Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Quinta dos Salgueiros (também conhecida como Quinta dos Ingleses) - Antas, Porto
    Iniciado por tonycarreira
    Lido 26.876 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"O Manuel José do Covelo foi sepultado num mausoléu de pedra no interior da capela que tinha Santo António como padroeiro."

Interessante...a igreja na altura que lá fui, estava completamente interdita..a porta principal era MUITO forte e só se via silvas (plantas com picos) lá dentro...
Cá fora tem uma fonte muito fixe..... mas realmente já na altura que fui, estava muito degradado.. mas está lá um corpo sepultado pelo que se diz na história...........

A quinta do Covelo não tem nada haver com esta suposta " Quinta dos Ingleses " Em Contumil.
Por tanto, dean winchester penso que essa tua pesquisa não tem nada haver com isto, é interessante sim, bastante, mas não tem nada haver com este local.
Pelo que sei a Quinta do Covelo vai até a circunvalação , perto do hospital de S.joão ;)
Por isso duvido que tenha alguma coisa haver com esta quinta em Contumil ;)
Cuidado com essas pesquisas ;)

Mas se eu tiver errada alguém que me corrija por favor.




tipo eu perguntei a uns amigos que moram no porto eles disseram que esse era o verdadeiro nome da quinta...

mas se dizes que nao é esta eu acredito e vou voltar a pesquisar

cumprimentos


Olá pessoal, de facto a quinta do covelo, não é essa ao pé do estádio do dragão. Eu vivo ao pé da quinta do covelo, que do casarão já quase não resta nada, tem é um parque que foi aumentado ha pouco tempo, tem parque infantil e etc. E aquilo lá não tem nada que se lhe diga porque passo lá a noite muitas vezes e pronto, não há nada de estranho por lá.

Confere ;) a Quinta do Covelo não é esta. Também tem um casarão em ruínas mas nada tem a ver com o do tópico.

Então pronto, eu tinha razão ;)
Cuidado com as pesquisas, podem enganar quem não conhecer de facto o local, atenção! :)

Pois é, mas também se dizia que a Quinta do Covelo, aquela que vai até á via de Cintura interna era assombrada!!!! Mas, de facto, aquilo está muito bonito, estive lá há cerca de uma semana... E é verdade, não tem nada a ver com a Quinta dos Ingleses, que essa não sei muito bem onde é...

Pesquei isto na Net, é seu autor Francisco Rodrigues, no seu blogue.

" Na freguesia de S.Veríssimo de Paranhos, Covelo é nome de quinta, de rua e de duas travessas que lhe são adjacentes. Para se descobrir a sua origem, houve necessidade de se recorrer a Horácio Marçal para se ler o seguinte:

«Quinta do Covelo - Esta riquíssima propriedade tem 90 000m2 de superfície e confina, pelo sul, com a Rua de Bolama; pelo poente, com a Rua de Faria Guimarães; pelo norte, com as escadas da Rua do Monte de S.João, e, pelo nascente, com as ruas do Monte de S.João e de Álvaro de Castelões.

      O fundador desta "Quinta", que se chamou do "Lindo Vale" e da "Bela Vista", foi um antigo capitão geral da cidade (por volta de 1720) e fidalgo da Casa Real de nome Pais de Andrade, que por sua morte deixara a duas filhas, que vieram a falecer em estado de solteiras.

      Destas, por compra, passou para o comerciante Manuel José do Covelo, de Amarante, residente na cidade do Porto, onde tinha dois grandes armazéns: um de sedas e outro de cereais, sendo este último no prédio onde actualmente se acha instalada a Companhia Vinícola, à Rua de Entreparedes.

      Logo que Manuel Covelo entrou na posse da propriedade, mandou-a aformosear e cultivar, chegando a produzir 40 pipas de bom vinho, além de muitos carros de cereal.

      Esta "Quinta", que depois tomou o nome do seu proprietário - Covelo - tinha uma boa nascente de água, mais tarde eliminada pelo desenvolvimento de construções e escavações que se fizeram à sua volta.

      O edifício primitivo, com sua capela anexa, presentemente em estado ruinoso, fazia frente para o caminho que veio a ter o nome de Viela do Covelo, a qual, como ainda muito bem se pode ver, fazia um joelho no cunhal da referida capela (Esta capela ainda conserva, como saudosa recordação, uma pequena cruz no pináculo da fachada e dois desmantelados campanários sem sinos).

      Faleceu o comerciante Covelo no ano de 1829 ou 1830 e o seu corpo ficou sepultado em mausoléu de pedra, na capela privativa da sua casa senhorial.

      O seu corpo desceu à sepultura envolvido em rico uniforme do seu posto de oficial (milícias?), levando espada com copos de ouro e vários outros adereços do mesmo precioso metal, tais como charlateiras, etc.

      O actual dono desta propriedade, com quem falámos para a obtenção destes informes, é o Sr. Isidro António Pereira Rocha Paranhos e conta hoje (1954) 70 anos de idade.

      A "Quinta" já vem de seu avô Manuel Pereira da Rocha Paranhos e passou a seu pai António Paranhos (falecido em 13/03/1936 com 85 anos de idade) que, comprando a parte dos irmãos, ficou seu único proprietário.

      Esta magnífica e vasta herdade, que teve, como vimos, diversas denominações, é hoje conhecida também por "Quinta do Paranhos", nome tomado dos seus últimos representantes:

Pelos vistos tem lá um corpo sepultadp... Daí dizer-se que estaria assombrada... a  Quinta do Covelo,
Templa - Membro nº 708

Ninguem consegue aceder à quinta e mandar fotos do interior? Gostava de ver os tópicos dos locais assombrados um tanto mais desenvolvidos com mais informação, relatos e isso. Vamos lá pessoal, toca a trabalhar! Abraço. ;)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Citação de: Fallen Phoenix em 19 julho, 2010, 12:33
Ninguem consegue aceder à quinta e mandar fotos do interior? Gostava de ver os tópicos dos locais assombrados um tanto mais desenvolvidos com mais informação, relatos e isso. Vamos lá pessoal, toca a trabalhar! Abraço. ;)

Eu quase todos os dias vejo a tal " quinta dos ingleses ", a vegetação que envolve aquele local é muita, muito silvado mesmo, o que torna impossível a entrada, só conseguimos mesmo ver o cimo da torre que parece ser de uma igreja ou algo do género.

Alguém sabe se aquilo pertence à câmara do porto ou assim?
é que aquilo fica mesmo ao lado do local do antigo estádio das antas, ou seja está perto do estádio do dragão e do dolce vita, e com as construções que ocorreram no local é de estranhar que não tenham feito nada à suposta quinta.
Porque de facto aquilo é bastante arrepiante e deixa um pouco a desejar, não só falando de factos paranormais mas também de outras coisas.

 

É engraçado porque de facto existe uma "Quinta dos Ingleses", mas a cerca de 35km do Porto, mais propriamente no concelho de Lousada. Não está abandonada, funcionando como agro-indústria. Agora, referências a uma quinta com esse nome no Porto não encontro.

Deixo aqui fotografias aéreas do local tiradas de 4 ângulos diferentes, cortesia do Bing Maps :P





NeonFlow as fotos que deixas-te são da quinta de Lousada certo ?

sofia, as ultimas fotos, ou seja, anteriores ao teu post, são da "quinta dos ingleses" a beira do dolce vita do porto.... a beira do antigo estadio das antas.... são fotos de satelite mas "3d" .......

As fotos que coloquei são da "Quinta dos Ingleses" do Porto, peço desculpa se fui ambíguo. :-X Como já disse, a quinta de Lousada não está abandonada. ;)

Cumprimentos