Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • Triângulo das Bermudas
    Iniciado por Lunática
    Lido 9.639 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática
O Triângulo das Bermudas (também conhecido como Triângulo do Diabo) é uma área de aproximadamente 1,1 milhão de km², situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Fort Lauderdale (Flórida). A região notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos de passeio e navios, para os quais popularizaram-se explicações extrafísicas e/ou sobrenaturais.



Uma das possíveis explicações para estes fenômenos são os distúrbios que esta região passa, no campo magnético da Terra. Um dos casos mais famosos é o chamado voo 19. Muito embora existam diversos eventos anteriores, os primeiros relatos mais sistemáticos começam a ocorrer entre 1945 e 1950. Alguns traçam o mistério até Colombo. Mesmo assim, os incidentes vão de 200 a não mais de 1000 nos últimos 500 anos. Howard Rosenberg afirma que em 1973 a Guarda Costeira dos EUA respondeu a mais de 8.000 pedidos de ajuda na área e que mais de 50 navios e 20 aviões se perderam na zona, durante o último século.

Muitas teorias foram dadas para explicar o extraordinário mistério dos aviões e navios desaparecidos. Extraterrestres, resíduos de cristais da Atlântida, humanos com armas antigravidade ou outras tecnologias esquisitas, vórtices da quarta dimensão, teoria conspiratória forjada para desenvolver reações no mundo da Guerra Fria, monstros marinhos, roda-moinhos gigantes, estão entre os favoritos dos escritores de fantasias. Campos magnéticos estranhos, flatulências oceânicas (gás metano do fundo do oceano) são os favoritos dos mais técnicos. O tempo (tempestades, furacões, tsunamis, terremotos, ondas, correntes), e outras causas naturais e humanas são as favoritas entre os investigadores cépticos.

Muitos cientistas são cépticos em relação a uma versão sobrenatural, apesar dos inúmeros casos catalogados sem uma explicação clara sobre que de facto ocorreu nesta região.

Também tem sido pensado que o triângulo é um buraco de verme (um buraco no tempo e espaço).

Explicações naturais

Variações nas bússolas

Os problemas com bússolas são um dos mais citados em vários incidentes no triângulo. Enquanto alguns têm teorizado que anomalias magnéticas locais incomuns podem existir nesta área, tais anomalias não têm sido reveladas como existentes. Também deve ser lembrado que as bússolas têm variações magnéticas naturais em relação aos polos magnéticos. Por exemplo, nos Estados Unidos os únicos lugares onde o polo norte magnético e o polo norte geográfico são exatamente os mesmos estão em uma linha passando do Wisconsin até o Golfo do México. Navegadores têm sabido disso por séculos. Mas o público pode não estar informado, e as pessoas pensam que lá existe alguma coisa misteriosa sobre a "mudança" na bússola sobre uma área tão larga quanto o triângulo, o que naturalmente acontece.

Actos deliberados de destruição

Os actos deliberados de destruição podem cair em duas categorias: actos de guerra e actos de pirataria. Registos em arquivos inimigos têm sido checados por numerosas perdas; enquanto vários afundamentos têm sido atribuídos a invasores na superfície ou submarinos durante as Guerras Mundiais e documentados nos vários livros de comandantes de velocímetros de bordo, muitos outros que têm sido suspeitados como afundados nessa categoria não têm sido provados. É suspeitado que a perda do USS Cyclops em 1918, assim como seus navios irmãos Proteus e Nereus na Segunda Guerra Mundial, foi atribuída a submarinos, mas não há ligação que têm sido encontradas nos registos alemães.

A Pirataria, que é definida como a tomada de um navio ou barco pequeno em alto-mar, é um acto que continua até os dias de hoje. Enquanto a pirataria aos cargueiros sequestrados é mais comum no oeste dos Oceanos Pacífico e Índico, os contrabandos de drogas causam roubos de barcos para operações contrabandistas, e podem ter sido envolvidos em desaparições de tripulações e iates no Caribe. A Pirataria no Caribe foi comum de 1560 a 1760, e famosos piratas incluindo Edward Teach (Barba Negra) e Jean Lafitte. Laffite é algumas vezes dito como sendo uma vítima do triângulo.

Corrente do Golfo

A Corrente do Golfo é uma corrente oceânica que se origina no Golfo do México, e então passa através do Estreito da Flórida, indo ao Atlântico Norte. Em essência, é um rio dentro do oceano, e como um rio, pode e carrega objectos flutuantes. Tem uma velocidade de superfície ao redor de 2,5 m/s (6 mph). Um pequeno avião fazendo um pouso na água ou um barco tendo problema no motor serão carregados para longe da reportada posição pela corrente, como aconteceu com um cruzeiro chamado Witchcraft em 22 de Dezembro de 1967, quando foi reportado um problema no motor próximo a um marcador de boia a uma milha (1,6 km) da costa, mas o navio não estava lá quando a Guarda Costeira chegou lá.

Erro humano

Uma das explicações mais citadas em inquirimentos oficiais são as perdas de qualquer aeronave ou embarcação como sendo erro humano. Sendo deliberado ou acidental, os humanos têm sido conhecidos por cometer erros resultando em catástrofes, e perdas dentro do Triângulo das Bermudas não são excepções. Por exemplo, a Guarda Costeira citou uma falta de treino adequado para a limpeza do volátil resíduo de benzeno como a razão para a perda do tanque V.A. Fogg em 1972. A teimosia do ser humano pode ter causado o negociante Harvey Conover a perder seu iate veleiro, o Revonoc, assim que ele velejou ao centro de uma tempestade ao sul da Flórida em 1 de Janeiro de 1958. Muitas perdas permanecem inconclusivas devido a falta de naufrágios que poderiam ser estudados, um facto citado em muitos registos oficiais.

Furacões

Os Furacões são poderosas tempestades que são geradas em águas tropicais e têm historicamente sido responsáveis por milhares de vidas perdidas e biliões de dólares em prejuízos. O naufrágio da frota espanhola Francisco de Bobadilla em 1502 foi o primeiro registo de um exemplo de um destrutivo furacão. Estas tempestades têm no passado causado vários incidentes relacionados ao triângulo.

Ondas gigantes

Em vários oceanos ao redor do mundo, as ondas gigantes têm causado afundamento de navios e plataformas de petróleo a tombamentos. Estas ondas são consideradas como sendo um mistério e até recentemente eram acreditadas como sendo um mito. Entretanto, as ondas gigantes não explicam a perda de aviões.

Hidratos de metano

Uma explicação de alguns dos desaparecimentos aponta para a presença de várias zonas de hidratos de metano sobre as placas continentais. Em 1981, o United States Geological Survey informou a aparição destes hidratos na área de Blake Ridge (no sudeste dos EUA). As erupções frequentes de metano poderiam produzir regiões de água espumosa que poderiam não dar sustentação suficiente aos barcos. Se formasse uma área deste tipo ao redor de um barco, este afundaria muito rapidamente sem aviso. Os experimentos no laboratório têm provado que as bolhas podem realmente afundar um barco em modelo de escala, devido à diminuição da densidade da água.

Explicações de quedas de aviões

O gás metano também poderia fazer com que os aviões caíssem. O ar menos denso faria com que os aviões perdessem sustentação.

Além disso, no altímetro do avião (que mede a altitude) é medida a densidade do ar. Como o metano é menos denso, o altímetro indicaria que o avião está subindo. O piloto que viajaria de noite ou entre nuvens (onde não é possível ver o solo), suporia que o avião está subindo, e reagiria descendo, fazendo com que o avião colidisse.

Além disso, o metano no motor arruinaria a mistura de combustível e ar. Os motores do avião queimam hidrocarbonetos (como a gasolina) misturados com o oxigénio que provêm do ar. Quando os níveis de oxigénio no ambiente diminuem bruscamente, a combustão poderia parar por completo, fazendo com que o motor desligue. Todos estes efeitos do gás metano têm sido demonstrados experimentalmente.

apesar de este ser o mais conhecido...existem outros locais onde ocorrem "situações" semelhantes...
um pouco espalhados por todo o mundo...

poderá ter a ver com electromagnetismo...
...ja devem ter ouvido falar de uma estrada perto de braga que ...misteriosamente os carros...desligados e destravados...são "impelidos" a subir a rua (que tem alguma inclinação)...ja fizeram la vários testes...mas o enigma mantém-se...

poderá ser muita coisa...a maioria das teorias foram expostas pela lunática...

gostava de saber a opinião dos "fórum"...


Cumprimentos



Este é dos misterios que sempre me fascinou desde miudo...
Lembro-me de ter lido um livro (bem gordinho), totalmente dedicado a este caso das bermudas.
Dos muitos casos expostos, houve dois que nunca mais esqueci.

Um navio com 200 pessoas a bordo desapareceu no sec XVII, na zona do triangulo das bermudas.
Passados 9 meses foi encontrado por outro navio com o cha quente servido nas mesas, a lareira acessa, os animais a bordo, mas nem uma unica pessoa, e sem sinais de lutas ou disturbios.Tudo em ordem.

Outro foi o de um aviador que ao sobrevoar a zona relatou via rádio estar a ver neve e mamutes por baixo de si.O aviao aterrou com quatro horas de atraso apesar de nao ter mudado de rota nem ter gasto mais combustivel.

É pena que ja n me lembre do nome do livro.
Trebalig

white92
Citação de: TREBALIG em 06 junho, 2009, 19:38
Este é dos misterios que sempre me fascinou desde miudo...
Lembro-me de ter lido um livro (bem gordinho), totalmente dedicado a este caso das bermudas.
Dos muitos casos expostos, houve dois que nunca mais esqueci.

Um navio com 200 pessoas a bordo desapareceu no sec XVII, na zona do triangulo das bermudas.
Passados 9 meses foi encontrado por outro navio com o cha quente servido nas mesas, a lareira acessa, os animais a bordo, mas nem uma unica pessoa, e sem sinais de lutas ou disturbios.Tudo em ordem.

Outro foi o de um aviador que ao sobrevoar a zona relatou via rádio estar a ver neve e mamutes por baixo de si.O aviao aterrou com quatro horas de atraso apesar de nao ter mudado de rota nem ter gasto mais combustivel.

É pena que ja n me lembre do nome do livro.

Apesar de não te lembrares do nome do livro é provável que encontre-se essa info na internet.

Contudo não tenho conhecimento desses dois casos e o segundo que relatas é por si só deveras interessante, dado que haverá de certo a gravação desse relato.


Cumps.

Foram removidas várias mensagens deste tópico por serem consideradas ofensivas e desapropriadas.

Cumprimentos,
IceBurn


Citação de: gabrielcron em 02 junho, 2009, 23:27
apesar de este ser o mais conhecido...existem outros locais onde ocorrem "situações" semelhantes...
um pouco espalhados por todo o mundo...

poderá ter a ver com electromagnetismo...
...ja devem ter ouvido falar de uma estrada perto de braga que ...misteriosamente os carros...desligados e destravados...são "impelidos" a subir a rua (que tem alguma inclinação)...ja fizeram la vários testes...mas o enigma mantém-se...

poderá ser muita coisa...a maioria das teorias foram expostas pela lunática...

gostava de saber a opinião dos "fórum"...


Onde é que é isso, em Braga?


Cumprimentos



Templa - Membro nº 708

Citação de: TREBALIG em 06 junho, 2009, 19:38
Este é dos misterios que sempre me fascinou desde miudo...
Lembro-me de ter lido um livro (bem gordinho), totalmente dedicado a este caso das bermudas.
Dos muitos casos expostos, houve dois que nunca mais esqueci.

Um navio com 200 pessoas a bordo desapareceu no sec XVII, na zona do triangulo das bermudas.
Passados 9 meses foi encontrado por outro navio com o cha quente servido nas mesas, a lareira acessa, os animais a bordo, mas nem uma unica pessoa, e sem sinais de lutas ou disturbios.Tudo em ordem.

Outro foi o de um aviador que ao sobrevoar a zona relatou via rádio estar a ver neve e mamutes por baixo de si.O aviao aterrou com quatro horas de atraso apesar de nao ter mudado de rota nem ter gasto mais combustivel.

É pena que ja n me lembre do nome do livro.

Chama-se "Triangulo das Bermudas" faz parte da colecção "Enigmas de todos os tempos" da Editora Bertrand, e sim, recordo-me dos 2 casos que referiste, ja os li em 2 publicações diferentes, ha ainda muitos outros ainda mais incriveis no livro que referiste, também o tenho, ja é um livro antigo, mas sei que a coleção foi reeditada nos anos 90.


Existe outra zona que apresenta as mesmas caracteristicas do triangulo das bermudas, embora sem o mesmo mediatismo, exactamente na mesma posiçºao geografica das bermudas embora do outro lado do globo, ja nao me consigo recordar o nome.

peço desculpa pelo double-post

Sempre gostei deste tema, aliás, tudo o que envolva mistério me atrai...
No entanto, há algo que me intriga: com todos estes casos de navios, aviões desaparecidos, aparentemente sem explicação, porque é que ainda não foram feitas investigações governamentais? Não falo de pequenas investigações realizadas por empresas privadas ou canais de televisões, mas dos governos propriamente ditos... Ou será que pessoas e mercadorias desaparecidas não constituem grande importância e por isso mais vale não fazer nada? Ou será que há razões para que não se levante poeira sobre o assunto e deixar cair no esquecimento?
Lembram-se daquele caso do Airbus da Air France que despenhou-se no Atlântico? Começaram as buscas de imediato...

ja fiz uma prmessa e tenciono comprir que um dia la vou
Depois da morte não há nada e a morte também não é nada
não tou bem certo mas pronto

Gosto, já andava para abrir há algum tempo o tópico sobre isto mas e tinham-me dito que existiam tópicos a falar do triângulo acabei por não encontra-los ..

Mas se maomé não vai à montanha, vai a montanha a maomé .. acho que é assim ;D

Vou ver o que tenho por estes lados acerca do triângulo e acrescento aqui :)

#12
Por acaso sempre tive vontade de lá ir  ;D

#13
Em Braga nunca tinha ouvido falar, mas sei que magnestismo que puxa os carros por uma ribanceira a cima pode ser também encontrado na Serra de Montejunto, costumo ir para lá escalar (costumava) e uma vez tirei essa teima, se deixares o carro desligado na subida (no caso a meio da subida, que foi quando nos lembrámos de testar) o carro avança sim lentamente pela subida sozinho! Mas há por ai de certeza pessoal do Oeste que também pode atestar que acontece mesmo. Se em certas zonas de Africa a búlsula indica o Sul, para o lado que deveria estar o Norte, calculo que o mesmo pode acontecer no Triangulo das Bermudas, acredito mais ser magnetismo e acredito que algures lá no fundinho do Oceano estejam grande parte dos aviões e Navios desaparecidos. Contudo tb ouvi a História do barco que apareceu depois como se nada tivesse acontecido, sem os seus tripulantes, e li um outro relato de 3 aviões a Jacto que estiveram indetectáveis durante duas horas e que quando reapareceram diziam que nada de diferente se tina  passado apesar do nivel de combustivel não se ter alterado durante essas duas horas...(nem deram conta) Gostava de lá ir :) mas se for levo um barco de borracha...;)

Zen
Citação de: ReyV em 21 fevereiro, 2010, 05:37
Existe outra zona que apresenta as mesmas caracteristicas do triangulo das bermudas, embora sem o mesmo mediatismo, exactamente na mesma posiçºao geografica das bermudas embora do outro lado do globo, ja nao me consigo recordar o nome.

peço desculpa pelo double-post

Esse outro mistério, idêntico ao Triângulo das bermudas, é o Mar do Diabo no Japão.