Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Colégio de São Fiel - Louriçal do Campo, Castelo Branco
    Iniciado por adrini
    Lido 36.369 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
é mesmo pena ver imagens mais antigas e depois ver hoje em dia o quanto aquilo foi vandalizado e a quantidade de coisas q ja roubaram!

quero lá voltar em breve...

entretanto vê aqui o link a baixo e diz-me lá se a colonia é ali sff  :)

http://prntscr.com/4micoa

Eu não sei onde fica a colonia mas pela explicação que me deram é mesmo ali sim. porque se vê a piscina e o complexo desportivo e a estrada é por ali sim e a colonia fica na serra, tenta lá ir com tempo bom porqu não se sabe como será a estrada porque eu subi um pouco e é terra batida tem locais oude passam regos de agua mas se anda bem.
Não fui lá porque queria era ir ao colégio

#107
Citação de: lunacristalina em 13 setembro, 2014, 21:48
Eu não sei onde fica a colonia mas pela explicação que me deram é mesmo ali sim. porque se vê a piscina e o complexo desportivo e a estrada é por ali sim e a colonia fica na serra, tenta lá ir com tempo bom porqu não se sabe como será a estrada porque eu subi um pouco e é terra batida tem locais oude passam regos de agua mas se anda bem.
Não fui lá porque queria era ir ao colégio

O dia que for visitar novamente o Colégio vou também à colonia. thx :



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.





sabes como entrar no colégio? já lá foste alguma vez?

Citação de: lunacristalina em 13 setembro, 2014, 22:04
sabes como entrar no colégio? já lá foste alguma vez?


sim... fui uma vez lá! tivemos de saltar o muro! os portões estavam fechados e nao conheço nenhuma outra entrada!

"A solidão pode nos magoar mas pelo menos tem a vantagem de não nos trair!!"

#111
Comecei a ler este tópico e fiquei maravilhado com os relatos, mas acima de tudo com o bom estado do edifício e do seu recheio, cheio de pequenas "relíquias" que nos oferecem um vislumbre do quotidiano de outros tempos. Vi fotos fantásticas (parabéns e obrigado a todos). À medida que ia percorrendo as páginas do tópico só queria encontrar um testemunho de 2014 a assegurar que tudo permanecia na mesma. Esperança vã. Os "Joel" deste e de outros mundos deviam pregar umas partidas bem pregadas aos vândalos. >:D
"What we do in life echoes in eternity"

#112
Citação de: Yesterdays Soul em 17 outubro, 2014, 17:47
Comecei a ler este tópico e fiquei maravilhado com os relatos, mas acima de tudo com o bom estado do edifício e do seu recheio, cheio de pequenas “relíquias” que nos oferecem um vislumbre do quotidiano de outros tempos. Vi fotos fantásticas (parabéns e obrigado a todos). À medida que ia percorrendo as páginas do tópico só queria encontrar um testemunho de 2014 a assegurar que tudo permanecia na mesma. Esperança vã. Os “Joel” deste e de outros mundos deviam pregar umas partidas bem pregadas aos vândalos. >:D

Pois eu estive lá e é de lamentar pois só não levaram o que não pode ser transportado de qualquer maneira, é incrivel que até a instalação eletrica estão a tirar o edificio é maravilhoso e imponente aquilo realmente só viso pena ter chegado aquele ponto, e onde irá chegar ainda com tanta falta de dinheiro que o país tem e deixam chegar aquilo aquele ponto quando podia ser aproveitado para tanta coisa pois é enorme ali se podia fazer muita coisa até uma boa escola secundária ou um grande hospital

#113
As instalações eram grandes demais para o tipo de intituição que lá funcionava, um centro educativo com cerca de 30 jovens, num edifico já em degradação e com elevados custos de manutenção. Em tempos foi colégio privado dos melhores de Portugal, lá estudou Egas Moniz entre outros, estava a cargo dos padres jesuitas e funcionou durante 33 anos até fechar em 1910 pela proclamação da república que expulsou de lá os padres.
Na década de 1910/1920 funcionou como sanatório militar para tratar os soldados tuberculosos que vinham da 1ª Guerra Mundial, a partir de 1920 foi feito um grande investiemnto na casa passando a ser um reformatórdio de tramento severo, em pleno estado novo tinha ceca de 200/300 jovens, depois do 25 de abirl mudou os objectivos passando a ser instituto de reeducação e com tramento mais educatico, altura que cosntruiram um pavilhão, campo de futebol e piscinas. Assim permanceu até 1991, fechou e voltou a abir em 1994 como centro educativo até fechar 2003, a instituição existe ainda mas noutra casa no Louriçal do Campo, chamaa-se L.I.J.E. da Tapada da Renda, e está num edifico que também pertencia ao colégio, entretando só o complexo desportivo e picinas passaram para a posse da junta de freguesia local, sendo o edifico propriedade do Estado é difilcil fazer o que quer que seja, só eles podem fazer e não fazem nada.

O leão de predra foi vendido por ex-funcionário que vive nas casas mesmo em frente ao colégio, que para além de vender o edifico em beneficio próprio vendeu também todo o ferro do edificio, só não pronuncio o nome dele, porque não me compete a mim estragar a vida de ninguém, mas ele devia pagar pelo que fez e ainda faz...

Esse estabelecimento funcionva no colégio, e agora está na Tapada da Renda, um eidifio que pertencio ao colégio e que e localiza lá no Louriçal



Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#117
Obrigado lunacristalina

Coordenadas
40°02'30.22"N 7°30'09.94"O

Esta informação foi adicionada à mensagem inicial.

Citação de: cleopatra em 18 fevereiro, 2015, 18:26
Não se consegue ler as coordenadas.

cleopatra, se clicares na  imagem e ampliares deverás conseguir ler.

Não tens que agradecer  IceBurn fiz o melhor que consegui mas se vê bem sim apliando a foto  :)
Se precisarem de dicas para entrar lá é só pedir que eu tento ajudar.
Boa sorte e boa investigação

#119
Há que sublinhar que aquele espaço é propriedade privada, as coordenadas são apenas para completar o tópico e a título de curiosidade. Desaconselho totalmente a entrada na propriedade, até porque infelizmente ao que parece têm existido ali bastantes actos de vandalismo e roubos. Quem lá entrar, por muitas boas intenções que tenha pode ver-se em maus lençóis com a Justiça.

Lembrem-se que muitas vezes paga o justo pelo pecador.

Para entrar em propriedade privada, só com autorização por escrito dos proprietários e de preferência com o conhecimento das autoridades locais.

Obrigado.