Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • ISPAL - Instituto Superior de Parapsicologia Aplicada
    Iniciado por IceBurn
    Lido 44.645 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Também tinha pensado na ideia do IPP mas decidi ficar calada sabe-se lá porquê... Já que em Portugal ninguém se chega  à frente, porque não avançar com o fórum para algo mais real? ;D

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 30 abril, 2015, 12:41
Sofia, talvez seja mais simples do que aquilo que parece. É preciso formadores sérios, com determinadas valências em áreas diversificadas da parapsicologia, aluguer de instalações e alunos... poderia ser um curso ministrado por esse grupo de formadores em vários locais do pais em função da procura... teriam que ser definidos conteúdos programáticos e cada uma das pessoas envolvidas seria responsável pela área que está mais à vontade... a acreditação é que me parece algo mais complicado de ser feito. Mas após o início, todos os documentos e informações seriam compilados no sentido de suportar o processo de acreditação :) Querem começar?... Instituto Portugal Paranormal (IPP) ;D
será Faty...em portugal o simplex...é por vezes uma utopia..na teoria bom na prática terrivelmente mau...mas assim fosse como dizes..era mesmo interessante.
A acreditação nao é tarefa fácil...é dispendiosa e demora...

Citação de: sofiagov em 01 maio, 2015, 09:46
será Faty...em portugal o simplex...é por vezes uma utopia..na teoria bom na prática terrivelmente mau...mas assim fosse como dizes..era mesmo interessante.
A acreditação nao é tarefa fácil...é dispendiosa e demora...

Hehehe, concordo plenamente. Já dei por mim a fazer os conteúdos programáticos, lol para os três anos. Era preciso depois encontrar formadores "à altura", articular tudo convenientemente e avançar. Há estes cursos também no Brasil, com universidades do Paranormal :) Precisamos mesmo de uma coisas destas em Portugal. Cada um de nós tem uma mais-valia, um dom, o que quiserem chamar e porque não juntarmos um grupo para fazer um projeto destes? Eu alinho, apenas naquilo que me sinto mais à-vontade... mais inscrições? ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Eu alinho! E para começar porque não com um curso on-line? Conforme fosse crescendo já se podia pensar em espaços físicos.

Podia-se complementar com seminários presenciais em diversas partes do pais. :)

Boa Puca, somos duas já! Quem se inscreve mais?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Três! * :)
Lembrei-me agora mesmo, será que uma petição ou algo do género seria relevante para criar o curso ou nem por isso?

Talvez fosse importante... o que procuramos, no momento, não são tanto os interessados em frequentar (alunos) mas sim formadores que possam contribuir para o mesmo, nas diversas áreas. Depois da lista, vemos as valências de cada um e vemos os conteúdos que podem ser abordados... e quem sabe?? Por isso inscrevam-se quer para alunos, quer para formadores. ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Claro, porque para aprender tem de haver alguém a ensinar :) Bom mesmo era ser um curso superior e ensinado normalmente como os outros cursos... mas também não estou a ver que provas de ingresso para aceder :)

Isso são os pormenores mais à frente... para já interessa-nos saber quem tem interesse em dar formação e as áreas, depois junta-se tudo e analisam-se os critérios de seleção, preços, horas, etc... tudo a seu tempo... eu vou começar a registar os interesses... ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#39
Sim é verdade... :)
Porque não a abertura de um novo tópico sobre esta ideia para debate? Só que tinham de haver também mais contribuições e inscrições...

Puca
Também concordo com a abertura de um novo tópico para debater estas ideias. Este já vai muito longo e perde-se o fio á meada.

Fatyzinha...tu fazes tópicos tão bem feitinhos... ;)

Para organizar algo com pés e cabeça, teríamos de estabelecer antes de mais os objectivos do curso. O aluno sai preparado a ......
Deveria ter áreas gerais e outras opcionais consoante a "especialização" pretendida.

Este "esqueleto" de curso necessita de várias opiniões e sugestões, depois ver como as competências de cada um encaixam na ideia geral. Até porque depois desta primeira abordagem irão surgir mais interessados em participar, que como formadores, como formandos.

Na minha opinião deve ser um curso generalista e evitar tendências religiosas, ou doutrinas especificas. O que não impede de haver "especializações" mais tendenciosas.

sofiagov
Isto vai bem encaminhado..vocês são estupendos...não vai ser fácil.. :)

Puca
Fácil não certamente, mas possível. O grande truque nestas coisas é não dar passos maiores que as pernas. Se for bem estruturado, acho que é uma ideia viável. :)

sofiagov
Citação de: Puca em 01 maio, 2015, 20:41
Fácil não certamente, mas possível. O grande truque nestas coisas é não dar passos maiores que as pernas. Se for bem estruturado, acho que é uma ideia viável. :)
passos de bebé. .. ;D enquanto há vida não há impossiveis ...

Achei o IPP uma ótima ideia. Também acho que mesmo que não seja possível avançar com o curso, podia organizar-se, por zonas do país, "encontros" entre membros no intuito de trocar experiências e conhecimentos. Ficaríamos todos um pouco mais "sábios" :)