Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Curiosidades acerca de Expressões Idiomáticas
    Iniciado por GaladMor8
    Lido 4.771 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Deixo-vos aqui umas simples curiosidades acerca da origem de algumas das expressões idiomáticas que usamos ainda hoje. As suas origens e o que significam é o que pretendo aqui expor.  ;D

Este tópico nem tem nada haver com o Paranormal, porém acho que um pouco de cultura geral (?) nunca magoou ninguém  :laugh:

Divirtam-se e no caso de conheceram outras, partilhem se faz favor  ;)











"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)


Citação de: JDias em 29 junho, 2010, 16:34
Excelente ideia... :)


Obrigada :) O único senão é ter mesmo que se fazer zoom da imagem para se conseguir ler  :laugh:
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

#3
Bem, relativamente a expressões verbais não me recordo de nenhumas no momento, mas, coloco aqui um texto do qual já tinha conhecimento e que explica um gesto muito conhecido e usado entre a hierarquia militar: a Continência...
É tipo, uma excepção ao tópico... ;)

------------------------------------------

Como surgiu a continência
Surgiu na Idade Média, como um sinal de respeito na presença dos soberanos.

A saudação militar conhecida como "bater continência" surgiu na Idade Média: era um sinal de respeito na presença dos soberanos. Diante do rei, os cavaleiros, que se protegiam com enormes armaduras, eram obrigados a se identificar. Para isso, tinham de erguer a viseira do elmo, o capacete medieval, com a ponta dos dedos da mão direita. O gesto era também um sinal de paz, porque com a mão no elmo o cavaleiro não poderia sacar a espada – e assim evitava reacções hostis. Com o tempo esse costume espalhou-se também entre os membros de um exército: a mão levada a testa era o início de um aceno amigável; servia também como uma espécie de senha, pois tinha muitas variações para confundir os inimigos. Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente; já os brasileiros batem continência à prussiana, com a palma da mão para baixo.

Fonte: SuperInteressante

Citação de: GaladMor8 em 29 junho, 2010, 16:35
Obrigada :) O único senão é ter mesmo que se fazer zoom da imagem para se conseguir ler  :laugh:

Citação de: JDias em 29 junho, 2010, 16:39
Bem, relativamente a expressões verbais não me recordo de nenhumas no momento, mas, coloco aqui um texto do qual já tinha conhecimento e que explica um gesto muito conhecido e usado entre a hierarquia militar: a Continência...

------------------------------------------

Como surgiu a continência
Surgiu na Idade Média, como um sinal de respeito na presença dos soberanos.

A saudação militar conhecida como "bater continência" surgiu na Idade Média: era um sinal de respeito na presença dos soberanos. Diante do rei, os cavaleiros, que se protegiam com enormes armaduras, eram obrigados a se identificar. Para isso, tinham de erguer a viseira do elmo, o capacete medieval, com a ponta dos dedos da mão direita. O gesto era também um sinal de paz, porque com a mão no elmo o cavaleiro não poderia sacar a espada – e assim evitava reacções hostis. Com o tempo esse costume espalhou-se também entre os membros de um exército: a mão levada a testa era o início de um aceno amigável; servia também como uma espécie de senha, pois tinha muitas variações para confundir os inimigos. Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente; já os brasileiros batem continência à prussiana, com a palma da mão para baixo.

Fonte: SuperInteressante


Gostei!!!! Mesmo muito interessante  ;) Idade Medieval, quem diria!  ;D
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

:) Criei um novo tópico acerca de uma outra curiosidade idêntica...
Como o texto era longo e este é um tópico verbal, achei melhor criar um novo... :)
Dá uma vista de olhos, acho que vais achar interessante...
Tópico "Porque na Inglaterra o motorista fica do lado direito"

Citação de: GaladMor8 em 29 junho, 2010, 16:42
Gostei!!!! Mesmo muito interessante  ;) Idade Medieval, quem diria!  ;D

Citação de: JDias em 29 junho, 2010, 16:49
:) Criei um novo tópico acerca de uma outra curiosidade idêntica...
Como o texto era longo e este é um tópico verbal, achei melhor criar um novo... :)
Dá uma vista de olhos, acho que vais achar interessante...
Tópico "Porque na Inglaterra o motorista fica do lado direito"


Ok!! Já lá estou...in a manner of speech :P
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

muito interessante,desconhecia estas curiosidades da língua portuguesa... bom tópico ;)

Tópico bastante interessante!
Adorei ficar a saber certas coisas que desconhecia por completo, e como disseste e bem, um pouco de cultura geral não faz mal a ninguém. :laugh:
As minhas favoritas são o Ir para o maneta e Ter ouvidos de tísico (que é o que a minha gente diz que tenho). :D
"Everybody Lies." House M.D.
There's no such thing as too late! That's why they invented death!