Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Verdade ou mito: pôr disco rígido defeituoso no congelador pode "ressuscitá-lo"?
    Iniciado por ppcom
    Lido 7.396 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Verdade ou mito: colocar um disco rígido defeituoso no congelador pode ressuscitar o dispositivo?

Chega um dia na vida de qualquer pessoa que costuma utilizar o computador com frequência em que, inevitavelmente, acontece um problema grave de hardware. Por melhor conservada que seja a máquina, é natural que depois de algum tempo os componentes se desgastem, precisando ser substituído por novos dispositivos.

O problema é quando o componente que falha é justamente o disco rígido, no qual estão gravados todos os documentos e configurações importantes. Depois de várias tentativas de religar a máquina, nenhuma delas bem sucedidas, é hora de encarar a realidade – ou aceitar que tudo foi perdido, ou gastar uma boa quantia de dinheiro em um técnico especializado que vai recuperar os documentos.

Antes de apelar para uma dessas decisões é possível tentar um método que pode parecer estranho: colocar o componente no congelador. Histórias que envolvem o procedimento não são difíceis de encontrar, porém todas são consideradas meras lendas e conversa de quem não entende nada de informática.
Porém, isso realmente funciona, embora nem todos os casos possam ser resolvidos.

Verdade, mas não em todos os casos

É realmente possível aceder os dados gravados em um disco rígido danificado após deixá-lo certo período de tempo em um congelador ou arca frigorífica, porém nem todos os casos podem ser resolvidos dessa forma.
Congelar os componentes pode funcionar em casos de danos físicos, como quando as camadas que forma o HD ficam desreguladas e começam a friccionar. Isso acontece graças ao princípio da contracção, no qual um corpo tende a diminuir seu volume quando exposto ao frio.



Dessa forma, caso as camadas estejam desalinhadas, congelar o HD vai fazer com que sua superfície diminua, acabando com o problema de fricção que impedia a leitura dos dados. Da mesma forma, caso a cabeça de leitura esteja arranhando as trilhas por estar muito próxima delas, congelar o dispositivo faz com que o problema seja solucionado.

Porém, vale notar que a solução não é definitiva, e após algum tempo de uso o dispositivo voltará a apresentar os problemas anteriores. Isso porque, conforme vão aquecendo, os componentes do HD voltam ao tamanho original, o que reinicia os processos físicos responsáveis pelos erros apresentados.

Portanto, caso você decida apelar para este método, o recomendado é que possua um disco rígido complementar e simplesmente realize a transferência de arquivos para o dispositivo que funciona correctamente. Esse processo pode não ser muito prático e muitas vezes requer diversos congelamentos do HD, mas sai mais barato recuperar dados do que pagar um técnico especializado.

Como realizar o procedimento

Seu disco rígido parou de funcionar e, depois de várias tentativas, nenhuma foi bem sucedida em iniciar o dispositivo. Então chegou a hora de recorrer a métodos drásticos, como colocar o dispositivo no congelador e rezar para conseguir algum tempo a fim de recuperar dados importantes.
Porém, esse procedimento não deve ser feito de maneira qualquer, pois resulta em ainda mais problemas que vão destruir de vez qualquer esperança. Para evitar problemas,a lista abaixo os passos necessários para congelar seu HD de maneira adequada e evitar qualquer dor de cabeça.



1) Remova o dispositivo do computador;

2) Envolva o HD em um saco plástico (daqueles utilizados para guardar alimentos), certificando-se de deixar a menor quantidade de ar possível;

3) Coloque o conteúdo em outro saco plástico, por questões de segurança;

4) Agora é hora de colocar o HD envolvido pelos dois sacos plásticos no congelador ou congelador. O recomendado é que você deixe o componente na parte mais fria possível, para obter o máximo de congelamento;

5) Deixe o disco rígido no local por um tempo, enquanto realiza outras tarefas. Não é possível afirmar qual a quantidade de tempo ideal, mas em geral é preciso deixar o dispositivo cerca de 12 horas dentro do congelador para que os componentes diminuam de volume;

6) Depois de se certificar que o HD está bem congelado, retire-o do congelador e o conecte novamente ao computador. De preferência, deixe o dispositivo fora da máquina, para evitar que volte a aquecer de maneira muito rápida;

7) Inicie a máquina e comece a transferir para outro disco rígido todos os dados importantes que deseja recuperar, com prioridade para documentos essenciais;

8 ) Durante o procedimento, pode acontecer de o dispositivo apresentar problemas e deixar de funcionar novamente. Isso acontece quando o HD já aqueceu o suficiente para que os componentes físicos voltem a apresentar conflitos. Caso isso aconteça, é hora de colocar o dispositivo no congelador mais uma vez;

9) Repita as etapas anteriores até recuperar todos os dados desejados.

Fonte: be4info
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

''A tradição é a personalidade dos imbecis"


Raedon
Parece que sim, Nita!

Bom post, desta não sabia! Este post tinha-me dado um óptimo geito à uns meses atrás  ::)

Isto dá muito jeito!

Quem foi o autor desta excelente ideia?
Sabes?

Este "truque" e muitos outros já são conhecidos há muitos anos; no caso de o disco ter mesmo avaria mecânica, por exemplo, nem vale a pena experimentar...

É só fazer uma procurazinha no nosso amigo do costume GOOGLE  ;) ;)

Bom post

Cumprimentos

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

pedropt
Os componentes electronicos teem limites de temperatura , de alguns graus negativos até 50 a 60 positivos , dependendo do disco e marca .
Qualquer disco rigido pode ser recuperado por software desde que nao desapareça da bios , quando isso acontece entao é polo no lixo .
O software hdd regenerator é um software especifico para discos que nao saem daquele sitio .
O software escreve na fat do dico a informaçao necessària para que o windows passe por cima desse espaço e nao grave nada là .
Imaginemos que o espaço de um disco vai de 0 a 100 , e existe um problema entre o 19 e 21 e entre o 34 e 35  , o software corre o disco todo a ver onde està o problema e grava na fat do disco a informaçao que de 18 a 22 e 33 a 36 nao existem .
Eu jà tive alguns problemas com discos velhos e consegui recuperar dados deles com esse programa .
o site do software para quem nao conheçe :

http://www.dposoft.net/

inté

Mas o que é que o windows tem a ver com a recuperação de um disco rígido :o Existem ferramentas para esse efeito (M$ widozw "jámé" ;D)

Citação de: Raedon em 25 abril, 2010, 13:56
Parece que sim, Nita!

Bom post, desta não sabia! Este post tinha-me dado um óptimo geito à uns meses atrás  ::)
És tu e eu. :'( Andei eu a deitar o meu disco rígido fora (cheio de coisas que não consegui recuperar)... Nunca mais!

Após alguns meses em que tentei recuperar um disco externo com vários programas sempre sem sucesso, ontem li este tópico. Como já não tinha nada a perder meti-o no congelador, hoje liguei-o e fez-se magia!! Salvei todo o conteúdo a que não conseguia aceder. Quanto ao disco voltou a adormecer. Vou voltar a arrefecer o bicho e posteriormente tentar recuperar o disco. Embora não tenha esperança nisso mas pelo menos salvei os dados. Boa dica

sim é verdade... às vezes...  ;)

mas não custuma funcionar por muito tempo...  :P

penso que terá a ver com os metais contrairem quando estão frios... mas assim que aquecem... puft...

é ligar... sacar o que se quer e atirar o disco para o lixo...  :'(

mas já que estou aqui... deixo outra dica que também já me ajudou...

as vezes colocar o disco de lado ou de pernas para o ar também ajuda...  ;)
a minha religião é a verdade...



a minha religião é a verdade...