Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • [Sines] Lenda da Cabeça da Cabra
    Iniciado por IceBurn
    Lido 6.890 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Certa noite, um lavrador da Cabeça da Cabra, lugar do concelho de Sines onde existe uma pedra em forma de cabeça de cabra, sonhou que havia de encontrar fortuna em Lisboa. Levou a sério o aviso e fez-se ao caminho.

A dureza da viagem pôs-lhe o ânimo à prova. Sozinho em Lisboa e sem sinal do tesouro, o lavrador começou a sentir-se arrependido de tanto trabalho para fruto tão incerto. Cansado pelo movimento do Terreiro do Paço parou e puxou do farnel. Atraído pelo exotismo da figura ou pelo cheiro da chouriça, um soldado meteu conversa com ele. Já desiludido, o lavrador confessou-lhe o motivo da viagem. O magala respondeu, com desdém:

"Se fosse a dar confiança aos sonhos, como vossemecê, também andava aí pelo mundo à procura de fortuna. Uma noite, a dormir, vi um farto tesouro num lugarejo qualquer com uma pedra em forma de cabeça de cabra. Mas não sou louco para andar atrás de visões."

Ouvindo isto, o lavrador ganhou asas e voltou à Cabeça da Cabra. Mais rico ou com mais juízo, não se voltou a ouvir falar dele.



Esse sitio existe mesmo...é uma terreola engraçada  ;D

Vânia
Como o mundo é pequeno :)
Nunca ouvi falar dessa terriola, mas é uma história bastante interessante. Cada um sonhou com o lugar que o outro morava. Sonhos que se cruzam :)

#3
Muito engracada a lenda sem duvida.... 8)
Trebalig

S.Cipriano

Às vezes estamos tão perto da nossa fortuna e não sabemos, mas como tudo na vida, tudo tem um propósito.

A ida a Lisboa não foi em vão, tinha o seu objectivo.

Claro, a fortuna que falo não tem de ser material, pode ser muita coisa...

A nossa maior fortuna encontra-se dentro de nós mesmos. Fortuna e prosperidade não são apenas relativas ao dinheiro.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Olá!

Esta lenda não é tão original assim.

Em Belmonte existe a mesma com algumas variações ,inclusivé para justificar o origem quase épica de dada família da região Beirã,os Cabrais.

Na Remota Praga na Republica Checa existe o mesmo Motivo só que desta vez é um judeu pobre que sonha três vezes que em Varsóvia em determinado local está um tesouro....etc. E a estrutura e conteúdos são quase os mesmos..
Quanto ao que estas lendas, provenientes de recriações do imaginário colectivo,direi que não são de explicação simples,provavelmente são dirigidas a cada um de nós individualmente,logo não necessitam de explicação,porém o fundo é sempre o mesmo.

Aquele que  busca sua transformação mais tarde ou mais cedo vai ter que se encontrar com "o totalmente outro" que não é mais que seu irmão gêmeo,pois não é casual o encontro.É também a Sombra e é pois essa que detém as chaves de como resolver o enigma e que as entrega sinal que foi vencida e,mais importante, integrada ,unificando os opostos formando um Conuctio.

...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Pelo menos tentou, fez-se à vida.
Seria pior se ficasse a magicar a vida toda porque não tentou.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2