Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Famadihana-a dança da morte
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.294 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para os Estrangeiros, a Tradição malgaxe da famadihana, ou "virada dos Ossos" - Em que parentes de um defunto exumam o corpo anos após a morte e dançam com o cadáver -Pode parecer assustadora.


Mas, a população da ilha africana, trata-se de um ritual  que mostra respeito pelos antepassados e transforma a dor em alegria.

No vilarejo de Vatolaivy, uma multidão se reúne no alto de uma colina para participar do ritual. Estão acompanhados por uma banda com clarinetes e trompetes que estão a tocar há horas.

Pessoas conversam e sorriem, muitas estão bêbadas, a maioria dançam e por perto existem vendedores vendendo cigarros e iogurte.

Mas é uma sepultura na colina que chama atenções. Ou melhor, os seus ocupantes.

Pedreiros chegam e retiram uma porta de pedra da baixa estrutura de tijolos ao redor da qual a festa ocorre. E Roger, cujos familiares estão os enterrados no Jazigo, convida-me para entrar.



Dentro do Jazigo, há várias camas de pedra, sobre os repousam os pais  e avós de Roger, enrolados num tecido amarelado .



Dança

Cadáveres são carregados durante cerimónia de dança em Madagascar.Roger apresenta-me os seus parentes formalmente, tocando levemente cada corpo e identificado-os para mim.

Novamente eu encaro o sol do lado de fora. Atrás de mim, cada corpo é carregado cuidadosamente com as instâncias do Jazigo e colocados no chão pelos parentes .


Em volta as pessoas ficam, assumindo o papel de expectadores deste teatro familiar.

Finalmente, a banda pára de tocar e um silêncio relativo paira no ar. Vejo uma menina abraçando o corpo da mãe - Ela não emite sons, mas as lágrimas atravessam o seu rosto.

Em seguida,os parentes retiram o tecido que envolvem os corpos e os substitui por outro novo, chamado Lambas, bem caro por aqui.

É então que o clima volta a ficar mais festivo.

Os cadáveres são levantados á altura dos ombros e, no meio de risadas,os parentes carregam e dançam com eles ao redor das tumbas.



Com gritos de alegria,os carregadores levantam os mortos mais ainda alto.

Eu percebo que a menina que estava chorando á bocado agora está sorrindo e fazendo piadas, como os demais. Como se,  por causa das exigências do ritual, o luto se tivesse convertido em alegria.

"É de suma importância porque é a nossa forma de respeitar os Mortos", Diz Jean Pierre,um membro da família,sobre o ritual.  É também a oportunidade de todas as famílias, de todo o País, se juntarem."


Origens

A famadihana é uma tradição exclusiva de Madagascar e EXISTE HÁ SÉCULOS . Antropólogos acreditam que ela mostra uma identidade da ilha com tradições do sudeste da Ásia, de onde vieram os seus primeiros colonizadores.

Para o antropólogo Maurice Bloch, o ritual que estudou, a reunião entre mortos e vivos da Terra ,as famílias é a chave para compreendê-lo.

Segundo ele, o ritual é uma evocação do "estar juntos novamente", Uma forma de permitir que os mortos "experimentem" novamente as alegrias da Vida. Mas, mais importante que isso, a famadihana é um acto de amor.

Mas ALGUNS se opõem à Prática. Nas cidades malgaxes, certas pessoas consideram o ritual ultrapassado e fora de compasso com o Século 21.

Também houve problemas com cristäos, que tentaram acabar com o ritual - e um número hoje crescente de evangélicos está abandonando a famadihana.

Mas, talvez surpreendentemente, a Igreja católica, a maior do País, não se opõe ao ritual .

Jean Pierre deixou claro que sabe o que pode ser o motivo disso. Em Madagascar, essa "exumação alegre" não é uma cerimónia religiosa. É uma tradição.

Tradução:Nita
Fonte:Listverse

#1
Cada Pais com a sua cultura , pelo menos diminuem a dor sentida pela perda de seu ente querido

É verdade... Cada país com as suas crenças e culturas.
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

DiogoM
Estas culturas/crenças africanas são bem interessantes, seria mau era se dançassem com os cadáveres sem nenhum tecido tapando.

ElFog
Parece ser bem mais saudável que passar anos depressivos a limpar a uma campa no cemitério...