Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Eutanásia, sim ou não?
    Iniciado por Margarida
    Lido 9.902 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Eutanásia sim ou não?

Sim
36 (81.8%)
Não
8 (18.2%)

Número de membros que votaram: 42

Pois muito bem, acho que podemos entrar numa votação e discussão saudável, quanto a formas de vida e morte diferentes.

Espero pelas vossas respostas a esta questão e claro a vossa votação.

ARGUMENTOS A FAVOR

Para quem argumenta a favor da eutanásia, acredita que esta seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida, um caminho consciente que reflete uma escolha informada, o término de uma vida em que, quem morre não perde o poder de ser ator e agente digno até ao fim.

São raciocínios que participam na defesa da autonomia absoluta de cada ser individual, na alegação do direito à autodeterminação, direito à escolha pela sua vida e pelo momento da morte. Uma defesa que assume o interesse individual acima do da sociedade que, nas suas leis e códigos, visa proteger a vida. Eutanásia não defende a morte, mas a escolha pela mesma por parte de quem a concebe como melhor opção ou a única.

A escolha pela morte, não poderá ser irrefletida. As componentes biológicos, sociais, culturais, econômicos e psíquicos têm que ser avaliados, contextualizados e pensados, de forma a assegurar a verdadeira autonomia do indivíduo que, alheio de influências exteriores à sua vontade, certifique a impossibilidade de arrependimento.

ARGUMENTOS CONTRA

São muitos os argumentos contra a eutanásia, desde os religiosos, éticos até os políticos e sociais. Do ponto de vista religioso a Eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao "Criador", ou seja, só Ele pode tirar a vida de alguém. "A Igreja, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida,..." (Pinto, Susana; Silva, Florido,2004, p.37).

Da perspectiva da ética médica, tendo em conta o juramento de Hipócrates, segundo o qual considera a vida como um dom sagrado, sobre a qual o médico não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém, a Eutanásia é considerada homicídio. Cabe assim ao médico, cumprindo o juramento Hipocrático, assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário à sua subsistência. Para além disto, pode-se verificar a existência de muitos casos em que os indivíduos estão desenganados pela Medicina tradicional e depois procurando outras alternativas conseguem se curar.

"Nunca é lícito matar o outro: ainda que ele o quisesse, mesmo se ele o pedisse (...) nem é lícito sequer quando o doente já não estivesse em condições de sobreviver" (Santo Agostinho in Epístola).



Por: Daniel Moraes.

Fonte de Pesquisa:

http://www.ufrgs.br/bioetica/eutantip.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Sou a favor, e se um dia estiver em grande sofrimento / em coma / etc, prefiro morrer a viver num estado vegetativo sem as minhas faculdades.

Cada um é dono da sua vida. Se não houver hipótese de recuperação / cura, sou 100% a favor da eutanásia (se for da vontade do doente, claro).

Na minha opinião, o direito à vida é um direito fundamental à condição do ser humano, não devemos no entanto confundir direito à vida, com obrigação à vida, se um doente terminal está num estado que a medicina assume como sendo irreversível, e o doente está a viver um sofrimento agonizante, não fará sentido obrigá-lo a ver prolongado o seu sofrimento apenas por questões religiosas ou éticas que não lhe dizem respeito, a meu ver, obrigar a viver alguém que deseja a morte, é o mesmo que matar alguém que deseja viver. A morte neste caso, deve ser encarada como uma libertação do sofrimento. Para aqueles que dizem que o "Criador" é que deve decidir quando é o tempo de morrer para cada um, já alguém perguntou a Deus se concorda com a eutanásia?! Se sim, duvido que tenham obtido resposta.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Eu sou a 3 pesssoa a votar a favor, viver por obrigaçao é vegetar, nao viver, e nao tenho problemas de consciencia religiosa... Sou totalmente a favor, embora ache que cada um deva decidir...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Voto a favor, se o indivíduo estiver em sofrimento e numa situação onde já não exista mesmo remédio... todo o indivíduo tem o direito a ter os seus últimos dias com a mínima qualidade de vida; se fosse comigo, e se estivesse em grande sofrimento, agradecia que "desligassem a máquina" ou que a minha família assentisse no meu falecimento induzido.
Já tive 3 casos na minha família (mãe, pai e sogro) onde o sofrimento dos últimmos dias foi enorme, e eu senti-me impotente para poder dar descanso àquelas almas, que bem mereciam, embora o tivesse desejado várias vezes.
:'( Descansem em paz

sim,se não houver hipótese e tem-se a certeza que a pessoa está em sofrimento e tem morte certa...para quê adiar-se o inevitável?

Eu também voto a favor, sem dúvida nenhuma.

Infelizmente vivi essa realidade durante várias dias... o sofrimento, a angustia, a dor, a impotencia!

São situações que marcam para o resto da vida.

Não vou entrar em pormenores porque foi uma altura da minha vida que realmente quero esquecer e embora já tenham passado 13 anos, essa imagens continuam bem vivas na minha memória.




Citação de: Alekhine em 25 maio, 2010, 18:03
Na minha opinião, o direito à vida é um direito fundamental à condição do ser humano, não devemos no entanto confundir direito à vida, com obrigação à vida, se um doente terminal está num estado que a medicina assume como sendo irreversível, e o doente está a viver um sofrimento agonizante, não fará sentido obrigá-lo a ver prolongado o seu sofrimento apenas por questões religiosas ou éticas que não lhe dizem respeito, a meu ver, obrigar a viver alguém que deseja a morte, é o mesmo que matar alguém que deseja viver. A morte neste caso, deve ser encarada como uma libertação do sofrimento. Para aqueles que dizem que o "Criador" é que deve decidir quando é o tempo de morrer para cada um, já alguém perguntou a Deus se concorda com a eutanásia?! Se sim, duvido que tenham obtido resposta.
Concordo com a eutanásia sempre que o doente está com apoio de vida através de máquinas e os médicos sabem que já não vai recuperar. Desligar a máquina é acabar com o sofrimento do paciente e dos familiares. Ele não está vivo com o apoio de Deus e sim com o apoio dos homens. Neste caso as máquinas.

NelspikeTX
+1 ponto a favor.

Visto que muitas das vezes andam por aí pessoas que não têm remédio para os seus males, mais vale partir do que cá ficar a sofrer por razões que muitas vezes não têm nada a ver. Isto se fosse comigo, era o que eu preferia.

#9
obrigado meus lindos pelas vossas opiniões.

Creio que muitos de nós sabe perfeitamente o que é ter um familiar preso numa cama de hospital e estar totalmente impotente por não o deixar "descansar".

Apesar de ser católica, já o disse tantas vezes, também o digo outras tantas que sou católica mas uma católica rebelde que não se deixa prender ao que o Papa decide sobre as nossas condições de vida.

Logo sou a favor da eutanásia até mesmo quando a pessoa está consciente mas lucidamente condenada a um sofrimento atrós fazendo das suas dores físicas as dores morais, psicológicas da família e até dos amigos.

A medicina está muito avançada para poder avançar com um diagnóstico final para os familiares e doentes conscientes para que estes possam decidir o que fazer.

doi-me muito mais ver ( por exemplo no lar onde está a minha sogra) velhotes sentados, amarrados aos cadeirões porque já não se aguentam direitos, com compressas na boca por se babarem a todo o instante, com fraldas em cima de fraldas, olhos ramelosos, sem conhecerem ninguém e numa vida vegetativa sem igual.

Sou a favor da vida com todas as minhas forças, desde que esta tenha qualidade e pouco sofrimento, tal como a Nita  disse: Para quê adiar o inevitável?
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Voto a favor também, concordo com o que foi dito por vocês.

Não acho que seja justo "obrigar" alguém a viver em sofrimento ou desprovido das suas capacidades intelectuais, sem qualidade de vida.

A favor também, subscrevo muitas das justificações e argumentos já apresentados por outros users.
Fueled by Satan

Eutanásia? Sim senhor, absolutamente. Para começar, já pedi a todos os meus familiares que nunca se atrevam a prolongar-me a vida artificialmente, sob pena de eu vir cá assombrá-los eternamente.

Já agora, uma acha para a fogueira: E pena de morte, sim ou não ( eu é não)
Templa - Membro nº 708

Se calhar é melhor fazer um tópico so para a pena de morte  ;)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 25 maio, 2010, 23:19
Se calhar é melhor fazer um tópico so para a pena de morte  ;)

Ok. Então fica em carteira....


Eutanásia sim, já disse. Direito a morrer com dignidade.
Templa - Membro nº 708