Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Saibam como identificar um psicopata
    Iniciado por MissTiny
    Lido 20.297 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Estamos vendo constantemente nos média um número crescente de psicopatas aparecendo, além de serem insensíveis, e sem nenhum tipo de reacção emocional, trata-se de um risco a sociedade e a quem convive com eles.

Os psicopatas são falantes, charmosos, simpáticos, sedutores, capazes de impressionar e cativar rapidamente qualquer pessoa. Sua capacidade de "parecer bonzinho, educado e inofensivo é impecável". É a pessoa perfeita, aquela que você menos desconfia ser um psicopata.

A capacidade de enganar, através de mentiras repetidas a fim de obter lucro pessoal ou prazer. Desrespeito e imprudência pela sua própria segurança e dos outros. Irresponsabilidade, indicada por falhas repetidas na manutenção do trabalho ou honrar suas obrigações financeiras. A falta total de remorso ou culpa por ter ferido, maltratado, roubado, enganado ou mesmo matado outras pessoas. Eles são inteligentes, mas insensíveis, frios, manipuladores e sua capacidade de fingir sentimentos é perfeita.


O psicopata não é exactamente um doente mental, mas sim um ser que se encontra na divisa entre sanidade e a loucura. O ser humano normal é movido pelo triângulo: razão, sentimento e vontade. O que move um psicopata é: razão e vontade, ou seja, o que os move é satisfazer plenamente seus desejos, mesmo que isso envolva crimes como: golpes financeiros, roubos, furtos, violação ou assassinato. Não importa, já que para eles não existe o facto: sentimento. Eles já foram descritos como seres desprovidos de "alma".

Diagnosticar um psicopata não é tarefa fácil, pois o psicopata pode ludibriar, não porque ele seja um superdotado, mas o fato é que ele usa 100% de rendimento de sua inteligência. Explicando: eles não se afligem com nada, não existe nele a catatimia (que é a interferência da emoção sobre a razão, ou seja, ele não tem os "brancos" que a pessoa normal tem ao enfrentar uma situação de stressante).

A possibilidade de você já ter encontrado um em seu caminho é grande, pois pelas estatísticas da Organização Mundial da Saúde uma em cada 100 pessoas uma é sociopata em maior ou menor grau, 1% a 4% da população mundial.

Quanto aos seus crimes, cabe a psiquiatria forense avaliar se ele é imputável ou semi-imputável, do ponto de vista jurídico normalmente ele é considerado semi-responsável, indo para um Hospital Psiquiátrico, sendo avaliado de tempos em tempos, para ver se existe a possibilidade de voltar ao convívio social. Mas eles se tornam um problema seja nos presídios, hospitais psiquiátricos e outros.

Fonte:pedregulhos

SofiaWolfie
começo a pensar que sou psicopata.

#2
Não vou fazer um comentário exaustivo, apenas digo que discordo de boa parte e o que está aí escrito parece-me um tanto tendencioso e estereotipado.
Identificar um psicopata nao é complexo: se desconfiamos de alguém mandamo-la a um psiquiatra ou psicologo que mediante os critérios de diagnóstico da CID ou do DSM vai decidir se espeta-lhe com o rótolo na testa ou não.  :P

Na minha opinião, apesar de pouco ou nada entender sobre o assunto, acho que este artigo se refere mais a sociopatas que a psicopatas. Há grande abundância de sociopatas na nossa sociedade, podendo encontrar-se inclusive no nosso meio familiar. Os sociopatas são extremamente perspicazes e conseguem enganar meio mundo com as suas atitudes fingidas, sendo os melhores actores no teatro da vida. Agora não sei se sociopatas podem incluir-se no grupo dos psicopatas.

#4
Um psicopata em base é alguem que sofre de uma neurose ou psicose.
A sociopatia pode ser entendida como a Perturbação Anti-Social da Personalidade que segundo o DSM, e muito resumidamente, se traduz por um padrão de comportamentos de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
O facto de o sociopata ser mais simulado no seu comportamento é mais mito cinematográfico do que realidade. Em base, depende muito do QI da pessoa. O padrão de comportamentos do sociopata por norma é notório, alguns dos critérios de diagnóstico são irritabilidade e agressividade, impulsividade ou incapacidade de planear antecipadamente e incapacidade para se conformar com normas sociais e legais.
E sim, sociopatia pode ser tida como sendo uma psicopatia.
:)

Cada caso é um caso ...

Acho que estabelecer uma ligação com tipo de comportamento social e pessoal e associar a psicopata é um grande erro, pois depende de muitos factores o comportamento do mesmo.

#6
Pode-se sempre entender os factores contextuais, mas isso pressupoe teorias. Os criterios de diagnóstico em psiquiatria, são ateoricos pelo que sem duvida é correcto basearem os mesmos critérios num sistema factual ou seja, em conceitos observaveis como o comportamento em detrimento de teorias que podem ser facilmente contestadas. Nada é feito ao acaso. Alguém só pode ser considerado como tendo uma psicopatia se preencher os critérios exigidos que são muito específicos e nada vagos. Os rotolos só servem apenas como uma guide line.

Citação de: Spectrum em 17 abril, 2010, 01:08
Não vou fazer um comentário exaustivo, apenas digo que discordo de boa parte e o que está aí escrito parece-me um tanto tendencioso e estereotipado.
Identificar um psicopata nao é complexo: se desconfiamos de alguém mandamo-la a um psiquiatra ou psicologo que mediante os critérios de diagnóstico da CID ou do DSM vai decidir se espeta-lhe com o rótolo na testa ou não.  :P
E como é que o podemos obrigar a ir a uma consulta?

Creio que depende muito da capacidade persuasiva da pessoa que convence.
Agora, para internar compulsivamente ou seja contra a vontade, é preciso o parecer clinico de dois psiquiatras e um auto do tribunal.
:P

#9
Boas

As coisas não são assim tão lineares com doenças mentais, e definitivamente não basta sofrer de uma neurose ou psicose... ::)

As estruturações neuróticas e psicóticas da personalidade são definidas a partir da resolução do conflito edipiano, mas fora estas duas pode ainda haver uma estrutura não formada, que resultará em personalidade borderline, e surpresa...é mais saudável ser mais neurótico ou mais psicótico. ;D

A perturbação anti social é mais fácil de diagnosticar geralmente pela necessidade do sujeito superiorizar o seu ego aos outros, e pelas tentativas melhores ou piores de manipular afectos.

Mas o cerne da questão ainda não foi abordado, que é se a estrutura mental do sujeito é egossintónica ou egodistónica, ou seja se lhe causa sintomas de desconforto de alguma ordem ou não.

Se se interessarem por perceber até que ponto pode ser difícil diagnosticar e sequer detectar uma pessoa cuja estrutura mental é paradigma de comportamento desviante pesquisem o nome Richard Leonard "The Iceman" Kuklinski, é o meu preferido em termos de estudo, conseguiu esconder quem era durante quase 40 anos de vida, e acredita-se que terá morto perto de 250 pessoas, quer por prazer quer por dinheiro, já que este profissionalizou-se como um dos melhores assassinos contratados da história. >:D
Fueled by Satan

Claro que não é tão linear assim, seria uma estupidez conceber a doença mental assim. Como disse, os critérios de diagnóstico são uma guide line e naturalmente que a teoria vem complementar o trabalho. Agora há teorias e teorias e nem todas se adequam melhor à perturbação que aqui é colocada no tópico. Pessoalmente acho as teorias de Freud um tanto reducionistas e acho-as pouco exemplificativas do comportamento humano. Sem dúvida que ele foi pioneiro na psicoterapia porem, nem a psicanálise de hoje é a mesma que a praticada pelo seu criador (Freud).
Sem dúvida que, o comportamento desviante tem por base uma 'personalidade' egossintónica que se reflecte em comportamentos de desrespeito face a normas sociais.

adorei o facto do meu tópico sendo bom ou mau(dependendo das perspectivas) ter aberto uma discussão civilizada  ;D
continuem,que eu estou a adorar ler-vos :)

É sempre um assunto pertinente porque, pouquissimos leigos têm uma noção sobre o que é um psicopata e os profissionais de saúde mental não chegam a um consenso. Estar a exemplificar formas de identificar um psicopata é um tanto complexo. Ainda hoje assisti a um trabalho académico sobre psicopatia muito interessante que, elucidou-me sobre aspectos que desconhecia e que referenciou e bem o carácter relativo da análise e das dificuldades terapeuticas face a esta perturbação.

Imagino,dentro da área das doenças mentais devem existir muitas que se confundem...só se devem distinguir por pequenas nuances... deve ser complicadíssimo fazer o diagnóstico...

Disseste uma grande verdade. Muitas patologias podem ser confundidas pelo que se deve atender a um eximio diagnostico diferencial. Algo como a Perturbação Dismórfica Corporal, que se caracteriza por uma preocupação desmedida por um defeiro corporal real ou imaginário, pode ser confundida com uma Anorexia Nervosa por exemplo. É um processo que leva tempo.