Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Existem Locais Assombrados em Tomar?
    Iniciado por PRsypter
    Lido 8.103 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: imortal mera em 08 julho, 2013, 18:02
olá , aperpósito, sabem o que é aquele buraco na parede , quando se olha apartir dos jogos para crianças, em diercção dos correios,é que tbm sou de tomar e encontro cada coisa...

Tens que ser mais especifico, se possivel manda fotos...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

imortal mera
#16
Eu encontrei isto ha uns anos e por falta de informação não abri um novo tópico, tenho as ideias na cabeça mas tenho dificuldade em exprimilas de forma lucida
[fotos tiradas hoje]
cá vai:

foi com este que comecei a pensar, podemos aceder lá passando ao pé da baragem artifical, (não da altura..)




depois , relativamente perto temos outro, o qual passamos lá ao pé todos os dias, e não nos damos conta, muita gente pensa que são esgotos (mas se fosse seria apenas, e um tubo... e da foma que é contruido, desculpem lá)







depois tambem reparei que o mochão (ilha) é feito artificialmente::



com isso pensei em várias hipoteses ,mas duvido que estajam certas:

passaguem de cimento...


foi feito depois da época templaria, e foi para travas e moderar a corente para esta se maior


esta elevação tembé é astificial se segundo mim , datado de depois dos templario(não esquecer a baragem enferugada que tambén não é da época)

por isso segundo min , havia (talvez ainda aga caso os sedimentos não tenham apagado) uma ou varias passagens por ali

(baragem de madeira constantemente a ser renovelada,com as mesmas caracteristicas do que as outras )



a minha pergunta é esta:

alguem tem uma ideia do que se trata?

imortal mera
por ter mudado o meu ultimo post, não sei se ha notificação de movimento no tópicpo, este post é apenas para isso ..

Estas a afazer uma data de confusões.

1º tens de ver a definição de mouchão, em Tomar, há um outro ao pé dos ciganos e ao longo do rio...

2º os tubos são invenção recente. Aquilo devem ser esgotos e passagem de escorrimento de agua de ribeiros. 

3º o que foi feito artificialmente foi a LEvada onde estão os moinhos del´rei.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

imortal mera
ok se o diz ... simplesmente queria saber o que era

Citação de: imortal mera em 11 julho, 2013, 10:57
ok se o diz ... simplesmente queria saber o que era

investigue, é má politica acreditar só numa pessoa...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

imortal mera
na minha forma de viver á uma regra sobre a convivencia: nunca acredite, ou apenas parcialmente,
nos tempos que correm é uma exelente regra:)

vou fazer umas pesquizas na mesma  e só quando tiver mesmo um resultado com provas é que acreditarei...

#22
Citação de: imortal mera em 08 julho, 2013, 19:45


a minha pergunta é esta:

alguem tem uma ideia do que se trata?


Eu tenho a certeza o que é!
Chama-se açude de estacaria e o buraco é para escoar a água.
Caso não saibas, fica aqui informação adicional:
Alguma parte velha da cidade, por exemplo a levada, e a zona dos lagares, por baixo é o rio nabão que atravessa a cidade. Provavelmente esses "buracos" têm como fim fazer escoar a água de um lado para o outro, afim de evitar as cheias. Não sei bem, mas é uma questão de pesquisares mais sobre Tomar.


CitaçãoAçude no rio Nabão em fase de montagem
Iniciou-se esta semana a operação de montagem do açude em estacaria no rio Nabão que vai canalizar a água para fazer girar a roda do Mouchão.
A este propósito aqui fica um excerto de um texto acerca das origens das rodas e os açudes no rio Nabão:
"Os açudes e as rodas do Nabão são motivos tomarenses típicos e únicos. Em nenhum outro rio do País encontramos rodas e açudes com as características peculiares às rodas do Nabão. Existem algumas rodas e açudes parecidos com os do Nabão mas com o mesmo volume, estruturas e lançamento não se conhecem.
Cremos que a herança árabe passou, em pureza, de geração em geração tomarense. Os nossos açudeiros e construtores de rodas seguiram sempre as linhas tradicionais.
Represada pelos açudes de estacaria, a água encaminhava-se para os canais das rodas em forte corrente. Corria e batia nas penas das rodas. Empurrava-as. A frente das penas, atados nas cintas exteriores (cintas ou arcos) iam os alcatruzes que mergulhavam, enchiam, subiam, despejavam nos "tabuleiros" e lá seguia a água para o "calheiro real" e, daí, por canos ou aquedutos. E, assim, chegava a água a hortas e pomares."
(...)
Jaime Magro
In "Tomar Perspectivas" - 1991





A partir daqui podes ir pesquuisar para mais informações.
Agora se está assombrado não sei, mas tenho as minhas dúvidas!

Abraço
Ashesrain

imortal mera

Citação de: lauviah em 11 julho, 2013, 19:33

Eu tenho a certeza o que é!
Chama-se açude de estacaria e o buraco é para escoar a água.
Caso não saibas, fica aqui informação adicional:
Alguma parte velha da cidade, por exemplo a levada, e a zona dos lagares, por baixo é o rio nabão que atravessa a cidade. Provavelmente esses "buracos" têm como fim fazer escoar a água de um lado para o outro, afim de evitar as cheias. Não sei bem, mas é uma questão de pesquisares mais sobre Tomar.

Jaime Magro
In "Tomar Perspectivas" - 1991





A partir daqui podes ir pesquuisar para mais informações.
Agora se está assombrado não sei, mas tenho as minhas dúvidas!

Abraço

O rio Nabão não passa exactamente por baixo da cidade per si. Passam veios de agua subterrânea que não são o rio. Nos moinhos passa o rio principal de um lado e um veio que foi desviado de outro, do tempo de D. Manuel. A cidade velha tem muitos poços porque tem muita agua subterrânea.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Foi o que eu disse por outras palavras. Nunca disse que passava na cidade inteira.
Mas mas existe partes que o rio nabão passa por baixo.
Ora vai la ler o que escrevi.
;)
Ashesrain

http://www.youtube.com/watch?v=-X-fKw5F7_8
Investigámos esta a pedido de muitos moradores de lá.no episodio explicamos a historia tambem.Ja ouvimos falar noutras tambem