Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.449
Total de tópicos
26.915
  • A teoria da reencarnaçao do universo
    Iniciado por godsdog
    Lido 15.477 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Ó Sandra, mas mesmo admitindo que a teoria da reencarnação é verdadeira, a ideia não é voltar ao mundo para aqui viver descontrídamente como se do paraíso se tratasse (como advogam as Testemunhas de Jeová). A ideia é voltar a este mundo para te aperfeiçoares, para que possas partir de vez noutra direcção. O mundo não é o fim em si mesmo, mas um  meio para alcançar a dimensão espiritual, que será forçosamente diferente do mundo que conhecemos.

TinaSol
#31
Citação de: _vitor_ em 14 fevereiro, 2012, 15:43
A única possibilidade de a vida ter sentido individual, para quem a vive, é admitir a hipótese da imortalidade da alma.

Este é um tema que gostava de entender , mas que por uma razão ou outra fico sempre com dúvidas... :-\
Se a alma é imortal e individual, vai reencarnar noutra pessoa, por isso passará a ser de outra pessoa...
Se existir reencarnação viveríamos para sempre, logo o conceito de viver o dia a dia ou "live the moment" que tanto aprecio, não faria sentido...

Citação de: _vitor_ em 14 fevereiro, 2012, 13:23
Neste universo que habitamos, existem leis da natureza, tal como a ciência nos demonstra. A reencarnação, sendo um processo da natureza, também tem leis. Entre essas leis há duas que são importantes:
- O espirito não retrograda. Pode estagnar um tempo, mas não retrogradar. Os espiritos, começam por ser simples e ignorantes e vão desenvolvendo progressivamente a inteligência e a sabedoria. Na vida espiritual, que é a verdadeira e eterna vida, também há uma espécie de infância e um amadurecimento gradual.
- A reencarnação só se dá entre um espirito e um corpo de carne que sejam compativeis;
A hipnose, ou seja o relaxamento profundo, é usado por alguns psiquiatras e psicológos, a titulo de tratar os doentes. Se é eficaz ou não, não sei. Em estado de ralaxamento, o paciente é guiado, para dar pistas ao profissional de saude que permitam ajudar na sua cura. Essas experiências não têm de ser regressões a encarnações passadas. Nem é esse o objectivo dos profissionais de saude sérios. Eles não estão interessados em vidas passadas, mas em tratar o doente.

Assumindo que a reencarnação fosse verdadeira e tendo em conta relatos de hipnoses sobre vidas passadas, então as pessoas que praticaram o mal não regridem? pensava que sim ou que pelo menos teriam que reviver passando pelo mal que causaram... acho que seria essa a razão pela qual as pessoas recorrem a este método...

Na parte do Budismo, assim sendo já não haveria uma só teoria de reencarnação, devido à possibilidade de regredir ou não... Não sei se será verdade isto, estou a supor pq estou a ler um livro que fala na reencarnação de uma pessoa que foi má e reencarnou numa formiga (mas não posso de todo guiar pelo livro pois é uma comédia: o Casanova tb estava reencarnado numa formiga, o Gengis Khan estava reencarnado numa formiga mas já tinha evoluído pq tinha sido uma pulga de porco, os ditadores reencarnavam em bactérias intestinais...), em todo o caso tem algumas bases e fiquei na dúvida se o Budismo assume a reencarnação em animais...

Tenho O livro dos Espíritos do Kardec, comecei a ler mas pu-lo em stand by pq mais parece um manual de instruções  ;D

Ok, vou ficar a aguardar mais opiniões, a ver se aprendo qualquer coisita nesta matéria... ;D

Citação de: chacalnegro em 16 fevereiro, 2012, 11:06
Ó Sandra, mas mesmo admitindo que a teoria da reencarnação é verdadeira, a ideia não é voltar ao mundo para aqui viver descontrídamente como se do paraíso se tratasse (como advogam as Testemunhas de Jeová). A ideia é voltar a este mundo para te aperfeiçoares, para que possas partir de vez noutra direcção. O mundo não é o fim em si mesmo, mas um  meio para alcançar a dimensão espiritual, que será forçosamente diferente do mundo que conhecemos.

eu concordo com isso, mas como sabemos a "idade"" da nossa alma..?
Don´t be afraid

chacalnegro
Epa, isso tens que perguntar a quem acredita em reencarnação. Eu não acredito, logo, a minha terá 34 anos, mais coisa menos coisa... ;D

Citação de: TinaSol em 16 fevereiro, 2012, 11:09
Este é um tema que gostava de entender , mas que por uma razão ou outra fico sempre com dúvidas... :-\
Se a alma é imortal e individual, vai reencarnar noutra pessoa, por isso passará a ser de outra pessoa...
Se existir reencarnação viveríamos para sempre, logo o conceito de viver o dia a dia ou "live the moment" que tanto aprecio, não faria sentido...


Assumindo que a reencarnação fosse verdadeira e tendo em conta relatos de hipnoses sobre vidas passadas, então as pessoas que praticaram o mal não regridem? pensava que sim ou que pelo menos teriam que reviver passando pelo mal que causaram... acho que seria essa a razão pela qual as pessoas recorrem a este método...

Na parte do Budismo, assim sendo já não haveria uma só teoria de reencarnação relativamente a regredir... Não sei se será verdade isto, estou a supor pq estou a ler um livro que fala na reencarnação de uma pessoa que foi má e reencarnou numa formiga (mas não posso de todo guiar pelo livro pois é uma comédia: o Casanova tb estava reencarnado numa formiga, o Gengis Khan estava reencarnado numa formiga mas já tinha evoluído pq tinha sido uma pulga de porco, os ditadores reencarnavam em bactérias intestinais...), em todo o caso tem algumas bases e fiquei na dúvida se o Budismo assume a reencarnação em animais...

Tenho O livro dos Espíritos do Kardec, comecei a ler mas pu-lo em stand by pq mais parece um manual de instruções  ;D

Ok, vou ficar a aguardar mais opiniões, a ver se aprendo qualquer coisita nesta matéria... ;D

Bem aqui há divergênçias, porque segundo os que acreditam na reencarnação (kardecistas), dizem que é impossivél reencarnar noutro ser que tenha um QI inferior a determinada percentagem ... ::)

Kardec tem coisas boas, mas ... há sempre um "mas", nem tudo é linearmente bom.
Aprender, assim .. de repente ... olha Tina, só se for aquilo que já sabes ... ;D

Mas não deixa de ser interessante o debate ...  ;)

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
#35
Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 11:16
Bem aqui há divergênçias, porque segundo os que acreditam na reencarnação (kardecistas), dizem que é impossivél reencarnar noutro ser que tenha um QI inferior a determinada percentagem ... ::)

Olha que chatice  ;D, ás vezes penso (pois ás vezes tb penso) que quanto menos sei menos quero saber  ;D

Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 11:16

Kardec tem coisas boas, mas ... há sempre um "mas", nem tudo é linearmente bom.
Aprender, assim .. de repente ... olha Tina, só se for aquilo que já sabes ... ;D
Mas não deixa de ser interessante o debate ...  ;)

Seth, estás a pôr um conceito muito importante em causa  ;D, de que estamos sempre a aprender  ;D

chacalnegro
A questão é sempre as mesmas nestas matérias. Se acreditamos em determinada coisa, mas em simultâneo raciocinarmos sobre ela, vamos conformando a crença à evolução do nosso próprio pensamento.

Allan Kardek acreditava na reencarnação e como prova tinha os sucessivos contactos com espíritos por via da mediunidade. Mas outra coisa é notória em Kardec, a crença no Cristianismo. Por outro lado também deve ter sido confrontado com o paradoxo que será a reencarnação em seres animados não inteligentes, presente no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. Assim, tentou teorizar sobre o fenómemo da reencarnação (para ele provada pela mediunidade), mas ter-se-á visto forçado a excluir a reencarnação em seres vivos "não inteligentes", por via do Cristianismo e porque não há registo de contactos mediúnicos com esses mesmos seres.

Isto tudo para dizer o quê, que a crença é pessoal, baseia-se na nossa própria experiência e a verdade absoluta só a vamos ter quando passarmos para o "lado de lá". ;)

Citação de: TinaSol em 16 fevereiro, 2012, 11:31
Olha que chatice  ;D, ás vezes penso (pois ás vezes tb penso) que quanto menos sei menos quero saber  ;D


Aí está um conceito, que não deixa de ter um fundo de verdade ...

Citação de: TinaSol em 16 fevereiro, 2012, 11:31
Seth, estás a pôr um conceito muito importante em causa  ;D, de que estamos sempre a aprender  ;D


Claro, mas antes de eu o pôr em causa, ele já "padecia" desse mal, com observações, do tipo :

A Alminha sai deste mundo, navega pelas galáxias, pousa noutro planeta, encarna noutro ET, e aí dá-se a grande revelação ...
Ou anda na "linha" e segue para o planeta seguinte, numa de subir na "carreira", ou cái de quatro, e vem por aí ao trambolhão,
e acaba no planeta terra de novo, despromovido, tendo ainda a a desvantagem, de poder reencarnar, em qualquer ser pensante(humano apenas), nem que seja um dos povos primitivos da Amazónia ou Africa.

Citação de: chacalnegro em 16 fevereiro, 2012, 11:38

Allan Kardek acreditava na reencarnação e como prova tinha os sucessivos contactos com espíritos por via da mediunidade. Mas outra coisa é notória em Kardec, a crença no Cristianismo. Por outro lado também deve ter sido confrontado com o paradoxo que será a reencarnação em seres animados não inteligentes, presente no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. Assim, tentou teorizar sobre o fenómemo da reencarnação (para ele provada pela mediunidade), mas ter-se-á visto forçado a excluir a reencarnação em seres vivos "não inteligentes", por via do Cristianismo e porque não há registo de contactos mediúnicos com esses mesmos seres.

Isto tudo para dizer o quê, que a crença é pessoal, baseia-se na nossa própria experiência e a verdade absoluta só a vamos ter quando passarmos para o "lado de lá". ;)

Parto do princípio que a mediúnidade, não é exacta, mas sim uma espéçie de "puzzle", como já aqui foi definida.
Por outro lado, duvido que Kardec, quisesse entrar em contacto, com um vegetal, ou um canídeo, até porque deveria sentir,
sérias dificuldades na conversação ... Se é que me faço entender   ;D

Este "conceito", pode ser válido para muita gente, eu sei, mas sinto um torpôr...  uma sensação que me tolhe as ideias,
cada vez que penso, que hà "povos", que acreditam, nesse mesmo conceito.

Ainda assim, eu aprendo, mesmo quando desaprendo ... ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
#38
Citação de: chacalnegro em 16 fevereiro, 2012, 11:38
A questão é sempre as mesmas nestas matérias. Se acreditamos em determinada coisa, mas em simultâneo raciocinarmos sobre ela, vamos conformando a crença à evolução do nosso próprio pensamento.

Allan Kardek acreditava na reencarnação e como prova tinha os sucessivos contactos com espíritos por via da mediunidade. Mas outra coisa é notória em Kardec, a crença no Cristianismo. Por outro lado também deve ter sido confrontado com o paradoxo que será a reencarnação em seres animados não inteligentes, presente no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. Assim, tentou teorizar sobre o fenómemo da reencarnação (para ele provada pela mediunidade), mas ter-se-á visto forçado a excluir a reencarnação em seres vivos "não inteligentes", por via do Cristianismo e porque não há registo de contactos mediúnicos com esses mesmos seres.

Isto tudo para dizer o quê, que a crença é pessoal, baseia-se na nossa própria experiência e a verdade absoluta só a vamos ter quando passarmos para o "lado de lá". ;)

agradeço por ter explicado como se fosse burra...  ;D
No entanto, como o livro me pareceu um manual narrativo, desconhecia que Kardec fosse excluir informação por via do Cristianismo, já aprendi qualquer coisa.  ;)


Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 11:51
Aí está um conceito, que não deixa de ter um fundo de verdade ...

Claro, mas antes de eu o pôr em causa, ele já "padecia" desse mal, com observações, do tipo :

A Alminha sai deste mundo, navega pelas galáxias, pousa noutro planeta, encarna noutro ET, e aí dá-se a grande revelação ...
Ou anda na "linha" e segue para o planeta seguinte, numa de subir na "carreira", ou cái de quatro, e vem por aí ao trambolhão,
e acaba no planeta terra de novo, despromovido, tendo ainda a a desvantagem, de poder reencarnar, em qualquer ser pensante(humano apenas), nem que seja um dos povos primitivos da Amazónia ou Africa.

Parto do princípio que a mediúnidade, não é exacta, mas sim uma espéçie de "puzzle", como já aqui foi definida.
Por outro lado, duvido que Kardec, quisesse entrar em contacto, com um vegetal, ou um canídeo, até porque deveria sentir,
sérias dificuldades na conversação ... Se é que me faço entender   ;D

isso é inspiração... ;D

Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 11:51
Este "conceito", pode ser válido para muita gente, eu sei, mas sinto um torpôr...  uma sensação que me tolhe as ideias,
cada vez que penso, que hà "povos", que acreditam, nesse mesmo conceito.

Ok, sinceramente ainda estou a tentar formar uma ideia, estou em recolha de dados, para descartar um conceito tenho que conhecer as bases.

Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 11:51
Ainda assim, eu aprendo, mesmo quando desaprendo ... ;)

Nem mais... ;)

chacalnegro
Tina, não era uma explicação, era mesmo uma opinião. ;) Kardec nasceu no seio de uma família católica e ele mesmo era católico. Nota-se bem quando ele diz que Deus é o Espírito Absoluto (esta nomenclatura é minha, desculpem-me os kardecistas) a Entidade Suprema. Jesus é o espírito modelo do kardecismo.

Citação de: Seth em 28 janeiro, 2012, 23:17
Seguindo uma ideia, talvez um tanto básica, pergunto o seguinte ...

No inicio do mundo, a população era tanta como a que existe nos nossos dias ou a diferença ronda milhares de milhões ?

Ora se era muito, mas muito inferior, eu pergunto aos adeptos da reencarnação ...

Se reencarnamos, como explicam o numero crescente de população e consequente aumento de almas ??

Sendo algo cíclico, não seria normal, o numero ser pouco variável ?

Como se explica dentro desta teoria, de uma forma razoável e sem grandes "voltas", esse aumento ??

Como já questionei noutro tópico, como se explica que reencarnado de uma forma aleatória, não venhamos a encarnar numa batata ou algo do género, uma vez que as plantas ou animais, por exemplo são seres viventes e tem ciclos, quer queiramos ou não.

Podem falar que somos especiais..e eu sei que somos ... podem dizer que há um desígnio divino para nós, e eu creio que é possível.
Mas bases concretas disso ?

Uma nota: Nao convém misturar a reencarnaçao com a ressurreição ... são diferentes e os princípios também ...
Mas gostava de uma explicação plausível e simples ... ;)

Nada de uma Vidente ou Médium disse-me, ou regressão hipnótica, porque não querendo chamar mentiroso a ninguém, isso não prova absolutamente nada.

Já agora como complemento, já ouviram falar do Inconsciente Colectivo ?
Dentro desse principio, poderia rebater quaisquer alegações, das "memorias" de quem supostamente sabe ou foi informado que reencarnou ..
Ou estou errado ???

Caro amigo

Na reencarnação a alma - a essência, a existência para além da matéria, a energia Divina que subsiste em cada ser - passa por sucessivas vidas habitando corpos físicos diferentes. É o processo em que a alma sai do corpo na transição (vulgarmente definida como morte) e torna a regressar à fisicalidade, ao estado fìsico, à densidade material.

O objectivo da reencarnação é levar, através dos estágios imperfeitos, a alma rumo à perfeição. O retorno à matéria, a um corpo, será conforme a evolução que atingiu em todos os periodos em que esteve encarnado ( na Terra ou em outros locais, planetas ) para adquirir e aprender o que não foi apreendido durante esse periodo de tempo. Após determinado grau de evolução, o espírito não necessitará de habitar corpos físicos, ou seja, não precisará deste processo. Nesta situação, fazê-lo ou não, será ditame do seu livre arbítrio, para cumprir qualquer objectivo que se proponha.

A metempsicose é possível, no entanto, considero que deva existir em casos raríssimos, porque a reencarnação serve o propósito da evolução de cada um, no seu caso concreto. O ser vivênciará as experiências que para si sejam necessárias, de acordo com o percurso traçado e as escolhas que fez no passado, a forma como interagiu com os seus semelhantes, etc. Não será, porventura proveitoso, talvez até um desperdício de tempo, na vida seguinte, optar por ser um vegetal ou animal. Tudo tem um objectivo, um sentido próprio.

Uma das questões recorrentes é a da "injustiça". O porquê da desigualdade social, as diferenças de aptidão e oportunidade, as doenças incuráveis, principalmente em crianças, as tragédias coletivas ou não, as mortes prematuras. Cada ser é responsável pela vida que tem. Volto a frisar :  O ser vivênciará as experiências que para si sejam necessárias, de acordo com o percurso traçado e as escolhas que fez no passado, a forma como interagiu com os seus semelhantes, etc. Para um ser que retorna à experiência da matéria, a sua vivência será condicionada por todos estes aspectos. Pode reencarnar inclusivé com um objectivo altruísta e solidário, submetendo-se a maustratos ou morte prematuras, no sentido de possibilitar e ajudar na aprendizagem dos seus parceiros de jornada, mas mesmo assim a alma estaria a aprender em simultaneo, a ter uma nova experiência. (Muitos questionam os maustratos e mortes prematuras de crianças de tenra idade, esquecem-se que são seres que retornam com um ou vários destes objectivos).
Uma experiência dolorosa não significa punição divina, é a lei do livre arbítrio, inerente á nossa existência a manifestar-se, assim como a lei do karma. O erro é, em si mesmo, condição essencial à nossa aprendizagem.
Culpabilizar Deus, os outros, pelo que nos acontece é cultivar a ilusão. A aprendizagem é de cada um, inalienável, insubstituível.

Porque o universo se expande e a emanação de almas é constante, questão da idade da alma, é a meu ver irrelevante. Até porque o "tempo" é uma concepção associada ao detrimento da matéria. Será muito mais interessante fazer-se a introspecção, não do tempo que temos , antes sim do que já apreendemos durante esse periodo. Todos nós temos o nosso próprio percurso.


Efectivamente, este planeta é um local de evolução. Com todas as suas características, reúne as condições necessárias para que cada ser consiga ter, no seu caso particular, as experiências que necessita.
O periodo actual da humanidade é um ponto de viragem na nossa existência, na evolução da consciência desta humanidade, por isso, caros amigos, não é de surpreender a "explosão demográfica" que se tem verificado, a azáfama e excitação das almas em participar neste evento cósmico. Muitos que aqui estamos, a um nível superior, agradecemos a oportunidade que nos foi dada, o imenso privilégio que é servir, nesta época de amadurecimento espiritual da consciência colectiva. Muitos estamos cá altruisticamente e aprendendo em simultaneo, sempre a aprender.

Paz, Luz e Amor

Olá CSSS

Obrigada pelo teu comentário, é muito bom, mas não evidençia a parte concreta da reencarnação.
Tudo são pressupostos, logo, e como já frisei, é uma questão de fé, de acreditar, que se processa de determinada maneira.
Não é de todo um facto adquirido.


Senão vejamos, se obtenho respostas que não sejam influênçiadas, por este ou aquele escritor, mas sim baseado, na realidade.

Em primeiro lugar, fico em dúvida sobre se a Metempsicose, é ou não possivel.
Entre os adeptos da reencarnação, existe dualidade de opiniões.

Se existe, então o "objectivo", o propósito da reencarnação, está compromentido à partida, pois nao só impede a "evolução" da alma, como a obriga a voltar a um corpo, neste plano.
Então, e pondo de parte, as mais variadas suposições, e as questões sociais, pergunto:
- Qual o objectivo, ou evolução, de um ser humano, que nasce, e morre passado uns dias ?
Partindo deste exemplo, onde se enquadra o objectivo da reencarnação ?
Que ganhou esse ser, para ter uma curta hipótese de evoluir, ou nenhuma, ou aqui aplica-se o princípio do "olho por olho" ?
Sim, podem dizer que há um objectivo, e soa-me logo a meterem o "destino" no assunto.
Mas então o "destino" não existe, porque isso contraria, o objectivo do livre arbítrio, certo ?


Citação de:CSSS

"O periodo actual da humanidade é um ponto de viragem na nossa existência, na evolução da consciência desta humanidade, por isso, caros amigos, não é de surpreender a "explosão demográfica" que se tem verificado, a azáfama e excitação das almas em participar neste evento cósmico."


Não sei se será impressão minha ou não, mas quer me pareçer, que aqui há um dejá vú ...
O mundo em que nos encontramos, alguma vez parou de se convulsionar ? Não teve vários pontos de viragem ?
Alguma vez deixou de haver mudanças de consciênçia, de costumes, de culturas, etc ??
Então, qual a grande revelação cósmica, que não seja neste momento, neste mundo, um facto assente para muita gente ?

Se não existe, nega-se a regressão da alma, e com essa negação, torna-se um facto que ninguém neste mundo reencarnou.
Se ninguém reencarnou, como pode ser posivel aceitarem a teoria da reencarnação como facto assente, baseado também, em outros tantos relatos de "reencarnados" ?


Para concluír, e reflectir:( à base do Copy/Paste)

"Um aluno primário jamais chegaria a compor redações, que são expressões de seus próprios pensamentos, se não passasse pelas primeiras letras do alfabeto, tão intensamente já descritas em suas cartilhas.
Um cientista não atingira descobertas significativas sem ter conhecimento do que foi produzido por aqueles que o antecederam. Trata-se do curso natural de sedimentação do conhecimento. O segundo motivo relaciona-se com a divulgação das idéias espíritas e maneira pela qual as mesmas são compreendidas.
"

Fonte: Autor: Sandoval
          Data / local:8 de novembro de 2005 – IEEWFM
          Origem: Diálogo Psicofônico



Bom post CSSS, embora não responda de forma directa ás questões.
Creio, até novas mudanças cósmicas, de relevo, e novo aprendizado, que me mantenho descrente. ;)

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá

Vejo que continuam a falar em reencarnação baseando-se no pressuposto de que Terra é o único habitado do universo. As contas que fazem, partem do pressuposto de que todos os espiritos têm como origem e detino a Terra.

Relativamente a uma questão colocada, que corresponde a uma dúvida que tb já tive no passado: a ideia de que a teoria da reencarnação implica que vamos ser várias entidades, parte do vicio de raciocinio que a individualidade está no corpo de carne e não no espirito. Nós somos um só espirito, a viver uma só vida. A inteligência e a memória está no espirito e não no corpo. No decorrer dessa vida encarnamos em vários corpos, mas somos sempre o mesmo individuo. Cada corpo em que reencarnamos, é como se fosse um robot que o espirito comanda. A realidade exterior que percepcionamos (em estados normais de consciência), é aquela que as memórias, câmaras e sensores do "robot" nos permitem, no nosso caso as câmaras e os sensores são os nossos olhos e os outros sentidos, a memória, a memória cerebral. Quando largamos o corpo voltamos a ser mais nós próprios, pois podemos percepcionar a realidade de forma mais perfeita. Temos as lembranças das encarnações anteriores e recuperamos a nossa consciência histórica. Vamos evoluindo e ficando diferentes, como o adulto fica diferente da criança que era.

Na vida presente, o adulto não vê e sente o mundo como a criança. Mas o adulto não deixa de ser o mesmo individuo do que a criança. Apenas tem um instrumento (o corpo adulto e a experiência) mais desenvolvido para percepcionar a realidade de forma mais madura.   

Também houve alguém que disse que a reencarnação é segundo o QI. Como sempre eu não sou nada, nem ninguém com autoridade para ensinar nada a ninguém, nem para desmentir ninguém, no entanto tenho uma opinião pessoal diferente. Os espiritos têm de reencarnar na espécie que lhes é adequada e só podem reencarnar nessa espécie, enquanto não evoluirem para melhor.

Mas dentro da mesma espécie, podem reencarnar em corpos em que o cerebro tem mais potencialidades ou menos potencialidades. A inteligência provém do espirito, mas a manifestação da inteligência faz-se através do cerebro.

O individuo encarnado é um conjunto de muitas influências. Um espirito muito inteligente (já com a inteligência muito desenvolvida, naturalmente porque existe há mais tempo), pode encarnar num corpo que tenha um cerebro deficiente. Nesse caso a inteligência não se pode manifestar, O individuo encarnado parecer-nos-à um tolo, mas o seu espirito pode ser mais inteligente do que o espirito dos que nos parecem inteligentes. Um espirito pouco inteligente pode encarnar num cerebro com potencialidades e, nesse caso a inteligência do espirito consegue manifestar-se mais livremente. Nesse caso o individuo encarnado pode parecer-nos mais inteligente do que o tolo, mas o espirito do segundo ser mais inteligente.

Se o individuo encarnado parece genial, o seu espirito decerto é inteligente, mas se o individuo não parece muito inteligente, pode ser um espirito muito inteligente num corpo que não lhe permite manifestar a sua inteligência.

Tudo isto são exemplos extremos, para evidenciar o que quero dizer. 

A natureza é uma obra muito complexa. E nós apenas não a compreendemos melhor, porque isso não está dentro das nossas capacidades presentes. Apenas conhecemos uma pequena parte da verdade. Se pudessemos ver o processo de desenvolvimento espiritual na sua totalidade, perceberiamos melhor as razões da situação em que nos encontramos, bem como a utilidade de a vivermos.

bem hajam       

Leiam a fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos ;)

É uma teoria interessante isto do universo esticar e encolher, gosto de lhe chamar "teoria da concertina"...
Em relação ao que tem sido falado neste tópico sobre reencarnação gostaria de dar uma nova perspetiva que resolve a objeção do crescimento da população que foi aqui levantada:
Vamos supor que o Universo é composto por dois principios básicos: força (espirito) e matéria. A força evolui associada à matéria. As microparticulas de força (que podem ser encaradas como proto-espiritos) emanam de um centro de força universal (ao qual podemos chamar Deus) e associam-se inicialmente aos minerais. Após milhões de anos de evolução no reino mineral, a particula de força passa a evoluir no reino vegetal, onde "encarna" em espécies cada vez mais evoluidas. Depois de milhões de anos a particula de força passa a ter condições para habitar um corpo animal e aí começa a estagiar em animais inferiores. Quando, finalmente, tem a evolução suficiente encarna num corpo humano e daí continua a sua evolução rumo ao centro de força universal de onde saiu.
Básicamente, é como a história dos salmões: nascem pequeninos em pequenos rios, vão crescendo, vão parar ao mar e depois de toda a sua jornada estar concluida voltam ao rio onde nasceram.
Isto tudo é altamente especulativo e eu não tenho maneira nenhuma de provar que está certo. Porém resolve a objeção do crescimento da população já que do reino animal inferior estão constantemente a sair particulas de força (espiritos) para ingressarem no reino hominal.
Principal interesse: Parapsicologia Ciêntifica.

Blog: http://neodualista.blogspot.pt