Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: O que é o Tarot? (8456 visualizações) Março 29, 2009, 01:36:26
Manutenção

Apreciações: 966
Referidos: 208

Masculino
» em: Março 29, 2009, 01:36:26

O Tarot é um baralho composto de 78 lâminas (ou cartas), dividido em 2 grupos principais: os Arcanos Maiores, composto por um grupo de 22 lâminas (numeradas de 0 a 21 ou de 1 a 22) e os Arcanos Menores, composto por um grupo de 56 lâminas,distribuídas em 4 naipes (Copas, Paus, Espadas e Ouros - como no baralho tradicional), cada um com 14 lâminas, dispostas de As a 10, inclusas em cada grupo as figuras do Rei, Rainha, Cavaleiro e Pajen ou Valete. As lâminas são ilustradas com o simbolismo universal, relacionadas às imagens arquetípicas que compõem os mitos e lendas, artisticamente representadas através do conjunto de formas (geometria), cores, figuras humanas, animais e vegetais, objetos e números, totalizando em códigos especiais de acesso à Alma humana.

O termo Arcano, foi criado pelo médico e alquimista Paracelso (Phillipus Teophrastus Bombastus Von Hohenheim). O termo em latim Arcanum, literalmente significa oculto ou misterioso, evocando a idéia de um conteúdo ainda hermético que precisa ser aberto e revelado.

O Tarot reflete o homem e seu estado e esses o seu meio. Não que suas lâminas espelhem o processo em si, mas evocam o estágio em que o homem se encontra. Temos em mente aí, que sua linguagem é universal, mas no momento de ser consultado, sinalizará o processo anímico individualmente, independente das combinações que se repetirem e dos significados estabelecidos dentro do núcleo das imagens arquetípicas. Servindo como instrumento advinhatório, ele servirá apenas para vislumbrar o futuro, conectando-se aos eventos presentes e passados. Como instrumento divinatório, estabelece a relação do homem com sua alma e essa, com Deus. Embora, no dicionário os adjetivos "advinhatório" e "divinatório" sejam sinônimos, estabelece-se aí a seguinte reflexão: nem todos que advinham, divinizam e nem todos que divinizam, advinham. No meu entender, advinhar significa decifrar de forma até mesmo leviana, algo que está oculto; já divinizar, estabeleceria a idéia de conectar com sua alma, com o universo, com o Criador. Um Tarot advinhatório, parece refletir na mente das pessoas, um mero jogo de salão para brincar de descobrir o futuro. Já o Tarot divinatório, teria assim relação com uma ponte entre o homem e Deus. Nesse processo, temos o chamado auto-conhecimento.

O Tarot é um legado dos tempos para os tempos. Muitos pesquisadores vieram e já foram e outros virão, dando suas contribuições a esse interessante e misterioso estudo. A concepção purista de um Tarot que tenha nascido nos braços do esoterismo, é no mínimo, pretensiosa, pois o Tarot não pertence necessariamente a nenhuma linha de pensamento ou sistema estabelecido. O Tarot, enquanto veículo livre de co-relações, é um alfabeto simbólico para orientar o homem em sua jornada. Pode ter nascido na arte de um povo, comparativamente às runas, que era o alfabeto dos vikings e também seu oráculo, mas também no berço de uma civilização perdida e mesmo, na cultura e nos ritos de alguma sociedade. Muito do contexto esotérico e espiritualista, que sobreveio principalmente a partir do século XVII, deu margem à maior parte da literatura que temos sobre o Tarot, que devemos considerar um legado dos pesquisadores e não considerar como uma regra para estudos ou pesquisas. Cada livro que fala sobre o Tarot, seria, por assim dizer, um tratado, uma abordagem do baralho através da ótica de seus pesquisadores, trazendo importantes toques e insights para o estudante do assunto. Mas, definir a regra de que o Tarot é só um oráculo, implicará em leviandade, preconceito e até mesmo num embotamento para vislumbrar outros caminhos que o Tarot oferece. Estudar o Tarot é observar, com a mente aberta e o discernimento dirigido, todas as associações e maneiras de como pode ser utilizado, livre de determinismos ou concepções afirmativas. Vale lembrar que o Tarot é uma experiência pessoal, cada um pode criar suas próprias regras ou convenções, apenas para efeito de pesquisas e consultas de cunho pessoal. Enfim, podemos seguir até o pensamento de um ocultista e ou pesquisador, mas jamais, identificar-se com ele a ponto de não aceitar outras propostas.

Uma importante observação a ser considerada, é a escolha do baralho. Com a massificação industrial e com o aumento indiscriminado da mídia, em explorar o meio esotérico, muitas informações estão sendo jogadas no mercado, sem nenhum filtro. A exemplo, milhares de baralhos são encontrados hoje nas lojas, um mais lindo que o outro, mas distorcidos simbolicamente de seu conteúdo simbólico original. Encontramos Tarots das Crianças, dos Orixás, dos Anjos, dos Xamãs, dos Magos, etc e tal, cada vez mais distanciados daqueles símbolos ilsutrados em baralhos tradicionais como o de Marselha, de Wirth, de Waite (Rider), entre outros, desfavorecendo quem inicia na prática. Com isso, a confusão criada na cabeça dos iniciantes é grande, fortalecendo a idéia de que o Tarot é aquele baralho bonito, mas longe do simbolismo universal, que acabou de ser adquirido. Não há mal nenhum se identificar com o baralho que gostamos, apenas devemos começar nos familiarizando com os símbolos e suas combinações tradicionais. Após isso, é da livre-escolha do estudante escolher seu baralho.

Não existem "lâminas positivas ou negativas" dentro do Tarot. Cada lâmina é adequada ao padrão de consciência do ser humano e definitivamente, a interpretação deve fugir da visão fatalista. Fatos "negativos ou positivos" analisados em consultas, podem trazer até efeitos contrários, pois vivemos num universo impermanente. Por isso, quem determina a interpretação é o tarólogo e não o Tarot, pois o profissional deve apenas estar "afinado ou sintonizado" com seu inconsciente e as forças superiores.

Fonte: Giancarlo Kind Schmid
Ficheiros Anexados
Esta mensagem contém 1 ficheiro(s) anexado(s).
Para aceder aos mesmos, por favor registe-se ou entre na sua conta.
« Última modificação: Março 29, 2009, 01:38:39 por IceBurn »

Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado
pub

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #1Abril 26, 2009, 14:39:21
Visitante
» Resposta #1 em: Abril 26, 2009, 14:39:21

Dado certos acontecimentos recentes de que fiz parte foi-me sugerido por uma amiga que recorresse ao tarot afim de procurar respostas ou caminhos a seguir.

Na passada sexta-feira tive a oportunidade de ter uma experiência positiva com o tarot dado que as cartas que surgiram, ilustravam a minha situação passada, actual e provavelmente futura..

Contudo é de referir que é importante que a pessoa que faz a leitura do tarot não esteja envolvida em nenhum aspecto com a situação da outra pessoa pois esse facto poderá comprometer a leitura realizada se a pessoa que faz a leitura não mostrar imparcialidade aquando da mesma.

Cumps.
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #2Julho 29, 2009, 11:39:56
Iniciante

Apreciações: 2
Referidos: 0

» Resposta #2 em: Julho 29, 2009, 11:39:56

Olá

Li o post com toda a atenção e gostaria de vos colocar a seguinte questão:
Tenho uma relação que dura há mais de 1 ano e no inicio da mesma foi-me dito e ao meu companheiro que a nossa relação era uma prenda do universo, que seríamos felizes para todo o sempre, blá, blá ...

Isto dito por varias tarologas. Passados meses as mesmas disseram que a nossa relãção estava terminada e quando eu questionei se era uma fase foi-me dito que era para sempre.

Fiquei estupefacta pois tinha sido dito o contrário.

Entretanto a nossa relação continua e cada vez mais forte.

Agora as indicações dividem-se umas continuam a dizer que a nossa relação está terminada, outras que renasceu...

Inclusivé, uma tarologa ao ser questionada sobre esta minha duvida disse-me que as cosas podem ser simbólicas e a leitura não pode ser levada a letra.

Eu que era fascinada em tarot hoje estou completamente descrente.

Será que me podem esclarecer?

Obrigada

Fénix

Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Colocamos à frente o medo para não deixar passar o nosso futuro - Rudolf Steiner

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #3Julho 29, 2009, 11:57:19
Guru

Apreciações: 113
Referidos: 1

Masculino
» Resposta #3 em: Julho 29, 2009, 11:57:19

Para começar, o facto de andares a fazer as mesmas perguntas a uma data de tarólogos diferentes já influêncía o resultado da leitura, pois na primeira consulta foste com a mente livre de preconceitos, ao passo que depois de saberes algum resultado, a tua própria atitude mental com uma opinião formada ajuda a influenciar a leitura das cartas.
Outra coisa, as cartas de tarot não são donas da verdade absoluta, nem comandam o nosso destino, apenas dão pistas de como será o futuro em circunstâncias normais ou como será se seguires o conselho que as próprias cartas te dão, convém não esquecer que acima de tudo o ser humano tem o dom livre-arbítrio, e se deliberadamente tomares uma decisão que parece ir contra o que estaria destinado, dessa forma estarás a alterar irremediavelmente todo o futuro.

Cumprimentos
Registado

O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #4Julho 29, 2009, 12:07:07
Iniciante

» Resposta #4 em: Julho 29, 2009, 12:07:07

Olá

Muito obrigada pela resposta. Foi mesmo de encontro ao que eu pensava. O futuro sou eu que o faço.

Fiquei esclarecida.

Fénix
Registado

Colocamos à frente o medo para não deixar passar o nosso futuro - Rudolf Steiner

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #5Julho 29, 2009, 13:07:26
Guru

Apreciações: 113
Referidos: 1

Masculino
» Resposta #5 em: Julho 29, 2009, 13:07:26

Exactamente!

O futuro depende das nossas decisões, as artes divinatórias apenas nos fornecem algumas pistas e ajudam a que tenhamos mais algumas bases para decidir, bem como para alertar para algo importante que nos esteja a passar despercebido.

Cumprimentos
Registado

O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #6Dezembro 08, 2011, 17:08:07
Iniciante

Apreciações: 0

Feminino
» Resposta #6 em: Dezembro 08, 2011, 17:08:07

Gostaria de aproveitar para poder colocar uma questão: é verdade que o nosso primeiro baralho deve ser-nos oferecido voluntariamente por alguém?
Ouvi histórias de um jovem de 16 anos que comprou o seu próprio baralho e fartou-se de "brincar" com as cartas e acabou com a alma rasgada.
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #7Dezembro 09, 2011, 14:02:40
Visitante
» Resposta #7 em: Dezembro 09, 2011, 14:02:40

O que significa "alma rasgada"?
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #8Dezembro 09, 2011, 23:24:59
Iniciante

Feminino
» Resposta #8 em: Dezembro 09, 2011, 23:24:59

O que significa "alma rasgada"?

Creio que seja alguém que cuja alma já não é 100% sua, como se lhe tivessem arrancado um bocado, acho eu. Mas não tenho certezas nenhumas.
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #9Dezembro 12, 2011, 13:52:25
Visitante
» Resposta #9 em: Dezembro 12, 2011, 13:52:25

Obrigada Lalluna  Smiley

Nunca tinha ouvido tal expressão e despertou-me a curiosidade...
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #10Dezembro 12, 2011, 14:19:22
Guru

Apreciações: 92

Mónica Martins Taróloga Mónica Martins Taróloga
Feminino WWW
» Resposta #10 em: Dezembro 12, 2011, 14:19:22

"Alma rasgada"Huh??
Cada um tem a sua! Não me parece que seja possivel "rasgar" uma alma, ou ficar sem uma parte.... No entanto, enquanto taróloga, sempre ouvi dizer que o 1º baralho deveria ser oferecido, e isto aconteceu de facto comigo. O meu pai ofereceu-me o meu 1º baralho tinha eu 14 ou 15 anos. Fiquei feliz da vida. Smiley Agora, se assim não fosse, não acredito que iria ficar com uma alma "detiorada", "rasgada" ou "amolgada"... estou a levar para a brincadeira, como é evidente, com todo o respeito por quem o preferiu, mas gostava que explicassem melhor como isso é processado e qual o verdadeiro sentido da expressão.

Cumps. Smiley
Registado

:::Verinha Mágica:::

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #11Dezembro 12, 2011, 14:39:12
Mestre
Membro do Mês - Dezembro 2009

Apreciações: 146
Referidos: 3

Apenas Margarida
Feminino WWW
» Resposta #11 em: Dezembro 12, 2011, 14:39:12

nem sempre é possível ter um baralho desta natureza oferecido, mas quando se compra um ou vários, há que "trabalhar sempre com o primeiro" que nos vem parar às mãos, e antes de iniciar esta arte há um ritual a ser cumprido.
Margarida
Registado

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #12Dezembro 13, 2011, 00:21:59
Iniciante

Feminino
» Resposta #12 em: Dezembro 13, 2011, 00:21:59

Muito obrigada pela a ajuda de ambas Smiley
« Última modificação: Dezembro 13, 2011, 00:23:36 por lalluna »

Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #13Setembro 02, 2012, 23:14:57
Iniciante

Masculino
» Resposta #13 em: Setembro 02, 2012, 23:14:57

Olá! Sou novo aqui e fiquei agora com uma dúvida. Afirmaram que, se tivermos mais de um baralho, deveríamos trabalhar sempre com o primeiro.

Pois bem, tenho já há alguns anos um baralho cigano e já fiz diversas leituras por meio dele (estou "parado" há mais de dois anos, mais ainda sei bem como usá-lo!). Estava planejando adquirir um baralho de Tarot para estudos e aprendizado, mas agora fiquei com essa dúvida: posso adquirir o baralho de Tarot e usar ambos ou o fato de já ter um outro baralho, mesmo não sendo do mesmo tipo, pode prejudicar minhas leituras no segundo?

Gostaria de estudar o Tarot pois o mesmo é "mais completo" que o cigano, visto que lida com um maior número de símbolos e há um número maior de usuários com quem eu poderia conversar e tirar alguma dúvida.
Registado

Tópico: O que é o Tarot? Resposta #14Outubro 10, 2012, 23:06:40
Novato

Masculino
» Resposta #14 em: Outubro 10, 2012, 23:06:40

nem sempre é possível ter um baralho desta natureza oferecido, mas quando se compra um ou vários, há que "trabalhar sempre com o primeiro" que nos vem parar às mãos, e antes de iniciar esta arte há um ritual a ser cumprido.
Margarida
O ritual é passar o baralho por 7 ondas do mar e rezar uma oração?
Registado
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  

Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Os 22 Patamares do Tarot
Cartomancia, Astrologia, Numerologia & Quirologia
César Pedrosa 5 2171 Última mensagem Fevereiro 01, 2014, 11:06:09
por Paraphenomenal
O Tarot « 1 2 »
Cartomancia, Astrologia, Numerologia & Quirologia