Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Visões são paranormais ou não?
    Iniciado por Infanati
    Lido 4.904 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boaz! Já há algum tempo andei a recolher informação para por esta informação aqui.
Contudo não pus nada de especial, pois a minha ideia é vocês lerem o que expus e saberem que já se começa a "quebrar o gelo do paranormal", se é que me faço entender.

O cérebro é uma maquina demasiado perfeita para ser compreendida.
Desde os primórdios que se investiga acerca do funcionamento do nosso cérebro e tenta-se encontrar o porquê das coisas.
Muitos dos investigadores tentaram a sua sorte, alguns mais ligados á psicologia, como Freud, Erickon, Piaget entre outros, tentaram resolver esse enigma mas sem o desejado sucesso a cem porcento.
Alguns cientista da actualidade, tentaram e continuam a tentar procurar mais justificações para comprovar o porquê de visões e/ou dejá vu, entre outro fenómenos da mesma temática, que temos.
Existe uma área do cérebro especifica pela visão mais precisamente a zona occipital. Para além disso a nossa visão é um processo por si complexo, pois a imagem que vimos é invertida "de patas para o ar" e depois chega ao nosso cérebro tal como a vimos("não de patas para o ar")


Para que este simples processo aconteça temos que usar muitas outras componentes como é o caso do nervo óptico, nervo óculo motor externo, entre outros nervos e mecanismos.
Um lesão por exemplo num destes nervos pode provocar visões, ou seja, é algo normal e não paranormal.
Quando vemos com pouca luz somente os bastonetes são estimulados, ou seja, as células que possibilitam a visão em tons de cinza, logo as cores não são percebidas, pois elas são captadas apenas pelos cones. Para além disso é nos bastonetes que existe uma substância chamada púrpura visual ou rodopsina, que quanto maior a quantidade dessa substância, melhor será nossa visão sob luz fraca. A púrpura visual é derivada da vitamina A. É por esse motivo que a falta dessa vitamina leva a uma condição chamada cegueira nocturna.
Logo cada pessoa terá a sua visão, pois variará de individuo para individuo. Contudo os tons de cinza, semelhante á visão de alguns animais, pode levar a falsas conclusões tiradas pela nossa parte enquanto individualidade que somos.
Em relação ao facto de haver luz mais intensa, a visão é realizada pelos cones, que nos permitem captar os detalhes e as cores dos objectos.
Claro que as pupilas depois irão regular a abertura do olho em função da luminosidade. Contudo se nós tivemos o olho aberto numa espécie de posição intermédia, conseguimos ter uma percepção de visão turva e alguns casos tipos borrões de tinta. Mais uma vez algo que vai de acordo com visões que as vezes temos de uma espécie de borrão ou mancha que vimos.

De modo muito geral e sucinto é assim como uma imagem chega ao nosso cérebro e é processada.

Continuando a ideia dita penúltimo paragrafo, em algumas patologias, as pupilas automaticamente descaem para estas posições e nós não temos consciência de tal.
Podemos englobar nestas patologias as esquizofrenias.
Claro que ao falarmos de esquizofrenias, associamos logo a malucos, a doentes mentais.
Mas será que são mesmo doentes mentais? Ou será que eles é que são saudáveis e nós doentes?
Estas duas perguntas quando foram postas foram alvo de muita polémica porque toda a gente acreditava piamente que a Esquizofrenia era impossível de curar na totalidade. Poderia-se atenuar a progressão da doença.
Contudo o caso de John Nash, matemático que reverteu de uma esquizofrenia e acabou por ganhar o prémio Nobel das ciências económicas em 1994, levou muitos cientistas a alterar as suas teorias, ideias, face á doença.

Em suma, penso que visto todas as pessoas já ouviram falar de esquizofrenia e sabem que provoca alucinações, visões, entre outros sintomas.
Logo sugiro que façam uma reflexão acerca do exposto e pensem.

Será que realmente as visões são algo paranormal? Não poderá ser algo criado por uma anomalia do nosso organismo?




Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

#1
Citação de: Infanati em 08 agosto, 2010, 01:23


O cérebro é uma maquina demasiado perfeita para ser compreendida


A meu ver nao diria perfeita, mas sim complexa, porque ideia de perfeito nao tem nada

Citação de: Infanati em 08 agosto, 2010, 01:23

Será que realmente as visões são algo paranormal? Não poderá ser algo criado por uma anomalia do nosso organismo?


Quando comecei a compreender as capacidades do cerebro, percebi que visoes seriam criadas por ele: quando as pessoas se deparam com uma situacao incomum e nao sabem sabem das capacidades, neste caso do cerebro,vao-se refugiar na explicacao mais comum que so requer relatos parecidos - o paranormal
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

Darz realmente muitas vezes nós refugiamo-nos no paranormal como justificação mas ás vezes a resposta é "tão simples" como uma anomalia de funcionamento do nosso organismo.
Nada funciona a 100% e as vezes por muito minimas que sejam as falhas podem provocar coisas simples ou graves. =|

EM relação ao simples, quer dizer,....realmente é complexo. Claro que para quem está dentro da area/assunto torna-se relativamente simples embora os mecanismos e todo o funcionamento seja algo complexo. =D

Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Citação de: Infanati em 08 agosto, 2010, 01:23
Boaz! Já há algum tempo andei a recolher informação para por esta informação aqui.
Contudo não pus nada de especial, pois a minha ideia é vocês lerem o que expus e saberem que já se começa a "quebrar o gelo do paranormal", se é que me faço entender.

O cérebro é uma maquina demasiado perfeita para ser compreendida.
Desde os primórdios que se investiga acerca do funcionamento do nosso cérebro e tenta-se encontrar o porquê das coisas.
Muitos dos investigadores tentaram a sua sorte, alguns mais ligados á psicologia, como Freud, Erickon, Piaget entre outros, tentaram resolver esse enigma mas sem o desejado sucesso a cem porcento.
Alguns cientista da actualidade, tentaram e continuam a tentar procurar mais justificações para comprovar o porquê de visões e/ou dejá vu, entre outro fenómenos da mesma temática, que temos.
Existe uma área do cérebro especifica pela visão mais precisamente a zona occipital. Para além disso a nossa visão é um processo por si complexo, pois a imagem que vimos é invertida "de patas para o ar" e depois chega ao nosso cérebro tal como a vimos("não de patas para o ar")


Para que este simples processo aconteça temos que usar muitas outras componentes como é o caso do nervo óptico, nervo óculo motor externo, entre outros nervos e mecanismos.
Um lesão por exemplo num destes nervos pode provocar visões, ou seja, é algo normal e não paranormal.
Quando vemos com pouca luz somente os bastonetes são estimulados, ou seja, as células que possibilitam a visão em tons de cinza, logo as cores não são percebidas, pois elas são captadas apenas pelos cones. Para além disso é nos bastonetes que existe uma substância chamada púrpura visual ou rodopsina, que quanto maior a quantidade dessa substância, melhor será nossa visão sob luz fraca. A púrpura visual é derivada da vitamina A. É por esse motivo que a falta dessa vitamina leva a uma condição chamada cegueira nocturna.
Logo cada pessoa terá a sua visão, pois variará de individuo para individuo. Contudo os tons de cinza, semelhante á visão de alguns animais, pode levar a falsas conclusões tiradas pela nossa parte enquanto individualidade que somos.
Em relação ao facto de haver luz mais intensa, a visão é realizada pelos cones, que nos permitem captar os detalhes e as cores dos objectos.
Claro que as pupilas depois irão regular a abertura do olho em função da luminosidade. Contudo se nós tivemos o olho aberto numa espécie de posição intermédia, conseguimos ter uma percepção de visão turva e alguns casos tipos borrões de tinta. Mais uma vez algo que vai de acordo com visões que as vezes temos de uma espécie de borrão ou mancha que vimos.

De modo muito geral e sucinto é assim como uma imagem chega ao nosso cérebro e é processada.

Continuando a ideia dita penúltimo paragrafo, em algumas patologias, as pupilas automaticamente descaem para estas posições e nós não temos consciência de tal.
Podemos englobar nestas patologias as esquizofrenias.
Claro que ao falarmos de esquizofrenias, associamos logo a malucos, a doentes mentais.
Mas será que são mesmo doentes mentais? Ou será que eles é que são saudáveis e nós doentes?
Estas duas perguntas quando foram postas foram alvo de muita polémica porque toda a gente acreditava piamente que a Esquizofrenia era impossível de curar na totalidade. Poderia-se atenuar a progressão da doença.
Contudo o caso de John Nash, matemático que reverteu de uma esquizofrenia e acabou por ganhar o prémio Nobel das ciências económicas em 1994, levou muitos cientistas a alterar as suas teorias, ideias, face á doença.

Em suma, penso que visto todas as pessoas já ouviram falar de esquizofrenia e sabem que provoca alucinações, visões, entre outros sintomas.
Logo sugiro que façam uma reflexão acerca do exposto e pensem.

Será que realmente as visões são algo paranormal? Não poderá ser algo criado por uma anomalia do nosso organismo?






Cara, qualquer ser pensante iria concordar plenamente com esse texto.

Tem muita gente que jura por Deus que viu coisas que não existem. Conheço uns 50 assim.

Parabéns pelo texto!

#4
Apesar da abordagem estar muito boa, ela so interpreta de uma forma limitada as visões.
Do ponto de vista fisiologico, os olhos captam uma imagem através de nervos fotosensiveis e cores transmitindo ao cerebro, onde realmente é interpretada (como tu muito bem referiste). No entanto, ao que parece nos também vemos com os olhos fechados (sonhos), onde a imagem é formada com cores e formas. Mas para além disso, temos as imagens residuais, que são formadas pelo atraso que há entre a transmissão da imagem pelos olhos e a sua interpretação pelo cérebro. Este dá aquele efeito de acordarmos e vermos algo que estava no sonho, mas que na realidade não esta ali.

Isto já para não falar do aumento das sinapses provocadas por drogas e medicamentos, ou mesmo outros fenómenos. Processos de bloqueio de determinados processos que provocam outros, tais como a privação se sono, a privação dos sentidos (sala ou tanques de privação sensorial), etc... (que são milhentos)


Do ponto de vista psiquiatrico/psicologico, acontece como sonhar acordado, em que as imagens formam-se sem contexto, real/palpável para existirem. Estas estão mais associadas a disfunções de processos de pensamento, embora também existam casos de lesões cerebrais associadas.

Mas podem ser todas as visões explicadas desta simples forma????

Na realidade eu acredito que não. Apesar de algumas teorias da psicologia trazere alguma luz sobre o assunto (psicologia profunda - mistura de Jung e Freud, no meu ver a mais completa). Mesmo assim eles não conseguem explicar completamente as visões premonitorias e algum factos associados no entanto a visões.

No meu ver, há realmente um certo facilitismo em dizer que as coisas são paranormais, no entanto, nem todas as coisas são normais. Só estudando bem o assunto e eliminando as causas fisicas se poderá dizer verdadeiramente que determinado fenomeno é paranormal.
Só por ter visões não sou maluco, mas ouvir O Mickel Jackson a mandar matar o Obama é capaz de já ter mais alguma coisa psiquiátrica do que paranormal!!!! >:D >:D >:D
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»



Epa não digo tudo pode ser explicado por isto, mas muitas podem ser.
Só que as pessoas pensam logo no paranormal e não tentam ver a razão lógica primeiro. =\
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

#6
Olá, eu já coloquei um post do género de apresentação em que falei no meu período de difícil aceitação da comunicação com o "outro" lado.
Também pensei que era esquizofrénico/a ou psicadélica ou um quito maluca...

Mas hoje sei que não sou maluca de todo  :P

Tenho é a felicidade de ver coisas que os outros a olho nú não vêm. Às vezes da pior maneira, mas ainda assim, compensa  :P
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

penso que este topico é para alertar para se procurar explicações normais antes das paranormais!!!! Por isso esta de parabens!!

Eu tambem passei essa fase de pensar que estava maluco e mais tarde habituei-me!!! Afinal saber o que outro pensa ou sentir alguem atras de nos e ver uma sombra escura...sonhar com coisas que acontecem de verdade. Deixa pelo menos duvidas.

Mas eu sei que sou maluco, mas as minhas ainda não são de doença. ;D :D :D :D
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»