Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Por que na inglaterra o motorista fica do lado direito?
    Iniciado por JDias
    Lido 8.958 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Na antiguidade os cavaleiros preferiam cavalgar pela faixa da esquerda nas estradas porque quando precisavam se defender de inimigos que os atacavam durante as viagens lutavam melhor quando empunhavam a espada na mão direita.

Quando começaram a fabricar os primeiros automóveis os ingleses preferiram manter o transito na faixa da esquerda nas estradas porque a chamada mão inglesa de trânsito já estava convencionada pelo próprio povo e poucos possuiam automóveis.

Durante um bom tempo existiram, cocheiros conduzindo carruagens, muitos cavaleiros cavalgando cavalos e poucos motoristas dirigindo automóveis, todos juntos nas estradas e transitando todos eles na mesma mão de trânsito.
Por esse motivo quando foram fabricados os primeiros automóveis na Inglaterra foi necessário instalarem os volantes no lado direito dos carros para que pudessem trafegar juntos a muitos cavaleiros que ainda não possuiam automóveis e que continuavam a cavalgar pela faixa da esquerda nas estradas.

Outros fabricantes de automóveis em outros países preferiram colocar o volante no lado esquerdo do painel do carro, isso para ter a mão direita livre para mudar as marchas do câmbio, acionar botões no painel, mexer no porta-luvas, etc... Por esse motivo foi necessário mudar a mão do trânsito nas estradas para a faixa da direita e com isso dar maior visibilidade aos motoristas quando efetuavam as ultrapassagens.

Alguns países que mantinham intensas relações com a Inglaterra, decidiram manter a mão inglesa no sentido do transito nas suas estradas e continuam assim até os dias atuais.
Fonte(s):
A Convenção de Viena de 1968, das Nações Unidas, determina as regras básicas de trânsito, ainda que nem todos os países sejam seus signatários.

Lista de países com circulação pela esquerda (mão inglesa)

Na África
África do Sul
Comores
Ilhas Maurício
Malauí
Moçambique
Namíbia
Quênia
Suazilândia
Tanzânia
Zimbábue
Uganda

Na América Central
Bahamas
Barbados
Granada
Ilhas Cayman
Ilhas Virgens Americanas
Ilhas Virgens Britânicas
Jamaica
Santa Lúcia
Trinidad e Tobago

Na América do Sul
Guiana
Ilhas Malvinas
Suriname

Na Ásia
Brunei
Butão
Singapura (Cingapura)
Índia
Indonésia
Japão
Malásia
Maldivas
Nepal
Paquistão
Tailândia
Timor-Leste

Na Europa
Chipre
Irlanda
Malta
Reino Unido

Na Oceania
Austrália
Ilhas Salomão
Nova Zelândia
Papua-Nova Guiné

Fonte: Yahoo Answers

Por acaso já sabia desta particularidade.
Mesmo assim, tópico 5*!

Hahahahaha muito bom!!! Não tinha se quer a noção da quantidade de países em que se guia à maneira inglesa!! :P
Lá está, tudo hoje em dia é de alguma forma condicionado pelos tempos passados...daí eu gostar tanto de História ;D
Mais uma vez a bela da Idade Média! Podem dizer-me quantas vezes quiserem que era a Idade das Trevas que eu continuarei a gostar dela na mesma...aliás, nem a vejo como tal. :)
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

"Idade das Trevas"... hehehehehe
Concordo contigo GaladMor8, aliás acho que o séc. XX assemelha-se por demasiados motivos, muito mais à "Idade das Trevas" do que todos os séculos anteriores da nossa história...
Por falar em Idade Média, e neste assunto deste tópico, lembrei-me de um filme: "Coração de Cavaleiro"

Quem não viu, não pode perder... ;)

Trailer - A Knight's Tale (2001)


Citação de: GaladMor8 em 29 junho, 2010, 17:05
Hahahahaha muito bom!!! Não tinha se quer a noção da quantidade de países em que se guia à maneira inglesa!! :P
Lá está, tudo hoje em dia é de alguma forma condicionado pelos tempos passados...daí eu gostar tanto de História ;D
Mais uma vez a bela da Idade Média! Podem dizer-me quantas vezes quiserem que era a Idade das Trevas que eu continuarei a gostar dela na mesma...aliás, nem a vejo como tal. :)

Citação de: JDias em 29 junho, 2010, 17:12
"Idade das Trevas"... hehehehehe
Concordo contigo GaladMor8, aliás acho que o séc. XX assemelha-se por demasiados motivos, muito mais à "Idade das Trevas" do que todos os séculos anteriores da nossa história...
Por falar em Idade Média, e neste assunto deste tópico, lembrei-me de um filme: "Coração de Cavaleiro"

Quem não viu, não pode perder... ;)

Trailer - A Knight's Tale (2001)



Adorava poder licenciar-me em História com especialização na Idade Média ;D

Esse filme já o vi todinho não sei quantas vezes...hahahahahaha ainda deu há pouco tempo nos nossos canais nacionais - TVI, acho.

Tem alguns erros históricos, mas mesmo assim dá para ter uma grande noção de como eram os tempos dessa época :)
Além do mais, tem sempre a comédia presente hahahaha

Uma das deixas que nunca mais me saiu da cabeça e que ainda hoje me faz rir até às lágrimas é uma em que a personagem Wat se vira e diz It's called a lance...hello!!! - Chama-se lança, dahhh!!  :laugh: :laugh: :laugh:
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

#5
Tópico muito interessante! :) Não fazia ideia que isso já vinha da antiguidade...

Não me consigo imaginar a conduzir um carro com o volante à direita! Quando chegasse a uma rotunda ou a um cruzamento acho que o cérebro dava nó. Já para não falar das mudanças... Pânico!... :P ;D
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Citação de: ppcom em 29 junho, 2010, 18:46
Tópico muito interessante! :) Não fazia ideia que isso já vinha da antiguidade...

Não me consigo imaginar a conduzir um carro com o volante à direita! Quando chegasse a uma rotunda ou a um cruzamento acho que o cérebro dava nó. Já para não falar das mudanças... Pânico!... :P ;D
:laugh: :laugh: :laugh:

Se já atravessar a estrada temos que ler o que eles têm escrito no chão, então conduzir não sei não hahahahaha
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

Boas

Topico interessante de facto, nunca tinha percebido de onde vinha a ideia do transito ao estilo inglês, nunca imaginei que tivesse essas razões por trás :)
Fueled by Satan

Muito fixe.

Em Portugal ainda se conduziu durante muito tempo á Inglesa , mas mudou-se para a condução pela direita nos anos vinte. Foi zás-trás-catrapás, tudo num dia, tanto em Portugal continental, como nas colónias (aliás: "províncias ultramarinas"...). As colónias que vizinhavam com países de condução à esquerda, podiam, no entanto, manter o status quo, razão pela qual Macau (por causa da China), Goa, Damião e Diu (por causa da Índia) e Moçambique (por causa da África do Sul) nunca o fizeram. Em Timor-Leste, vizinho da Indonésia que conduz pela esquerda, mudou-se, no entanto. A Indonésia é que alterou isso, quando invadiu o território em 1975. Francamente, não sei como é hoje em dia.


Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

#9
Para quem está habituado a conduzir em Portugal, é extremamente difícil conduzir em Inglaterra ou afins. Todavia ainda é mais difícil conduzir em Portugal com um carro equipado com o volante à direita.

Deve ser estilo "conduzir à Mr. Bean"...  :D

Citação de: oculto em 14 julho, 2010, 09:38
Para quem está habituado a conduzir em Portugal, é extremamente difícil conduzir em Inglaterra ou afins. Todavia ainda é mais difícil conduzir em Portugal com um carro equipado com o volante à direita.

Aos 34 anos fui viver para um local onde se conduz com volante à direita e agora conduzo
todos os dias, várias horas por dia.
O que custa mais no início, são as rotundas e alguns troços mais complicados, onde não é
evidente por onde se tem de seguir. Estacionar à esquerda também causava alguma impressão.
Depois, é uma questão de hábito e se se tem de conduzir como em Portugal, é uma confusão e
exige uma enorme concentração.
Quando fui a Portugal, dei por mim a conduzir no Monsanto em contramão, até vir um carro em
sentido contrário...