Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Cemitério à meia-noite
    Iniciado por anilorak200
    Lido 16.471 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: oculto em 16 abril, 2010, 17:45

"E depois, oculto: o cemitério não é um "lugar sagrado". O cemitério não tem, sequer, nada a ver com a religião... Tem capela por causa do tempo em que a Igreja tomava conta de tudo...

Por isso é que já se vêem muitos cemitérios sem capela"

Penso que está enganado. O cemitério é um local sagrado para qualquer religião. Seja um cemitério Índio, Azeteca, Católico, Muçulmano...
Os mortos, independentemente da religião que professaram, merecem o eterno descanso e não devem ser "incomodados".


Devo concordar plenamente com o Oculto, cemitérios são locais sagrados para qualquer religião, local onde os mortos devem descansar eternamente.

Citação de: Giles em 16 abril, 2010, 18:14
Devo concordar plenamente com o Oculto, cemitérios são locais sagrados para qualquer religião, local onde os mortos devem descansar eternamente.
concordo,para quem tem lá os entes queridos,o cemitério tem uma conotação religiosa muito forte,é onde se reza pelos que já foram,e se pede também para quem já lá está, que olhe por quem cá ficou. :angel:

Citação de: Nita em 16 abril, 2010, 18:17

concordo,para quem tem lá os entes queridos,o cemitério tem uma conotação religiosa muito forte,é onde se reza pelos que já foram,e se pede também para quem já lá está, que olhe por quem cá ficou. :angel:

Exactamente, é por lá termos as pessoas que nos eram mais queridas que devemos respeitar e considerar que o cemitério é um local sagrado.

#18
Segundo o dicionáro da Lingua Portuguesa, sagrado remete para um local de culto e/ou um local que recebeu tal distinção por meio de um ritual religioso.
Os cemitérios adquiriram esse estatuto há muito tempo. Na altura dos romanos, os cemiterios eram locais com uma 'carga enorme' pelo que localizavam-se o mais longe das cidades. Digamos que os romanos tinham um misto de respeito e temor pelos seus entes falecidos. O pensamento da altura era algo do genero: "Os mortos não devem conviver com os vivos" e vice-versa. O cemitério era algo reservado, somente para defuntos havendo apenas uma altura especial para se lá entrar que se situava entre 13 e 21 de Fevereiro designada de Parentalia, uma das festividades da Kalendas Martias. Mais tarde, com o advento do Cristianismo os cemitérios começaram a ser construídos em redor das igrejas e capelas pois eram consideradas as moradias do divino e assim sendo sagradas pelo que, muita gente pagava para ser enterrado dentro desses santuários e à falta de espaço, seria no exterior e o mais perto possivel de forma a garantir a salvação. O principio de construção dos cemitérios baseia-se nesta antiga concepção. Claro que os tempos mudam, porém o principio de zona sagrada mantem-se. Idealiza-se o cemitério como um local de eterno descanso e respeito e independentemente aquando da construção ser 'benzido' ou não, remete-se (como sempre se fez) para um local sagrado.

um amigo meu uma vez passou por lá á meia noite e a unica coisa que se mexeu foi um insecto   :P

#20
A casa dos meus pais fica num pequeno monte, numa pequena elevação de terra. Acontece que na parte de trás, portanto do outro lado do monte, fica o cemitério!!!

Antes de irmos morar para lá, cheguei a ouvir conversas de fogo-fatuo. Verdade é que são os vizinhos mais sossegados que poderiamos ter! :D
Nunca ouvi nada, nunca vi nada, nem mesmo no jardim da nossa casa. Penso que estão lá 'sogaditos,  nas vidinhas deles! :D :D

Por outro lado, dotados da capacidade de ir a qualquer lado à velocidade do pensamento, seria 1 grande falta de imaginação, ficar NO CEMITÉRIO!!!!

Verdade seja dita que também nunca fiz grande observação ao mesmo, à noite...

A verdade é que nem nos lembramos que eles estão alí tão perto!...

Citação de: anilorak200 em 06 abril, 2010, 11:10
Oí  ;)
Sempre me disseram que não é bom passar no cemiterio depois ou na exacta hora de meia noite, pois é quando os espiritos saem das supulturas e se erguem para continuarem a sua vida aqui, mas como não podem utilizam meios para isso, nós.
Pelo sim pelo não eu nunca arrisquei passar por um mas haverá gente que já o tenha feito?  :-\

És capaz é de sair de lá com algo sim... uma gripe por exemplo... E como conseguiste entrar num cemitério estando encerrados à noite?...
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Citação de: Fallen Phoenix em 28 agosto, 2010, 10:16
És capaz é de sair de lá com algo sim... uma gripe por exemplo... E como conseguiste entrar num cemitério estando encerrados à noite?...
saltas no muro :P

Citação de: soniamoita em 29 agosto, 2010, 00:43
           saltas no muro :P

a.k.a Invasão de propriedade, que é crime punível por lei, com pena de prisão...
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Pois, Morgrifinho, não é bem assim. O tema está previsto na Secção do Código Penal que faz referente a cultos religiosos. Nº 2, se não estou em erro do Artº 251 do Código Penal. E sim, dá prisão.

"profanação de lugar de culto" aos mortos.

beijinho
Templa - Membro nº 708

Citação de: Spectrum em 06 abril, 2010, 13:08
Aí esta uma questão pertinente. Supondo que de facto é à Meia Noite que se reserva tempo para os mortos deveremos ter em conta o fuso horário dos antigos baseado no calendário solar ou devemos ter em conta o fuso horario estabelecido pela Conferência Internacional do Primeiro Meridiano em Washington em 1894 atendendo à mudança para o Horário de Verão proposto por Benjamin Franklin apenas para aproveitar as melhor as horas de sol? É que a Meia Noite pode não ser Meia Noite.  :P

O primeiro meridiano a ser proposto não foi em Greenwich, o que determinou a hora zulu ou UTC (United Time Coordinated)???

http://en.wikipedia.org/wiki/Greenwich_Meridian

#26
Nao á que preocupar com os mortos, esses nao fazem mal, preocupa-me mais os vivos ;D
Agora a serio, isso das horas tambem ja ouvi dizer mas fiquei a pensar..meia noite em que pais?
Ja estive "fechado" dentro de um jazigo familiar andava a colocar uma porta e acabei por ficar la fechado por uns momentos a espera que me abrissem a porta, nao aconteceu nada de estranho, acabei por estar a olhar para os tumulos sempre na boa :) mas quando sai ate achei piada porque a primeira coisa que me perguntaram foi "epah tiveste la dentro,nao tiveste medo?" ;D ;D

Eu não gosto de cemiterios metem-me medo
                                                             :angel:

#28
O cemitério é um local de paz, onde todos nós mais tarde ou mais cedo somos sepultados. É um local que eu respeito e que nunca encontrei nada de paranormal, é lá que estão sepultados os nossos ante-queridos e desde sempre senti o ambiente normal neste espaço sagrado que merece a nossa estima por memoria aos que já partiram e que estão connosco no coração . Vou quando tenho que ir dentro das horas normais. Mas se fosse necessário noutra hora ou mesmo durante a noite por qualquer motivo que se justificasse e  sem segundas intenções, não hesitaria a ir. Só é lamentável, são os cultos ilegais que fazem nos cemitérios por esse País fora, assim como a devassa e furto de materiais das sepulturas, sem que os autores muitas vezes, ou a maioria vezes nunca sejam apanhados ...

já acampei perto de um cemitério antigo e não vi lá nada e ate entrei la a noite. mas a verdade é que quando ia para a tenda eu nunca olhava para a entrada do cemitério (sou muito medricas ;D)