Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • A Costureirinha
    Iniciado por Gens
    Lido 21.511 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
tonyBaptista
Citação de: irakaya em 21 maio, 2010, 14:12
Sabes, eu acredito na expiação dos pecados, não por causas religiosas, mas por falhas enquanto eram vivos.
E penso que muitos dos que sentimos e vemos, andam só a expiar pecados/falhas! Porque ainda não se perdoaram.

Estou de acordo com a tua citação.

Alguém sabe invocar e conversar em segurança com estas entidades?
C'est dans l'air.

tonyBaptista
Citação de: Gens em 03 junho, 2011, 22:28
Alguém sabe invocar e conversar em segurança com estas entidades?
Estas entidades estão em sofrimento, muitas vezes não querem falar. O modo mais seguro será contactar com um medium, são pessoas com conhecimento, e preparação.

Boas, o meu marido é de Lisboa e conta que ele e o irmão ouviam a costureirinha. Ele diz que se ouvia a máquina a trabalhar e que ouvia o barulho de pegar na tesousar e pousar a tesoura.
Acho que eles passavam a vida a mandar vir com o barulho porque queriam dormir e o barulho não parava. Eu nunca ouvi a costureirinha.
"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

Eu também já ouvi muitas vezes essa historia. A minha mãe (que também é daqui de Abrantes) e grupo de amigos dos meus pais costumavam falar da altura em que ouviam a costureirinha. Ouviam o som da maquina, a tesoura.... Não sabia que essa historia também se encontrava no Algarve  :)

Esta história existe em TODAS as regiões do país, seguramente. Os meus avós e os meus pais (todos do Baixo Alentejo) afirmam que ouviram TODOS a costureirinha. Em meados dos anos 90, já eu era nascido, e a minha mãe ainda ouvia... Mas na faculdade já falei disto a colegas meus que são de outras regiões e muitos conheciam a lenda (?) e os que não conheciam perguntaram aos pais/avós e a maioria deles afirmou conhecer.

Nunca percebi muito bem a naturalidade com que toda a gente parece encarar este assunto. Os meus avós falavam disto como se estivessem a ouvir uma coisa normal. Têm máquina de costura mas felizmente nunca mudou de sítio. No entanto, era da divisão onde ela estava que vinha o barulho. Eu nunca ouvi nada disto, felizmente ^^

A lenda que me contaram é a mesma que SPLife contou mas nao faz sentido transposta para a prática porque tanto homens como mulheres, casados ou solteiros, terão ouvido. Também não sei porque é que hoje em dia já não se ouve falar disto.

Há uns anos ouvi a minha mãe a ter uma conversa sobre experiências paranormais e esta foi uma das que ela relatou, durante muitos anos ela ouvia a máquina a coser. O curioso é que ao contrário do que li neste tópico, a minha mãe ouvia o barulho vindo de objectos, como pratos, almofadas, etc.
There was a HOLE here. It's gone now. - Silent Hill: Restless Dreams

ArchieSt, isso é que nunca tinha ouvido. A mim contaram-me sempre que o barulho vinha de máquinas de costura e que em casas onde não houvesse uma, não se ouviria nunca. Como quase sempre ocorre nestes casos, as versões da história e os relatos são muito variáveis. A propósito disto, no outro dia quando postei neste tópico, perguntei aos meus pais o que era feito dessa história e a minha mãe disse que a costureirinha já não se ouve mais porque já acabou o seu trabalho.  ;)

Na versão que me contaram, a costureirinha ia começar a fazer o seu vestido de noiva na altura em que morreu. Pelo que consta, já o terminou e por isso nunca mais ninguém a ouviu coser.

A minha avó materna, apesar de nunca ter costurado recebeu uma dessas singer antiga na partilha de bens da minha bisavó, e o som nunca veio dessa máquina... e nunca acontecia nada de estranho com ela, apesar de ouvirem e bem na casa.

Continuo a acreditar na teoria do "bicho da madeira"... ouve-se bastante bem e parece uma máquina de costura se tiver tudo em silêncio... aposto que nas casas que se ouve isso o tecto é de madeira... :)
ILYM

Eu tenho 20 anos e quando era pequena também ouvia a Costureirinha, mas só quando dormia na sala da minha avó que fica ao lado do outro compartimento que tem uma máquina de costura antiga.

Quando ouvi pela primeira vez aquele barulho baixinho, confesso que fiquei com medo, mas com o tempo, habituei-me, às vezes até funcionava mesmo como "música de embalar". O barulho só se manifestava muito tarde, lembro-me que ás vezes, já passava da uma da manhã e vinha de dentro das paredes. Naquela altura já eu sabia que se tratava da Costureirinha, aqui no Alentejo falava-se muito disso.

Hoje em dia, a casa da minha avó está tal e qual. A sala tem a mesma tv, os mesmos móveis e na sala da máquina de costura, também tudo permaneceu igual. Até a própria máquina da singer ainda lá está, um pouco penra, é certo, mas vai sobrevivendo.
Por vezes ainda lá durmo, mas nunca mais ouvi nada.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Citação de: Gens em 21 maio, 2010, 13:20
Talvez um dia seja captada numa sessão de EPV na região Sul...

achas mesmo ? :P

#43
 Não sabia que a história da costureirinha era assim tão conhecida. Ouvia-a em pequena, contou-ma a minha avó que hoje tem 92 anos. Ela é da zona do Alentejo, mais especificamente de Mértola, Moreanes. Foi ela que me contou que tanto ela como toda a gente que ela conhecia ouviu o tal barulho da máquina de costura, inclusive por vezes chamavam-se as vizinhas umas às outras para escutarem e o barulho continuava...Curiosamente a minha avó era costureira :) Nunca pensei que fosse uma história tão falada, no entanto ela nunca me soube explicar o porquê da suposta Costureirinha andar de casa em casa a coser com a sua máquina :) Ela diz que aquilo espalhou-se, passou para outras terras...e que ainda hoje a Costureirinha andará a penar...  ::)

Desde pequena que a minha avó me conta esta lenda (ela é do Baixo Alentejo, Ourique), e a história que me contava era a seguinte:

A filha da tia Mariana das Carvalheiras estava muito doente, e a tia Mariana fez uma promessa a Nossa Senhora da Assunção (padroeiro da terra) que se curasse a rapariga lhe costurava um vestido. A rapariga curou-se mas a mãe não cumpriu a promessa e pouco tempo depois a rapariga acabou por morrer. Reza a lenda que a filha da Tia Mariana das carvalheiras se ouve nas paredes das casas que têm máquinas de costura, ouvindo-se também a tesoura a cair além do barulho da máquina, pagando a promessa que a mãe não pagou.