Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • As Tofanas, uma linhagem de bruxas
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.343 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

(imagem meramente ilustrativa)

O arsénico foi um dos venenos mais utilizados por sua eficácia e por ser inodoro e insípido. Dentro dos múltiplas derivados do veneno, possivelmente o mais famoso tenha sido a "água tofana" inventada pela bela e pérfida bruxa siciliana, Teofania de Adamo.

O método de preparação desta poção era muito cruel: a bruxa pegava um leitão sedento e obrigava-o a tomar uma farta dose de arsênico. Então pendurava-o, ainda vivo, pelas patas traseiras com uma espécie de focinheira com um recipiente. O leitão era então morto a base da paulada e o recipiente da focinheira recolhia a mistura de sangue, baba, sucos gástricos... tudo aquilo que o animal soltava pela boca. Esta mistura era então destilada com água.

No início Teofania fornecia o veneno directamente ao solicitante, mas devido ao "grande sucesso" teve que criar uma rede clandestina de fornecimento.

A fortuna que amealhou trouxe junto consigo o ódio e a inveja. Foi denunciada por bruxaria e, logicamente, foi executada em 12 de julho de 1633 em Palermo. Muitos acreditavam que "cão morto não passa a raiva", mas desconheciam que Teofania tinha passado toda sua "sabedoria" a sua filha Giulia Tofana, tão bela e perversa quanto a mãe que melhorou o método de obtenção da poção e mudou seu nome para "maná de São Nicolau" ou "água de Nápoles". Da mesma forma que aconteceu com a mãe, os rumores de bruxaria começaram a se estender e fugiu para Roma com sua filha Girolama Spana. Desconhecida na nova cidade, seguiu com seus envenenamentos.

Sem que a mãe soubesse, em 1659 descobriram que a linda Girolama dirigia uma organização de mulheres dedicada a envenenar amantes incómodos, maridos imprestáveis, herdeiros apressados... Assim como a avó, foi condenada e enforcada junto a quatro de seus cúmplices depois de confessar o envenenamento de mais 600 pessoas.

A história das Tofanas de Adamo foi tão estendida que existe uma lenda infundada de que Mozart poderia ter sido envenenado usando "água tofana".


Fonte:MDig



#1
Itália é um país rico em histórias desse género, muitas pessoas ganharam lá fama de nevenenadores ou pelo uso de seus venenos, quer na corte real, quer na corte papal.

As mais famosas histórias são mesmo da filha de um papa (ilegitima claro) e da ascenção dessa familia ao poder.
(rais parta o alzheimer que não me lembro do nome por nada :( :( :()

Vou acrescentar que sem os famosos alquimistas também não tinhamos muitos dos métodos e compostos que usamos no dia a dia.

Parabens pelo post, muito interessante!!!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»