Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • [Outro] Quem são os Távora?
    Iniciado por BreakGirl
    Lido 13.039 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Malta, marcaram-se certas dúvidas na minha mente em relação a esta família que foi quase inteiramente morta a ordem de Marquês de Pombal, no século XVI ou XVII.
Até à tempos acreditava que essa família se extinguira nessa altura, até que conheci um DJ com esse nome, e ele me disse que ainda existem 2 descendências.
Alguém conhece um pouco mais sobre a história desta família mal aventurada?
Cumprimentos :)

#1
Citação"Muitas pessoas não fazem ideia de quem foram os Távora, por isso, e antes de desenvolver a história do seu processo, gostaria de expor algumas informações sobre esta nobre família da nossa pátria.

Segundo pesquisas que realizei, o nome Távora como apelido surgiu com Lourenço Pires de Távora (n. 1320), filho de Pedro Ramirez (castelhano) que foi o 6º senhor de Távora. Quando o seu filho nasceu, deixou de existir a designação "Señor de Távora" (título castelhano) e "Távora" passou a ser apelido. Já o filho homónimo de Lourenço Pires de Távora, esse sim, tinha o título "Senhor de Távora" mas desta feita, já um título português. Deste o século XIV (século em que surgiu a família Távora) e até à data da morte de todos eles, na fatídica data de 13.01.1759 às mãos dos seus carrascos em Santa Maria de Belém (Lisboa), que a família acumulou títulos e morgados. É curioso referir que os marqueses de Távora descendem de Lourenço Pires de Távora sempre pelos filhos varões.

A família Távora tornou-se tão poderosa que se "misturou" com a mais profunda aristocracia portuguesa, sendo alguns Távoras (nomeadamente, todos os marqueses) descendentes de D. Afonso Henriques. A mistura das famílias deu-se pelo casamento entre Álvaro Pires de Tavora, 2º senhor de Mogadouro e D. Inês da Guerra. Desde esse casamento e até ao casamento de Luis Bernardo de Tavora, 4º marquês de Tavora (o último marquês) que todos os matrimónios dos filhos varões dos Távora foram realizados com descendentes de D. Afonso Henriques.

Ao longo dos séculos a família foi juntando património, poder e influência, chegando ao século XVIII como uma das mais poderosas e ricas famílias nobres portuguesas (o que despontou alguns ódios). A família Távora, à data da morte do 4º marquês tinha a si associados o Condado de S. João da Panasqueira e o Marquesado de Távora, para além das relações com os Condes de Alvor, com os Condes da Atouguia e tantas outras famílias nobres.

É esta história de aristocracia e poder que levou a que os Távoras despontassem tantos ódios e, principalmente, tantos inimigos."
FONTE: sagatavora.blogspot.com

Será isto o que procuravas? :p

se não for tenta buscar no wikipédia o Processo dos Távoras.

CitaçãoO Processo dos Távoras refere-se a um escândalo político português do século XVIII. Os acontecimentos foram desencadeados pela tentativa, pensa-se sem se ter certeza absoluta, de assassinato do Rei D. José I em 1758, e culminaram numa execução pública em Belém. Foram espancados e depois queimados Dom Francisco de Távora e seus dois filhos, José Maria e Luís Bernardo. Brás Romeiro, grande amigo de Luís Bernardo também não escapou. Também foram logo presos o Duque de Aveiro, um dos seus criados e um irmão desse criado, e a Marquesa de Távora, D. Leonor, que foi decapitada. O resto da família Távora, Aveiro, Alorna e Atouguia foram presos sendo mais tarde mandados libertar por D. Maria Pia que nunca viu este processo com bom olhos, acreditando na inocência dos Távoras e restantes acusados.

Um dos criados do Duque de Aveiro desapareceu depois da guarda ter ido à residência do Duque de Aveiro: diz-se que se desfigurou com óleo de vitríolo e que se tornou mendicante. Foram dadas ordens de captura por toda a Europa, nunca se chegando a encontrar este homem.

Na verdade nunca ficou provado que se tratasse de um atentado contra o Rei, falou-se e pensa-se que os tiros eram para um tal de Pedro Teixeira com o qual o Duque de Aveiro tinha um diferendo mas também aqui não há certezas absolutas.

No seguimento do terramoto de Lisboa de 1 de Novembro de 1755, que destruiu o palácio real, o rei D. José I vivia num grande complexo de tendas e barracas instaladas na Ajuda, às saídas da cidade. Este era o presente centro da vida política e social portuguesa.

Apesar de constituírem acomodações pouco espectaculares, as tendas da Ajuda eram o centro de uma corte tão glamorosa e rica como a de Versalhes de Luís XV de França. O rei vivia rodeado pela sua equipa administrativa, liderada pelo primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, e pelos seus nobres. O primeiro-ministro era um homem severo, filho de um fidalgo de província, com algum rancor para com a velha nobreza, que o desprezava. Desavenças entre ele e os nobres eram frequentes e toleradas pelo rei, que confiava em Sebastião de Melo pela sua liderança competente após o terramoto.

D. José I era casado com Mariana Vitoria de Borbón, princesa espanhola, e tinha 4 filhas. Apesar de ter uma vida familiar alegre (o rei adorava as filhas e apreciava brincar com elas e levá-las em passeio), D. José I tinha uma amante: Teresa Leonor, mulher de Luís Bernardo, herdeiro da família de Távora.

A Marquesa Leonor de Távora e o seu marido Francisco de Assis, conde de Alvor (e antigo vice-rei da Índia), eram as cabeças de uma das famílias mais poderosas do reino, ligadas às casas de Aveiro, Cadaval, São Vicente e de Alorna. Eram também inimigos cerrados de Sebastião de Melo. Leonor de Távora era uma mulher política, preocupada com os negócios do Reino, entregue a seu ver a um novo-rico sem educação. Ela era também uma devota católica, com forte afiliação aos jesuítas, tendo como confessor um deles, Gabriel Malagrida.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Confuso, não mto explícito pqe é pouco esclarecido...
Mas esclareceu! :)
Então, os Távora que existem actualmente são os que escaparam à prisão sob ordem de Maria Pia...
Que engraçado, quem diria que hoje em dia a familía Távora fosse tão pobre comparada com o século XVIII...
Fogo.
Dá que pensar.
Pqe razão tentaram matar o rei D.José?
Por causa do adultério?
Fogo, se assim foi, que peso na consciencia deverá ter ficado, o pobrezito do Rei...!!

Olá!

Os Távora e o processo movido pelo Marques de Pombal foi um dos embroglios da justiça á Portuguesa,tipo Casa Pia.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

E sabes mais sobre isso? :)
A justiça neste país precisava de ter uma mão firme...
Já há mto, pelo que dá para ver! >:D

#5
Olá boa tarde BreakGirl e a todos os restantes amigos destas andanças. Só hoje reparei neste post acerca dos Távoras e lembrei-me que já tinha visto uma espécie de "documentário" acerca da família. Deixo então aqui para que todos os interessados vejam também  O Padrão do Chão Salgado

Que cena...
Que humilhação para esta família...
Morreram injustamente.
Fogo...

#7
Boas,

Sei que estou a desenterrar um tópico antigo...

Mas, o que fizeram a esta família foi muito mau... À Minha Família....

Por isso tenho tanto orgulho em ostentar o nome da minha família que foi injustiça-da... Quase aniquilada destruída mas ficaram as raízes que jamais se esqueceram as suas origens!


Não sei se todos os Tavoras que existe hoje descendem dos que foram mortos  :-\
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Boas tarde,

Claro que a fatídica tragédia já foi há muitos anos atrás mas sou descendente directo.

Tenho a planificação da minha árvore genealogica ate ao aparecimento do nome Távora.

Citação de: Ozzy Winchester em 24 setembro, 2012, 17:28
Boas tarde,

Claro que a fatídica tragédia já foi há muitos anos atrás mas sou descendente directo.

Tenho a planificação da minha árvore genealogica ate ao aparecimento do nome Távora.

Não estava  falar diretamente de ti, nem sei como esta a proliferação desse nome.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

anjo100asas
#11

ola boa noite, ouvi dizer que o edificio da camera municipal de portimao era uma das casas dos tavoras....

A câmara municipal de Portimão era o palácio do Visconde de Bívar e sua família, que foi oferecido ao município de Portimão. Agora se o Visconde era um Távora, já não sei... Quem o poderá dizer com mais certeza é, certamente, Ozzy Winchester.

CitaçãoSegundo pesquisas que realizei, o nome Távora como apelido surgiu com Lourenço Pires de Távora (n. 1320), (...) Já o filho homónimo de Lourenço Pires de Távora, esse sim, tinha o título "Senhor de Távora" mas desta feita, já um título português. É curioso referir que os marqueses de Távora descendem de Lourenço Pires de Távora sempre pelos filhos varões.

Olha, queres ver que tenho para aqui sangue Távora? :P

O meu avô era Lourenço. A minha mãe é Lourenço Pires. :)
Eu sou Pires Coelho eheheheeh  >:D
"É violência impor a verdade a criaturas não preparadas(..)"

Pelo que sei, eles descendiam aqui da minha zona, Norte de viseu. Por isso é que o rio que aqui passa é o rio Távora
veni, vidi, vici

Citação de: Anark em 19 fevereiro, 2013, 08:35
Olha, queres ver que tenho para aqui sangue Távora? :P

O meu avô era Lourenço. A minha mãe é Lourenço Pires. :)
Eu sou Pires Coelho eheheheeh  >:D

Olá Anark,

No paragrafo que citaste, o nome Lourenço está como nome próprio e não como apelido, que é o caso da tua mãe.
Em todo o caso, tenta fazer uma pesquisa na net sobre a tua árvore genealógica.  ;)

#16
Citação de: Ozzy Winchester em 24 setembro, 2012, 17:28
Boas tarde,

Claro que a fatídica tragédia já foi há muitos anos atrás mas sou descendente directo.

Tenho a planificação da minha árvore genealogica ate ao aparecimento do nome Távora.

Bem, dizem que aqui no Brasil a família Tavora é única e que somos descendentes dos que foram mortos em Portugal.

Ozzy Winchester. gostaria de ver sua árvore genealógica para consulta e preencher as lacunas que estão faltando na minha.

Citação de: BreakGirl em 18 julho, 2010, 02:56
Malta, marcaram-se certas dúvidas na minha mente em relação a esta família que foi quase inteiramente morta a ordem de Marquês de Pombal, no século XVI ou XVII.
Até à tempos acreditava que essa família se extinguira nessa altura, até que conheci um DJ com esse nome, e ele me disse que ainda existem 2 descendências.
Alguém conhece um pouco mais sobre a história desta família mal aventurada?
Cumprimentos :)

Século XVIII
Templa - Membro nº 708

s_r
No tempo em que trabalhei na Gulbenkian (há 4 anos), conheci um senhor que era descendente dos Távora
Those who trespass against us, beware the shadows of dusk