Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Os 9 dons espirituais
    Iniciado por Lunática
    Lido 12.257 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Interessante.
Mas na minha visão das coisas, os dons espirituis são os mesmos que os dons da matéria...
Assim, sabedoria, fé, conhecimento, são de facto importantes....
Mas paciência, tolerância, e calma são também muito importantes para podermos progredir com o nosso caminho...
Fiquem em Paz
Olorum Abençoe
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 04 dezembro, 2015, 10:05

Mas na minha visão das coisas, os dons espirituis são os mesmos que os dons da matéria...


Podes ir um pouco mais longe?

Pena que a maioria de nós não tenha sequer um deles.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Quando disse que os dons espirituais são os dons da matéria, queria dizer que, no meu entendimento, todo o somos ou temos, é produto desta matéria e deste corpo. O que as vezes chamamos dons espirituais são dons do nosso corpo. Que aprendemos de uma forma mais ou menos instintiva a usar. Enquanto entidades espirituais, não podemos dizer que "temos esses dons", mas sim que "SOMOS ESSES DONS"...
Isto é, eu enquanto homem, para poder curar com as mãos, prever o futuro, ler pensamentos, intuir, enfim, todas essas coisas, posso ser capaz de fazer tudo isso porque sou corpo e sou matéria viva. Eu enquanto espirito, para me manifestar, preciso de um corpo... Por isso nascemos!!! :-)
Acho que os dons espirituais, não são "dons"... acho que são fruto das nossas escolhas e consequência do nosso trabalho. Porque acho que todos nascemos com essas capacidades. Alguns escolhem desenvolve-las. Outros não.
Acho que temos que nos esforçar por desenvolver-nos enquanto pessoas. Aumentar o conhecimento, aumentar a paciencia, a tolerância, a sabedoria... e as capacidades que vulgarmente chamamos "dons", naturalmente se vão revelando.
Fiz-me entender? Tenho noção que fui um bocado confuso... mas não sei explicar melhor....
Olurum Abençoe
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 04 dezembro, 2015, 11:43
Porque acho que todos nascemos com essas capacidades. Alguns escolhem desenvolve-las. Outros não.

Obrigado pela resposta.

Aqui, não será bem assim. Há quem não queira "dom" algum, nada faz para o desenvolver antes pelo contrário, e ele teima em manifestar-se. Há quem passe anos em permanente esforço mental e físico para encontrar em si um qualquer "dom" e... nada!

Quanto ao resto estamos de acordo. O corpo tem todas as ferramentas que o espírito necessita para se manifestar e realizar e, sendo assim, os "dons" são-nos a todos concedidos pelo nascimento. Cabe a cada um encontrá-los, desenvolvê-los e realizar. Ou nada fazer com eles.

Da interacção entre espírito e matéria resulta a possibilidade de fazer na pratica.

MrM
Os dons aqui referidos têm uma equivalência na doutrina católica e ortodoxa.
Constam numa das cartas de S.Paulo. Ele descreveu-os como "dons carismáticos do espirito santo".

Segundo a doutrina cristã católica romana e ortodoxa os dons (tanto carismático, como ordinários) são distribuidos de forma diferente de acordo com a pessoa. Porém, pode orar-se para pedir dons ao espirito santo e humildemente os aceitar e colocar ao serviço.

Bem hajam.

Citação de: MrM em 04 dezembro, 2015, 15:49

Segundo a doutrina cristã católica romana e ortodoxa os dons (tanto carismático, como ordinários) são distribuidos de forma diferente de acordo com a pessoa.

Na minha humilde opinião, doutrina e religião à parte, os "dons" são-nos dados pelo nascimento em estados diferentes. Uns mais aflorados e outros mais escondidos. Como que uma predisposição.

MrM
Malik_ sim há predisposição.

Mas, tal como aprendes "coisas" durante a vida, também podes adquirir dons.
Até, porque, a utilização de uns tipicamente leva à genese de outras.

Já agora por curiosidade deixo a referência bilbica.  1 Co 12.8-10

Citação de: MrM em 04 dezembro, 2015, 16:17
Malik_ sim há predisposição.

Mas, tal como aprendes "coisas" durante a vida, também podes adquirir dons.
Até, porque, a utilização de uns tipicamente leva à genese de outras.

Já agora por curiosidade deixo a referência bilbica.  1 Co 12.8-10

MrM, respeito todos os entendimentos e interpretações. Só reconheço Jesus Cristo como dono da Verdade.

Até concordo contigo que o Espírito Santo pode conceder. A única diferença é que tu dizes que concede o "dom". Eu digo que pode conceder o acesso ao "dom".

A visão de corintios era a visão de Paulo. Mas, na parábola de talentos, de Jesus, dá-nos a entender que temos esses dons connosco e que cabe a nós desenvolvê-los nas ações. Acho que a visão apostólica tanto de Paulo e Tiago, são um pouco diferentes da visão de Jesus.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

MrM
#25
Talento é um termo mais geral. A tradução não é a mesma.
Mas, estamos todos de acordo. Apenas procurei acrescentar mais uma versão dos mesmos dons.
No fundo, a maioria das crenças acredita neles.

A maneira como se acede ou desenvolve poderá não ser consensual. Mas, devemos informar quem não é tão bem informado que isto não é misticismo, é uma caracteristica inerente humana.

Os dons/talentos são distribuidos de acordo com a nossa capacidade.
Bruno já que falaste das diferenças poderei acrescentar que não existe diferença.

Na parabola dos Talentos Jesus diz claramente que todo o dom/ talento (não faz distinção no tipo de dom (infuso, difuso, carismático, ordinário)) é distribuido de acordo com as nossas capacidades (inatas) e, aqueles que receberam mais e os utilizaram, receberam em dobro (adquiriram mais dons e graças) e por oposição quem não usou o que recebeu acabou num lugar pouco amigável, a Geena.

De salientar, que TODOS temos dons/talentos, e que o faz prolifear é a boa utilização dos mesmos.
Devemos aceitar os dons, agradecer e po-los ao serviço dos outros.
Concerteza que a boa utilização trará mais.

Abraço pessoal

MrM, mais uma vez de acordo. Até na terminologia.

Talento é abrangente que compreende os "dons", mas quando falamos de "dom" não falamos de talento.

Sim, MrM. Concordo contigo que talento e dom é a mesma coisa.
Eu só acho que a visão apostólica difere da messiânica. Mas, poderá ser uma questão de tradução como referiste.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.