Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • A teoria da reencarnaçao do universo
    Iniciado por godsdog
    Lido 15.462 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá

Já é de um extrema complexidade compreender o big bang. Compreender o que está temporalmente para trás do mesmo, ainda mais. Mas a teoria surgiu como o big bang ser o inicio do universo e não uma transição do mesmo.

Acredito na possibilidade cientifica e não vejo razões para limitar as leis da termodinâmica às circunstâncias actuais do universo. Trata-se de um movimento de energia impensável para nós.

O problema da razão da existência do universo, contudo, não fica resolvido. Porque razão é o universo assim e não de outra forma qualquer? Foi sempre assim, ou houve um primeiro universo, a partir do qual se seguiram os outros?

É um exercício interessante, mas não conto ter solução, nesta encarnação.

bem hajam

fabiana
#16
Citação de: Seth em 24 abril, 2011, 20:12
Não disse que era descabido, mas apenas que me custa a acreditar ...  ;)

A meu ver reencarnação, só tem uma leitura ... (resumidamente)Espírito abandona corpo físico, e mais tarde volta a um corpo igualmente físico, não importa o tempo !!
Se há outra conotação com a palavra, eu desconheço ..
Um ciclo de vida não significa que tenhamos que voltar a um corpo físico, até porque se desconhece, o que realmente acontece após a morte do corpo físico ...
Até a data, a nível de informação, estamos apoiados em crenças e pouca ciência ...

Ainda assim é um bom post ... ;D ;D




amigo gostaria de lhe fazer uma pergunta vocé e cetico,não se ofenda ou acredita em alguma coisa???? do mundo espiritual
                                                                                                                                   :-\

Nao sou céptico ... Mas a fé cega também não cola... normalmente tenho para mim que sou agnóstico (mais ou menos) ..

A nível do espiritual acredito em algumas coisas sim... porque da pergunta ??
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Também sou adepto do Universo Cíclico..

Mas quanto as nossas almas.. segundo algumas fontes, inclusive os Vedas, todas as almas "retornarão" a Deus ao final do ciclo..

Ou seja, nós não existiremos como invidualidade, nem como alma individual, mas nossa "energia-alma" seria mantida, dentro de um único "Ser-Deus"..

Depois quando o "novo universo" fosse se desenvolvendo, e fosse "surgindo" a vida, a "Energia-Alma" que esta no "Ser-Deus" seria desmembrada deste, possibilitando a individualidade..

É o "Eterno Retorno" do Universo e das Almas..
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

fabiana
Citação de: Seth em 28 janeiro, 2012, 21:20
Nao sou céptico ... Mas a fé cega também não cola... normalmente tenho para mim que sou agnóstico (mais ou menos) ..

A nível do espiritual acredito em algumas coisas sim... porque da pergunta ??



concordo com vocé sobre a fé cega... e imprecionate como existem pessoas que acreditam em tudo o que falam  esta ligado ao sobrenatural não procuram saber se e falso ou não somente acreditam e são enganadas ...mais foi só curiosidade mesmo

Seguindo uma ideia, talvez um tanto básica, pergunto o seguinte ...

No inicio do mundo, a população era tanta como a que existe nos nossos dias ou a diferença ronda milhares de milhões ?

Ora se era muito, mas muito inferior, eu pergunto aos adeptos da reencarnação ...

Se reencarnamos, como explicam o numero crescente de população e consequente aumento de almas ??

Sendo algo cíclico, não seria normal, o numero ser pouco variável ?

Como se explica dentro desta teoria, de uma forma razoável e sem grandes "voltas", esse aumento ??

Como já questionei noutro tópico, como se explica que reencarnado de uma forma aleatória, não venhamos a encarnar numa batata ou algo do género, uma vez que as plantas ou animais, por exemplo são seres viventes e tem ciclos, quer queiramos ou não.

Podem falar que somos especiais..e eu sei que somos ... podem dizer que há um desígnio divino para nós, e eu creio que é possível.
Mas bases concretas disso ?

Uma nota: Nao convém misturar a reencarnaçao com a ressurreição ... são diferentes e os princípios também ...
Mas gostava de uma explicação plausível e simples ... ;)

Nada de uma Vidente ou Médium disse-me, ou regressão hipnótica, porque não querendo chamar mentiroso a ninguém, isso não prova absolutamente nada.

Já agora como complemento, já ouviram falar do Inconsciente Colectivo ?
Dentro desse principio, poderia rebater quaisquer alegações, das "memorias" de quem supostamente sabe ou foi informado que reencarnou ..
Ou estou errado ???
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 28 janeiro, 2012, 23:17
Seguindo uma ideia, talvez um tanto básica, pergunto o seguinte ...

No inicio do mundo, a população era tanta como a que existe nos nossos dias ou a diferença ronda milhares de milhões ?

Ora se era muito, mas muito inferior, eu pergunto aos adeptos da reencarnação ...

Se reencarnamos, como explicam o numero crescente de população e consequente aumento de almas ??

Sendo algo cíclico, não seria normal, o numero ser pouco variável ?

Como se explica dentro desta teoria, de uma forma razoável e sem grandes "voltas", esse aumento ??

Caro Seth

Teorias da reencarnação há muitas. Posso falar daquela que melhor conheço, ou seja, a reencarnação conforme indicado nas obras de Allan Kardec, que podes encontrar para download gratuito na rede. Por exemplo, podes descarregar o Livro dos Espiritos, que me parece ser aquele que te poderá eventualmente interessar.

A teoria da reencarnação pressupõe a pluralidade dos mundos habitados. Na verdade, nada nos diz que, num universo tão grande, apenas a Terra tem vida dita inteligente. Ora os espiritos, provisóriamente agarrados a um corpo de carne aqui na Terra, ou seja, as pessoas da Terra, tenham reencarnado sempre na Terra e/ou venham a encarnar sempre na Terra. O teu vicio de raciocinio é que consideradas que a Terra é o centro do universo, como considerava a igreja católica na idade média. Nós somos um só espirito, que vai reencarnado em vários corpos e em vários mundos. Não somos o centro do universo. 

A Terra é apenas uma bolinha entre um número incontável de bolinhas que povoam este universo. E, nem sequer sabemos se existem mais universos. O corpo de carne do homem da Terra é um ponto nesta bola que é a Terra.

[/quote]

Citação de: Seth em 28 janeiro, 2012, 23:17

Como já questionei noutro tópico, como se explica que reencarnado de uma forma aleatória, não venhamos a encarnar numa batata ou algo do género, uma vez que as plantas ou animais, por exemplo são seres viventes e tem ciclos, quer queiramos ou não.

Podem falar que somos especiais..e eu sei que somos ... podem dizer que há um desígnio divino para nós, e eu creio que é possível.
Mas bases concretas disso ?

Uma nota: Nao convém misturar a reencarnaçao com a ressurreição ... são diferentes e os princípios também ...
Mas gostava de uma explicação plausível e simples ... ;)


Neste universo que habitamos, existem leis da natureza, tal como a ciência nos demonstra. A reencarnação, sendo um processo da natureza, também tem leis. Entre essas leis há duas que são importantes:

- O espirito não retrograda. Pode estagnar um tempo, mas não retrogradar. Os espiritos, começam por ser simples e ignorantes e vão desenvolvendo progressivamente a inteligência e a sabedoria. Na vida espiritual, que é a verdadeira e eterna vida, também há uma espécie de infância e um amadurecimento gradual.
- A reencarnação só se dá entre um espirito e um corpo de carne que sejam compativeis;

As batatas não são seres inteligentes, logo, em principio, não terão espirito.

O espirito é mais do que inteligência, mas a inteligência é uma caracteristica do espirito. No ser encarnado a manifestação da inteligência que nos é dado observar, é realizada através do cerebro. O espirito não percepciona livremente a realidade e está limitado aos orgãos fisicos do corpo. Durante determinadas fases do sono e em certos estados alterados de consciência, a percepção do espirito pode ser mais ampla. Como o cerebro não é usado, é normal que as pessoas não tenham memória cerebral do que se passou quando estavam nesses estados, mas pode ocorrer que tenham uma lembrança parcial do ocorrido. 

[/quote]

Citação de: Seth em 28 janeiro, 2012, 23:17

Nada de uma Vidente ou Médium disse-me, ou regressão hipnótica, porque não querendo chamar mentiroso a ninguém, isso não prova absolutamente nada.

Já agora como complemento, já ouviram falar do Inconsciente Colectivo ?
Dentro desse principio, poderia rebater quaisquer alegações, das "memorias" de quem supostamente sabe ou foi informado que reencarnou ..
Ou estou errado ???

Eu imagino que gostavas que alguém te desse provas da sobrevivência da alma, que tu acreditasses cientificas. E quem não gostava? Mas a culpa disso ñão acontecer é dos investidores da ciência. A investigação cientifica requer meios humanos e materiais que saem muito caros. É preciso que alguém esteja disposto a financiar isso. A ciência contemporanea não tem investido recursos suficientes para desmentir ou confirmar que há factos que sugerem as coisas do espirito. Ou pelo menos desmentir ou confirmar que há factos que a ciência não consegue explicar.

Quando vejo  documentários sobre este assunto, a maioria das vezes vão falar com charlatães ou com gente ignorante sobre o assunto, e não com pessoas sérias. Tanto no caso dos cépticos que tentam passar que a falácia de que o cepticismo, que nega tudo à partida sem o devido estudo, é ciência, como do lado dos negociantes das coisas do espirito, que aproveitam o despero das pessoas para lhes extorquir dinheiro,  dos padres, dos exorcistas, que, em regra, são ignorantes sobre o assunto. É raro ver alguma investigação jornalistica bem feita.

A reencarnação está patente em alguns meninos prodigio, como Mozart e muitos outros, cujos feitos em tenra idade não se conseguem explicar apenas por um nivel de inteligência muito acima do comum.

A reencarnação está patente nos estudos cientificos do Dr. Ian Stevenson, que faleceu ainda há poucos anos, e nos seus seguidores, que podes investigar na WEB, no site da faculdade de medicina da Universidade da Virginia e em outros centros de investigação. O trabalho deles consiste em analisar milhares de casos de crianças que dizem lembrar-se de outra encarnação. Lembram-se de pertencer a outra familia e de ser outras pessoas. Com os dados obtidos junto dessas crianças, os investigadores descartam as possibilidade de erro ou fraude. No caso de algumas dessas crianças não se encontra outra explicação que não a possibilidade da reencarnação. Com efeito elas divulgam dados que não podiam ser do conhecimento da familia e que só depois da investigação foram descobertos.

A hipnose, ou seja o relaxamento profundo, é usado por alguns psiquiatras e psicológos, a titulo de tratar os doentes. Se é eficaz ou não, não sei. Em estado de ralaxamento, o paciente é guiado, para dar pistas ao profissional de saude que permitam ajudar na sua cura. Essas experiências não têm de ser regressões a encarnações passadas. Nem é esse o objectivo dos profissionais de saude sérios. Eles não estão interessados em vidas passadas, mas em tratar o doente.

Para documentar cientificamente uma experiência dessas, de modo a considerá-la uma regressão a uma encarnação passada seria necessário proceder a investigações meticulosas que confirmassem se os factos descritos pelo paciente ocorreram mesmo, se há alguma hipótese de o paciente conhecer esses factos por outra via, etc. As ditas regressões dos pressupostos videntes, médiuns, ou quem quer que sejam, não são casos fiáveis de estudo. Nem aconselho ninguém a sujeitar-se a isso, a não ser com profissionais de saude, e, mesmo assim...

Há pessoas que, para além de crer, sabem que a reencarnação existe, que os espiritos existem, como, por exemplo, os médiuns e os dirigentes das reuniões mediunicas, nas Associações Espiritas. Mas essas pessoas, em regra, podem dar-nos o seu testemunho pessoal, não mais do que isso. Para obter evidências cientificas inequivocas, só a ciência. Estou convicto de que algumas Associações Espiritas, estão lá para ajudar os cientistas se eles entenderem prosseguir os seus estudos.

Ainda não há muito tempo, uma psiquiatra, com uma bolsa de investigação Bial, investigou pessoas com o sexto sentido mais apurado, neste caso médiuns, e concluiu que essas pessoas não têm sinais de nenhum tipo de doença mental conhecida (do CID - catálogo internacional das doenças), com a cooperação de Associações Espiritas, incluindo a ADEP (Associação Divulgadores de Espiritismo de Portugal). Os trabalhadores das Associações Espiritas não têm qualquer tipo de remuneração no âmbito das suas funções nessas associações, nem são prestados nas mesmas serviços que não sejam gratuitos. Vão para ali perder o seu tempo, de forma gratuita. Se não são loucos, alguma razão têm para o fazer...     

Eis um esclarecimento sobre o que é espiritualidade, de Julieta Marques:

"RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE

A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade diz: "aprenda com o erro".
A religião reprime tudo, torna-te falso. A espiritualidade tudo transcende, torna-te verdadeiro!
A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.
A religião inventa. A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo.
A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de União.
A religião busca-o para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.
A religião alimenta-se do medo. A espiritualidade alimenta-se na Confiança e na Fé.
A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência.
A religião ocupa-se com fazer. A espiritualidade ocupa-se com Ser.
A religião alimenta o ego. A espiritualidade nos faz Transcender.
A religião faz-nos renunciar ao mundo. A espiritualidade faz-nos viver em Deus, não renunciar a Ele.
A religião é adoração. A espiritualidade é Meditação.
A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade faz-nos viver a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.
A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa Consciência.
A religião crê na vida eterna. A espiritualidade faz-nos conscientes da vida eterna.
A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

Julieta Marques"

bem hajam   

#22
Citação de: _vitor_ em 14 fevereiro, 2012, 13:23
Caro Seth

Teorias da reencarnação há muitas.
...  O teu vicio de raciocinio é que consideradas que a Terra é o centro do universo, como considerava a igreja católica na idade média. Nós somos um só espirito, que vai reencarnado em vários corpos e em vários mundos. Não somos o centro do universo.  

A Terra é apenas uma bolinha entre um número incontável de bolinhas que povoam este universo. E, nem sequer sabemos se existem mais universos. O corpo de carne do homem da Terra é um ponto nesta bola que é a Terra.


Boas,
Que teorias há muitas, sei eu, não significa que estejam certas ou não ... são Teorias.

O " meu viçio de raciocinio", é procurar entender(religiosidades à parte), porque carga de água andamos aqui a pular de corpo em corpo, e de mundo em mundo, ou até mesmo aqui na Terra, porque a unica coisa que inicia a suposta teoria de reencarnação,
é de facto neste mundo, salvo que tenhas ido a outro, e eu nao saiba.
Nesse caso a ignorâçia é minha ...

A terra ser uma bolinha ou grão de areia no Universo, não é novidade para ninguém, logo concordo, quando dizes que nem sequer
sabemos se existem mais Universos, mas sabemos que andamos por outros mundos, neste Universo, certo ??
E esse facto é baseado em quê ??

Descartaste a hipótese da "Batata".  ok !!

E eu pergunto, pode alguém em consciênçia dizer que qualquer ser vivo, por inferior que seja em Inteligênçia, nao "sentir" ?
Como se prova isso ?? só se for pela falta de gritos ... suponho eu ...

A meu ver, qualquer ser vivente, apesar de ter ou não Inteligênçia desenvolvida, há-de ter pelo menos, o Instinto.
Se  considerarmos, que estando vivo, qualquer ser, sente de facto, quando algo ameaça a sua sobrevivênçia, então,
a inteligênçia existe, embora retraída, infíma, mas existe.
Também existe a consciênçia, dependendo da forma de como se interpreta.
Nem tudo é entendido à luz da nossa "sabedoria", logo temos de entender de uma forma "espiritual".

Citação de: _vitor_ em 14 fevereiro, 2012, 13:23
Entre essas leis há duas que são importantes:

- O espirito não retrograda. Pode estagnar um tempo, mas não retrogradar. Os espiritos, começam por ser simples e ignorantes e vão desenvolvendo progressivamente a inteligência e a sabedoria. Na vida espiritual, que é a verdadeira e eterna vida, também há uma espécie de infância e um amadurecimento gradual.  


Poderá um vejetal ser uma reencarnação ??
Sim pode, até porque pode estar num estado "simples e ignorante", ou estar estagnada.

A defenição de Inteligênçia, não implica que seja equivalente à humana, mas sim que exista, independentemente do QI.
O facto é que em Milhares de milhoes de pessoas, apenas uns quantos "supostamente" são reencarnados.

Não devemos misturar Reencarnação com Medíunidade, pois são coisas distintas.
Uma das hipóteses, para mim mais credíveis, em relação à suposta reencarnação, é sem sombra de dúvida, o Inconsciente Colectivo.
Do qual os Dejá Vu, são isso mesmo que descrevem.

Só para terminar, que o texto vai longo ...

Porque é que os "reencarnados", nunca trazem nada de "útil" ??
Quer dizer, avançam espiritualmente, ou retrocedem ??, a dúvida reside, que alguns dizem que estiveram em mundos fantásticos,
e presençiaram maravilhas, mas nenhum mostra, preto no branco, como é que é ...

Eu, se reencarnasse, e a minha suposta evolução acontecesse,  por algum "azar", voltasse aqui, iria mostrar,
de uma forma palpável, nem que fosse o euromilhões ...

Já agora, sobre a minha pergunta, sobre o número da populção da Terra aumentar, consideravelmente ano a ano, podem dizer que são espiritos que vem de outra Galáxia, ou Mundo ou Universo.
É possivel, mas isso quer dizer, que com este aumento demográfico constante e galopante, teremos em breve,
Mundos, Universos, galáxias desertas ...

Fica bem ..
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá Seth

Amigo, como já te tentei dizer, se queres respostas cientificas, deves recorrer à ciência. Mas parece-me que ainda tens muito que esperar, porque a ciência não tem estado virada para esse tipo de investigação. E com as crises económicas e financeiras, imagino que continuará alheia a essa questão.

As respostas que te posso sugerir, ou seja o que conheço de mais convincente, do meu ponto de vista pessoal, estão no "Livro dos Espiritos" de Allan Kardec. A iniciativa de as ler ou não, de as interpretar, de as aceitar ou rejeitar, cabe-te a ti. Eu sou apenas um aprendiz da vida, a vaguear por aqui, que te deixa uma sugestão.

A única possibilidade de a vida ter sentido individual, para quem a vive, é admitir a hipótese da imortalidade da alma.

Uma pessoa pode ser genial, pode fazer muita coisa pela humanidade, pelos seus familiares, enfim, pode deixar excelentes e duradouras recordações para os outros, viver, de um ponto de vista simbólico, na mente dos que cá ficam. Mas é tudo uma questão de tempo. Essas recordações vão-se desvanecendo e, um dia, nada mais resta de nós na memória colectiva. Também que interessa viver ou não no cerebro dos outros, se eu não viver?

Se não passamos de uma máquina biológica que é o nosso corpo de carne, que um dia se apaga para sempre, do ponto de vista individual, tanto faz termos vivido como não. Porque, após a morte, já não há individuo para se lembrar do que gozou ou do que sofreu, para ficar satisfeito ou insatisfeito com a obra que aqui deixou. Podemos tentar desviar do pensamento o facto de o nosso corpo ser mortal, pois não acreditamos encontrar respostas, ou podemos tentar encontrar respostas.

Eu prefiro acreditar no que me diz o coração e a intuição, e que a razão não me nega, e apostar na espiritualidade. Se vou pensar assim sempre enquanto aqui estiver, não faço ideia...

bem hajas

Boas,

Eu acredito na imortalidade da alma, mas também acredito que depois da morte, não perdemos a individualidade.

Apesar de não ser kardecista, nem ser um conheçedor profundo das obras de kardec, respeito como é óbvio,
outros pontos de vista, mas não posso deixar de questionar, quando a meu ver, pelo pouco que sei, (ou julgo saber),
não tem "ligação".
Isto serve de forma geral a todas as Religiões, Credos, Teses científicas, ou somente fé ...

Um erro comum, é pensarem que todas as respostas que dou vem da ciênçia, ou que as procuro na ciênçia.
como eu aqui já frisei, a ciênçia e a religião, não são obrigadas a caminharem afastadas,
até porque eu considero que elas podem completar-se.


"Porque, após a morte, já não há individuo para se lembrar do que gozou ou do que sofreu, para ficar satisfeito ou insatisfeito com a obra que aqui deixou."

"A única possibilidade de a vida ter sentido individual, para quem a vive, é admitir a hipótese da imortalidade da alma."

Se a alma existe, como individuo, logo não é impossivel, que sinta a satisfação ou não segundo a suas obras.
Como pode após a morte não haver individuo ?
Mas a mim, nestas duas fases concretas acima, das duas uma, ou não entendi, o conceito que transmitiste, ou estás em contradição.

"o nosso corpo de carne, que um dia se apaga para sempre, do ponto de vista individual, tanto faz termos vivido como não."
"Também que interessa viver ou não no cerebro dos outros, se eu não viver?"

Aqui, há a inevitavél mistura entre a carne e o espiríto. Não é de todo razoavel, mas aconteçe ...  ;D
Como é que alguém, que não vive carnalmente, pode viver no cerebro de outros ??
No entanto, como acima referi, ou não entendi o sentido, ou continua em contradição.

Já sei, que não sou muito esclarecido nestes assuntos, mas é para isso que servem os fóruns.  ;)

" Se vou pensar assim sempre enquanto aqui estiver, não faço ideia..."

Ora nem mais nem menos, o que eu penso, embora acrescente o seguinte:
" A Evolução e o Conheçimento, são transmissiveís, mas é preciso querer !"

Fica bem


Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro


A reencarnação pode explicar muita coisa e é de facto uma teoria sedutora. Mas voltando ao "velho clássico", torna-se inexplicável com o argumento demográfico ou seja: se no início eramos tão poucos e agora somos largos milhões, que almas estão a reencarnar agora? Mesmo a questão apresentada no post acima, em que a probabilidade de reencarnação de almas extraterrenas pode explicar o problema demográfico, remete para outro problema, a população universal teve de ser sempre constante . Além de que, para fornecer almas ao ritmo que a nascem pessoas na Terra, algum planeta ou área do Universo está com uma quebra populacional acentuada. Pegando nas memórias de outras vidas, seria natural que quem se lembra da vida passada evoque memórias de outro planeta e, ao que parece, relatos desta natureza são residuais.

Por outro lado vemos que é apenas uma questão demográfica porque entre os séculos XI e o XVII, a população manteve-se estável e de repente teve um boom quer a partir de meados do século XIX, quer a partir do século XX. Essa explosão demográfica está ligada inequivocamente à melhoria das condições de vida e não a outro factor. A esmagadora maioria da população está na Ásia, isso quer dizer que estaremos todos para reencarnar na Ásia? Isso, não é um ataque ao livre-arbítrio que nos permite evoluir e reencarnar?
Relativamente ao Budismo, que aceita a reencarnação em animais, não será carente de explicação sendo os animais inconscientes dos seus actos, logo estando num estado de pureza original, estarão todos no fim da etapa da reencarnação? Ou seja, quem reencarna num animal pelo seu estado de pureza não está já liberto do ciclo? O Espiritismo eliminou este paradoxo ao não aceitar que possa haver reencarnações em animais...

Sinceramente, acho que a reencarnação é uma criação do Hinduísmo com a finalidade de manter o sistema de castas imóvel e evitar perguntas inconvenientes como por exemplo: "porque é que sendo todos nós seres humanos porque é que uns são de uma casta superior e outros de uma casta inferior? Assim, se nasceste numa casta inferior é porque noutra vida fizeste para merecê-lo. Por esta ordem de ideias, quem nasce numa casta superior é porque estará num estádio de aperfeiçoamento superior... Ora o que a História nos ensina é que, geralmente quem nasce nas castas superiores raramente assume uma conduta moral coincidente com esse suposto grau de evolução espiritual.





Citação de: chacalnegro em 15 fevereiro, 2012, 14:43

Sinceramente, acho que a reencarnação é uma criação do Hinduísmo com a finalidade de manter o sistema de castas imóvel e evitar perguntas inconvenientes como por exemplo: "porque é que sendo todos nós seres humanos porque é que uns são de uma casta superior e outros de uma casta inferior? Assim, se nasceste numa casta inferior é porque noutra vida fizeste para merecê-lo. Por esta ordem de ideias, quem nasce numa casta superior é porque estará num estádio de aperfeiçoamento superior... Ora o que a História nos ensina é que, geralmente quem nasce nas castas superiores raramente assume uma conduta moral coincidente com esse suposto grau de evolução espiritual.


Exactamente ...

Já para não mencionar, que quem se diz reencarnado, com memórias de civilizações superiores, e conheçimentos avançados,
além de não os demonstrar (é sempre tudo residual, quando faltam explicações),
fica patente que ao reencarnar outra vez aqui no planeta Terra, foi "despromovido".

Que será que fazem noutros mundos, ou vidas para a despromoção ?? :-X

Acreditar a qualquer custo, seja em que teoria fôr, sem bases minimamente sólidas, é um risco.
A reencarnação, não as tem, logo é como "navegar na maionese" ... ( gosto deste termo)  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Sobre reencarnação só tenho um pensamento.  :-X
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

eu gostava que a reencarnação fosse real, não quero pensar que depois da morte já não podemos voltar ao mundo.

em questão ao tópico em si, se o bing bang se repeti-se incessantemente penso que é uma boa explicação de onde começou, de si mesmo.... nunca vamos saber quem apareceu primeiro.....

"o ovo ou a galinha" ;D
Don´t be afraid