Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Codex Gigasa "bíblia do Diabo" (Livro)
    Iniciado por Zühl
    Lido 10.028 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Codex Gigasa é o maior manuscrito medieval existente no mundo.
Ele foi criado no mosteiro beneditino de Podlažice no inicio do século XIII e hoje está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia.

O códice está contido numa pasta de madeira, coberta com couro e ornamentada com metal. Com 92cm de altura, 50cm de largura e 22 cm de espessura, é o maior manuscrito medieval conhecido. Era inicialmente constituído por 320 folhas de velino, apesar de oito das mesmas terem sido posteriormente removidas. Não se sabe quem o fez, nem se conhecem as razões de as páginas terem sido removidas, embora se pense que pudessem conter as regras monásticas dos beneditinos. O códice pesa cerca de 75 kg e o velino nele usado foi elaborado a partir de pele de vitelo(ou pele de jumento, segundo algumas fontes), num total de 160 animais.

Conteúdo
O Codex inclui toda a versão Vulgata Latina da Bíblia, excepto para os livros de Actos e Apocalipse, provenientes de uma versão pré-Vulgata. Estão também incluídos a "Enciclopédia Etymologiae" de Isidoro de Sevilha, "Antiguidades Judaicas" de Josefo, "Chronica Boemorum" (Crónica dos Boémios) de Cosmas de Praga , vários tratados (de história, etimologia e fisiologia), uma agenda com necrologia, uma lista dos monges do mosteiro de Podlažice, fórmulas mágicas e outros registos locais. Todo o documento está escrito em latim.


A "Bíblia do Diabo" foi escrita por um monge que quebrou os votos monásticos e foi condenado a ser murado vivo. A fim de evitar esta severa sanção, ele prometeu a criação, em uma única noite, de um livro que glorificaria o mosteiro para sempre e que incluiria todo o conhecimento humano. Perto da meia-noite, ele teve a certeza que não conseguiria concluir esta tarefa sozinho e, por isso, fez uma oração especial, não dirigida a Deus, mas ao arcanjo banido Satanás, pedindo-lhe que o ajudasse a terminar o livro em troca da sua alma. O monge vendeu, assim, a sua alma ao diabo. O diabo concluiu o manuscrito do monge e foi acrescentada uma imagem do diabo como agradecimento pela sua ajuda.
O códice não foi proibido pela Inquisição e foi analisado por muitos estudiosos ao longo dos tempos.



A página 290 contém apenas uma figura original de um diabo, com cerca de 50 cm de altura. Algumas páginas antes desta, estão escritas sobre um velino escurecido e os caracteres são mais esbatidos que no resto do manuscrito.


"A bíblia do Diabo existe mesmo e o parceiro "Cine Dark" colocou um documentário sobre ela, feito pelo National Geographic"
Believe to see...

#1
"O códice está contido numa pasta de madeira, coberta com couro e ornamentada com metal."
uau,deve ser um livro valiossíssimo :o
a lenda sobre ele é muito interessante! ;)

S.Cipriano
75 kg...muito interessante...é pena não se saber porque foram removidas algumas páginas...

#3
Muito interessante!! Adorei a lenda  ;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#4
não percebo é uma coisa, se Lucifer era o anjo mais belo de todos, como pode que é sempre retratado como um ser pouco humano e um tanto repulsante?
Já agora, post muito bom!

Citação de: pat. em 07 fevereiro, 2010, 21:48
não percebo é uma coisa, se Lucifer era o anjo mais belo de todos, como pode que é sempre retratado como um ser pouco humano e um tanto repulsante?
Já agora, post muito bom!

Porque era uma forma dos cristãos sentirem repulsa por ele

genius
pq satanas questionou Deus e invejou o...esse livro e perigoso

Não sabem se há algum tipo de réplica traduzida para outra língua? Eu sei que é difícil de traduzir e de ficar bem traduzido...

Antes mais, excelente post Zühl!  ;D
Só dei com ele agora. Entrei mais recentemente no fórum e ia postar um tópico a falar disto, mas como já havia...

É bastante interessante. Mas há ainda outros aspectos curiosos em relação à história deste livro:

"Traçar a verdadeira história do Códice trás uma visão arrepiante para dentro de um dos mais voláteis capítulos da história humana. Pois, outros possuidores do livro, numa outra época, no geral passaram por algum tipo de tragédia. Começando com um mosteiro condenado por uma epidemia letal.

Bohemia, no final do século XIII, vários anos após a história sobre a lenda de um monge que vendera a sua alma que tinha sido contada, que tornara esse enorme livro famoso, estava sobre a posse do Monastério que se encontrava numa péssima situação financeira. E para evitar a falência os abades concordaram em vender o Códex para outra Ordem Monástica,a partir dessa data ficou no monastério da cidade de Cembra, onde os monges o colocaram perto de um cemitério conhecido como Terra do Calvário. Mas isso foi por pouco tempo, pois todos os monges que cuidavam do Códex ficaram doentes, foi aí, que um poderoso Bispo ordenou que os monges devolvessem o Códex aos antigos donos, mas não deu tempo, o monastério foi devastado por uma terrível epidemia de peste bubônica, "a morte negra" como era chamada, arrasou o local matando milhares de pessoas. Foram tantas as pessoas que morreram num espaço de meses que a epidemia tinha transformado o local numa catacumba. Hoje, esse monastério tornou-se um local macabro, chamado "A Capela dos Ossos", uma das sepulturas em massa mais famosas da Europa, com escultura de ossos, um Lustre de ossos, e até uma taça de ossos, um abominável lembrete do segundo capítulo na história da Bíblia do Diabo."
Fontes: Comentários de Christofer Hammel, especialista em Bíblias, e de Peter Stanford, Demonologista.
Meio: http://enigmasemisterios.blogspot.com/2011/02/biblia-do-diabo.html


A taça de ossos é um artefacto extraordinário.


E eis mais umas imagens que eu acho de caracter interessante desta bíblia:





fonte: http://www.neatorama.com/2007/04/21/the-devils-bible/
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

Dada a complexidade da criação do Codex Gigasa, só acho espantoso, era conseguirem provar, que foi feito numa noite !!

De resto, vale ainda pelo conteúdo, sendo uma obra de valor, e historia curiosa ..  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#10
boas .realmente e uma historia vastante interessante.
_ja ouvi boatos desse livro mas nunca tive a oportunidade de saber a historia..e ja agra a taça de ossos é mesmo um artefacto extraordinário. nunca tinha ouvido falar desse monastério... parece a casa do diabo. :o

Bom post ;)


#11
Sao ossos reais certo??
_e que pelo tamanho dos cranios parecem ser de crianças.

depois digam me algo.. fiquei curioso agora  :o

Citação de: openmind em 27 abril, 2011, 07:00
São ossos reais certo??
_e que pelo tamanho dos crânios parecem ser de crianças.

depois digam me algo.. fiquei curioso agora  :o

Sim, são ossos reais. Mas não me parece que sejam de crianças. Se reparares parece estar num local alto, ao lado de uma entrada, mas não há ao certo uma referência para que possamos comparar o tamanho. Tentei pesquisar mais sobre essa taça, mas não encontrei nada.
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

MAl li este tópico há um bom tempo atras decidi pesquisar sobre isto e encontrei um pequeno documentário sobre o Codex Gigasa, a quem não viu aconcelho a ver, tem histórias bastante interessantes, mais interessante ainda era haver cópias do Codex  >:D

Ligeia

RR
A igreja da foto situa-se em Sédlec, Kutna Hora, hoje na República Checa. E na verdade, os ossos usados na "decoração", são provenientes das valas comuns descobertas aquando da sua construção em cerca de 1400 , valas essas que continham os ossos de centenas de pessoas, mortas durante o surto de peste negra que devastou toda a Europa em inícios do séc. XIV, não apenas o Mosteiro Cistercience de Sedlec...
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

vou reacender esta "fogueira"...  ::)

CitaçãoEm 1648, durante a Guerra dos 30 anos, o exército sueco tomou posse do livro, que é até hoje preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo.

CitaçãoDe acordo com testes realizados para recriar a obra, teria demorado no mínimo 5 anos para uma pessoa trabalhando 24 horas por dia sem parar só para escrever o texto, sem nem contar com as ilustrações!

Por essas e outras, muita gente acredita que teria sido impossível que um homem tenha feito isso tudo sozinho. Porém, pesquisadores financiados pelo National Geographic descobriram recentemente alguns fatos que reforçam que realmente a Bíblia do Diabo pode ter sido o trabalho de um homem.

Durante os estudos, os pesquisadores perceberam que o livro usa o mesmo tipo de tinta, do começo ao fim – uma tinta sinistra feita de ninhos de insetos moídos. O estilo de escrita e caligrafia também são consistentes, o que também aponta para a individualidade da autoria. Experts afirmam que, por mais que isso seja verdade, esse seria um trabalho que demoraria no mínimo 25 anos para ser finalizado.

in: macacovelho.com.br/o-lado-negro-das-escrituras-religiosas/

http://www.youtube.com/watch?v=zZ_A1I6d9iM#ws

http://www.youtube.com/watch?v=S_tlbAN2Gf8#ws
a minha religião é a verdade...