Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Quinta dos Salgueiros (também conhecida como Quinta dos Ingleses) - Antas, Porto
    Iniciado por tonycarreira
    Lido 26.879 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Olá malta...
Quinta do Covelo e essa zona não tem nada a ver...! 
A Quinta do Covelo, fica no Marquês!
Esta tal quinta, fica ao lado da IC29!
''Exponha-se ao seu medo mais profundo; depois disso, o medo não tem mais força, e o medo da liberdade encolhe e desaparece. Você está livre.'' - Jim Morrison

#62
eu por acaso moro lá muito perto por isso deem-me so as indicaçoes por favor

DSantos
Viva pessoal!

Venho-vos mostrar uma visita (de dia) a um local que vi aqui no fórum, neste link:

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,8082.0.html - Quinta dos Ingleses - Porto (Contumil)



Link google maps: http://maps.google.com/maps?daddr=41.16566,-8.584914&hl=pt-PT&ll=41.165676,-8.583165&spn=0.004596,0.010568&sll=41.165676,-8.585215&sspn=0.004596,0.014656&mra=mift&mrsp=1&sz=17&vpsrc=0&t=h&z=17
Coordenadas: 41.165660, -8.584914

--

Como moro perto, falei com um amigo que também é entusiasta de explorar lugares abandonados, e hoje decidimos dar lá um salto. Antes de vos mostrar as fotos, venho procurar ajuda. Depois de muita pesquisa, acho que o nome do local será Quinta de Salgueiros, se bem que já encontrei sitios onde lhe chamam de Quinta do Salgueiral ou Quinta do Salgueiro.

Baseio-me no seguinte:

"A ideia da construção de um novo estádio do Futebol Clube do Porto surge em Setembro de 1933, sendo a escritura de compra dos terrenos, após obtenção de financiamentos angariados por uma comissão instaladora que se formara naquela data, assinada em Fevereiro de 1948. O terreno (...) era pertencente à Quinta de Salgueiros, tinha 48.000m2 (o que não evitou expropriações posteriores, por insuficiência daquele espaço) e custou 1400 contos! A primeira pedra foi lançada em 4 de Dezembro de 1949"

"esta implantação em terrenos rurais é ainda claramente visível em todo o perímetro norte do estádio, onde a antiga Travessa de Salgueiros, hoje Rua de Vasques Mesquita, mantém ainda o seu traçado, bem como parte da Quinta de Salgueiros, ainda que recortada"

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASdwAE/geografia-estadio

--

De seguida mostro-vos a área geral da zona do antigo Estádio das Antas, e dada a próximidade desta quinta, suponho que seja a referenciada nesse site:



Vermelho - A dita Quinta, suponho eu, Quinta dos Salgueiros
Amarelo - Antigo local do Estádio das Antas
Azul - Praça Velasquez
Roxo - Antiga Travessa de Salgueiros, hoje Rua de Vasques Mesquita

Aproveito e deixo também uma foto para comparação, que encontrei no google:


http://1.bp.blogspot.com/_kycDYo27yQ0/SugfM1wPcCI/AAAAAAAACp8/RZAglr7So1k/s1600-h/Antas+1950+1.jpg

Suponho que após a compra dos terrenos por parte do FCP, a Quinta tenha sida deixada ao abandono (já à 50 anos), porque na foto antiga o local parece limpo e habitável, e hoje está em ruínas.

Antes das fotos, coloco uma pseudo-planta, que podem usar para comparar com a foto antiga:



Cor de rosa: Portão principal (fechado com portões soldados!) e fonte. Na foto antiga é perfeitamente visível um passeio largo a ligar estes dois pontos

Amarelo: Casa principal, com três pisos, cave, rés do chão e 1º andar.

Vermelho: Capela, com cave e rés do chão

Verde: À esquerda, pequenos edifícios separados em blocos, talvez usados para a manutenção da quinta
          À direita, sinceramente não sei, talvez fosse um armazém, quase que parecia uma piscina sinceramente!

Azul: Sitio por onde entramos na zona.

Como são bastantes fotos e o tópico já está extenso, pus as fotos todas numa galeria, para ser mais fácil de ver e evitar flood :p

Espero que gostem!

http://s1205.photobucket.com/albums/bb427/DSantos87/Quinta%20de%20Salgueiros/?albumview=slideshow

Abraço!

TRF
Brutal, grande passeio!

Foi uma aventura e pêras, acho que vimos aquilo de ponta-a-ponta 2 vezes! E sempre por caminhos diferentes!

Não será certamente a última, até porque o "thrill" do desconhecido é imenso, pelo que se torna viciante!

Venha o próximo, nós sabemos qual é :D

Admira-me esta quinta estar ao abandono, tendo em conta a sua localização, pois é uma das zonas mais caras do Porto. Estou surpreendida por ainda não terem vendido e construido mais umas torres de luxo. :o
As fotos estão muito boas

muito boas as fotos, e um espaço enorme , aquele cruzeiro esta engraçado , pena já estar tudo tão degradado

DSantos
Esses terrenos foram muito falados à uns anos, por causa da venda dos terrenos por parte do FCP... supostamente valem entre 100 a 150 milhoes, é incrível! :D

As fotos tenho a agradecer ao TRF, mais uma vez :D

A proxima paragem deve ser uma visita semelhante a esta, mas ao palacete de Gaia, que também anda por ai pelo fórum  ;D

Eu moro a uns metros desta quinta  ;D
Sempre achei o local estranho mas nunca me deu para ir la

Penso que já passei por lá ao lado, vocês foram durante o dia ou durante a noite?

TRF
Durante o dia, e levamos protecção (machete).

É arriscado ir lá à noite, demasiado terreno, e aquilo está assombrado de drogados - Durante o dia fizemos recepção a drogados, portanto na noite será garantidamente pior e com uma recepção menos calorosa!

DSantos
Sim, à noite é mais perigoso... Aquilo parece mesmo uma sala de chuto, e as provas são bem visiveis, há N parafernália de toxicodependentes no local.. A ir à noite convém ser um grupo maior, com bastante iluminação, ou então não ir lá de todo!

Para mim até é mais fácil ir durante o dia :)
Quando voltarem a ir, podem contar comigo :D

Que estranho, há um tópico com esta mesma quinta, mas chamado Quinta dos Salgueiros :s

TRF
Citação de: filipucca em 24 agosto, 2011, 15:04
Que estranho, há um tópico com esta mesma quinta, mas chamado Quinta dos Salgueiros :s

Sim, é o nome real da Quinta.