Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Sanatório Marítimo do Norte - Vila Nova de Gaia
    Iniciado por dra_vany
    Lido 19.556 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É uma bela construção.

Não ouvi referências a assombração.

Há muitos anos disseram-me que tinha ali sido construído pela proximidade do mar. E das rochas. O iodo seria benéfico às doenças ali tratadas (pulmões).

Peço desculpa mas queria rectificar: neste sanatório não eram tratadas doenças dos pulmões...eram, sim, tratadas as doenças de tuberculose óssea...por isso  é que se encontrava junto ao mar....tal como o sanatório marítimo da Gelfa, em Vila Praia de Ancora que se destinava ao mesmo fim. Cumprimentos.


Não agradeça. Informei porque tive lá um amigo "hospedado" a tratar-se da coluna....isto no Sanatório Marítimo do Norte, que foi fundado em 1917 pelo Dr. Ferreira Alvas que, para apoio, fundou em 1930 a Clínica Heliantia, mais tarde IESF (Inst.Est. Sup. Fin. Fisc.). Ressalvo que tudo isto foi fundado porque um filhinho do Dr. Ferreira Alves tinha uma doença tub. óssea e, como nesse tempo, a tuberculose era o maior flagelo humano, este grande senhor depois de ter curado o filho com o sol e orla marítima, criou ou melhor, fez o S.M.N. e, em 1930, para apoio, fez a C.Heliantia, mais tarde dirigida pela Drª. Lúcia Terlô, sua esposa. Aí já era clínica de várias doenças...Cumprimentos.

Citação de: valente 2 em 11 dezembro, 2015, 13:43
Conheço este edifício desde quando era sanatório. Cheguei a conviver com funcionários e médicos. Depois de muito tempo fui até lá...encontrei uma pessoa dentro do edifício que parece que lá morava para tomar conta (guardar)...sei que está em obras (ou vias de estar porque lá não vou há muito após esta informação) para se fazer um hotel...depois de ler o comentário procurei saber junto de alguem vizinho e amigo, mas de nada sabem...devo lá ir no proximo fim de semana a casa de familiares e tenciono procurar saber algo. Cumprimentos.



Julgo que está enganado. Penso que já está a funcionar lá um centro de reabilitação fisiátrica.
Templa - Membro nº 708

Bom dia. Sim...posso estar enganado. Não passo por lá há bastante tempo e o que me foi dito foi o que informei.Peço desculpa pelo erro involuntário. Cumprimentos.

Citação de: Templa em 11 dezembro, 2015, 17:13

Julgo que está enganado. Penso que já está a funcionar lá um centro de reabilitação fisiátrica.

Tens toda a razão, Templa.