Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Antoine de Saint-Exupéry, Autor de "O Principezinho"
    Iniciado por Moon*
    Lido 6.752 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Moon*

"Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.





Biografia
Apaixonado desde a infância pela mecânica, estudou a princípio no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano da Primeira Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.

A 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. No ano seguinte, 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cap Juby, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias[carece de fontes?].

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry.[1] Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo nunca foi encontrado.

Também uma das suas maiores criações foi a do livro O Pequeno Príncipe.


Obra
Suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

Destaca-se (...) O Principezinho (1943), romance de grande sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, quando teria feito visitas ao Recife.


O Principezinho pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.

O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro leva a reflexão sobre a maneira de nos tornamos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.

   

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
Antoine de Saint-Exupéry
   

"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."
Antoine de Saint-Exupéry
   

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."
Antoine de Saint-Exupéry


Livros do autor
   * L'Aviateur (O aviador) - 1926
   * Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
   * Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
   * Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
   * Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
   * Le Petit Prince (O Principezinho) - 1943
   * Lettre à un otage - 1943/1944 "

Fonte: Wikipédia


AndreiaLi
É realmente uma obra notável e rica em simbolismo. Gostei muito, um dia terei de a ler novamente para me relembrar da história. Achava piada á "discussão" se era um chapéu ou uma cobra que tinha comido algo  ;D

Moon*
Hoje comemora-se o 110ºano do nascimento do autor dia 29 de Junho de 1900, por isso será um óptimo dia para ler novamente o livro em sua homenagem.

Eu já não me lembro muito bem da história, mas sei que em criança risquei partes do livro para ser mais artístico fazendo umas quantas garatujas, e ainda é esse livro que tenho!

"O Princepezinho", deveria ser de leitura obrigatória nas escolas.
Muito enriquecedor.

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Devo ser a única pessoa que nunca leu esse livro ou se quer pegou nele...  :-[ não que me orgulhe lol
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)


Livro fantástico, acho que realça as crianças que ainda há em nós...
Gostei muito de ler, e concordo que devia ser obrigatória a leitura nas escolas... :)

nunca li o livro...mas pelo que vi no Post...passamos tanto tempo actualmente a ver as noticias, ver casos horrendos, a falar do sobrenatural...fantasmas espiritos demonios...tudo do mal...mas esqquecemonos sempre do lado bom...parece que esquecemo-nos da infancia...de faser alguma coisa simplesmente porque nos faz feliz...vivemos tao preocupados que esquecemo-nos da nossa infancia...hei-de arranjar esse livro" o principezinho" para ler, nao sou muito de ler...mas simplesmente pelo que vi pelo post, acho que deixara a criança dentro de mim feliz ;D

Fazes muito bem... É daqueles livros que, na minha opinião, é para todas as idades...
Outro livro que gostei muito é "Meu pé de laranja lima", de José Mauro de Vasconcellos... :)
A não perder...

Citação de: kalabdog13 em 29 junho, 2010, 16:53
nunca li o livro...mas pelo que vi no Post...passamos tanto tempo actualmente a ver as noticias, ver casos horrendos, a falar do sobrenatural...fantasmas espiritos demonios...tudo do mal...mas esqquecemonos sempre do lado bom...parece que esquecemo-nos da infancia...de faser alguma coisa simplesmente porque nos faz feliz...vivemos tao preocupados que esquecemo-nos da nossa infancia...hei-de arranjar esse livro" o principezinho" para ler, nao sou muito de ler...mas simplesmente pelo que vi pelo post, acho que deixara a criança dentro de mim feliz ;D

Citação de: AndreiaLi em 29 junho, 2010, 14:14
É realmente uma obra notável e rica em simbolismo. Gostei muito, um dia terei de a ler novamente para me relembrar da história. Achava piada á "discussão" se era um chapéu ou uma cobra que tinha comido algo  ;D


tambem gosto muito deste livro.  :)
pois, era uma cobra que tinha engolido um elefante.  :laugh:
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Lá vou eu do contra. Li este livro há alguns anos e achei a história bem escrita,mas achei difícil ler o livro até ao final, pois pareceu-me um tanto maçador. Ainda tive o trabalho de subir o escadote da biblioteca para retirá-lo da prateleira de cima e no final, fiquei desiludida. O que mais me agradou foi a descrição dos mundos por onde o Principezinho passou.

#11
Olá!

Grande obra.

Lembro d o ter lido,quando li "COSMOS" de Carl Sagan de forma tal que o homem do espaço do "exupery" ficou ligada á viagem imaginaria de Sagan.

A minha esposa é professora do sequndario de Françes,e diz que é livro de referencia abrigatoria.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Li "O Princepezinho" quando tinha 9 anos, mas sicneramente nao entendi o livro e não gostei. Por isso, estou a pensar em voltar a lê-lo  ;)
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."