Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Neandertal tem genoma sequenciado
    Iniciado por Massapina
    Lido 3.762 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os neandertais (Homo neanderthalensis) desapareceram há mais de 30 mil anos, mas isso não impediu que tivessem seu genoma sequenciado. A novidade é o destaque da revista Science.
O sequenciamento, feito por um grupo internacional de cientistas a partir de DNA extraído de ossos com cerca de 40 mil anos, permitirá entender melhor a evolução humana.
Uma evidência importante resultante do trabalho já está no próprio artigo que descreve o sequenciamento: a de que os neandertais cruzaram com os primeiros representantes do homem moderno. O resultado do cruzamento é que pedaços do genoma do neandertal estão presentes nos genomas de grande parte da população mundial atual.
"Agora podemos dizer que houve troca de genes entre os neandertais e os humanos modernos", disse o primeiro autor do artigo, Richard Green, professor de engenharia biomolecular da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos.
Green começou a trabalhar no sequenciamento quando estava no Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária. O instituto é dirigido por Svante Pääbo, que também coordena o Projeto do Genoma Neandertal, que envolve um consórcio de instituições de pesquisa em diversos países na Europa e nos Estados Unidos.
"A sequência genômica do neandertal permite que comecemos a definir todas as características de nosso genoma que são diferentes de nosso parente evolutivo mais próximo", disse Pääbo.
A comparação com os genomas do chimpanzé e do neandertal permitiu que os autores do estudo identificassem uma série de características genéticas únicas e exclusivas do homem moderno.
Genes envolvidos no desenvolvimento cognitivo, na estrutura do crânio, no metabolismo energético e na morfologia da pele estão entre aqueles destacados no estudo como tendo passado por importantes mudanças na evolução humana recente.
"Apenas arranhamos a superfície. O genoma do neandertal é uma mina de ouro de informações a respeito da evolução humana recente e será muito usado por muitos anos", disse Green.
Os neandertais coexistiram com o homem moderno na Europa durante milhares de anos e evidências fósseis levaram alguns cientistas a especular que teria ocorrido o cruzamento entre as espécies. Mas o sequenciamento mostrou que há sinais de DNA de neandertal não apenas no genoma de europeus atuais, mas também em habitantes do leste da Ásia e até de Papua-Nova Guiné, onde os neandertais nunca viveram.
"O cenário não é o que a maioria imaginou. Encontramos o sinal genético dos neandertais em todos os genomas de não-africanos, o que implica que a mistura ocorreu muito cedo, provavelmente no Oriente Médio, e é compartilhada com todos os descendentes dos primeiros humanos que deixaram a África", disse Green.
Mas os pesquisadores não encontraram evidência de algo geneticamente importante que o homem moderno tenha herdado do neandertal. "O sinal está distribuído esparsamente pelo genoma, como migalhas de pão que sinalizam algo que ocorreu no passado", disse.
O esboço da sequência do genoma do neandertal agora divulgado é composto de mais de 3 bilhões de nucleotídeos. A sequência foi derivada do DNA extraído de ossos encontrados na caverna Vindiga, na Croácia, com idades entre 38 mil e 44 mil anos.
Sequenciar o genoma do neandertal foi um trabalho muito complexo, uma vez que os ossos não estavam bem preservados e mais de 95% do DNA extraído era de bactérias e de outros organismos que colonizaram as amostras.
Ao analisar o genoma, os pesquisadores estimam que as populações ancestrais do neandertal e do homem moderno tenham divergido entre 270 mil e 440 mil anos atrás. A estimativa é que os cruzamentos entre as espécies tenham ocorrido entre 50 mil e 80 mil anos atrás.


Autor Richard Green
Publicado em Science
João Massapina

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#2
Estimada Susy

Acabei de receber, a poucas horas, mais material sobre o assunto, e tão breve quanto o consiga e ler, e conferir a sua importancia na abordagem do assunto, logo verei se vale a pena a sua divulgação. Se assim verificar, pois cá o estarei a divulgar, bem como em blogues de que disponho para o efeito.

Embora esteja neste momento a dar primasia a este espaço, que acho simpatico, bem organizado, e civilizado, não deixarei inclusivamente de divulgar a sua existencia, como forma de que mais participantes se disponham a dar aqui a cara.

Saudações amigas
João Massapina


Estimada Nita

Já que o tema tanto lhe interessa, vou realmente fazer essa leitura de analise, para que lhe possa dar mais informação sobre o assunto.

De qualquer forma, a mim proprio se torna um tema de que desfruto imenso em termos de conhecimento, e questionamento.

O homem, como o conhecemos hoje, afinal não tem tanto assim de diferente, com os seus antepaçados mais remotos. Foi tudo uma questão de adaptação,mas a materia prima é praticamente a mesma, como o comprovam estas descobertas.

Saudações amigas
João Massapina

Citação de: Massapina em 11 maio, 2010, 16:09
Estimada Susy

Acabei de receber, a poucas horas, mais material sobre o assunto, e tão breve quanto o consiga e ler, e conferir a sua importancia na abordagem do assunto, logo verei se vale a pena a sua divulgação. Se assim verificar, pois cá o estarei a divulgar, bem como em blogues de que disponho para o efeito.

Embora esteja neste momento a dar primasia a este espaço, que acho simpatico, bem organizado, e civilizado, não deixarei inclusivamente de divulgar a sua existencia, como forma de que mais participantes se disponham a dar aqui a cara.

Saudações amigas


que venham daí mais noticias.
será um gosto lê-las e partilha-las  :)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

É a primeira 'leitura' completa do DNA das mitocôndrias do primo extinto da humanidade.
Dados reforçam idéia de que não houve miscigenação entre neandertais e nossa espécie.
Cientistas europeus e americanos apresentam hoje o genoma mitocondrial (presente nas mitocôndrias, as usinas de energia das células) do Homo neanderthalensis, ou homem de neandertal, um parente extinto e mais baixinho e troncudo do Homo sapiens que viveu entre 200 mil e 30 mil anos atrás.
As evidências genéticas reforçam a tese de que os neandertais formavam uma espécie distinta, que tinham uma população relativamente pequena e provavelmente não se misturaram com o Homo sapiens, apesar de terem convivido com seres humanos modernos por milhares de anos, principalmente na Europa.
 
Croata

O material foi colhido de um fragmento ósseo de 5 centímetros, descoberto em 1980 na caverna de Vindija, na Croácia. Os pesquisadores não sabem de que parte do esqueleto ele veio (talvez um fêmur), mas sabem que o neandertal "dono" dele morreu 38 mil anos atrás, pouco antes da espécie desaparecer por completo.
O osso foi perfurado com uma broca e o pó (0,3 grama), usado como fonte de material genético. Várias amostras de DNA neandertalense já foram seqüenciadas no passado, mas nunca na forma de um genoma mitocondrial inteiro. "Finalmente, temos uma seqüência completa", afirma Ed Green, do Instituto Max-Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha.
O genoma mitocondrial é só uma amostra do DNA de um organismo, mas traz informações importantes - e práticas - sobre a evolução.


As informações aqui reproduzidas são do jornal "O Estado de S. Paulo".[/b]
João Massapina

acho tudo isto mesmo muito interessante! sempre me interessei por este tipo de coisas...
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Estimada Teresa V

Grato desde já pelo seu interesse, lhe digo que vou tentar manter o tema em aberto, para que sempre que surjam novidades, eu e todos vocês as possam divulgar, pois também me interessa bastante a tematica.

Saudações amigas


João Massapina

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

#10
Estimado Lucas

Grato pela sua visita ao topico em questão, deixando desde já a promessa que tão cedo surjam desenvolvimentos que eu tenha conhecimento, e eu aqui os trarei para divulgação da comunidade.

Saudações amigas
João Massapina

voce gosta de ciencias igual eu ;)
qual a sua idade?
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Estimado Lucas

Grato pela visita e comentário.

Gostaria de ter mais tempo para me dedicar a estas divulgações e investigações, mas os meus 48 anos conjuntamente com as ocupações que tenho diariamente, não me deixam muito tempo livre das 24 horas que somente dispomos.

Saudações amigas
João Massapina