Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Valongo ( Tardo )
    Iniciado por Wahza
    Lido 17.247 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas, na zona onde moro existe uma história parecida, mas não se trata de tardo. a minha avó conta que a alguns anos atrás, existiu um lobisomem, que curiosamente era o meu vizinho do lado... um pouco de mitologia, contam os antigos que o lobisomem nascia sendo o sétimo filho varão (tudo masculino) dos mesmos pais, que na idade adulta, sem se aperceber transformasse em lobo, cavalo ou num burro e percorria numa noite 7 vilas acasteladas. como vigilante e assustava quem se cruzasse com ele.
no caso do meu vizinho, a minha avó conta que ele se transformava, e muita gente sabia disso, a única forma que se conseguiu para quebrar a maldição , foi numa noite um senhor da terra, ganhou coragem e esperou ate o dito lobisomem sair de casa, esperou cerca de 45 minutos até ele já estar relativamente longe, então entrou em casa dele e virou-lhe a roupa( que este despira do avesso) para o direito. ao fazer isto ele correu para o moinho de sua propriedade, o "Animal", assim que a roupa foi virada voltou ferozmente para perseguir o homem, a minha avó conta que os gritos do "Animal" eram tão fortes que toda a gente acordou , as marcas das patas dele ficaram cravadas na porta de madeira do moinho... depois de uma guerra de 15 minutos o "animal" transformou-se outra vez em homem e nunca mais voltou a transformar.
Se isto é real ou não não sei, o que eu sei é que o meu próprio pai é das pessoas mais cépticas que existe e ele próprio deu de frente com o "Animal" uma vez, e ele conta que este (no formato de burro) tinha um olhar familiar e o seguiu até casa como se o estivesse a escoltar e depois desapareceu. os mais antigos da terra contam exactamente a história da mesma maneira.

Caro tamaac,

Penso que essa historia será real, pois os antigos são os mais sábios em relação a estes assuntos, e na minha opinião essa é a verdadeira lenda do Lobisomem.

Cumprimentos,

Giles.

#17
Uau, só vi agora este tópico!

O Tardo é uma lenda muito popular na região de entre-douro-e-vouga, mais propriamente na Serra da Freita, vilas de Nogueira do Cravo, São Roque, etc... tudo perto de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis (onde eu vivo).

O meu bisavô trabalhou nas minas de volfrâmio por alturas de 2ª Guerra Mundial e a minha avó era pequena...O meu bisavô era guarda nocturno, das 11 da noite até às 7 da manhã. Certo dia a minha avó já estava acordada e como era costume colocou-se na varanda para ver o meu bisavô chegar. Estranhamente, ela ouvia o que parecia ser uma matilha de cães atrás dele, mas não ouviu nada. Quando ele chegou ao portão virou-se para trás e disse. "vá, agora vai-te que não podes entrar" e os latidos pararam...e segundo dizem o animal é sempre de cor branca!

A minha avó jura-me que isto foi verdade, e quando falo ao meu avô disto ele não quer falar por medo (noto isso na cara). Ha uns tempos eu e uns amigos eus quisemos fazer um documentário sobre a lenda :p vou averiguar mais este assunto, se quiserem!

Citação de: luis_m_f em 29 junho, 2010, 23:41
Uau, só vi agora este tópico!

O Tardo é uma lenda muito popular na região de entre-douro-e-vouga, mais propriamente na Serra da Freita, vilas de Nogueira do Cravo, São Roque, etc... tudo perto de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis (onde eu vivo).

O meu bisavô trabalhou nas minas de volfrâmio por alturas de 2ª Guerra Mundial e a minha avó era pequena...O meu bisavô era guarda nocturno, das 11 da noite até às 7 da manhã. Certo dia a minha avó já estava acordada e como era costume colocou-se na varanda para ver o meu bisavô chegar. Estranhamente, ela ouvia o que parecia ser uma matilha de cães atrás dele, mas não ouviu nada. Quando ele chegou ao portão virou-se para trás e disse. "vá, agora vai-te que não podes entrar" e os latidos pararam...e segundo dizem o animal é sempre de cor branca!

A minha avó jura-me que isto foi verdade, e quando falo ao meu avô disto ele não quer falar por medo (noto isso na cara). Ha uns tempos eu e uns amigos eus quisemos fazer um documentário sobre a lenda :p vou averiguar mais este assunto, se quiserem!
Seria interessante fazerem um documentário sobre esta lenda. Ao que tudo indica tem mais que se lhe diga.

Abraço :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Citação de: Ghost.Hunter em 01 julho, 2010, 00:06
Seria interessante fazerem um documentário sobre esta lenda. Ao que tudo indica tem mais que se lhe diga.

Abraço :)

Como por exemplo?

Citação de: Giles em 01 julho, 2010, 09:43
Como por exemplo?
Contar a história detalhada, e depois comparar a alguns relatos.
Como disse o luis_m_f que tiveram para fazer um documentário não era má ideia realmente. :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Citação de: Ghost.Hunter em 01 julho, 2010, 12:49
Contar a história detalhada, e depois comparar a alguns relatos.
Como disse o luis_m_f que tiveram para fazer um documentário não era má ideia realmente. :)

Bem, se há interesse na história eu posso fazer o jeito! Mas vão ter que esperar até ao final dos exames da faculdade  :P

Estava a pensar reunir histórias dos meus avós e fotografar as minas onde o meu bisavô trabalhava, como uma pequena reportagem! O estilo documentário filmado, como eramos para ter feito, para agora não deve dar porque maior parte dos contactos de pessoas que queriam participar já foram de vela  :P portanto deve demorar um bocado mais a fazê-lo!

É uma questão de reunir informações. Era bom haver mais documentários sobre lendas e relatos :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

A ideia dos documentários é realmente muito boa.Pena se um pouco complicado em certos casos.

E já que estamos a falar de mitos do norte do país e tal:
A minha avó, que já tem os seus 80 e muitos e sempre foi da aldeia, teve alguns filhos que morreram pouco depois do nascimento, e ela chegou a contar que quando vestia as crianças para o funeral, se disse-se para levantarem um braço ou uma perna, elas levantavam. Tanto as crianças dela como, pelos vistos, as crianças que morriam na altura. Sim, estou-me a referir a cadáveres de bebés que se mexem quando lhes pediam.

Já alguém ouviu falar de algo do género?

celegorm...cadavers que se " ajeitavam"...podes explicar melhor ?

O que a minha avó dizia era que depois de os bebés morrerem, quando os estava a vestir para ser enterrados, se pedisse para levantarem um braço ou uma perna para "ajudar" a vestir, eles mexiam-se...

e ela nao se apavorava?tipo ver um filho morto a mexer se mas continuando morto e um bocado para o macabro digo eu ;D

Ela contava aquilo com relativa naturalidade...
Se calhar naquela altura e naquela situação as pessoas já estavam "habituadas" a que as crianças morressem. À 70 anos, numa localidade rural com pouca cultura e pouco dinheiro não deveria de ser assim tão incomum.
Agora o mexerem-se.... :-\
Talvez fosse mesmo o desgosto a criar ilusões, ou então um pequeno movimento que fizesse com que um dos membros se mexe-se. Um bebé pequeno não tem os membros tão "moles" e pesados como um adulto; um pequeno empurrão poderia "levar o braço atrás" e simular movimento autónomo...

É um mito, isso dos bebés darem as mãos. Quando ocorre a morte, passado um bocado, o corpo fica rígido. Mas, logo a seguir a esse período, depois do livor  mostis que eu não posso precisar de quantas horas é, o corpo fica de novo mole e  apto a ser manejado. E,  depois, por causa da menor massa muscular de um bebé, é bem provável que com eles isso aconteça mais cedo. Isto é científico e não tem nada de paranormal.

Espero ter ajudado.

Abraço

Templa
Templa - Membro nº 708

"O Tardo ou Trevor é uma espécie de duende, um ser mítico do folclore popular português. O tardo também se chama de pesadelo ou tardo moleiro. O tardo vai importunar as pessoas que estão a dormir na cama que depois acordam com um grande pesadelo. O tardo pode aparecer na figura de um animal e frequentemente aparece na figura de um cão, gato ou cabra. O tardo quando aparece nos caminhos, nos regatos e nas encruzilhadas tenta deixar as pessoas desorientadas, sem saber qual caminho seguir, urinando nas pernas das pessoas.
Uma criança pode se transformar num tardo e correr o fado se o padrinho durante o baptizado não disser as palavras certas. A transformação terá lugar antes da idade da comunhão, aos sete anos. A criança antes de se transformar pendura a roupa na árvore mais alta de uma encruzilhada e transforma-se num animal. Se durante sete anos não lhe quebrarem o fado transforma-se em lobisomem."

"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."