Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Valongo ( Tardo )
    Iniciado por Wahza
    Lido 17.235 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
entao e esta a origem do licantropismo?;D

Citação de: kalabdog13 em 10 agosto, 2010, 23:49
entao e esta a origem do licantropismo?;D

Bem na realidade, este tem muita origens dependendo do pais e da cultura. Em portugal, sim esta é uma das origens, mas os lobisomens portugueses não tem muito a ver com os de Holliwood, inclusive diz-se que eles correm o fado por 7 terras com castelos numa noite assumindo a forma dos animais que vêm pelo caminho.
O tema é um pouco mais complicado na origem.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

nas Edhelar, em Hollywood faz- se as coisas para se ficar bem, mudando tudo numa lenda...olhem o twilight ;D


Boas, o tópico é bastante interessante, desconhecia tal folclore em Portual.
Só tenho uma dúvida, qual é ao certo o significado da expressão "correr o fado". Do que li parece qualquer coisa como vaguear sem destino, mas gostava de ter uma explicação mais precisa ;)
I say the right things, but act the wrong way

ola a todos sei que este topico ja esta inativo a bastante tempo mas venho contar uma historia que se passou comigo a uns anos atras, aqui na minha terra (lustosa - lousada) sempre ouvi dizer que o tardo e uma figura demoniaca, muito alta que se encontra com pessoas que passam nos montes e encruzilhadas a meio da noite, pessoas crentes nos seres dom bem e do mal, e eu sou uma delas, pois acredito que neste mundo existem forcas do bem, mas que tambem existem forcas do mal, certo dia vinha da casa de um amigo meu e para chegar a minha casa pelo canhinho mais curto tinha que atravessar uma bouçca com uma encruzilhada, nessa mesna noite quando estava a atravessar bouça deparei me com uns barulhos estranhos, pessoas a andar a noite no meio da bouça, b arulos de ramos caidos a partir, o que e certo e que ao cegar a encruzilhada comecei a ouvir tudo atras de mim, ao virar-me para tras so posso dizer que leveii um estalo (chapada) como nunca na minhs vida levei que me fez correr ate casa e so me meter de baixo los lençois da cama com um terco na mao, nessa nesma noite comecei a ouvir un«m cavalo a galopar pela minha rua fora, mas o mais estranho e que nao havia como entra na minha casa pois tanto a frente como a traseisa de miunha casa sao vedadas e nem um gato coomsegue passar, so ouvia os meus caes a ganir, como se tivessem com muito medo de alguma coisa que la andas-se. No entando com tod aquele reboliço nocturno e queles acontecimentos quando cheguei a casa , nem a parte da bouça liguei pensando ser mera imaginaçao minha, ate que acordei no dia seguinte com a cara bem marcada, com uma mao bem comprida, de dedos muito finos e longos, marca que durou aproximadamente 1 semana ate que a minha avo me me levou 'a bruxa' como se diz ca e ela propria me disse que foi o tardo, o demonio em forma de escuridao que me quiz assustar para nao passar mais ali, bouçpa onde antigamente era de garnde culto pagão. desde esses dias me comecei a interressar sobre o ocultismo, as magias, o subrenatural. bem haja a tosos e aqui fica o meu testemunho sobreo tardo nas terras de lustosa - lousada.

cumps.

Eu sou de Paços de Ferreira e vou contar umas historias que a minha avó contou.

A minha avó contou que um homem durante a noite foi a retrete, que naquele tempo era fora de casa, e como demorou a voltar para dentro a mulher dele foi procura-lo. como não o encontrou chamou vizinhos para a ajudar. A minha avó disse que procuraram pela noite toda sem o encontrar. Mas ele acabou por aparecer de manha, bastante cansado, e disse que foi uma bruxa que o levou a correr o fado.

A minha avó também me contou que correr o fado era um homem que se transformava um animal e tinha de andar por ai durante toda a noite e uma maneira para quebrar isso era queimar as roupas que esse homem estava a usar quando se transformou mas era preciso ter muito cuidado porque quando ele pressentisse que estavam com as roupas dele voltava para atacar essa pessoa.

Outra historia relacionada com algo que eu li mais atrás foi algo que aconteceu com o meu bisavô. A minha avó contou que esse meu bisavô saiu durante a noite e ao passar pelo meio dos campos viu um gato que o estava a seguir, então pegou nele e meteu-o dentro do casaco. Ao passar junto de uma cruz que existe aqui na minha terra esse gato desapareceu e que ele ficou todo molhado.

Outra é uma que a minha avó viu quando ela estava a trabalhar no campo. A minha avó conta-me que nesse dia estava muito vento e que se formou uma espécie de redemoinho de vento e que umas mulheres que tambem la estavam estavam a "troçar" (nunca compreendi sobre o que, se era sobre esse redemoinho ou sobre outras coisas) e que ele se aproximou delas e que cada uma levou com um estalo na cara.

bem as historias que o jomi_13 contou no comentario acima ja eu as ouvi todas mais o menos iguais, historias que os meus avos e tios me contavam, mas la esta somos de terras bem proximas e é um folcrore muito parecido ( Pacos de Ferreira e eu sou de Lustosa - Lousada)

e bem normal, como somos bem proximos ouvir-mos as mesmas historias aqui em Paços como tem o Castro (Citânia de Sanfins) existem varias lendas associadas ao sobrenatural como as moiras encantadas

#39
Nos temos algo parecido na Beira Baixa, mas chama-se O Corredor, uma pessoa que todas as noites de lua cheia, de festa (festas de santos) ou sextas dia 13 (não me recordo bem dos dias :P), bem essa pessoa sai de casade noite e deita-se no mato, toma a forma do ultimo animal que se deitou lá e tem que correr 7 castelos, 7 pontes, 7 cemiterios, 7 vilas,  aldeias ou cidades, também á quem diga que tem que correr 7 capelasou igrejas também isto é chamado de Fado, e faz tudo isto enquanto muda de forma de localidade para localidade, e a quem diga que ataca quem estiver no seu caminho, a unica maneira de acabar com a maldição ou fado é pica-lo com um cabo ou pau de madeira, a pessoa que o pica não pode estar a tocar no pau quando pica o Corredor ou ficará co o seu Fado, depois é só queimar o cabo ou pau sem que ninguem lhe toque.

#40
Estas estórias de correr o fado são conhecidas não só no norte, interior ou outros locais mais remotos como também na zona centro litoral. Relatos de homens que se transformavam em bois e corriam de noite pelas aldeias e que para lhes tirar o "fado" era preciso picalos com um prego numa vara.

Homens que encontravam um burro ou cavalo pelo caminho, montavam neles por pensar que estavam abandonados e ao chegarem a casa caiam no chão pois o "animal" desaparecia debaixo deles.

Se alguém estiver interessado em fazer algum documentário sobre isso pode enviar pm, o meu avo tem muitas estorias dessas para contar, incluindo a de um vizinho que realmente sofria desse fado e tinha as mãos e os punhos todos em ferida por essas razões.

#41
Espero não fazer off topic ao contar algumas histórias que conheço sendo eu de perto, da Maia...

-uns tios meus antigamente, ainda hoje moram no centro da Maia e em manhãs com muito nevoeiro ouviam o trotar de um cavalo... Quando o tempo estava descoberto não ouviam cavalo nenhum...

-na zona de Barca - Maia, contava a minha falecida avó que, pouco depois de casar, estava o pai dela em casa dela, e ja passava de meia noite, quando ele saiu para ir para sua casa. Aparece pouco depois, branco como a cal e ofegante. Após pedir um copo de água diz que viu na bouça onde caminhava, um homem a cavalo, com umas pernas muito gordas, e com umas barbas compridas que chegavam até ao chão...

- um grande amigo meu, natural de Ancede - Baião, conta que, quando era miúdo, uma noite estava em casa sozinho com a mãe e algo arranhava a porta de entrada de forma frenética, fazendo muito barulho... De manhã deram com a porta arranhada de cima a baixo... Supoem que fora um lobisomem....

-contam os antigos do Castelo da Maia que umas semana antes de rebentar a 1a guerra mundial, viram no céu, soldados a marchar....

-na zona de Silva Escura-Maia, o pai de uma tia por afinidade conta que uma noite ia a pedalar de bicicleta e algo do nada empurrou o para uns arbustos, quando de la saiu ouvia ao longe risos de mulheres.. Diz ele que eram bruxas...