Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • A Costureirinha
    Iniciado por Gens
    Lido 21.535 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Na minha região do Algarve as pessoas mais antigas falam muito no espírito da Costureirinha. Supostamente, quando se está sozinho em casa, começa-se a ouvir durante alguns segundos o barulho de uma máquina de coser, daquelas muito antigas. Ouve-se alguém a dar ao pedal, e a máquina a funcionar. É um som muito baixo e de curta duração. Conheço vários idosos que afirmam já ter ouvido a Costureirinha. No entanto, os relatos são antigos, e não tenho conhecimento de relatos recentes das últimas décadas. Também não conheço se há alguma história ou lenda a associada a este estranho fenómeno.
C'est dans l'air.

#1
Lembra-me quando era pequeno ouvir a minha mãe dizer que quando algo estava para acontecer, ouvia a costureirinha. Segundo ouvi dizer, mas não me lembro muito bem porque era muito pequeno, a costureirinha tinha ficado na terra  a costurar o vestido de noiva. Procurei agora na internet e encontrei isto:A Lenda da Costureirinha


Entre as crenças que algum dia existiram no Baixo Alentejo, a da costureirinha era uma das mais conhecidas. Não é difícil, ainda hoje, encontrar pessoas de alguma idade, e não tanta como isso... que ouviram a costureirinha. O que se ouvia, então? Segundo diversos testemunhos, ouvia-se distintamente o som de uma máquina de costura, das antigas, de pedal, assim como o cortar de uma linha e até mesmo, segundo alguns relatos, o som de uma tesoura a ser pousada. Um trabalho de costura, portanto. O som trepidante da máquina podia provir de qualquer parte da casa: cozinha, quarto de dormir, a casa de fora, e até mesmo de alpendres. De tal modo era familiar a sua presença nos lares alentejanos que não infundia medo. Era a costureirinha.