Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • porque temos medo da morte?
    Iniciado por carlos
    Lido 19.364 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho medo é do sofrimento, medo de deixar a vida, medo de fechar os olhos para sempre...

Mas o que me tira o medo, é o que há para além da morte? a nossa existencia, o nosso nascimento, a nossa alma, está envolta em milhares de mistérios, ninguém sabe se depois de a morte vamos sofrer, ou vamos deixar de "viver", pessoalmente não acho que me esvaneça, talvez reencarne, talvez vá para outro corpo, ou para outro universo... não sei... tenho medo é de deixar quem amo e saber que quando voltar não saberei quem são :(

Sejamos sinceros...todos receamos a morte! Ninguém gosta de morrer, nem mesmo os animais. Bom tirando as pessoas com problemas psicológicos graves com tendências para o suicídio. No meu caso o meu maior receio é morrer na solidão, ou seja, dar-me o "badagaio" estando a viver sózinha e só darem comigo em estado avançado de decomposição ;D... pior ainda se tiver dependentes de mim, tipo crianças ou animais... Acho que a única razão que me iria levar desejar a morte, era de facto ficar totalmente paralizada em que apenas conseguisse comunicar com os olhos, mas tivesse totalmente consciente da realidade. Uma alma presa a um corpo imobilizado. Aí sim iria implorar que me eutanasiassem :'(.
"só se desilude, quem se ilude"

Porque passamos a vida toda a temer a morte?porque não sabemos o que vem depois...é o medo do desconhecido...
apesar de imaginar que, depois de ler aqueles relatos de pessoas que quase morreram,em que viram uma luz e sentiram-se em paz,que a morte não é o fim mas sim um novo princípio... :angel:

É o nosso gene da sobrevivência.
Estamos biologicamente feitos para ter medo.

Eu não tenho medo da Morte, pelo menos não da minha, já lá andei perto e só senti paz

Tenho medo da Morte dos que amo, ou melhor não é medo é apenas desejo de os ter sempre comigo vivos e iguais a si mesmos

Dava a minha vida ou anos de vida para os manter sempre cá comigo

Deleteyrself
"temos medo" da morte porque pensamos na morte... se pensássemos em ratos teríamos medo de ratos ;)

Olá a todos,

Penso que o medo da morte está relacionada com três tempos:
- O momento anterior à morte, ou seja, aquilo que provoca a falência do organismo, onde está em causa o sofrimento e a perda dos que amamos e do que se construiu durante a vida;
- O momento da morte, a fase intermédia entre o que havia e o que está para vir na nossa existência;
- E o momento posterior à morte, onde a duvida entre o nada (nunca mais termos consciência) ao tudo ( prosseguirmos com a nossa existência mantendo a nossa consciência - espirito - intacta) é uma constante incógnita.

Acredito que o consolo dos que morrem é o de deixarem uma parte deles (filhos, netos,...) sempre viva, contudo não saberem se depois continuam vivos em espirito...
É algo que nos oprime a todos.

Tudo de bom,

Susy
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: TREBALIG em 07 junho, 2009, 16:18
Creio que tememos a morte, porque nao sabemos o que vamos encontrar, o que vamos sentir, e o pior de tudo, sera que nao vamos encontrar nada?Sera que é mesmo o fim?Mais do que ter medo, é o desespero de nao querer morrer, no meu caso, claro...

boas... concordo contigo! pois no fundo nao e bem medo da morte, mas sim porque nao aceitamos esse facto!!

a coisa mais certa que eu ja ouvi foi: " a coisa mais certa nesta vida, 'e que nascemos para morrer!!! "

cumps
** ninakkida **

não temo a minha morte, mas morte dos que amo.

Espero que a morte nao seje um adeus definito aos que amo! :-[

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

a morte é aquela base que... serve... de... base?...  :bug:


._. porqeq as pessoas tem tanto medo de morrer?...

o pior está na vida e não na morte. *facepalm*


;D
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Citação de: BlackLizard em 24 setembro, 2009, 21:27
É o nosso gene da sobrevivência.
Estamos biologicamente feitos para ter medo.

Muito bem dito.
Embora, genético traduza-se mais facilmente no medo de perder a vida que da morte em sí.
Esse medo é necessário para o sucesso das espécies no planeta Terra. Vemos isso em determinados momentos em que cada animal luta com todas as suas forças e capacidades para manter a sua existência. E desse modo contribuir com a continuação da espécie. O facto do Ser Humano ser das espécies com maior sucesso na história natural do Planeta Terra poderá dizer alguma coisa.

Claro que, actualmente para o Ser Humano poderá ser diferente. As batalhas na Natureza terminaram. O Ser Humano conseguiu-se separar da Natureza e criar um mundo próprio. O que originou um aumento da consciência da sua existência. Agora talvez esse medo traduza-se em parte mais no medo de morrer, do desconhecido.

Como disse o poeta galês Dylan Thomas:
"Não entres docilmente nessa noite serena,/ porque a velhice deveria arder e delirar no termo do dia;/odeia, odeia a luz que começa a morrer"

P.S.: desculpem se foi confuso. Comecei a escrever o tópico com uma ideia, mas a meio comecei  ter dúvidas e andei mais tempo a reescreve-lo que realmente a escreve-lo.

tvneves
eu não tenho medo da morte. eu acredito que a morte é só uma passagem para um outro plano, muito melhor.
eu nao gostava de viver neste mundo para sempre...acredito que haja um muito melhor.
tenho receio de sofrer sem morrer isso sim...se é que me faço entender. quanto á morte dos meus...acredito que a separaçao é curta, só partiram mais cedo do que eu para o local que nos é destinado. saber que lá chegaram é reconfortante. sei que parece estranho para muitos de vós mas é a maneira como encaro a morte.

#44
Do que tenho mais medo provavelmente é da forma de como irei morrer e do que acontecerá depois da morte...
Será que existe céu ou inferno?
Será que renascemos noutro corpo sem nos lembrar-mos de nada acontecido antes?
Ou será que não acontece mesmo nada? e acabamos enterrados numa espécie de escuridão infinita onde não podemos fazer nada....

...também já ouvi dizer que antes de morrer-mos passam pela nossa cabeça os momentos mais importantes  e tudo o que fizemos de bom nas vidas em forma de visões,provavelmente é um mito,mas caso isto realmente acontecesse talvez a morte não seria uma coisa tão triste  :)