Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Quais são os idiomas artificiais mais falados?
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.567 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quais são os idiomas artificiais mais falados?

Muita gente na infância já brincou de falar a língua do P (eu não me enquadro nesta lista), mas às vezes a brincadeira é séria, desde o século 17 estudiosos se dedicam a criar idiomas artificiais. E não se trata apenas das falas do quotidiano modificadas devido às gírias, e sim de idiomas completamente lógicos e complexos, mas a maioria não caiu no gosto popular. No livro In The Land of Invented Languages ("Na Terra das Línguas Inventadas" sem versão brasileira), Arika Okrent cita mais de 500 idiomas extintos por falta de falantes. Mas dentre esses idiomas artificiais alguns ainda permanecem hoje com milhares de falantes, desses que não morreram os 3 mais populares são:


Esperanto:
Criado por: L.L. Zamenhof, em 1887.
Origem: Construído a partir de palavras semelhantes em várias línguas, o esperanto foi criado para servir de idioma universal e promover a paz e a fraternidade entre as nações. Daí o nome, que significa "esperançoso".
Inspiração: Vocabulários das línguas latinas, pronúncia das línguas eslavas.
Falantes: 200 mil.


Klingon:
Criado por: Mark Okrand, em 1982.
Origem: Feita por encomenda para o 3° filme da série Jornada nas Estrelas – os produtores queriam que a raça guerreira dos Klingons falasse uma língua completa em vez dos grunhidos de sempre. Com os fãs, o idioma ganhou vida própria. Existe até o Instituto da Língua Klingon, que publicou sua tradução de Hamlet.
Inspiração: Sons guturais, com a intenção de soar alienígena.
Falantes: 20 mil


Sindarin
Criado por: J.R.R. Tolkien, 1920-1940.
Origem: Criar línguas era um passatempo do jovem Tolkien, que a partir delas inventou um mundo inteiro: o universo mítico de O Senhor dos Anéis, onde Sindarin é apenas o mais falado dos vários idiomas da raça dos elfos.
Inspiração: Galês.
Falantes: 10 mi


Fonte:exatamente

Sempre me disseram que o Esperanto é de facto uma lingua muito simples e fácil de aprender. Acho que é uma boa ideia, em teoria.

gosto muito destas linguas, acho muito interessante falarmos linguas que só alguns percebem.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin


Eu há uns anos fiz download não sei de onde sobre o Esperanto: as regras, etc... e pareceu simples mas não tive paciência para aprofundar...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

carol-k-ama-sobrenatural
Gostava de saber falar essa do senhor dos aneis, eu sou mega fã do filme