Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Bast ou Bastet
    Iniciado por Lunática
    Lido 2.005 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática


Bast é a Deusa da Bondade e do Amor que protegia das doenças e maus espíritos.

Na mitologia Egípcia Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protectora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.

O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

Sempre tive um enorme Fascinio pela Cultura e Religião Egipcia :)
Á Deusa Gata tbm está associado o Mistério e o Oculto.
Bem, realmente os Gatos são capazes de ter um Olhar bastante... Curioso.
Pergunto-me se o Gato algum dia será rotulado como um animal Normal.
Todos dizem q os Gatos escondem dentro de si poderes mágicos, e eu sinceramente, acho o gato um ser mto místico, e que na verdade, está associado a demasiadas coisas do Oculto para ser um Animal Normal.
Atrás de um Mito, esconde-se sempre um Facto ;)

:P
Cumprimentos,  e estes Posts sao um Maximo*

Falta aqui um dado curioso... Os sacerdotes faziam um grande negocio a vender gatos mumificados mas como a procura excedia a oferta eles partiam o pescoço aos gatos e mumificavam para vender mais...

Em relaçao aos gatos serem animais normais, eu acho que sao, eu tenho bastantes, gosto mais deles que dos outros animais mas é apenas uma questao de gosto... ::)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Claro, cada um tem a sua Opinião.
Eu tbm tenho um Gato, gosto mto dele, mas algo que me Fascina nos gatos é q sao imprevisiveis e Majestosos :)
E tu?
Fala me do teu Gosto por gatos :)

#4
só são imprevisiveis porque não se lê os sinais lol  ;D eu gosto de gatos principalmente porque não são falsos quando não gostam vemos logo... ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld