca) poderia ser o reflexo da luz na parede, mas se tu dizes que não havia nada do género, então isso é muito estranho! :-X

exemplo da minha imaginação :


peace  :angel:
Sunderlandz

#10
Não me parece nem um rosto pois a mim dá-me a entender que a boca é nada mais nada menos do que isto: _ _
Os olhos e o nariz são bolas.
Só se fosse um palhaço. Faz algum sentido?

E se reparassem (isso pode ser defeito da televisão) na parte de cima da televisão aparece um pouco mais escuro, a parte de baixo TODA aparece mais avermelhada (comparem esta imagem abaixo com a original)



Eu contornei as partes que eu percebo, o que não é muito
Também vejo o que me parece ser uma face mas não muito certa, mas até pode ser alguém do quarto:

wunderbar

#11
Caros amigos,

Obrigado pela vossa participação. Vamos aos esclarecimentos das questões surgidas:

Citação de: pedro vieira em 10 agosto, 2010, 14:32
ola.já vi alguns comentarios a dizer que tem boca amarela etc... mas eu veijo tudo vermelho.mais alguem ve outra cor?

Pessoalmente, encontro três cores ou, para ser mais exacto, tonalidades Esclareço:
1. Vermelho normal (ou e quiserem mais escuro) - nariz;
2. Vermelho claro (ou se quiserem rosa) - os olhos; e,
3. Laranja - lábios.

Citação de: pedro vieira em 10 agosto, 2010, 14:34
o nariz parece um sino daqueles das igrejas e a boca um pedaço grande em baixo "um sorriso de orelha a orelha"

Aqui, ao contrário do Pedro Vieira, não vejo, qualquer sino mas uma coisa redonda, tipo "bola de palhaço" e quanto ao sorriso, o que vejo é precisamente o contrário, uma espécie de "cara de poucos amigos", eventualmente incomodado ou zangado.

Citação de: Ghost_messenger em 10 agosto, 2010, 15:07
Olá Damiano.
Na minha opinião, parece ser um candeeiro e o resto que se vê (olhos e boca) poderia ser o reflexo da luz na parede, mas se tu dizes que não havia nada do género, então isso é muito estranho! :-X

A "única" luz presente na sala naquele momento provinha exclusivamente da televisão. Não podia, por isso, existir de nenhuma forma qualquer sombra ou reflexo.

Aliás, a minha preocupação foi exactamente essa, apagar as luzes, por forma a que a claridade não impedisse a gravação de EVP.

Citação de: sheela em 10 agosto, 2010, 15:10
Os olhos e o nariz são bolas.
Só se fosse um palhaço. Faz algum sentido?

Pois, esta é que é a grande questão - fazer sentido. Para mim, parte da solução passa por relacionar a EVP com a imagem produzida na televisão. Se a imagem nada tiver a ver com a EVP,  então o mistério continua...

Citação de: sheela em 10 agosto, 2010, 15:10
E se reparassem (isso pode ser defeito da televisão) na parte de cima da televisão aparece um pouco mais escuro, a parte de baixo TODA aparece mais avermelhada (comparem esta imagem abaixo com a original)
(...)
Eu contornei as partes que eu percebo, o que não é muito
Também vejo o que me parece ser uma face mas não muito certa, mas até pode ser alguém do quarto:

Peço desculpa pela minha dificuldade de compreensão, mas como é que uma zona mais clara ou mais escura da televisão pode criar uma figura, uma imagem. E, se toda a banda superior estivesse desconforme ao resto do écran como é que uma imagem, uma figura se alojaria apenas na esquerda e não na direita ou no centro ou em qualquer outra parte e não em todo o écran?

Estou a tentar seguir a lógica interna dos raciocínios, mas, a questão essencial da fotografia, a meu ver, é a seguinte: o que está na fotografia e como foi lá parar.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

CitaçãoPeço desculpa pela minha dificuldade de compreensão, mas com é que uma zona mais clara ou mais escura da televisão pode criar uma figura, uma imagem. E, se toda a banda superior estivesse desconforme ao resto do écran como é que uma imagem, uma figura se alojaria apenas na esquerda e não na direita ou no centro ou em qualquer outra parte e não em todo o écran?


Damiano, ninguém disse que a imagem surgia desse defeito da imagem.. Era só uma análise da mesma, para ser tudo analisado.
wunderbar

Penso que será reflexo, mas era bom se consegui ses uma imagem do que está á frente da televisão, para ver o que poderia ter reflectido..ou não.
Cumprimentos
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Os meus cumprimentos e agradecimentos a todos pela colaboração manifestada.

Citação de: Ghost.Hunter em 11 agosto, 2010, 05:57
Penso que será reflexo, mas era bom se consegui ses uma imagem do que está á frente da televisão, para ver o que poderia ter reflectido..ou não.
Cumprimentos
Vamos colocar a questão de outra forma:

1) Não há qualquer luz na sala, excepto, a televisão;
2) Em toda a casa não havia qualquer luz acesa;
3) Os estores da janela estão corridos;
4) Mesmo que a câmara de filmar estivesse ligada (luz acesa) em formato 'fotografia, logo impossível de captar imagens, porque estava a 35º/45º (esquerda) não reflectia nada;
5) A máquina fotográfica digital [HP 5.0] funcionou no modo nocturno sem flash;
6) À frente da televisão a cerca 4/5 palmos (80/100 cm) estava eu;
7) Era o único presente na sala;[/li][/list]

Depois de passar o crivo destas objecções "algo" aconteceu e foi formar uma imagem ou uma figura.

O termo pareidolia que é descrito como «um fenómeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo (em geral uma imagem ou som) sendo percebido como algo distinto e significativo»
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia)

Analisando a própria descrição, não se está em presença de «vago e aleatório» estímulo, mas de uma imagem clara e definida (embora não imediatamente percebida por todos como figura).
Em boa verdade, estaríamos numa situação psicológica colectiva o que seria um exagero.

O que ressalta dos comentários é a visão de fora e não a visão de dentro, excepto, talvez a Sheela quanto a «defeito do televisor».

O que aparece no écran tem de vir de fora por reflexo.
Pois bem, ainda que assim fosse - e não se pode excluir - como se fundamenta?
É verdade que há que explorar e esgotar as hipóteses, eliminando-as, mas também é verdade que o que pode ser explicado pela forma mais simples não deve ser explicado pela forma mais complicada (Princípio de Ockam ou mais exactamente  a navalha de Ockam na tradução literal)

Não basta apresentar hipóteses, devem-se fundamentá-las de forma consistente.
Não basta descrever e nem isso se está a fazer. É preciso explicar.

Não interessa o que pensamos ou desejamos mas o que temos em presença e como apareceu.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)