Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Colégio de São Fiel - Louriçal do Campo, Castelo Branco
    Iniciado por adrini
    Lido 36.350 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde a todos.já há muito tempo que tentava iniciar um tópico referente a um edifício situado entre Castelo Branco e Fundão.Outrora designado Instituto de Correcção de São Fiel,ou simplesmente como Colégio de São Fiel,este edifício data dos anos 50 do século XIX.Nas fraldas da Serra da Gardunha, na região de Castelo Branco, destaca-se um sólido e enorme casarão de muitas portas e janelas cercado por uma imensa quinta.
Este estabelecimento serviu ao longo da sua história educativa de: ‘Orfanato de Órfãos’, acolhendo menores órfãos, pobres, sem família e desamparados, dando-lhes uma educação básica e elementar.O Colégio de São Fiel, situado na Freguesia de Louriçal do Campo, a poucos quilómetros de Castelo Branco, foi o maior estabelecimento de ensino particular, do Distrito de Castelo Branco e um dos maiores do País na sua época (de finais do século XIX a 1910), só superado pelo Colégio de Campolide em Lisboa. Aquele colégio foi instalado nas antigas instalações do Orfanato de Órfãos de S. Fiel, passando a ser dirigido por padres até encerrar por volta de 2000 ou 2001.Desde então o edifício tem estado ao abandono,sendo ainda possível actualmente encontrar neste edifício vestígios da passagem dos últimos jovens pelo colégio,como fichas de matricula,cadeiras nas salas de aula,computadores(sim,é verdade,e até fotocopiadoras e impressoras),mobiliário específico,entre outro material.
Já por duas vezes organizamos uma expedição nocturna,nunca calhou foi tirar fotos,mas este fim de semana estamos a pensar voltar lá,pois a sumptuosidade do edifico,a sua grandeza,e o facto de estar abandonado,possuir até uma IGREJA,torre sineira,claustro com fontes em pedra e,imaginem,CELAS em tudo semelhantes às dos estabelecimentos prisionais(vulgo solitárias,com portas em aço maciço e apenas com um postigo da altura dos olhos),serviriam decerto para castigar aqueles alunos mais problemáticos,não achando eu que uma criança de 10 ou 12 anos merecesse aquele castigo.
Não sei se é assombrado,pois nas imediações as pessoas contam histórias macabras e assustadoras,tais como o jovem que fugiu do colégio nos anos 30 e matou 3 membros de uma família com o intuito de não o denunciarem por estar refugiado num barraco das quintas deles,como os estranhos e (sempre,claro) presentes barulhos durante a noite que alguma pessoas juram ouvir,tais como portas a bater,risos,passos nos soalhos de madeira e até grupos de jovens a falar no claustro.Isto tudo gerou-nos uma curiosidade tal,que das duas vezes que já lá fomos apenas posso dizer que só o simples facto de o edifício ser ENORME e MEDONHO já mete respeito.para não falar da igreja dentro do edifício...
De salientar ainda um pequeno episódio ocorrido connosco na última vez que lá fomos: um colega nosso perdeu-se lá dentro(disse ele que se perdeu),jurou ouvir uma voz a chamar por um JOEL numa das salas de aula.ora nenhum de nós se chama Joel,e na altura que ele ouviu a voz,pensou que fosse um de nós,óbvio...o estranho é que,na altura que ele ouviu a dita voz estávamos todos no claustro a fumar um cigarro e a comentar o que víamos...desde então é claro que esse colega nosso nunca mais quis lá voltar.
Este fim de semana levo a máquina e tiro uma fotos detalhadas para vocês terem uma ideia do edifício e da sua sumptuosidade.. ;)

Coordenadas:
  40°02'30.22"N
  7°30'09.94"O



Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Não esperes por uma crise para definir os teus objetivos

#2
na internet é possível visualizar algumas fotos tiradas do exterior do edifico...aqui estão umas que encontrei:




Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

#3
o que chama mais a atenção é o último andar com 2 janelas viradas para a câmara
Não esperes por uma crise para definir os teus objetivos

#4
estas fotos não ilustram o real tamanho do edifício...é enorme!!!na parte de trás deste edifício,que é o principal,ficam as oficinas e dormitórios dos antigos alunos,a igreja,os campos de futebol e basket e o claustro central com as estátuas em pedra e fontes....posso mesmo afirmar sem dúvida que este edifício possui o dobro do tamanho do sanatório da Covilhã... ;)
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Não esperes por uma crise para definir os teus objetivos

vou sim...mal tenha as fotos ponho-as logo aqui... ;) ;)
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Não esperes por uma crise para definir os teus objetivos

#8

É o modelo típico dos colégios de orfãos de sempre. Fez-me lembrar o do Porto...
Templa - Membro nº 708

Pifs
#9
boas, ontem fui lá, posso dizer-vos que aconteceu algo de anormal dentro da igreja, os 5 que estávamos lá dentro ambos sentimos...

Citação de: Pifs em 04 julho, 2010, 19:18
boas, ontem fui la, posso dizervos que aconteceu algo de anormal dentro da igreja, os 5 que estavamos la dentro ambos sentimos...
sentiram?o quê?

"Dai-me senhor o que vos resta, dai-me o que os outros não querem, mas dai-me também a coragem a força e a fé." - Preçe Paraquedista, Ten/paraquedista- ultramar.

#12
Uoh :o....bela casa...
O que é que sentiram?? :-\
I SEE DEAD PEOPLE....LOL!

Deadlymoon
Desculpem o desenterranço ;)

Mas é que registei-me há relativamente pouco tempo e só agora é que estou a ler tudo com mais atenção e calmamente.

@ Pifs - afinal o quê que vocês sentiram? Ainda te lembras? Como podes ver deixaste muita gente curiosa :D

@ Adrini - e essas fotos, ainda tens? Gostava mesmo de ver mais fotos do edifício, principalmente depois de se dizer que tem seguramente o dobro do tamanho do sanatório na Covilhã ;D

Mais uma vez desculpem, mas fiquei mesmo interessada neste edifício :)

Boa noite, e antes de mais nada, as minhas desculpas por ter deixado este tópico "ao abandono" durante tanto tempo.Como se sabe, o colégio de São Fiel possui fama de assombrado.Aliás, mito ou não, nas zonas recatadas da região centro podem-se encontrar inúmeros edifícios com o rótulo de assombrados, talvez porque exista ainda um certo misticismo que as pessoas destas aldeias criaram,ao longo dos anos, em torno destes edifícios. O colégio de São Fiel não foge à regra.
Bem, como prometido, deixo aqui algumas fotos de uma das 4 "excursões" que fizemos ao local.Não as vou postar todas, pois há algumas que estão a ser alvo de observação, devido ao facto de as considerarmos algo...suspeitas...assim que possível postarei aqui mais fotos e informação disponível, bem como alguns relatos dos intervenientes nestas excursões, todas elas nocturnas...


Esta foto foi tirada com temporizador, em frente à igreja abandonada do colégio.saliento uma orbe por cima do grupo, já para não falar da estranha "sobreposição" atrás do rapaz do lado esquerdo, e outra entre o rapaz de casaco branco.Aceito sugestões,criticas,o que for, para justificar esta foto.Atenção,a foto foi tirada em modo automático, sem quaisquer efeitos de sombra, a lente estava limpíssima,e o grupo de nove pessoas aparece todo na foto, incluindo eu, último ao lado direito


para evitar "contaminar" a qualidade das fotos devido ao pó que se poderia levantar à nossa passagem, ia eu à frente e tirava as fotos,de preferência uma a seguir à outra do mesmo local, para efectivamente comprovarmos a presença de algo..esta foto representa um dos muitos corredores do colégio


Provavelmente, uma sala de audiovisuais, ainda com dois aparelhos de Tv abandonados



A mesma sala, com algum mobiliário


Mais um dos intermináveis corredores...


Os corajosos a desbravar terreno desconhecido...as fotos não espelham o real terror que o local provoca..


Cozinha


consultório médico (?)




edifício antigo e escadas de acesso aos pisos superiores...estavam completamente "intransitáveis"devido ao mau estado do piso

Notem que , até aqui, as fotos apresentavam-se nítidas e com boa qualidade, sem pó ou manchas suspeitas...agora vejam algumas fotos que tirei quando entrámos no claustro(jardim interior) que dá acesso à igreja...deixo os comentários ao vosso critério...


o edifício "fecha"num quadrado, com o jardim ao meio, estilo mosteiro dos jerónimos..para mim,esta é a parte mais"sobrenatural" de todo o colégio...todos nós nos sentimos observados, como se houvesse algo ou alguém nos pisos superiores a olhar para nós, cá embaixo no jardim, e indefesos...







Esta foto é, para mim, uma clara evidência de orb,e uma das que mais supeitas criou entre nós..digam de vossa justiça o que acham...

Bom, a seguir posto aqui algumas fotos da igreja.Não vou postar as mais espectaculares, pois terei que falar primeiro com o resto do grupo e ver se concordam...


entrada


Altar


Bem, esta foto dispensa quaisquer tipo de descrição,a imagem fala por si.Tenham em atenção que, no momento em que tirei esta foto, todos os meus colegas estavam atrás de mim para evitarmos o tal "contágio" que já aqui mencionei.no entanto, entre esta foto e mais algumas que irei postar mais tarde, revelam-se objectos estranhos e alguns vultos...

Bem, pessoal...aceito críticas, respondo a perguntas, e mais tarde colocarei aqui mais umas fotos bastante interessantes, que infelizmente neste momento não estão em meu poder...cumprimentos a todos e disponham... ;) ;)
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...